|
 |
|
Garfo da Embreagem |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Dez 10, 2005 1:17 pm Assunto: Garfo da Embreagem |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
dias atrás estava no funeca para ver um serviço na picape. Conversa vai conversa vem e ele me relatou de um problema que sempre teve com as picapes GM: o garfo da embreagem torto para trás(sentido do acionamento). Segundo ele, com o uso o garfo vai entortando para trás e com isso a embreagem perde curso, desgastando mais rápido(geralmente quebra do disco). Ao olharmos a minha picape realmente o garfo estava torto para trás e segundo o camarada, tinham até cortado um pedaço da caixa seca para dar curso.
Como tive problemas recentemente com a embreagem, levei-a ao meca e ele disse que o garfo é torto mesmo e que estaria tudo normal. Bom ao olhar melhor em casa, a caixa seca não parecia ter sido cortada não, se foi, o serviço ficou 10, sem rebarba nenhuma.
Como o garfo é o mesmo desde a C-14 até a Silverado gostaria de saber se procede o relato ou não.
Ah, outra coisa que notei na C-10, é que o garfo tá com um jogo vertical. Perguntei ao meca se num o encaixe no rolamento, ele falou que era normal e que tinha que ter um jogo para o movimento do garfo. Procede também?
Ah, desculpem pela bÃblia, mas não consegui resumir...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Dez 11, 2005 12:43 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Sabe que eu nunca reparei nisso, Thales? Até porque aquela coifa que protege o garfo não permite ver se ela está empenada ou não.
Vou verificar quando o carro estiver na garagem... _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Dez 11, 2005 6:37 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Nunca ouvi falar disto.
Nas 6 picapes que tenho/tive, nunca aconteceu isto.
Algumas considerações:
1- Embreagem dura: está na hora de limpar ou trocar conforme a analise.
2- Falta de curso de acionemento: está na hora de trocar o conjunto da embreagem.
3- Existem alguns modelos de garfos diferentes para modelos/ano de picapes.
4- Se o garfo está gasta no encaixe de acionamento do ralamento, pode ser enchido com solda.
5- O mecanico tem mania de aumentar as coisas.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Leonardo Truccolo |
Enviada: Dom Dez 11, 2005 9:15 pm Assunto: Re: Garfo da Embreagem |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Fevereiro de 2005 Mensagens: 20 Localização: Porto Alegre - RS
|
Thales Pimenta escreveu: |
Olá pessoall,
Como o garfo é o mesmo desde a C-14 até a Silverado gostaria de saber se procede o relato ou não.
[]'s
Thales |
Olá Thales:
Tem certeza q o garfo da embreagem da C10 é o mesmo da Silverado?
Pergunto isso, pois no meu novo motor, de Silverado, tá faltando o garfo.
E o resto da embreagem, será q é igual?
[]´s _________________ Leonardo,
CJ2A - 1948
CJ3B - 1953
C 10 - 1973
Porto Alegre - RS
www.4x4brasil.com.br |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Dez 12, 2005 7:01 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
hoje fui numa auto-peças ver como é o garfo original. Tava retinho, era da Flaus. Só não vi original GM porque não tinha nenhum modelo.
Sekiya, na minha tá fácil porque a minha tá sem a coifa e o cartinho.
Kiko, o conjunto da embreagem tá novo e para mim está macio. quanto ao preenchimento com solda, tem que tirar a peça do lugar né... aà vai ter que de$cer o câmbio...
Os garfos, pelo catálogo tem 2 números:07363694 e 93291219. O 1º vai das C-14 até, passa por todas as A/C/D-20 e chega num modelo da Silverado. Consta também nos modelos de caminhões 85~. O 2º entra na Silverado. O 2º número consta como peça substitutiva para o 1º(todos os modelos), portanto deve servir...
Mas interessante que no site da flaus, tem dois modelos, um para A/C/D-10 e outro para A/C/D-20 e Silverado. E agora??
Leonardo, se o platô/disco for de 11" serve sim. Se for de 10" não. O disco tem que ver se casa com câmbio. Como saber qual o seu só medindo. Já o rolamento serve, seja qual for.
[]'s
|
|
 |
Eduardo Valaretto |
Enviada: Sex Dez 16, 2005 9:59 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2005 Mensagens: 89 Localização: Ilhéus - Bahia
|
O Sr. Kiko em mensagem anterior falou sobre limpar a embreagem.
Nunca soube que se limpava embreagem, quando deve ser limpa?
Quais os sintomas que indicam a necessidade de limpeza?
Obrigado pela atenção.
Eduardo Valaretto. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Dez 18, 2005 5:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Eduardo
O próprio pó originado do desgate do disco começa a calçar o movimento do chapeu chines, deixando o movimento mais duros.
A remoção destes pós, melhora sensÃvelmente o movimento.
Aproveite para lubrificar a parte de contato do chapeu chines com o rolamento e eixo piloto com pouquinho de graxa à base de bissulfeto de molibidenio.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Jun 27, 2006 5:59 pm Assunto: Re: Garfo da Embreagem |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Thales Pimenta escreveu: |
Ah, outra coisa que notei na C-10, é que o garfo tá com um jogo vertical. Perguntei ao meca se num o encaixe no rolamento, ele falou que era normal e que tinha que ter um jogo para o movimento do garfo. Procede também? |
Thales, a Veraneio ficou aqui e pude verificar o garfo. Não deu para vê-lo por inteiro mas acho que ele é reto mesmo.
Quanto a folga vertical, a da Veraneio também tem. Inclusive o garfo fica bem solto (em todas as direções). Fiquei com essa dúvida se isso é normal ou não. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jun 28, 2006 10:34 pm Assunto: |
|
|

|
Retirado de outro tópico:
LeonanFL escreveu: |
Eu sei que se o acionamento hidraulico da embreagem quebrar, vc ta na mão.
Mas concordo com o Sr Kiko, desde 94 que usamos D20 com embreagem hidraulica, apenas uma delas
deu defeito, e era uma camionete que a gente usava pra pegar bezerro no pasto, entrava em esparrela e tudo mais.
E as de cabo, sempre tinhamos que trocar o cabo, o grafo entortava, etc. |
Pelo jeito o problema não é só na minha C-10 não. Leonan pode dar sua opinião/esclarecimento sobre isso?
Sekiya, olhando sem estar de baixo da picape, parece que tá reto mesmo. Creio que com a coifa, tenha-se essa visão também, pois a coifa vai cobrir uma parte do garfo, justamente perto do rolamento, onde não entorta...
[]'s
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qua Jun 28, 2006 11:30 pm Assunto: |
|
|

|
Eu retirei a coifa para ver.
Mas o que deu para notar mesmo é a folga que fica. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|