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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jun 19, 2005 11:47 pm Assunto: Eixo traseiro torto |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
o eixo traseiro da minha picape está torto(ver figura). Este é o segundo jogo de pneus que está desgatando desigual. O pneu do lado esquerdo come por dentro; o direito por fora(ver figura). Como vou mexer no feixe de molas, vou aproveitar para solucionar este problema. Como não sei qual a causa, gostaria da ajuda dos amigos. Abaixo vou elencar algumas causa(s) prováveis:
1- pino de centro(espigão) torto: pode ser, faz tempo que não mexo nele.
2- sapata do diferencial com problemas: pode ser, tive que substituir uma porque estava quebrada ao meio. A nova foi dobrada e soldada, portanto pode haver diferença em relação ao outra.
3- Mola com furo central desigual: alguém muito 'inteligente' furou uma mola diferente da do outro lado, deslocando o eixo.
4- Molas arriadas: não sei se isto influi no alinhamento, mas o feixe do lado direito está mais baixo que o do lado esquerdo(por isso vou mexer nele).
Pode ser problema de chassi, mas acho pouco provável. Se tiverem outro ponto ou causa a ser verificado, por favor indiquem.
Grato,
Thales |
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Jun 20, 2005 12:02 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Humm, eu aposto em parafuso de centro, a nossa ex-Veraneio tinha o lado direito um pouco mais baixo que o esquerdo, mas nao tinha esse problema do pneu, mandamos arquear e ficou normal, ela ficou assim devido a garagem que era um pouco desigual. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Jun 20, 2005 12:38 am Assunto: Eixo torto |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá Thales
Essas causas que vc elencou são as principais que podem ocorrer, pelo menos são as que eu tb conheço. Exceto o item 4, penso que não iria causar desgaste irregular dos pneus o fato de um lado estar mais baixo q o outro.
Tivemos um problema parecido por aqui com um caminhão (ele andava com a traseira torta como se estivesse com o espigão quebrado), mas estava com os problemas apontados nos itens 2 e 3.
Vc já experimentou medir com uma trena a distância dos entre eixos dos dois lados?
Fazendo isso da para saber se o eixo esta torto.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Sekiya |
Enviada: Seg Jun 20, 2005 1:33 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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O fato do eixo estar deslocado, tipo um "cáster", influenciaria no desgaste de pneus, mesmo o eixo sendo rÃgido, não permitindo assim câmber ou convergência???
Não sei se meu raciocÃnio está certo, mas este desgaste só ocorreria em situações de curvas, etc., pois em reta, teoricamente daria para alinhar os eixos (mesmo com o carro andando torto). É isso? _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Seg Jun 20, 2005 9:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
Rodrigo, eu acho que a 4 é válida porque somente uma parte do feixe direito está baixa, a dianteira e por sinal dá muita diferença comparando com o outro lado(com a picape parada em piso plano, da para ver que está 'manca'). O jumelo está mais baixo, mas por culpa disso. O que ocorreu é que a segunda mola, que é semi-virado dos 2 lados, está reta na parte fixa(frente), o que fez gastar a primeira mola e o feixe ceder nesta parte(no jumelo está tudo ok). O feixe esquerdo está bem arqueado, daà eu pensei o segunte: com a parte da frente mais baixa, o eixo foi atrasado no lado direito. Se trocar as molas e arquear, ele vai levanter e trazer o alinhamento normal. Acho que ficou meio complicado né? mas é basicamente isso.
E como eu faço para medir? acho que não entendi direito o que é!
Sekiya, os pneus só comem no eixo traseiro, este torto, não alinha com o carro andando. O que ocorre é a picape ficar torta para alinhar as rodas de um mesmo lado(Dianteira esquerda com traseira esquerda; dianteira direita com traseira direita).
Abraços,
Thales |
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Sekiya |
Enviada: Seg Jun 20, 2005 11:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Thales,
É que eu pensei meio assim:
\-----\
\--o--\
Como as rodas do eixo traseiro são paralelas, se a distância entre eixos do lado direito estiver menor que do lado esquerdo seria como se o eixo traseiro estivesse esterçando para o lado esquerdo, assim as rodas dianteiras que também são paralelas devem esterçar para a esquerda para manter o trajeto. Por isso que disse que o desgaste ocorreria somente em situaçõs de curvas etc.
Estou viajando ou é isso mesmo?
E você comentou que do feixe estar fraco. Estranho isso, pois na Veraneio o feixe do lado esquerdo também está meio fraco deixando o carro meio "manco" como você descreveu. Não é muito, mas é perceptÃvel. Porém nunca notei um desgaste anormal dos pneus traseiros. Já mandamos arquear a mola, mas ela volta... Acho que tem que trocar o feixe mesmo.
Para medir eu faria assim: Colocaria um fio de prumo daqueles de pedreiro no cubo de cada roda e marcaria no chão. Depois com uma trena, aferia a distância entre os eixos... É isso, não é? _________________ Abraços
Eduardo |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Jun 21, 2005 12:14 am Assunto: Medição da distância de entreeixos |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Thales, vc pode medir dessa forma que o E. Sekiya falou ou então, com a ajuda de uma pessoa, faça a medição entre os centro do cubo dianteiro e traseiro, veja se há diferença entre a distância dos eixos do lado esquerdo e direito.
Segue ilustração, feita pelo Eduvelo.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jun 21, 2005 5:52 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Ainda podem ser:
1- Chassi torto
2- Carcaça do diferencial torto ou seja as mangas dos semi eixos estarem desalinhadas por impacto ou por sobracarga (neste caso podem aparecar problemas com rolamentos e semi eixo.)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Jun 21, 2005 8:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Pessoall,
Rodrigo, vou medir das duas formas, não custa né?! Assim tenho mais dados para confundir minha cabeça.
Kiko, o que seria chassi torto: longitudinal desnivelado(uma longarina mais baixa que a outra),ou um desalinhamento transversal?,mas acho que não porque ha um tempo atrás estava tudo ok.
Carcaça do diferencial torta, também acho pouco provável, pois é muito coincidente que estejam para o mesmo lado e também não há grande diferença na profundidade dos sulcos no lado do pneu que está comendo em relação ao lado oposto, ou seja, o empenamento teria que ser exatamente igual de cada lado. També faz algum tempo que está assim: 1 ano e meio e não tive nenhum problema no diferencial.
Sekiya, bom pela imagem que você mostra só as rodas estariam disterçadas, no meu caso acho que o eixo ta meio torto também. Mas de qualquer maneira vai haver uma força maior no pneu na parte em que está disterçado(se for para a esquerda, o pneu recebe uma força maior de esquerda), difernete do eixo alinhado; acho que é isso.
Abraços
Thales |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jun 22, 2005 6:13 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales
Chassi torto, pode ser verificado pela longarina, tanto verticalmente ou lateralmente.
Verticalmente pode ser verificado, levantando a traseira pela travessa do chassi, e medir a distancia do chão em pontos iguais dos dois lados.
Obs. Os pneus eram novos?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jun 22, 2005 7:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Kiko,
a longarina direita do chassi está bem mais baixa que a esquerda, mas isse se deve a problemas com as molas(cederam e a mestra tá bem fina).
O 1º jogo de pneus era ressolado, por isso nem liguei, achei que era defeito da borracha, mas este segundo são pneus novos 7.00-16 da pirelli.
Abraços,
Thales |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jun 23, 2005 5:33 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales
A medição terá que ser feita com a traseira suspensa, através da travessa do chassi para medir, e tb tem que conferir se a frente está no nÃvel (direita e esquerda na mesma altura) _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jul 07, 2005 11:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
semana passada eu arrumei o feixe da camionete. Foi trocado duas molas do lado direito, espigão e arqueação dos dois feixes. Agora a picape ficou alinhada.
Durante o serviço foram conferidos os furos das sapatas e estes estavam ok. O mesmo ocorreu para o furo da 1ª mola. Quanto aos espigões, estavam meio tortos(no máximo uns 3mm) um para cada lado, mas acho que não daria tanta diferença.
Bom agora eu vou acompanhar o desgaste dos pneus e ver se continua desigual. Resta agora apenas chassi torto.
Abraços,
Thales |
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Jul 12, 2005 12:19 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
após uma semana depois do serviço feito o feixe do lado esquerdo cedeu na traseira uns 2cm... Em conversei com o rapaz e ele me disse para fazer outra arqueação, desta vez com alguns cm a mais. Então eu pensei: se baixou uma vez, vai baixar de novo né! Só que se aumentar a arqueação vai demorara mais obviamente. O que vcs aconselham?
Rodrigo, infelizmente eu havia esquecido de medir o entreeixos antes de mexer! O inteligência a minha!
Bom esses dias para trás eu medi das duas maneiras como vc e o Sekiya relatou, mas não deu certo. Medi três vezes de cada lado e nenhuma bateu. Isso é complicado assim mesmo ou sou eu que sou lesado?
Se tiverem alguma dica para medir por favor me mandem.
Grato,
Thales |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jul 13, 2005 6:27 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales
Se o do lado esquerdo ceder novamente, troque os feixes de lado, coloque a esquerda na direita e vice versa.
Se o problema acompanhar a mola é mola, se ficar no mesmo lado é simetria do chassi.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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