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 Motor 4.8 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Abr 24, 2004 3:11 pm    Assunto: Motor 4.8 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Recentemente, vendo o cd catálogo de peças Chevrolet, pude perceber que existem duas versões de motores 4.8, e pelo que me pareceu, um é derivado do 261 da C-10 e o outro, derivado do 250 do Opala. Tanto um quanto o outro, existiram a gasolina e álcool.
Acho que os dois só saíram em caminhões.
Alguém pode confirmar se isso que eu disse é verdade?

Abraços

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Fernando Furini
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Sempre tive esta dúvida.
Todas as vezes que vejo caminhões GM A/G me perguntava se eles utilizavam o motor do opala também. Eu ficava imaginando como é que andava aquilo carregado.
Pelo visto tem o motor 4.8 sim. Alguém saberia as especificações (potência e torque) deste motor?

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 11:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Tenho as especificações do 4.8 derivado do Opala. É este que você quer saber?
Este existiu em caminhões semi-pesados e nos mais leves, os A/C-40.
O outro 4.8 eu ainda não tenho certeza se existe.

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Fernando Furini
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 11:53 pm    Assunto: Responder com Citação



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Fernando, manda ae!
Então, tinha aqueles caminhões 11000 (sei lá como eram chamados exatamente) que possuiam estes motores, mas qual a derivação eu não sei.
Eu queria ver um desses, mas hoje só se for em museu.

Os A/C 40 também usaram o 4.8?

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 12:30 am    Assunto: Responder com Citação



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Citação:
Então, tinha aqueles caminhões 11000 (sei lá como eram chamados exatamente) que possuiam estes motores, mas qual a derivação eu não sei.

Exatamente esses caminhões, o motor é derivado do motor do Opala. São muito parecidos, tendo como diferença básica a altura do bloco, que é maior no 4.8. Pra diferenciá-los, basta olhar a tampa dos tuchos.
Citação:
Eu queria ver um desses, mas hoje só se for em museu.

Aí que se engana... Tem uma boa variedade de Opala rodando assim... Wink
Citação:
Os A/C 40 também usaram o 4.8?

Exato.

Características: (pra 1985)
Diâmetro: 98,4 mm
Curso: 104,6 mm
Cilindrada: 4.777 cm3
Taxa: 7,5:1 (gasolina); 10,8:1 (álcool)
Potência: 130 cv a 3800 rpm (gasolina) e 148 cv a 3800 rpm (álcool)
Torque: 32 kgfm a 1600 rpm (gasolina) 34,7 kgfm a 2000 rpm (álcool)
Alimentação: carburador de corpo simples. Mais tarde vieram os de corpo duplo, mas não sei precisar quando.

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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 12:45 am    Assunto: Responder com Citação



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Fernando, quando eu disse "...Eu queria ver um desses, mas hoje só se for em museu...", estava me referindo ao motor montado no caminhão Wink

A maioria hoje já roda com diesel. Somente uma que vi recentemente estava rodando no GNV.

Realmente, estes 292 com corpo simples eles andam o mesmo que um 250 com corpo duplo. Com um corpo duplo deve andar mais ainda e gastar na mesma proporção.

Você que sabe mais sobre Opalas e etc.: Como andam estes com este motor???

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 12:52 am    Assunto: Responder com Citação



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Citação:
Realmente, estes 292 com corpo simples eles andam o mesmo que um 250 com corpo duplo

Ou menos... Este motor não é bom em alta, ainda mais com um carburadorzinho minúsculo.
Citação:
Com um corpo duplo deve andar mais ainda e gastar na mesma proporção.

É muito provável. Ainda não seria uma maravilha, mas funcionaria bem melhor.
Citação:
Você que sabe mais sobre Opalas e etc.: Como andam estes com este motor???

Olha, precisam de um bom trabalho para serem giradores... E muitos truques sujos para não vibrarem demais devido ao longo curso. Mas no fim, vem muita potência e um baita torque. Alguns apenas usam este virabrequim no bloco do Opala mesmo. Precisa um trabalho caprichoso e cuidadoso pra dar certo, sendo que é um virabrequim bem maior. Mas também dá.

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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 1:06 am    Assunto: Responder com Citação



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Hummmm, tem o problema da vibração...
Está parecendo nos dias de hoje em que motor 1.8 vira 2.0, que se transforma em 2.2 e finalmente 2.4, só aumentando o curso dos pistões.

Pensando bem, são motores antigos e que não foram feitos para desempenho, mas tem torque né?. Em custo-benefício acredito que melhor mesmo é o 250 - não vibra, é silencioso, alta durabilidade e confiabilidade. Pena não ser tão econômico!

Legal mesmo é a gente conversar mais sobre motores a gasolina. Tem muita gente aqui que a possui, apesar da maioria ter diesel

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 1:51 am    Assunto: Responder com Citação



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Citação:
Está parecendo nos dias de hoje em que motor 1.8 vira 2.0, que se transforma em 2.2 e finalmente 2.4, só aumentando o curso dos pistões.

Muitas vezes muda o diâmetro também. Nos GM, muda diâmetro de 1.8 pra 2.0, 2.0 e 2.2 só muda o curso e de 2.2 pra 2.4 muda curso e diâmetro.
Citação:
Pensando bem, são motores antigos e que não foram feitos para desempenho, mas tem torque né?.

Isso. Provavelmente nunca imaginaram que homens insanos usariam um 4.8 num Opala. Ou se imaginaram, não deram importância, o objetivo era fazer um caminhão.
Citação:
Em custo-benefício acredito que melhor mesmo é o 250 - não vibra, é silencioso, alta durabilidade e confiabilidade.

E usando pistões do 2.5 o torque melhora muito... E continua durável e confiável.
Citação:
Pena não ser tão econômico!

Pois é. O interessante é que dá pra elevar bastante a potência sem alterar o consumo em uso normal. Mas pra economia mesmo, tá aí o motor da Silverado... Mais forte que o antigo 250 e mais econômico.

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 11:48 am    Assunto: Responder com Citação



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Olá pessoall,

vcs qual veículo o motor 4.8 antigo equipava?

[]'s

Thales
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação



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Thales, se existiu um 4.8 derivado do motor da C-10, ele então equipava os caminhões C-60 e C-70.
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação



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Furini,

os motores do C-60 não eram o chevry brasil 262?

[]'s

Thales
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação



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Essa é uma das dúvidas que eu tenho... E que gostaria de saber.
Como eu disse, pelo que entendi do Cep Chevrolet, há o 4.8 (292) derivado do Opala e o 292 derivado do Chevrolet Brasil, da C-10... Se este último existiu, então ele equipou os C-60. Não todos, mas os primeiros.
Se alguém souber de algo pra contar, seria ótimo...

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Garon
MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 10:08 am    Assunto: Responder com Citação



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EDITADO!
_________________
"Nada substitui as polegadas cúbicas" (Caroll Shelby)...


Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 3:17 pm, num total de 1 vez
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação



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Tenente Portela é "um rancho fundo, bem pra lá do fim do mundo..." Terrível essa, né?
A região de Bento Gonçalves e Gramado é na serra, cerca de 400 km daqui. Eu moro no noroeste do estado, ficando a apenas 30 km da divisa com SC e com a Argentina. Provavelmente você passou em algum lugar bem perto daqui quando entrou no estado.
Passo Fundo é bem mais perto daqui, são cerca de 200 km apenas. Tanto é que fiz vestibular lá.
Aqui pelo sul há bastante D20 e Silverado. Em alguns lugares F-250 predominam, mas a GM ainda ganha entre as picapes.
Segunda passada, levei meu pai numa consulta em Três de Maio (120 km daqui) e lá deve ser a capital nacinal da Silverado. Cidade pequena e lotada desta picape. Inclusive, na volta, numa estranha coincidência, me ultrapassou a última Silverado que tivemos, que foi vendida em 99 para a região de Porto Alegre! Shocked Sou apaixonado por esta picape até hoje e foi muito bom ver que ela ainda continua todinha original e parece muito bem cuidada.

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