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 S10 barulho no câmbio na troca de marchas « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
S10 2.8
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 6:40 pm    Assunto: S10 barulho no câmbio na troca de marchas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 3
Localização: Miranda-MS

Olá, pessoal! Fiquei muito feliz em ter encontrado este fórum que reúne dúvidas, opiniões e dicas de pessoas que possuem utilitários gm. Parabéns a todos os participantes deste fórum!
Aqui, como observei, nós amantes de picapes temos a oportunidade de tirarmos nossas dúvidas com seriedade atraves de trocas de experiencias.

Agora, o motivo pelo qual encontrei este fórum! Recentemente comprei a pickup dos meus sonhos, uma S10 CD 2.8 DLX 4x4 01/01 (pit bull). Mil maravilhas, o estado dela está como zero km, o motor é animal, anda pra kct, dá de 10 a 0 nas antigas que possuem motor 2.5. Porém, como nem tudo neste mundo é 100%, ela está fazendo um barulho em alguma parte do sistema de transmissão quando está em movimento e pisa na embreagem para a mudança de marcha, mais frequente da 1ª/2ª e da 2ª/3ª marcha. É um barulho tipo "clum clum" como se os coxins da transmissão estivessem gastos e chacoalhasse a caixa, porém já verifiquei os coxins, as cruzetas do cardan, diferencial, caixa de tranferencia e estão bons, consultei alguns mecanicos que alegaram ser normal fazer este barulho nas caminhonetes 4x4. Pode ser normal fazer um pouquinho, mas no meu caso eu acho um pouco excessivo, já tive ranger 4x4 gasolina e não fazia este barulho. Já pesquisei na net e não encontrei nada sobre isso. Única coisa boa foi este fórum.
Por favor, se alguém tiver algum conhecimento sobre isso me dê alguma dica do que pode estar causando este barulho. Temo que seja o sistema de embreagem ou a caixa de transmissão, pois pelo que já ouvi, mexer nestas partes custa caro e não tenho mai$$ grana para isso. Todas minhas economias se foram na compra da S10. Já estou ficando desesperado, por favor me ajudem.


Agradeço desde já e abs a todos! Marcelo.
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 11:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Marcelo, bem vindo à família Picapes GM.

Barulhos são problemas meio difíceis de diagnosticar.

Embreagem normalmente não provoca ruídos, mas se as marchas estiverem difíceis de serem engatadas, ou o carro trepida em situações de torque (como sair em 1ª numa ladeira), ou se ela patina, a mesma já deu o que tinha que dar.

Pode ser o fato dos anéis sincronizadores estarem gastos, o que poderia provocar leves trancos na troca de marchas (eu acredito, mas não tenho certeza...).

Só uma pergunta: essas peças que você verificou foi só no olho ou foi desmontado/mexido? Pois às vezes um coxim do câmbio/motor pode estar com folga excessiva mas com aparência boa, assim como cruzetas, luva+estrido, diferencial, etc. que apresentam sintomas em situações de alto torque (com a mão às vezes parecem normais).

_________________
Abraços
Eduardo
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adalberto
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 7:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Marcelo, seja bem vindo ao forum.
Para uma melhor ajuda seria interessante voce completar todos os dados do cadastro, principalmente localização.

abraço
adalberto
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S10 2.8
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 3
Localização: Miranda-MS

Olá Sekiya e Adalberto! Td blz?

Obrigado pelas dicas e descupem-me pois faltaram detalhar melhor os dados cadastrais, vou atualizá-las, e as circunstancias em que ocorrem o barulho.

Ele acontece exatamente no momento em que aciono a embreagem, quando desacopla o motor da caixa de cambio, e a marcha ainda estando engatada. O barulho é mais evidente na 1ª e 2ª marchas quando faço o seguinte processo: estico a marcha, tiro o pé do acelerador e no instante que está atuando o freio-motor piso na embreagem.

Ocorre também quando repentinamente desacelero usando freio-motor, só que é um barulho bem menor parecendo ser uma folga no cambio/caixa de tração/cardan ou diferencial.

Os coxins foram verificados forçando-se a base com uma espátula, não apresentando nenhum movimento que mostrasse folga, diferencial e caixa de tração foram abertos para troca de óleo e verificação, não apresentando nenhuma anomalia. As cruzetas não tem folgas. Não foram abertos embreagem e câmbio. O câmbio eu acho difícil ser o causador, pois as marchas entram facilmente e não apresenta ruídos quando se está andando. Pode ser a embreagem, já que o pedal está alto (sinal de desgaste). Porém, não apresentam trepidações quando põe o carro em movimento.

Um mecânico me disse que a embreagem das S10 tem um sistema de amortecimento, como se fosse uma junta elástica, para evitar trancos quando se solta o pedal bruscamente.

Será que é isso o causador do barulho? Ela poderia estar desgastada.

Porém, único sistema de amortecimento que eu conheço, não sei se das S10 são assim, são as molas que ficam no disco.

Alguém tem conhecimento sobre esse sistema de embreagem das S10 e as possíveis causas dos barulhos?

Um abraço a todos!
Marcelo Massao Ohata
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Uma coisa que pode ajudar mas pouco prática de se fazer é andar em outra picape semelhante (coisa que eu nunca consegui fazer na vida) ou perguntar para os donos delas.

Mas o barulho deve ser típico de um "tranco", não é? Se for, acredito que pode ser a embreagem. Mas não é 100%. Se for ruído meio "metálico - ferro com ferro" pode ser coisa de engrenagem/cruzeta.
Essa sistema de embreagem desconheço totalmente. Pelo que eu saiba o esquema da embreagem é a mesma, a não ser o seu acionamento que é hidráulico, mas aí é outra coisa.

Marcelo, eu mesmo enfrento um problema de barulho que parece tranco logo ao colocar o carro em movimento. Parece que tem folga em algum lugar. Até hoje não sei o que é. É muito difícil saber o que ocorre. Já mexi no diferencial, troquei cruzetas, luva+estriado do cardan, coxim câmbio. Vai ver que no meu caso possa ser a embreagem.

Um detalhe a ser visto é o mancal do cardan e seu rolamento. Como a sua S10 é CD, o cardan é bipartido. Não sei como funciona exatamente, mas acho que ele pode dar folga e causar trancos. É um palpite...

_________________
Abraços
Eduardo
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S10 2.8
MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 1:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 3
Localização: Miranda-MS

Olá Sekiyasam!

Tenho novidades, uma boa e uma ruim. A boa é que descobri a possível causa do barulho. A ruim é que a possível causa é o câmbio.

Ontem havia procurado um colega mecânico para ver se decobria a causa do barulho. Ele me informou ser provavelmente o coxim do câmbio e também me mostrou uns vazamentos de óleo a qual eu olhando bem constatei uma sujeira cinza. Na verdade era pó de alumínio da carcaça. A carcaça estava todo cheio de trincos que provocavam os vazamentos e a sujeira cinza.

Na próxima semana, vou ver se levo a S10 em uma oficina em Campo Grande. Lá fica mais fácil encontrar um câmbio usado.

No seu caso do barulho, talves eu relatando um problema que tive com uma f-1000 espero que possa te ajudar. A f-1000 tinha um problema de tranco enquando tava acelerando ( ganhando velocidade em 1ª ou 2ªmarcha), dava a impressão que a f-1000 ganhava um torquezinho extra por uma fração de segundo, a alavanca do câmbio dava um pequeno movimento quando ocorria isso. Levei ao mecânico e falou que era o coxim do câmbio. Foi trocado e o problema tinha parado mas logo voltou. O coxim novo era de má qualidade, não durando nada. Foi trocado novamente, usando marca original Axios , e o problema parou de vez e até hoje está bom, já faz uns 8 anos que troquei.

Sekiya, verifique se os coxins são de marca boa, de preferencia, sejam originais, se forem originais desconsidere esta hipótese de causa, se forem de marca desconhecida pode ser que não tenha prestado.

Outro barulho apresentado na f-1000 era como se batesse pedra no cardan(barulho metálico), isso também durante a aceleração. Causa:cruzeta gasta. O barulho ocorria porque a pista dos roletes (macarrão) da cruzeta se desgastam desigual, ficando meio estriado. Então conforme a posição dos macarrões dentro da cruzeta, as vezes não dava folga, mas com torque do motor na aceleração, o macarrão sedia para dentro do estriado provocando o barulho somente nos momentos de maior torque. Mas este com certeza não é a causa do barulho na sua Veraneio.

Relate melhor como é esse barulho, quem sabe eu ou outras pessoas possam te ajudar.


Um abraço!
Marcelo Massao Ohata

obs. o cardan das picapes cd médias não são bipartidos, não possuindo mancal.
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 5:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Marcelo eu pensei que seu barulho seria esse que vc teve na F1000, pois tinhamos o mesmo na Veraneio e foi trocado tudo cruzeta, inclusive o cardan completo porém as vezes ainda existia tal barulho, creio que por ela ser adaptada a diesel existir o tal barulho, porém agora com a D20 que é original a diesel o barulho se repete porém menos comum. Abraços
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Marcelo, essa história do coxim é interessante, pois o que acontece é que o câmbio foi adaptado e o coxim tenho que usar o da Ford (se eu não me engano é igual ao da Ranger). Pena que não encontrei uma original e estou usando uma da marca Jahu Borrachas (peça paralela). Pelo visto, pode ser ele. Vou ver se procuro uma peça melhor, ou da Ford Original ou da Axios que você recomendou. Difícil é encontrar nas concessionárias Ford e o preço.

Na verdade é menos barulho e mais tranco. Na hora de arrancar o carro vai e depois de um tempinho, antes mesmo de passar a 2ª, dá um tranquinho meio de leve, mas que me incomoda ainda. Não se sente na alavanca. Parece carro velho! Smile Estou suspeitando também da embreagem, pois às vezes o carro trepida em situações de torque em 1ª marcha (não é frequente e a embreagem deve estar com uns 45mil Km rodados na maior parte em estradas- acho que não está na hora de abrir o bico). Troquei as cruzetas, luva+estriado novos, diferencial revisado (apesar de que pode ser ele também)...

Um dia ainda acho a causa... Mas vou tentar essa do coxim.
Obrigado pela dica.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Seg Set 04, 2006 11:37 pm, num total de 2 vezes
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Arkov
MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2005 11:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

nossa kra!
deve ser uma nota um cambio desse.
mas nao tem outro jeito ? tipo solda Tig sei la, tentar arrumar esse cambio?
isso não é normal, o cambio ficar todo trincado assim.

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S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
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