Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 BOMBA INJETORA « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Garon
MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 11:02 pm    Assunto: BOMBA INJETORA Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 8:40 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Jan 08, 2005 4:27 pm    Assunto: Re: BOMBA INJETORA Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Garon escreveu:
Olá pessoal!
Vejam um trecho, se não me engano foi o Andreson que escreveu:
"Só não confundir o aumento do limite de giros com o aumento do débito de combustivel, pois um pequeno aumento no débito de diesel (vai soltar fumaça negra) não é tão prejudicial quanto o aumento de RPM (que como já disse pode até travar o motor por excesso de giros). "

Qual é a diferença entre eles? Como se regula cada um destes "aumentos"?


Olá Sr. Garon, não fui eu que escrevi isso provavelmente foi o Sr. Kiko, mas vamos lá, vou tentar te ajudar.

Citação:
Alguém saberia explicar um pouco mais detalhadamente AUMENTO DO LIMITE DE GIROS e AUMENTO DO DÉBITO DE COMBUSTÃVEL?


    Você deve saber o que é RPM? Se sim saiba que cada motor de acordo com seu projeto tem um regime de giros e sua curva de potencia e torque x RPM, então a partir de uma determinada rotação (RPM) ele começa a perder torque e potencia, o que não é desejavel, além de que um maior numero de giroso desgaste será maior OBVIAMENTE, além do consumo OBVIAMENTE será maior, por aí você percebe porque é necessário um LIMITE DE GIROS para cada projeto de motor.

    Aumento do DEBITO, acho que basta um pouco de leitura e voce entenderá melhor, eu tambem tenho esse problema tenho que ler e reler por um periodo de 2 dias e ficar com aquilo na cabeça até entender direito, acho que é isso que você precisa. Então esse ajuste é feito na Bomba Injetora e consequentemente vai "mandar" uma quantidade maior de combustivel, que pode melhorar ou piorar o funcionamento e perfomance do motor, acho que essa citação foi em relação a instalação de Turbo em motor originalmente aspirado, e esse procedimento de aumentar o debito fará com que o desempenho do conjunto seja o melhor possivel, visto que a quantidade de ar da mistura ar + combustivel será maior. Resultando assim num desempenho melhor.

    Só lembrando esses ajustes são feitos na bomba injetora, de preferencia por mao de obra especializada e de confiança.


Citação:
Aproveitando o assunto BOMBA INJETORA, eu soube que a pressão dos bicos injetores são medidos em BAR.

Se você estudou segundo grau (mobral antigamente Laughing ) ensino medio atual, e frequentou as aulas de fisica, o professor deve ter mostrado as unidades de medida para pressão, como BAR, Libras e outras que não lembro agora. Laughing

Citação:
A pressão dos bicos no caso do S4T por ex. é de 220 BAR e do S4T PLUS é de 240 BAR. Alguém sabe por acaso se existe alguma bomba com ainda mais pressão? De quanto? Será que se fosse usada uma bomba de por ex. uns 260 BAR no S4T Plus, isso iria ter um bom ganho de potência e torque? Teria problemas na vida útil?


Existir deve existir sim, em relação a pressão o numero não indica obrigatoriamente maior potencia e/ou torque tudo vai depender do projeto do motor, E com relação a utilização de pressão maior na bomba implica em bicos injetores que "casem" com a pressão de trabalho da bomba a fim de obter melhor performance.


Acho que é isso, se eu falei algo errado, me corrijam, isso que escrevi é o que eu faço noção Wink do que é.

P.S: Sr. Garon na proxima vez que quiser citar algo que já foi discutido, favor usar o topico onde foi discutido sobre o assunto. Até +

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jan 08, 2005 6:43 pm    Assunto: Regulagem da Bomba Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Os ajustes da bomba injetora, só devem ser feitas num posto autorizado (Bombista), pois os pontos de ajuste são lacradas, e a falta do mesmo acarretará multas.

Como Andreson disse, o débito pode ser aumentada, isto aumenta o torque e aceleração, mas isto aumenta a emissão de fumaça e evidente aumento de consumo.

O aumento de rotação máxima, deve ser feito com mais detalhes, pois a parte dinamica do motor está dimensionado para a rotação máxima especificada, como a parte dinamica do motores de baixa rotação são com ponentes robustos e pesados, pode entrar em desequilibrio dinamico, e ocasionar quebra de girabrequim.

A não ser que motor passe por afinação.


Sr. Garon, gostaria que as perguntas fosse mais especificas: Eu quero aumentar o torque do meu motor...... da minha picape....., o que devo fazer na bomba injetora? .................... e não apenas didaticas.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garon
MensagemEnviada: Sáb Jan 08, 2005 11:22 pm    Assunto: ... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 8:39 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 1:08 am    Assunto: Re: ... Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Garon escreveu:
... ok sr, Kiko, então aí vai uma pergunta mais específica:
como posso aumentar tanto a potência como o torque (ambos atingidos as mesmas rotações originais) num motor diesel, por ex. no S4T Plus, sem prejudicar vida útil e tb sem aumentar muito o consumo de diesel? Que regulagens devo fazer na bomba, ou qual regulagem é a mais indicada?
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing



Procura um BOMBISTA de confiança ele vai fazer isso com toda segurança.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 4:49 am    Assunto: Ainda não está específica. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Garon,

Ainda não está especifica, pois está citando um Maxion S4T-plus COMO EXEMPLO, e não eu tenho uma D-20 com motor..........

Pois as dicas aqui colocadas, espera uma resposta do resultado, ou seja interativo, pois assim nós aprendemos juntos.

Ajustes na Bomba injetora, nos meus carros eu sei fazer e faço, com risco por minha conta, pois eu sei como eu dirijo e os limites do carro.

O mesmo não posso dizer de uma outra pessoa, e de um outro carro.

E mais uma, a oficina de bomba injetora tem que ter seus clientes.

Por favor: leia o TERMO DE RESONSABILIDADE na 1ª pagina " Home "

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garon
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 11:42 am    Assunto: ... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:27 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cepalopoli
MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Aproveitando o post , meu motor esta trepidando em marcha lenta + - 800 RPM , em 900 RPM chega quase a sumir sera que é ajuste de bomba injetora a mesma foi recentemente checada e foi trocado o contra peso não sei do que ou de onde ?????, ainda não entendo muito de bombas , mas se alguem com mais conhecimento puder dar uma dica , já ajuda ,
Abraço a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Garon
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 4:26 pm    Assunto: ... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:24 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 1:30 am    Assunto: Re: ... Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Garon escreveu:
... o tópico fala em BOMBA INJETORA... Falando em bomba injetora, falamos de injeção e...
e... para não ter que criar mais um novo tópico aproveito para continuar falando sobre injeção aki mesmo, ok srs?
Bom, então sobre injeção, ao invés de bomba injetora, falemos agora sobre COMMON RAIL: este tipo de injeção é utilizada sobre o novo Power Stroke da Ranger que em breve será vendida ja com ele... ...mas e a F-250, quanto tempo será que ela continuará com o Sprint? Será que não tem alguma previsão para quando e com qual motor eletrônico ele passará a ser equipada com o tempo?
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


Aqui -> http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=325&start=30

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal,
Resolvi reviver este tópico , esta semana troquei de bombista pois o antigo que me cobrou uma $$$$$$$$$$ não conseguiu resolver o problema de vasamento que estava apresentando já a algumas semanas , ele trocou arruelas (varias), conexão (do retorno) duas vezes , enfim enxeu o S..., ai troquei ... e então supreesaaa ! todas as guarniçoes e borrachinhas???? não tinham sido subistituidas pelo primeiro PROFICIONAL , bem depois de trocado , bomba conferida e novamente ajustada o carro ficou muito bom só que o bombista ( o segundo) me disse que o cabeçote da injetora esta meio cansado ?????,
Senhores por favor isto existe não que eu esteje duvidando deste proficional( pois o carro ficou de um jeito como nunca ficou)´só que estou meio escaldado depois de ser enganado pelo primeiro que como já disse me arrancou o C´ sem dó , ah este ultimo retirou a bomba na minha frente e mostrou os problemas na medida em que ia desmontando disse també que a bomba do 4236 tem que funcionar com 4K e a minha estava com 2 K ????? Socorro
Abraço a todos
Carlos Eduardo

_________________
D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2005 5:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

Se o sistema está funcionando bem, não há necessidade de mexer agora.

ESte valor de 2K ou 4K, já apareceu por aqui mas não sei o que é, a não ser pressão da bomba de pahetas, pois a Pressão final das bombas é em torno de 200K (200 kg/cm² ou seja 200 BAR)

Os mecanicos tem que saber que os vivos se cansam, as máquinas desgastam.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2005 11:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Oi KIKO
Concordo que não necessidade de mexer por enquanto, o K fui eu quem colocou pois o bombista disse 2Kilos, e que o débito estava fraco ???? no caso de futuramente precisar mexer sera que dá para colocar um cabeçote com parada na chave quais as adaptaçoes necessarias vc saberia me dizer.
Abraço
Carlos Eduardo

_________________
D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Garon
MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 10:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!
_________________
"Nada substitui as polegadas cúbicas" (Caroll Shelby)...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB