Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Suburban K2500 6.5 Diesel 4x4 - Tópico final! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
AlissonWagemacher
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 12:59 am    Assunto: Suburban K2500 6.5 Diesel 4x4 - Tópico final! Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012
Mensagens: 1830
Localização: Belém/PA

Vcs acham mesmo que eu ia vender a GB e ficar sem alguma picape GM ou da ''família Silverado''???

Erraram feio!

Apresento a vcs um sonho que me persegue a uns 15 anos, um carro que me fez começar a olhar pra Grand Blazer (já que a carroceria é da Tahoe, irmã menor): Suburban K2500 V8 Detroit Diesel 4x4!

Um belo dia estava almoçando com a patroa, quando um jovem chamado Cursino me manda um link de uma Suburban, de primeira com toda sinceridade nem dei muita atenção pois achei que era V8 gasolina, nada contra, mas queria outra coisa que parecesse de longe com a GB mas que fosse diesel, afinal amo viajar de carro, mas entre uma garfada e outra fui abrindo o link, e meus olhos foram direto nas rodas, na hora falei pra patroa PUUUT#$%@%! RIU uma K2500!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pra mim até então era um carro impossível de achar por aqui, por ser diesel, automática, 4x4 e preta.

Larguei minha comida pela metade e liguei na hora pro dono, mas não consegui falar, nem consegui terminar de comer o resto da comida (mentira, dei um minuto comi tudo e ainda pedi uma sobremesa).

Um tempo depois o dono me retorna, explica a situação que o carro é do pai dele, que o pai dele tem uma certa idade e não dirige mais, e que ele tem mais de 15 carros, sim 15 carros, inclusive me mandou a foto de vários, coisas tipo Camaro antigo, Jaguar, BMW inclusive outra Suburban porém gasolina e etc...

Os contras, o pai dele por não dirigir mais com frequência não tinha mais dado tanta atenção pro carro, deixando ela com a pintura queimada em alguns pontos, retrovisor quebrado, parabrisa trincado, porém lataria extremamente alinhada, internamente painel começando a quebrar, mas comentar sobre esse painel é tipo dizer que a água é molhada, que o fogo é quente e essas coisas, o resto todo bem sujo, porém com tudo no lugar.

Dei uma chorada e consegui a metade do valor de uma em estado muito bom, sendo que a mecânica até agora parece perfeita.

Não tirei muitas fotos até agora, e não fiz muita coisa, na verdade encomendei várias, mas ainda falta chegar.

Vamos as fotos!

Essas são do anúncio:

















Essa é a primeira foto depois de 10 minutos com ela!



E no outro dia já peguei um trecho de estrada pra resolver algumas coisas







Vamos as impressões!

Posso resumir em uma palavra? Revoltante e SENSACIONAL!!!!

Mas pq revoltante? pq simplesmente fico revoltado ao ter contato com carros legítimos de outros países, percebo o quanto somos sacaneados por esse país imundo, um carro de 1995 com opcionais que em 1998 quando vieram as GB's não colocaram, saídas de ar no teto, air bag, câmbio automático, tração 4x4, um motor suave, forte e que já tem até gerenciamento eletrônico e etc...

E pq sensacional? pq parece um carro gasolina andando, não vibra nem parado muito menos andando, ruído do motor dentro da cabine é quase nulo, to falando sério, andando sem dar giro não se ouve ruído algum do motor, suavidade incrível na troca de marchas, agora o que mais me impressionou foi a suspensão, me sinto andando num carro pequeno, fiz os mesmos trajetos que fazia na GB e a diferença nem da pra começar a comparar, parece que to andando num colchão d'agua ambulante, porém é muito firme em curvas e freia muuuuuito bem (o sistema de freio é o tal hidrobuster igual a F250)
Outro detalhe que notei que de início achei que era impressão, são alguns acabamentos internos, porta luvas mais firme, acabamentos de porta com textura nitidamente diferente e mais resistente (não entendo como, pois o da minha GB era Made in Canada) até a batida de todas as portas é diferente, enfim é uma sensação estranha, um carro igual, porém diferente nesses pequenos detalhes que só quem andou muito em uma consegue perceber.

Mas nem tudo são flores né? que comecem os gastos Mad
Detalhe pro galão de 20 litros de fluído de arrefecimento, o carro pega simplesmente 27 litros no total Shocked



Óleo pro diferencial, o manual manda usar 80W90 GL5 nos dois diferenciais, o jumento aqui fez o favor de não tirar fotos do traseiro aberto, pois precisa tirar a tampa pra trocar, mas não difere tanto do da GB, pelo menos no visual!



Filtro de ar é o mesmo da Silverado nacional



Fiz a troca de filtro de combustível que vai no motor também (são 2 filtros, logo abaixo explico)

O antigo tava com sujeira ao meu ver aceitável



Esse filtro que é meio tenso, só serve esse específico pro carro, já pedi um estoque da rockauto!



E depois de tirar a capa ''Turbo Power'' ele se encontra na traseira do motor



Troquei também o filtro que fica abaixo da cabine, adaptado mas tem, ótimo, pois se não tivesse eu iria por.



Um detalhe no carro que achei muito legal, é dele ser dotado de bomba elétrica pro diesel (isso é original e padrão), coisa que muita gente me critica até hj quando falo que uso nos Sprint, mesmo contanto sobre os ótimos resultados.

Notem que os dois fios estão com uma fita isolante novinha, essa já fui eu que coloquei, pois tinha uma antiga e não tinha entendido até então pq esses fios estavam descascados, a idéia é alimentar direto a bomba elétrica quando se troca os filtros, pois senão não enche nunca com diesel os filtros, o do chassi até da pra por diesel antes de montar, mas o do motor não tem como, e como essa bomba elétrica é alimentada pelo sensor de pressão de óleo do motor, se o motor não estiver ligado não tem combustível.



Resolvi também um problema que é crônico desses motores, que é quebrar os parafusos do arranque, fazendo ele simplesmente cair do lugar, o problema é que o modo que o arranque é preso, usa os dois parafusos dianteiros pra suportar só o peso da frente do arranque, e o peso da traseira dele que é o maior fica todo no suporte, e o suporte original é fraco e racha, ou então quando mexem não montam o suporte de volta pelo acesso extremamente chato.

Olhem como estava o suporte, o arranque tava no ponto de ir pro chão, quebrando os dois parafusos dentro do bloco.



Dai arrumei uma cantoneira dando bobeira no quintal da época da construção, e com ajuda da lixadeira e uma furadeira fiz o outro suporte.



Ele fica exatamente desse jeito quando no lugar, reparem que ele fica preso no bloco, e ai na foto está justo no ângulo do ''V'' do motor.



Aqui testando primeiro o suporte sem o arranque
(Tem o vazamentinho de óleo, vai ficar muito tempo ai, pq não vou desmontar metade do motor pra trocar essas juntas da tampa de válvulas agora Laughing )



Já com o arranque no lugar, até o ruído da partida mudou, ou seja, ou ia quebrar o flexplate do conversor ou o arranque ia cair.



Fiz um vídeo ligando o carro no dia que peguei, pena que tava a noite, o plug da luz do motor tava desligado (só depois descobri que era esse o motivo da lâmpada não ligar) mas logo que estiver mais simpática faço mais vídeos.

https://www.youtube.com/watch?v=KJ6061Id-BE

Bom, por enquanto é só isso, essa semana espero que chegue o filtro de óleo do câmbio e sua junta, e as ponteiras e pivôs de direção.

Queria agradecer especialmente ao Cursino pela dica do carro, era disso que eu precisava, de pensar que cogitei comprar tanto carro tosco depois de vender a GB!

E ao Junior Silverio (nem sei se ele faz parte daqui do fórum, mas no grupo do face ele tá) pois ele tem uma GMC Sierra com a mesma mecânica da Suburban e o cara ta me ajudando com dicas de uma forma sem igual, todo santo dia perturbo o coitado.

Abraços

_________________

Suburban 95 K2500 4x4 6.5 V8 Diesel http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10023
F250 MWM 01
EX: Grand Blazer MWM 98/99
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10022


Editado pela última vez por AlissonWagemacher em Seg Jan 11, 2016 7:09 pm, num total de 3 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 6:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Alisson, parabéns pela viatura.
Tenho um amigo que tinha uma sierra com esse motor, o som dele é uma coisa maravilhosa, da a impressão que ligaram um trator carterpilar, uma vez eu troquei uma pastilha de água deste motor, só que esse amigo encheu o carro de gambiarra e gatilhos, desanimou e vendeu.
Agora o FBI, abriu um escritório em Belém.
Show de carro.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 7:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

tb acho legal demais, ja andei numa irmã desta sua, mais era mais nova 2004, anda muito, e o mais legal, foi o primeiro cambio automatico que não reclamei, pois não é indeciso, depois veio ram e outras mais modernas que tb são, mais ela foi a primeira
parabem pela interpol, pois FBI ja ta no rio

_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 10:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Que legal cara! Parabéns pela aquisição, e que bom que a venda da GB foi pra subir de nível. Quando você me falou que vinha coisa boa, eu fiquei empolgado, pois confio nas tuas escolhas!!

As dúvidas:
Qual o consumo?
A alavanca do 4x4 ainda é "mecânica" ou nesse modelo já era uma alavanca "virtual", como a chave seletora dos câmbios auto?
Os faróis auxiliares dão conta da iluminação fraca dos principais?
Não sentiu falta dos espelhos maiores? (eu providenciaria os nacionais, gosto muito deles)

Eu só não sonho com a Suburban pois acho ela muito grande pro uso que pretendo fazer... A Tahoe seria melhor pra mim, embora uma Tahoe 4 portas seja bem difícil de encontrar no brasil.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Nathan Algren
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Parabéns novamente amigo, sucesso !!! Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
miguel g.rivello
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 759
Localização: Rio Bonito RJ

Linda a Suburban !!
Já to imaginando como vai ficar...........
Parabéns
Um abraço

_________________
D20 CD CUSTOM S - S4T kit super LDA / Grand Blazer Dlx 4.2 kit super LDA /Corolla Xei
/Hilux SW4 /Ranger limited 3.2 AT/Pajero Dakar /L200 Triton Savana
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
AlissonWagemacher
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012
Mensagens: 1830
Localização: Belém/PA

César,

Realmente o som da marcha lenta desse motor é DEEEEMAAAISSS, não sei quantos lembram, mas no conteúdo anterior do fórum algumas vezes postei alguns vídeos gringos desse motor, ficava viajando assistindo, mas nunca imaginei ter um, como o mundo da voltas...

Salles,

Acho que vc andou então em uma igual do Machado né? pq esse modelo da minha foi só até o ano 2000, vc pode ter andando numa Duramax com o câmbio Allison, dizem que esse conjunto beira a perfeição.
Mas se era igual a minha mesmo, seguindo o desenho das Silverado igual a nacional, o motor era o mesmo, só o câmbio que fica a dúvida se era o 4L80E igual a minha ou o 4L60E das 6.5 porém 4x2, mas enfim, é um câmbio muito bem resolvido realmente, fora que dizem ser extremamente resistente.

Furini,

Sabia que vinha coisa boa, confia em mim, sei... vc bem pensou; lá vem cagada hauhauhau
O consumo não faço ideia, nem cheguei a abastecer o carro, andei apenas uns 40km em dois dias e desde então está parada, to fazendo uma boa revisão.

A alavanca do 4x4 é mecânica sim, vai um cabo pra dentro da caixa de transferência, as pós 97 se não me engano, tem dois botões ali por onde fica a abertura elétrica da mala, e a alavanca sumiu do assoalho.

Os faróis auxiliares nem usei ainda, mas cara os faróis principais iluminam MUITO, e olha que estão amarelados, vai saber o pq, pois a diferença com relação a iluminação da GB, mesmo com projetor, digo que é fácil uns 80% a mais.

Sobre os espelhos achei muito melhores que os originais da GB, eles são um pouco côncavos e não sei se vc percebeu, são bem esticados, já vi algumas americanas que o espelho é mais curto, deve ser pelo fato de ser K2500.

Sobre o tamanho, concordo, quando vendi a GB estava procurando alguma suv menor, mas não me interessei por nenhuma, na verdade o que me interessei não podia pagar. Seria perfeito se tivesse uma Tahoe com essa mecânica e opcionais por nossas terras, na certa eu teria pego uma.

Nathan,

Valeu amigo!!!

Miguel,

Valeu amigo, mas devo dizer que essa vai beirar o mais perto do original sempre, não terá nada fosco, não vou mexer em lanternas, faróis e etc, quero só melhorar o escape e por uns pneus legais!

_________________

Suburban 95 K2500 4x4 6.5 V8 Diesel http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10023
F250 MWM 01
EX: Grand Blazer MWM 98/99
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10022
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
ewerton
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Parabéns pela nave. Gostei dessas rodas e com o jogo de pneu que decerto vai por........ só imagino.

Na bomba de combustível, onde está isolado agora, não seria interessante puxar uma chave até o cofre do motor para fazer sangria quando precisar?

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
AlissonWagemacher
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012
Mensagens: 1830
Localização: Belém/PA

Ewerton,

Gosto demais dessas rodas também cara, confesso que não troco por outras tão cedo, ou nunca!

Sobre a chave, o amigo que citei acima que tem uma Sierra e me dá as dicas, disse que a dele tinha uma chave no cofre, e que ele retirou e colocou direto no pós chave pra não ficar nada aparecendo.

São duas opções, por hora não mexi afinal de contas vai demorar pra mexer nesse filtro de novo, mas quem sabe na próxima parto pra uma das duas alternativas.

_________________

Suburban 95 K2500 4x4 6.5 V8 Diesel http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10023
F250 MWM 01
EX: Grand Blazer MWM 98/99
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10022
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
ewerton
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Já tem uma solução técnica no pós chave então . No cofre é prático porque consegue fazer a sangria sozinho. Pode por em um lugar que não fique visível e só quem sabe que tem acha. Mas ai é uma questão pessoal.

Quantos km vc usou a bba elétrica na GB?

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
AlissonWagemacher
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 10:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012
Mensagens: 1830
Localização: Belém/PA

Pois é Ewerton, já tem essa solução, ele disse na verdade que deixou ligado a muito tempo no pós chave e assim está até hj, e não mais ativado pelo sensor de pressão de óleo, pois pelo que vi esse sensor adora dar pau, ai se ficar dando anomalia, a bomba é cortada e lá vem chatisse né!

Na GB usei pelo menos por uns 25 mil kms, e assim está até hj na mão do atual dono.

To usando na 250 tbm, nela já tem uns 8 mil kms!

_________________

Suburban 95 K2500 4x4 6.5 V8 Diesel http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10023
F250 MWM 01
EX: Grand Blazer MWM 98/99
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10022
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

AlissonWagemacher escreveu:

Sabia que vinha coisa boa, confia em mim, sei... vc bem pensou; lá vem cagada hauhauhau

Haha, pior que não, você é um dos poucos que eu confio nas escolhas!

AlissonWagemacher escreveu:
O consumo não faço ideia, nem cheguei a abastecer o carro, andei apenas uns 40km em dois dias e desde então está parada, to fazendo uma boa revisão.

Ahhh bom, achei que tava usando todo dia desde que comprou.

AlissonWagemacher escreveu:
A alavanca do 4x4 é mecânica sim, vai um cabo pra dentro da caixa de transferência, as pós 97 se não me engano, tem dois botões ali por onde fica a abertura elétrica da mala, e a alavanca sumiu do assoalho.

Ótimo... É justamente as de alavanca que eu quero.

AlissonWagemacher escreveu:
Os faróis auxiliares nem usei ainda, mas cara os faróis principais iluminam MUITO, e olha que estão amarelados, vai saber o pq, pois a diferença com relação a iluminação da GB, mesmo com projetor, digo que é fácil uns 80% a mais.

Que bom! Então a falha de iluminação era só aqui!!

AlissonWagemacher escreveu:
Sobre os espelhos achei muito melhores que os originais da GB, eles são um pouco côncavos e não sei se vc percebeu, são bem esticados, já vi algumas americanas que o espelho é mais curto, deve ser pelo fato de ser K2500.

Interessante, sempre gostei muito dos espelhos originais da Silverado pelo tamanho, achei que esses americanos seriam inferiores por serem menores. Legal, mais um ponto a favor!

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 11:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

[quote="Fernando furini"][quote="AlissonWagemacher"]

AlissonWagemacher escreveu:
Os faróis auxiliares nem usei ainda, mas cara os faróis principais iluminam MUITO, e olha que estão amarelados, vai saber o pq, pois a diferença com relação a iluminação da GB, mesmo com projetor, digo que é fácil uns 80% a mais.

Que bom! Então a falha de iluminação era só aqui!!



Será que esse farol cabe nas Silver? Já vi pessoal reclamando da iluminação delas.


Não sei se é o mesmo.
http://www.ebay.com/itm/LED-BUMPER-CORNER-HEADLIGHTS-BLACK-CLEAR-CHEVY-SUBURBAN-C-K-1500-2500-88-93-/151343544921?hash=item233cc73a59&vxp=mtr

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Lawrence
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Mai de 2010
Mensagens: 1573
Localização: Vila Velha

Bela vtr.

Só não entendo o gosto americano pela alavanca na coluna de direção.



Att Lawrence Henle

_________________
S10 CD 2.8 CTDI LT 2013/2013 4X2

Ex S10 CD 2.8 TDI STD 2003/2003 4X4
Ex S10 CS 2.2 EFI STD 1997/1997 4X2
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 10:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Assim o passageiro do meio vai bem mais confortável!

Alisson, esse é mais um tópico que vou acompanhar ansioso por novas postagens hehe

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 7
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB