Autor |
Mensagem
|
Garon |
Enviada: Qua Jul 27, 2005 6:39 pm Assunto: ... |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 3:16 pm, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 27, 2005 7:14 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Isso mesmo.
A confiabilidade nos carros daqui é muito maior do que em SP, por exemplo. Os daqui valem mais, mas geralmente valem cada centavo investido. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Overland |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 12:41 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
|
Os motores 4.8 (292) são derivados dos 4.3 (261) e não dos 4.1 (250). Os dois primeiros tem 5 mancais enquanto o último (do Opala) tem 7 mancais. Aliás a posição do distribuidor dos dois primeiros está mais ou menos centralizada no bloco enquanto do Opala fica próximo à tampa da engrenagem do comando de válvulas.
Os caminhões mais antigos utilizava motores 261 e mais tarde os 292. Os com faróis quadrados utilizaram o 292, tanto álcool como gasolina.
Acredito que o torque seja maior que 34,7kgfm, pois esses valores são do motor 261. Os caminhões dos Bombeiros aqui da cidade utilizavam esses motores (261) até pouco tempo atrás e os caminhões arrancavam bem e também desenvolviam boa velocidade mesmo carregados de água até a boca e segundo informaram tinha consumo em torno de 2 a 2,5km/L na gasolina. Os 292 então andavam bem melhor. Os motores a álcool são conhecidos por equipar os caminhões canavieiros.
Outro detalhe é que ambos os motores até podem ser adaptados em Opala, com modificação nos suportes e isso nos Opala antigos (até 1979), pois nos modelos pós-80 não cabem, são bem mais altos.
Esses motores foram utilizados nos caminhões C60, 11.000, 12.000, 13.000, 14.000, 19.000, 21.000 e 22.000 _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 4:40 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Desculpa, mas você está enganado em vários pontos.
Overland escreveu: |
Os motores 4.8 (292) são derivados dos 4.3 (261) e não dos 4.1 (250). |
O 292 é derivado do 250 sim, e é bem diferente do 261. Até o cabeçote do 292 é o mesmo do 250. O 292 é um 250 com bloco mais alto pra usar curso mais longo.
Citação: |
Os dois primeiros tem 5 mancais enquanto o último (do Opala) tem 7 mancais. |
Não. 250 e 292 têm 7 mancais enquando o 261 tem 5. Tanto é, que se coloca virabrequim de 292 em 250.
Citação: |
Os caminhões mais antigos utilizava motores 261 e mais tarde os 292. |
Isso faz sentido.
Citação: |
Os com faróis quadrados utilizaram o 292, tanto álcool como gasolina. |
Correto.
Citação: |
Acredito que o torque seja maior que 34,7kgfm, pois esses valores são do motor 261. |
Não. Esse torque é exatamente do 292 a álcool de 85. Está no pequeno manual que tenho sobre esse caminhão.
Citação: |
Outro detalhe é que ambos os motores até podem ser adaptados em Opala, com modificação nos suportes e isso nos Opala antigos (até 1979), pois nos modelos pós-80 não cabem, são bem mais altos. |
Sabe como é brasileiro... Sempre dá um jeitinho. Tem um Opala 87 usando um motor 292, mas é complicado mesmo. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Wander |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 4:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Overland |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 7:03 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
|
Tens razão quanto ao cabeçote, no entanto o Opala teve dois cabeçotes diferentes, um igual ao do 292 e outro diferente.
Agora não entendo como se poderia utilizar o virabrequim com um curso maior no motor 250, visto que os pistões ultrapassariam o topo do bloco.
E o motor 292 é derivado do 250 e com 7 mancais, eu estava com o outro motor em mente quando escrevi.
Inclusive existe literatura com várias dicas de preparação para os motores 292, utilizados nos EUA. _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 10:02 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Overland escreveu: |
Agora não entendo como se poderia utilizar o virabrequim com um curso maior no motor 250, visto que os pistões ultrapassariam o topo do bloco. |
Isso é muitÃssimo simples. O mesmÃssimo caso acontece entre os motores 2.0 e 2.2 da GM. O bloco é o mesmo, mas o curso de um deles é bem maior. Os pistões também ultrapassariam o topo do bloco. É só usar pistão com pino mais em direção ao topo e/ou bielas mais curtas.
Pra praticamente tudo existe um jeito... Hehehe... Em preparação o pessoal faz uma salada enorme de motores. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Overland |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 5:57 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
|
Pra quase tudo existe jeito, pois segundo alguns preparadores e alguns pilotos de arrancada que tenho contato, aqui na prática não seria possÃvel, pois esses pistões "diferentes" não existem nem bielas. Teria que forjar peças especificamente para o devido fim.
Aà como você falou, tudo se dá um jeito. Fico aqui imaginando porque o famoso piloto Scort com o Opala mais potente do mundo não utilizou esse método já que investia rios de dinheiro no Opala dele. _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 7:30 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Overland escreveu: |
pois segundo alguns preparadores e alguns pilotos de arrancada que tenho contato, aqui na prática não seria possÃvel, pois esses pistões "diferentes" não existem nem bielas. Teria que forjar peças especificamente para o devido fim. |
Acho que não precisa ser peça sob encomenda, pois eu já vi uns caras fazendo essas transformações e olha que eles eram meio do tipo de não querer investir muito...
Citação: |
Fico aqui imaginando porque o famoso piloto Scort com o Opala mais potente do mundo não utilizou esse método já que investia rios de dinheiro no Opala dele. |
Mas quem disse que não? O que ele usava eu não sei, mas vale lembrar que o Opala dele era 5.0 com um bloco 4100... _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Overland |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 9:41 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
|
O Opala do Scort era 4.4. _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 9:57 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Tem certeza? Olha que já vi fichas técnicas sobre ele e constava 4992 cm3. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 10:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Desculpem a ignorancia, mas quem é esse cara ? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 10:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 12:03 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
adalberto escreveu: |
Desculpem a ignorancia, mas quem é esse cara ? |
O Adalberto,
Se liga !!!!!
O Fernando e o Overland são colegas aqui do forum
O loko meu !!!!!  _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Overland |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 5:40 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
|
Wander, acho que ele se referia ao piloto de arrancada Agenor Scortegagna ou SCORT. _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|