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Válvula de prioridade, Válvula de alÃvio, espirro, assobi |
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Mensagem
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Floripano |
Enviada: Seg Jun 06, 2005 6:47 pm Assunto: Válvula de prioridade, Válvula de alÃvio, espirro, assobi |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Junho de 2005 Mensagens: 3 Localização: Floripa-SC
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Alguém saberia dizer se existe a possibilidade de se colocar alguma dessas vávulas na Silverado D-20 4.2 Turbodiesel????????????
Se alguém souber, poderiam colocar mais informações de como fazer essa adaptação............
Ouço dizer 1 monte de coisas............. Tem gente q fala em prego, outros falam em latas cortadas em forma de pente, a própria vávula de prioridade.......... Aliás a mesma dos carros a gasolina turbinados....
Mas até hoje não encontrei alguém q pudesse me dar certeza se existe a possibilidade real de fazer isso na caminhonete.
_________________ Silverado D-20 4.2 Turbo Diesel |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Jun 06, 2005 9:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá
Nos motores diesel não tem como fazer esse "espirro", eles não possuem borboleta...
Mas dá para fazer assoviar (vc já deve ter ouvido algum caminhão q faz), para tanto é necessário a colocação de um "pente" no escapamento.
Esse pente nada mais é que uma pequena chapa, que deverá ser soldada no cotovelo da saÃda da turbina.
A válvula de prioridade tem a mesma função da WG da turbina.
_________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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adalberto |
Enviada: Seg Jun 06, 2005 9:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Olá Floripano !
Primeiramente bem vindo ao site. Abaixo segue a descrição dada por um amigo do site (Rodrigo Luvison) quando tive a mesma duvida:
Citação: |
Existem duas formas:
Uma é colocar o pente (pedaço de chapa), no escapamento logo na saÃda da turbina, soldando o pente na curva ou na flange q vai no turbo.
Eu tentei dessa forma na minha, mas não funcionou. Funcionaria se fosse turbo de fábrica (S4T) devido a angulação da saÃda do escapamento no turbo.
A outra forma é amassar a curva do escapamento, bem próximo da saÃda do turbo. E foi isso que foi feito na minha. |
Espero que a descrição esclareça sua duvida. Por favor complete seus dados cadastrais no site para facilitar o entrosamento entre os participantes
Abraço
adalberto
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Jun 06, 2005 9:33 pm Assunto: Válvula de alÃvio |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Segue imagem com válvula de alÃvio no motor de uma Silverado.
Nesse caso, a Waste Gate do turbo foi alterada, ficando com pressão máxima, por isso foi colocada a válvula de alÃvio.
Abraços
Descrição: |
detalhe da válvula de alÃÂvio |
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59952 |

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detalhe da válvula de alÃÂvio |
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detalhe da válvula de alÃÂvio |
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_________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jun 07, 2005 5:44 am Assunto: Valvulas e barulhos |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
Em primeiro lugar, como Rodrigo disse, no motor diesel não se usa valvulas de alÃvio, pois não se faz necessário, pois não há sobrepressão na desaceleração.
Mesmo que o Turbo trabalhe em pressão máxima, não sei qual é esta pressão, a minha chegava a 1,5 kg, sem problema nenhum, qdo sem intercooler, é melhor ter um bom manometro e saber controlar no pé do que limitar a pressão, pois na hora da emergencia vc tem reserva.
Agoara qto a colocação de pente, isto causa uma restrição na saida da turbina e aumenta o consumo, uma por causa da restrição e outra por motorista querer acelerar mais para fazer o barulho na desaceleração.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Jun 09, 2005 5:44 am, num total de 1 vez |
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Floripano |
Enviada: Qua Jun 08, 2005 8:07 pm Assunto: Re: Válvula de alÃvio |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Junho de 2005 Mensagens: 3 Localização: Floripa-SC
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Rodrigo Luvison escreveu: |
Olá pessoal
Segue imagem com válvula de alÃvio no motor de uma Silverado.
Nesse caso, a Waste Gate do turbo foi alterada, ficando com pressão máxima, por isso foi colocada a válvula de alÃvio.
Abraços |
Caro amigo, conforme a foto, essa era a minha idéia, pois nos carros a gasolina funcionam dessa forma.
Mesmo estando c/ a turbina original essa adaptação funcionaria?
Os outros amigos estão dizendo q o motor a diesel naum tem a tal da borboleta.
_________________ Silverado D-20 4.2 Turbo Diesel |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jun 09, 2005 5:53 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
No caso de motor diesel não precisa, pois nos motores a gasolina, existe a borboleta do carbulador ou controlador de ar que ao tirar o pé do acelerador ela se fecha, e a turbina continua mandando o ar comprimido, e para o rotor da turbina não sofrer a frenagem estrangulando a saida dos gases existe esta valvula.
No caso de maioria dos motores diesel não existe a borboleta, o único que eu và foi no motor da Toyota Bandeirante (motor Tuyota) e Hilux 2.8D, que deve fazer a função de freio motor.
Se caso motor tenha uma turbina capaz de dar pressões acima de 2,0 kg/cm², talvez seja bom ter esta valvula.
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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GoUkI |
Enviada: Qua Ago 10, 2005 2:21 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 23 de Outubro de 2004 Mensagens: 135
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opa, um amigo meu tem anova hilux TD, tem como colocar essa valvula de alivio fazendo ela espirrar legal?
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Marcus |
Enviada: Qua Ago 10, 2005 9:42 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Olá,
Olha, no caso da Silverado, tinha um cara aqui na minha cidade, que colocou a valvula, no mesmo lugar que mostra na foto que o Rodrigo posto.
Como o Kiko mesmo disse, a sobrepressão na desaceleração é baixa, portanto, a descarga ficou bem fraca.... fazia um "psiiiiii...." mas parecia com a descarga de um Gol 1.0 Turbo(de fábrica).....
É isso ae,
Abraços,
_________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Ago 10, 2005 10:32 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Se é pra fazer barulho, colocaria cano direto, e tem a alternativa do pente, acho que o Rodrigo pode te dá mais detalhes sobre o pente
_________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Qua Ago 10, 2005 11:34 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Oi pessoal
Tem que primeiro trabalhar o escapamento, já que com o original não é possÃvel fazer o assovio.
[]'s
_________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Ago 10, 2005 12:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
Tem um tal de turbo virtual, um gerador de ruÃdo com alto falante, que faz psiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
A unica coisa que a valvula de alivio vai fazer é aumentar o consumo.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
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GoUkI |
Enviada: Ter Ago 16, 2005 3:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 23 de Outubro de 2004 Mensagens: 135
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eita, esse turbo virtual é muito xuning, horrÃvel!, é nojento!, vc v logo q ás vezes o cara esquece de apertar o botão pra espirrar e tal..., kkk, muito engraçado...!
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Cezar Sato |
Enviada: Ter Ago 16, 2005 11:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
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Olá pessoal.
Tem um mecânico aqui na Cidade que tem um Jeep Diesel, motor Kia da Sportage. Foi adaptado turbo e o mesmo espirra em desaceleração, foi adaptado solenóides e pressostatos no sistema, algo muito trabalhoso e de pouca confiança para se rodar longe, mas espirra alto, vou verificar mais detalhes e repasso, se der tempo.
Quanto ao consumo urbano, pode ter certeza que aumentará em +- 15%, isto porque vc vai querer acelerar ao máximo só para ver o sistema assoviar, digo por experiência própria pois tenho carro turbo com válvula de prioridade trocada (Variant 1.8T alemã).
Com relação à colocação de pente na saÃda, vale dizer que se a turbina apresentar qualquer problema durante a garantia, o fabricante não cobre. Normalmente esta prática faz com que apareça folgas excessivas no eixo do rotor, folgas no sentido longitudinal do eixo, foi o que me disse um representante da Bodipasa, um dos maiores revendedores Garret no mercado nacional.
Estou meio apertado no tempo, mas assim que tiver maiores detalhes do turbo do Jeep eu posto com detalhes, ok!
Abraços.
_________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
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