Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Óleo solúvel no radiador!!!!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Estéfano
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 1:48 pm    Assunto: Óleo solúvel no radiador!!!!! Responder com Citação

Sempre usei óleo solúvel no radiador dos meus opalas e atualmente uso no gol cht da esposa. Ultimo opala 89 no qual a 2 meses atraz troquei a bomba dágua que era original, percebi que o rotor estava parecendo novo. Dado que no manual indicava colocar uma solução de etileno glicol + uma pequena parte de óleo solúvel. Eu só usava o óleo na dosagem de 500ml para os 12 lt de água. Quando trabalhei na Retificadora os motores lá colocados eram usados somente aditivos no radiador para ativo de garantia. O que os entendidos acham que deve-se usar? Nota-se óleo solúvel é bem vantajoso 20,00 o litro e bem expesso.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
magrão da topeka
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação

No meu opala eu uso,no meu monza também uso mas ai em bem menor quantidade e junto com o aditivo,nunca tive problemas com ferrugem no radiador,bomba d'agua ou selos.
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 5:03 pm    Assunto: Responder com Citação

eu uso mais uma tampinha 500ml nunca coloquei
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 5:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso mesmo,no opala uso umas 2 tampinhas,no monza uma meia tampinha ja é suficiente
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 5:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola Estéfano. Seja bem vindo. Eu uso o óleo soluvel nos meus carros: uma Belina Del Rey 1990 e uma Bonanza Diesel S4T 1992 há muito tempo. Alias, o manual do usuário que tenho aqui da Bonanza recomenda o seu uso. Aqui no forum voce vai encontrar diversas opiniões ,umas contra outras a favor, mas isso que é o bom do fórum, o debate. Há uma informação que ataca as borrachas das mangueiras, porem todo ano eu checo e estão perfeitas. Só é precisa tomar cuidado com a dosagem. A água não deve ficar muito "leitosa" constantemente pois, aparentemente favorece o acúmulo (borras). No meu caso a agua dos dois carros está transparente e nenhum vestígio de ferrugem. Eu coloco de vez em quando uma pequena dose para esbranquiçar a agua, que com o tempo vai ficando transparente novamente. Acho que o calor evapora o óleo diluido na água. No mais tudo normal. Sobre o coeficiente de transmissibilidade térmica, acho (não tenho certeza) que é inferior ao etileno-glicol, porem isto não tem sido problemas, pois os carros resfriam bem. Se tiver mais informações poste aqui, pois sempre serão úteis.
Estéfano
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

a dosagem recomendada no opala 6cc é de 120ml junto com o etileno glicol, eu só usava óleo solúvel 500ml. Esse dito que ataca as mangueiras é balela inventada pelos fabricantes de aditivos, o que ataca mangueira é óleo comum, de freio, de hidraulico. Vaselina e óleo solúvel não ataca mangueiras, prova é o meu opala que vendi semana passada com as mangueiras do radiador com 22 anos originais e macias.
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2012 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação

É Estéfano. 22 anos com mangueiras intactas derrubam o argumento, que aparentemente é o único, que o óleo solúvel ataca as mangueiras. Porem, no clima muito frio, e nisto eu não tenho experiência, o etileno leva vantagem por ser anti-congelante, alem de elevar a temperatura de ebulição da agua, que nos carros mais modernos é bastante alta. No resto.....
Estéfano
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 9:42 am    Assunto: Responder com Citação

Importante a questão de clima, em lugares de nevasca por exemplo, só se usa aditivo puro, acredito que nas serras gaúchas não dá pra usar só água no radiador, tem muitos exemplos, por exemplo o VEÍCULO BOMBA AMAROK usa água destilada no radiador junto com aditivo, cada caso é um caso.
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,
Bem o uso de óleo solúvel atualmente não é muito interessante porque a composição das mangueiras de água é diferente das que existiam até a década de 80, o que leva elas a serem comprometidas, tem mais um detalhe, alguns carros tem tubos de plástico para conduzir a água em certas partes e estas peças também são comprometidas começando a rachar, exemplo disso é a válvula de abertura do ar quete da linha celta e corsa que logo é comprometida.
Outra coisa que não consigo entender, é esta mania do pessoal usar água destilada, a água destilada só tem maior pureza por cerca de 12 horas, depois disso é água comum. Podem até dizer que ela não tem cloro, isto é certo, mas se é para se livrar do cloro, basta usar água que tenha passado por um filtro de carvão.
Desculpe se pareço ser ranzinza, mas as lojas e concessionárias tem mania de vender água destilada que já está estocada a mais de 1 dia, e para mim, você está pagando caro por água comum.
Mais uma coisa, o aditivo de radiador serve para evitar o congelamento dá água quando a temperaturas abaixo de zero e evitar a fervura acima dos 100 graus celcius.
Abraços,
Sergio

FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola Machado. Com respeito as borrachas das mangueiras, hoje em dia com a tecnologia da maneira que está, será que a fabricação de mangueiras regrediu? Segundo se vê no dia a dia todas as fabricações evoluem
para utilização de materiais mais resistentes à praticamente tudo e , acredito, seria assim com as borrachas automotivas. Basta atentar para as borrachas dos retentores, que hoje resistem à temperaturas muito mais altas que antigamente. O fato é que até agora as minhas mangueiras estão intactas. Tomara que permaneça assim para sempre. Tambem acho que uma agua potável pura, tipo agua de garrafão, é o suficiente para o sistema de arrefecimento devidamente aditivada, seja com oleo soluvel ou etilenoglicol. Agua destilada é demais e desnecessária.
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Estéfano escreveu:
acredito que nas serras gaúchas não dá pra usar só água no radiador

Acho que aqui no brasil em lugar nenhum se tem problema com congelamento da água, eu nunca soube de casos assim.

Estéfano escreveu:
VEÍCULO BOMBA AMAROK usa água destilada no radiador junto com aditivo, cada caso é um caso.

Não sei qual é a exigência dela, mas te digo que em qualquer veículo o sistema agradece.

MachadoSL escreveu:
Outra coisa que não consigo entender, é esta mania do pessoal usar água destilada

Eu só uso destilada e a diferença dela pra comum é absurda.
A destilada não tem cloro e outros minerais que aceleram o processo de ferrugem do sistema. Quando você vai renovar a água do sistema, depois de já usar destilada, ela sai sempre tão limpinha quanto entrou. Isso nem sempre acontece com água de torneira. Nos próprios reservatórios de expansão dá pra notar a diferença, que demoram mais pra escurecer.

Em alguns testes o uso dela com aditivo até mesmo aumentou o ponto de ebulição.
Ah, lembra que comentamos uma vez sobre aditivos que são só água colorida? Encontrei por acaso um estudo disso, quem sabe foi aquele mesmo que seu amigo fez, mas não falava de marcas.

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá França,
Bem a tecnologia de fabricação das mangueiras não regrediu, pelo contrário, elas estão suportando temperaturas e pressão mais elevadas, entretanto, elas não estão compatíveis com derivados de petróleo como óleos, diesel e solventes como thinner, isso veio escrito em um catálogo de um fabricante de mangueiras que eu recebi faz algum tempo (acho que era da Gates).
Fernando, a água destilada (água tipo II) é isenta de cloro e microorganismos, mas contém ainda alguns minerais, bem menos que água mineral. Uma água isenta de tudo tem que ser filtrada por filtros de troca iônica e de baixa porosidade (água tipo I), esta água é para uso imediato, felizmente o custo de sua produção é igual ao da água destilada.
Abraços,
Sergio

Dimas
MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 9:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Este Fórum é muito legal , abraço a todos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 7:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Desmontei esse fim de semana. Olhem o resultado da água da torneira:

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Estéfano
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Tá feio mesmo, sugiro que vc coloque algo pra limpar o sistema, e depois de escoar , colocar água com os aditivos aqui já mencionados, o meu opala 6cc 89, parecia que tinha apenas alguns meses que tinha passado água quando troquei a bomba original, a troca foi só pelo rolamento mesmo, o rotor estava intacto.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu