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 Aquecimento em Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 11:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Mais um pra ser elogiado ...
Temos coisas boas nesse Brasilzão ... então vamos enfatizá-las
A resposta veio por e.mail e tb conversei pessoalmente com o Cesar via fone ...
O que pode estar ocorrendo é uma deficiência de passagem do ar , talvez ocasionada pelo guincho ...
Ele ainda não tinha nenhum tipo de informação nesse sentido , mesmo assim foi muito atencioso , o certo é que mesmo rebocando jipe em ladeira ele fica com o ponteiro entre o 2º e o 3º nonio e com o 15W40 chegava no 3º nonio vazio ...

Caro Sr. Eduardo,
Não existe uma restrição quanto ao uso de um óleo destinado para motores a diesel turbinados em motores naturalmente aspirados, porém o contrário não é permitido.
Hoje, mesmo os motores aspirados naturalmente utilizam um lubrificante multiviscoso (SAE 15W40).
Uma possível explicação para a alteração da temperatura do seu motor enquanto utiliza um lubrificante multiviscoso é que o projeto não previa a utilização de um lubrificante com essas características.

Atenciosamente.
Cesar Augusto do Nascimento Fernandes

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

A recomendação de compra do óleos da ELF, tinha postado há muito tempo.

Para pessoas que utiliza menor quantidade pode ser feito compra em conjunto, 1 se cadastra e compra, depois reparte.

Abraços

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edú

Esta historia é meio incoerente, pois em picapes pós turbinados sempre usei 15W40,

D-10 com Perkins 4236
D-20 com Perkins 4236 - Q-20B,

Sem nenhum problema, lembrando que em motores turbinados, o aquecimento da camara de combustão é maior, pois a taxa e quantidade de combustivel são maiores.

Obs.: Quem é Chevron Brasil?

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Kiko

Eu lembro que o sr já havia dado a dica de compra direto da fábrica. Não comprei antes porque ainda tinha uns baldes de Lubrax, esperei eles terminarem.

O Marcelo me disse que a ELF vai reforçar a atuação dela aqui na região.


Houve uma fusão entre a Chevron Corporation e a Texaco, também não sabia, no site da Texaco tem mais detalhes.
http://www.texaco.com.br/sobre/cvx/marca/temarca.shtml
http://www.texaco.com.br/sobre/historia/tehistoria.shtml

Abraços

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Rodrigo
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Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 7:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Kiko , eu tb achei incoerente , para mim continua sem uma boa explicação ...
Por via das dúvidas não vou mais usar multiviscoso 15W40 , só o normal mono 40 , o motor trabalha muito bem e com o sistema de arrefecimento perfeito .

[]s...

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 4:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
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olá pessoall,

por enquanto não vou comprar óleo da Elf não. Aqui na minha cidade o Top turbo tá 90 mangos...

Quanto a explicação da Texaco eu conclui uma coisa: óleo somente o recomendado pelo fabricante. Mas aí é que tá: como fica os motores mais antigos? Ou seja tem algo que não bate.

Basta ler um pouco dos FAQ's dos fabricantes de óleo ou montadoras para ver que um motor que exija óleo SAE 40 pode receber um 15W40 normalmente, mesma coisa para a clssificação API; o contrário que não é permitido...

Abraços,

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 7:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

No caso dos motores Turbos, o rotor da turbina gira pelo menos a mais de 20.000 RPM podendo chegar a mais de 100.000 RPM, e o eixo é apoiado em bucha lubrificada, como as bronzinas, daí se usarmos óleo muito viscosos ou mono viscosos que quando frio é graxa e quando aquece é que toma viscosidade indicada, o funcionamento da turbina será afetada.

Abraços

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cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2005 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
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Olá pessoal ,
Valeu Rodrigo, concordo com vc tudo que é bom tem que ser divulgado e principalmente o que não e´também , assim que acabar este balde vou fazer o cadastro para comprar direto também e o pedido minimo ainda é de R$ 200,00 .
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá pessoall,

só pra complementar: dias desses tava conversando com um colega que tem um caminhão Agrale 3/4 para fazer entregas. Ele relatou que antes usava óleo SAE 40 API CF(geralmente Lubrax MD400) e sempre baixava óleo... Da última vez ele colocou o Extra Turbo SAE15W40 API CG/SJ e até agora não baixou nada segundo ele. Interessante não?

Quanto a temperatura do motor, ele não notou se deu diferença, disse que apenas estava dentro do normal.

O motor do Agrale é o mesmo da F-4000, MWM 229.

[]'s

Thales

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