Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Suspensão dianteira da d20 4x4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Brucutu
MensagemEnviada: Qua Out 29, 2003 12:48 pm    Assunto: Suspensão dianteira da d20 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Olá! Gostaria de saber se algum frequentador deste fórum sabe como eu posso fazer para reforçar a suspensão dianteira da D20 4x4 (aquela com barras de torção). Tentei levantar a frente da minha atravéz da regulagem sob o chassis e o lado direito quebrou. Coloquei outra barra mas ela está cedendo tanto que vive no final do curso, o que fez trincar o braço inferior da suspensão. Estou pensando em adicionar outra mola (helicoidal) para complementar o serviço das barras mas o problema é o ponto de ancoragem para a dita cuja. Alguma sugestão?
_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qua Out 29, 2003 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Olá Brucutu,

Em primeiro lugar, em nome dos demais membros, seja bem vindo ao nosso site.

Minha sugestão é montar uma mola pneumática, como utilizado nos low rider e suspensão de ônibus leito. Talvez vc tenha que soldar uma bandeja e um suporte, vc pode mandar uma foto da suspensão ?

Vc ainda terá a vantagem de regular a altura de dentro da cabine Wink

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Brucutu
MensagemEnviada: Qua Out 29, 2003 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Obrigado pelas boas vindas!
Eu já pensei em usar os amortecedores traseiros da Suprema/Kadett GSi, que possuem uma bolsa inflável e que eram usadas para regular a altura destes veículos. Quanto à bolsa dos low-rider, o problema é o espaço. Vou providenciar fotos da minha suspensão e vocês verão como o espaço é pouco.
Abraços.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Edward Wasinski
MensagemEnviada: Sáb Dez 20, 2003 12:54 pm    Assunto: Re: Suspensão dianteira da d20 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 20 de Dezembro de 2003
Mensagens: 1

Brucutu escreveu:
Olá! Gostaria de saber se algum frequentador deste fórum sabe como eu posso fazer para reforçar a suspensão dianteira da D20 4x4 (aquela com barras de torção). Tentei levantar a frente da minha atravéz da regulagem sob o chassis e o lado direito quebrou. Coloquei outra barra mas ela está cedendo tanto que vive no final do curso, o que fez trincar o braço inferior da suspensão. Estou pensando em adicionar outra mola (helicoidal) para complementar o serviço das barras mas o problema é o ponto de ancoragem para a dita cuja. Alguma sugestão?


Amigos... tenho uma D20 cab simples 4x4 - com caixa de transf. engesa, e estou quase ficando sócio da DANA, dura no máximo 2 semanas as cruzetas do diferêncial que liga o câmbio à caixa de transferência...
Algém pode me dar alguma dica ?
abraços.. Confused

_________________
Edu
9196-2745
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sáb Dez 20, 2003 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Bem vindo Edu, aqui é o Fernando lá do Ibirapuera. Legal, agora o site já tem pelo menos 4 representantes da família 4X4 da série 10 e 20. Eu, você, Brucutu e o Trinity, rapaz para quem eu vendi a A20. Caso tenha mais alguém, manifeste-se.
Quanto às cruzetas, não posso lhe ajudar.
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Dez 21, 2003 5:11 am    Assunto: Cruzetas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edward

Vc quis dizer cruzetas do cardã que liga cambio à cx transf, e não cruzetas do diferencial.

Vc tb tem que dizer o que acontece com a cruzeta: desgasta, moe, escapa etc...

Podem ter 4 causas:

1) Cardã desbalanceado.

2) Uso inadequado da tração 4X4 (uso em terreno firme)

3) Subdimensionamento do conjunto. de projeto ou de repotencionamento do Motor (troca de motor para diesel)

4) Falta de lubrificação

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Edival
MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2003 2:37 pm    Assunto: Mais um representante A20 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2003
Mensagens: 94
Localização: Itajubá - MG

Ola pessoal
Tenho uma A20 4x4. Faz um ano que a possuo e curto muito. Gostaria de saber sobre o documento. A minha não consta 4x4 no documento e foi comprada de um leilão da Eletropaulo e reformada. Como estou pensando em mudar para um motor diesel, acho que terei problemas, alguem tem alguma informação ? O velho motor alcool 6 cilindros ja esta cansado e apresenta um cilindro com baixa compressão, por isto estou pensando em gastar um pouco mais e passar para diesel.

Gostaria de desejar a todos um Feliz 2004 e que possamos trocar muitas informações neste site.

Luiz Edival


Fernando Figueiredo escreveu:
Bem vindo Edu, aqui é o Fernando lá do Ibirapuera. Legal, agora o site já tem pelo menos 4 representantes da família 4X4 da série 10 e 20. Eu, você, Brucutu e o Trinity, rapaz para quem eu vendi a A20. Caso tenha mais alguém, manifeste-se.
Quanto às cruzetas, não posso lhe ajudar.
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2003 4:51 am    Assunto: 4X4 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Luís

Eu numca ouvi dizer de alguma complicação na fiscalização quanto a 4X4,
a não ser nos vaículos com capacidade de carga inferiores a 1000 kg.
Antigamente quando o IPVA era por categoria, um caminhão 6X4, pagava a mais ou menos.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Edward
MensagemEnviada: Qui Jan 08, 2004 8:08 am    Assunto: cruzetas do cardã central ( câmbio ~ cx transf. ) Responder com Citação

Visitante




Legal Kiko....
Então vamos eliminando :
1) Cardã desbalanceado : pode ser, estou substituindo por outro com cruzetas originais de D20, pois a atual é de D10 / Willys, o problema são as flanges do câmbio e caixa de transf. que não estou encontrando, pensei em fazer um transforme, usinando no torno, para trocar somente o miolo estriado.....

2) Uso inadequado da tração : Não - quebrando no asfalto com tração desligada, inclusive sem o cardâ dianteiro.

3) Subdimensionamento do sistema : pode ser também, por isso já estou substituindo pelo cardã com cruzetas corretas, apesar de já ter visto outras picapes com mesmo tipo de motor, e com 4x4, inclusive Veraneio, que é ainda + pesada, com as mesmas cruzetas pequenas ?????

4) Falta de lubrificante : acho que também não, toda vez que reponho as cruzetas, somente SPICER, lubrifico bem.... Percebi que quando monto com graxa azul pra rolamento, a cruzeta dura só uma semana, a última, montei com graxa grafitada para homicinética, e até agora não quebrou...

Oque percebi é que após rodar com o carro, o cardã central aquece muito, por este motivo prejudica a lubrificação que vai pro vinagre, e quebra somente nos copinhos ou castanhas que são fixadas pelos grampos, das flanges. As cruzetas que quebram ficam azuladas pela temperatura.

Desculpe pelo relatório....
Obrigado e abraços...
Voltar ao Topo
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Jan 09, 2004 10:24 am    Assunto: Cardan Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Wasinski , como está o alinhamento do cardan ?
Vc acompanha a colocação das cruzetas ? , elas tem que entrar sem forçar , por serem novas estão com todos os roletes , são pré lubrificadas ou tem pino graxeiro ??
A estria , que faz abrir e fechar , pode estar prendendo e limitando o curso , aí vai estourar todas que vc colocar , se for isso tem que aumentar um pouco o cardan ...

[]s ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Dom Jun 20, 2004 1:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

A mensagem é antiga, mas vale como informação.
4x4 no documento só o modelo original GM com barras de torção.
As feitas pela Envemo/Engesa não tem nada que indiquem 4x4, nem na numeração de chassis nem no documento.
Até mais
Fernando Figueiredo
D20 4x4 dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2004 9:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Fernando.
Minha D-20 é original da GM (com as tais barras de torção) mas no documento dela nunca constou este "detalhe". Não sei se isso se deve a desconhecimento do DETRAN-ES ou por não ser obrigatório.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 3:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Brucutu, Fernando e demais,

Retomando esse velho tema... Se vocês olharem com cuidado a "decodificação do NIV" no site, verá que as Custon S 4x4 de 1988 não tinham mesmo nenhum código que as diferenciasse, o que só veio a partir de 1989.

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Verdade Paulo,
tomei por base a D20 4x4 original que tive por algumas horas. Isso mesmo, algumas horas e no documento constava 4x4, mas era uma 89/90.
Essa história é até engraçada. Peço licença para contar.
Acertei a compra de uma D20 no domingo. Na segunda fui ao mecânico e ao banco. Não tinha onde guardar, então levei ao meu serviço para guardá-la. O presidente de onde trabalhava chegou em mim e disse:
Quanto você quer pela D20?
Pô, não tinha dirigido nem 50 km e a D20 já tinha outro dono.
Só posso dizer que ela era como uma D20 4x2, super macia. Bem diferente da 4x4 engesa.

Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luiz Sellmann
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 19 de Outubro de 2004
Mensagens: 18
Localização: Niteroi/RJ

Aproveitando o topico, Fernando.
Como e o comportamento dinamico da Linha 20 com o sistema Ensega.
A A-20 4x2 que temos, assim como outras que ja diriji, tem um coeficiente estabilidade x conforto muito bom para um "utilitario", permitindo bons abusos na condução. Mas, a 4x4 Engesa, com uma modificação tão prufunda na suspenssão, ainda agravado pelo fato de usar feixes curtos, eu não faço ideia do comportamento.

Abraços a Todos.

_________________
Luiz
A-20 Custom 86/87
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB