Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 CAMBIO X COROA E PINHÃO - BONANZA « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Maeda
MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 11:47 pm    Assunto: CAMBIO X COROA E PINHÃO - BONANZA Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2005
Mensagens: 5

Tenho uma Bonanza 1993 motor S4 com turbo, tinha um cambio ruim, clark (apelidade de mandioquinha), troquei por um ZF mas percebo que ficou estranho o marcador de velocidade, a coroa e pinha é original, passar um pouquinho de 120 km ela atinge o vermelho.
Alguem pode me dizer que tipo de coroa e pinhão pode ser usado?, o que preciso substituir?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 5:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Maeda

A relação de diferencial para cambio ZF e motor Maxion S4T/S4T-plus é 3,55:1.

O que que atinge o vermelho após 120 km/h? conta giros?

Nesta alteração , quase não houve alteração na relação, pois a 5ª de Clark é 0,75:1 e da ZF é 0,77:1.
A relação do diferencial é 4,10:1 (original)

Portanto a velocidade máxima continua proximo a 120 km/h

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 1:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É normal o velocímetro ficar descalibrado, pois se o seu diferencial for o 4,10:1, o pinhão do velocímetro do câmbio ZF foi calibrado para o 3,55:1.

Você colocou o câmbio ZF da D-20 mesmo?

Se sim, ok. Coloca a relação que o Kiko lhe falou (3,55:1) e assim você verá que a Bonanza andará bem mais e o velocímetro marcará certo.

O que é preciso trocar? Se você estiver contente com o desempenho e velocidade final do carro (mesmo antes de trocar o câmbio) você pode simplesmente calibrar o velocímetro em alguma loja do ramo. Agora se você acha que o carro está meio "preso" é preciso trocar a coroa e pinhão do diferencial. Provavelmente você terá que trocar ainda a cx satélite, ou seja quase o conjunto todo do diferencial...

Espero ter ajudado

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Maeda
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2005
Mensagens: 5

Sekiya / Kiko

Antes eu comparava a velociadade com o conta giro, qdo ultrapassava um pouco de 120 atingia a faixa vermelha no contagiro, depois que troquei o cambio da D20 ZF, quando entra na faixa vermelha ele marca 140 km, eu quero substituir a coroa e pinhão, mas qual é a relação? de que ano a D20 usa essa relação?

outra duvida: quando eu chego numa faixa no conta giro, perto de 25, sinto uma vibração no pedal do acelerador, e passando um pouco ele volta a ficar suave, tem alguma explicação para isso?

outra coisa quando está numa velocidade, exemplo 120 km/h numa descida eu deixo precionado o acelerador neutro nem acelerando e nem tirando o pé, e percebo uma vibração no cambio ou cardã. O que pode ser?

Agradeço a atenção de todos, pois estou com isso a algum tempo e até hoje não encontrei um mecanico que resolva esses problemas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Vibração pode ser rolamento do semi eixo. Ou uma trava qual nao sei o nome que prende a transmissão ao eixo. Os "ninjas" do forum podem te ajudar melhor
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 8:33 pm    Assunto: Vibração etc Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Maeda sam

Não tenho certeza mas os dois cambios podem ter relação diferente na saída para velocimetro.

Mas desde antes da troca o velocimetro não marcava certo?

Relação original para cambio ZF, é 3,55:1.

Quanto a vibração em certa rotação do motor, como o motor não é balanceada, sempre vai existir a rotação em que esta deficiencia de balanceamento se rassalta, na minha era na faixa de 2.000 RPM, para sumir esta vibração terá que mandar fazer um balanceamento (afinamento), em oficinas super especializadas.

A outra vibração em uma descida, é proveniente de flutuação do motor e da transmissão, é uma condição que o motor e transmissão não está empurrando nem segurando, onde as folgas das engrenagens estão batendo.
Este tipo de condução é prejudicial para toda transmissão inclusiva para o motor.
O melhor é vc acelerar um pouco e depois soltar repetidamente.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

A relação do diferencial 3,55:1 saiu para as D-20s e derivadas, todos com motores turbinados, a partir de 1992. Os modelos turbinados vieram com câmbio ZF S5 420.

Tenho uma outra sugestão quanto a vibração em velocidade: Você substituiu o câmbio e com certeza teve que refazer o eixo cardan. Nessa, a maioria dos "mexânicos" refazem o tubo e esquecem de balanceá-lo, ocasionando assim uma vibração em velocidade...
Veja o tópico: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=395&highlight=vibra%E7%E3o

Uma outra coisa: Maeda, você poderia colocar de que cidade você é no seu perfil ajuda na hora de te indicar algum local para fazer o serviço ou local para procurar a peça

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Maeda
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 8:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2005
Mensagens: 5

o que significa coroa pinhão 11 - 39 dentes e 10 - 41 dentes, qual das duas tem a maior velocidade?, essas duas opções estão no catalogo de peças da GM para a Bonanza. caso a minha seja 11 x 39 ou vise versa e venha trocar, tenho que substituir apenas essas peças?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Maeda,
Siginifica que o pinhão tem 11 ou 10 dentes e a coroa tem 39 ou 41. É como se fosse numa bicicleta com marchas (só que é catraca e coroa). Dividindo o maior valor pelo menor, se acha a relação do diferencial. No caso o primeiro 3,55:1 e 4,10:1 (valores arredondados).

"Qual das duas tem maior velocidade?"
Depende no que você se refere a velocidade. No primeiro caso, o conjunto de coroa e pinhão "gira" menos, mas conseqüentemente você obtem maior velocidade final do veículo, sendo inversa esta afirmação no segundo caso. Da mesma forma, no primeiro caso, dependendo da aplicação, obtem-se menor "arrancada" do veículo (a força é mais desmultiplicada) se comparado ao segundo caso.

Pela sua descrição, a sua Bonanza tem a segunda opção instalada originalmente (4,10:1) sendo necessária a substituição pela 3,55:1 para equilibrar performance e velocidade final. Será nítido após a substituição, a perda da "sensação" de aceleração e força devido a nova relação do diferencial.

Você terá que substituir este dois componentes, mas é provável que a caixa satélite tenha que ser substituida também devido ao novo tamanho das peças (não sei se é isso mesmo....)

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Maeda
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 10:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2005
Mensagens: 5

Eduardo

Otimo, já estou pesquisando os preços, no site da accioly a coroa e pinhão 3:55 está R$ 4.791,14 e a caixa satelite R$ 939,27, o preço é esse mesmo?, achei alto demais.

Imagina com mão de obra.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Maeda,

muito caro.... procure em auto-peças. A dana(fabricante do diferencial) fornece essas peças para o mercado paralelo e o preço é bem mais em conta. Se não me engano deve firar em torno de uns 800 o kit coro/pinhão, mas isso varia conforme o diferencial(dana ou braseixos) e coroa e pinhão também. A caixa de stélites, não faço nem idéia. Outra opção também, é comprar em desmanches... mas aí tem que ter muito cuidado com a procedência. Rolling Eyes

Quanto a mão de obra, deve ser feita por profissional qualificado, já que é uma parte bem 'valiosa' e complicado de se mexer, com vários ajustes que podem fazer a diferença.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Maeda
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2005
Mensagens: 5

Obrigado Thales
Agora estou entendendo um pouco da minha bonanza, ela está otima, com esse ajustes então, outro detalhe, com a colocação do cambio ZF a alavanca foi um pouco para a frente, tiveram que abrir outro buraco, isso está correto?, estou pensando em aumentar um pouco a alavanca, isso é possivel?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 1:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Maeda, em relação a furação do assoalho realmente ocorre isso quando adaptado, acho que teria que encontrar aquela tampa já adequada ao cambio para que isto nao ocorra, como maioria dos mechanicos nao sao detalhistas preferem fazer tal furo. Uma pergunta pq aumentar a alavanca? Digo isso pois nunca vi ninguem reclamar com relação a distancia da alavanca dos cambios das picapes. Se é possivel? Sim tudo é possivel, temos apenas que estudar as mudancas se realmente vai compensar fazer tal adaptação e tambem os custos. Em relação ao diferencial é como falaram é muito sensivel em 2001 a ex-Veraneio teve problemas e quebrou o pinhão, precisou trocar o pinhao e coroa que ficou em mais ou menos R$ 700 novo de marca Spicer senao me engano, porem o mecanico esqueceu alguns pedacinhos do que estragou no diferencial e foi apenas 3 dias para voltar o problema, esse mecanico é quem mexe nos carros de meu pai desde que ele comecou a possuir carro e é um dos mais competentes da região, até são amigos de farras porem a coisa pegou, rolou discussao ele nao quis assumir, mas depois tudo deu certo o mecanico reconheceu e pagou um kit novo e ficou tudo ok, foi vendida sem problemas.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 1:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

A alavanca do modelo ZF é bem para frente mesmo, se comparado ao do Clark 2205. Tem que abrir outro buraco mesmo e tapar o antigo.

Quanto a aumentar a alavanca até é possível, mas acho que é desnecessário. Se você quiser fazer um é melhor mandar um torneiro mecânico fazer um novo a o invés de remendar o original.

Quanto ao diferencial tente conversar direto com quem mexe com isso. Tente em São Paulo:
http://www.cambiotecnico.com.br
http://www.npautodiesel.com.br

Normalmente o custo da colocação do diferencial chega a no máximo R$1700,00 (c/ M.O) o conjunto todo (sei lá se é a base de troca), mas sempre faça cotação de produtos novos. Esses preços da Accioly é da tabela e talvez inclua outros componentes, porque está muito $$$

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB