Autor |
Mensagem
|
Petrus Veldt |
Enviada: Qua Ago 05, 2015 12:56 pm Assunto: Pirômetro, pressão e temp de óleo |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Pessoal, to pensando em colocar mais uns instrumentos na D20 pra ajudar a monitorar o S4.
A idéia é colocar instrumentos dentro do porta luvas, pirômetro, temp de óleo e pressão de óleo, escondidos para não poluir o visual. Não gosto de relógios na coluna nem em cima de painel, fica muito xuning pro meu gosto hehe.
Ah Petrus, mas aí no porta luvas vc nem vai ver os relógios!
Calma pessoal, a ideia é deixar os relógios lá e quando for testar algo novo ou quando sentir o motor estranho por algum motivo dar uma olhada lá.
Hoje eu não tenho ideia da temperatura do óleo do meu motor por exemplo, uma vez que eu testar em subidas e no dia a dia saberei se preciso ou não de radiador de óleo. Caso não precise, eu fecho o porta luvas e só vou olhar de novo se desconfiar de algo, se mudar alguma coisa ou for passar por uma situação de estresse pro motor.
Gostaria da opinião dos senhores, recomendam algum outro instrumento?
Além disso, alguém sabe a faixa de trabalho normal de pressão de óleo, temperatura de óleo e temperatura dos gases de escape?
Agradeço desde já!
Abraços _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
RoadRunner |
Enviada: Qua Ago 05, 2015 8:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007 Mensagens: 1055 Localização: Interior - PR
|
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Qua Ago 05, 2015 9:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Valeu Fernando! _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Qui Ago 06, 2015 8:57 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16160 Localização: SÃO PAULO
|
eu nem perderia meu tempo, pois escondidos vc não tem os parametros em tempo real, então pra que te-los se não da pra vizualizar, pra depois que fundir o motor??? _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
|
 |
MarcusPaulonc |
Enviada: Qui Ago 06, 2015 1:29 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 5 de Junho de 2012 Mensagens: 713 Localização: Serro MG
|
A cara,escondido eu acho meio fraco
Pode acontecer algo e antes de voce ver a cagada ficar pronta
Vou colocar todos esses instrumentos,mas vou enfia los painel à dentro e deixa los com boa visão.
Como deve dar pra perceber,não ligo muito com a questão de originalidade hehe _________________ Meu filho!
O melhor presente que Deus podia me dar |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Qui Ago 06, 2015 1:31 pm Assunto: |
|
|

|
a ideia é deixar os relógios lá e quando for testar algo novo ou quando sentir o motor estranho por algum motivo dar uma olhada lá.
Hoje eu não tenho ideia da temperatura do óleo do meu motor por exemplo, uma vez que eu testar em subidas e no dia a dia saberei se preciso ou não de radiador de óleo. Caso não precise, eu fecho o porta luvas e só vou olhar de novo se desconfiar de algo, se mudar alguma coisa ou for passar por uma situação de estresse pro motor.
Tem gente q põe manômetro de turbo só quando mexe em uma regulagem pra ver como ficou e depois tira.
Tem gente q coloca um scanner na injeção e sai rodar pra ver como se.comporta, mas não deixa o scanner lá.
A idéia é a mesma. _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Qui Ago 06, 2015 1:32 pm Assunto: |
|
|

|
MarcusPaulonc escreveu: |
A cara,escondido eu acho meio fraco
Pode acontecer algo e antes de voce ver a cagada ficar pronta
Vou colocar todos esses instrumentos,mas vou enfia los painel à dentro e deixa los com boa visão.
Como deve dar pra perceber,não ligo muito com a questão de originalidade hehe |
Que é melhor sem dúvidas, mas o visual fica muito poluído pró meu gosto.
E é melhor q hj q não tenho nada. _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 10:08 am Assunto: |
|
|

|
Bom, achei os valores que estava procurando.
Serve para futuras pesquisas
Temp trabalho do óleo em torno de 80-90 graus
Temp dos gases de escape, até 700 graus, mas não é bom ficar muito tempo nessa faixa, o ideal é manter abaixo de 550 mais ou menos.
Pressão de óleo vi que o Fernando RR usou um manômetro de 10kg no S4 _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 11:48 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16160 Localização: SÃO PAULO
|
petrus cada um cada um, mais como esses relogios não tem memoria, me desculpe insistir, mais é investimento bobo, é mais ou menos como vc deixar a luz do oleo tb escondida, então ou tem acessivel, ou não tem.. _________________ CARLOS SALLESPICKUP
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 12:28 pm Assunto: |
|
|

|
Bom, vou dar o exemplo da temperatura de óleo de novo.
Hoje eu não tenho nem ideia da temperatura do óleo do meu motor.
Ele não tem resfriador nem radiador, acho que precisa por, mas como ter certeza?
Medindo a temperatura do óleo
Pra fazer isso precisaria de um termômetro emprestado e testar a caminhonete em situações de carga, testar parado não adianta. Uma vez sabendo a temperatura que atinge posso dizer se precisa ou não de radiador.
Aí colocando um radiador, depois precisa testar pra ver se realmente fez o efeito desejado, aí teria q emprestar e instalar o manômetro de novo.
No futuro, pode ser que troque minha turbina, mude o comando, sei lá. aí vou ficar na dúvida se o radiador ainda tá dando conta.
aí vai emprestar o termômetro de novo...
Então, ao invés de ficar tirando e colocando pra testar, já deixa fixo no porta luvas, qualquer alteração que eu fizer, é só abrir ali e testar em situação de estresse, uma vez que eu sei a temp máxima que chega, fecha o porta luvas e pronto, fica sem incomodar ali.
Acredito que agora eu tenha sido mais claro.
Por um acaso estava vendo fotos de uns Opalas hoje e vi um com relógios no centro do painel, na parte inferior
Aí pensei em por na D20 embaixo do cinzeiro, não fica tão chamativo..
Mas estou na dúvida ainda.. _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 12:37 pm Assunto: |
|
|

|
ai sim fica legal....
e eu ja tinha entendido _________________ CARLOS SALLESPICKUP
|
|
 |
MarcusPaulonc |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 5:20 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 5 de Junho de 2012 Mensagens: 713 Localização: Serro MG
|
é esse o lugar em Petrus,bem visivel e não bagunça demais o interior _________________ Meu filho!
O melhor presente que Deus podia me dar |
|
|
 |
ewerton |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 10:53 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
|
Também acho que fica legal assim. Fica ruim se forem relógios muito cheios de gueri gueri. tava lá no tópico da 20tona vendo as ultimas fotos e não tem muita alternativa de local. Talvez um console pequeno em frente ao câmbio. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Ago 07, 2015 11:03 pm Assunto: |
|
|

|
Pois é ewerton, pensei em fazer um suportezinho tipo o desse opala da foto.
Tava olhando hoje e nada tampa a visão pra olhar pra eles, mas claro que não fica tão ao alcance da vista...
Estou amadurecendo a ideia _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
ewerton |
Enviada: Sáb Ago 08, 2015 10:43 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
|
Não sei se é uma possibilidade, mas do lado esquerdo da coluna se reposicionasse os botões que tem ali (farol, alerta,etc...) alinhados na parte de cima e os relógios alinhados abaixo.
Onde vc vai fazer a ligação da pressão de óleo? Tava vendo esses dias que pode por no bujão de óleo. Coloquei o relógio já fazem dias mas ainda não liguei. Vi hoje o sensor por R$10,00. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
|