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ewerton |
Enviada: Dom Jan 15, 2017 1:51 pm Assunto: Direção hidraulica D10. Manutenção da bomba hidráulica. |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Segue fotos e alguns detalhes do esquema de abertura da bomba de direção hidráulica. Achei o serviço bastante fácil, apenas demorei para desmontar por medo de estragar algo mas a montagem foi rápida.
peças novas e velhas. Rolamento bosch e rotor zf a direita. O rotor vem completo, como mostra na foto. Nas flechas brancas da pista do rotor a esquerda é possível ver o desgaste que fez o suporte das palhetas quebrar. O rolamento velho, que é blindado também estava seco.
Desmontagem. Precisa retirar a bomba com os suportes do local. Os parafusos de trás são dois prisioneiros. Retira eles, retira a luva de redução que prende a mangueira de alta pressão. Prende o suporte frontal em uma morsa e afasta a carcaça com a chave de fenda. Forçando de leve em vários pontos. Aparece uma chave de fenda na foto ao lado do parafuso no canto esquerdo.
Depois de retirar a carcaça, vai ficar com essa peça. Retira o anel trava (flecha preta), Usa uma chave de fenda fina e depois uma mais grossa para conseguir remover as peças (flecha amarela). As peças saem no sentido das flecha azul. Esse parafuso alem que aparece, imagino que só serve para fechar essa janela. Não prende em nada e estava montado com trava rosca.
Depois de tirar a tampa, vê essa peça que também sai com o uso da chave de fenda citado acima. Entre ela e a carcaça fica o rotor. O rotor tem lado certo de encaixar, um ressalto em um dos lados fica voltado para dentro. É possível ver o ressalto em um dos pedaços do rotor quebrado.
Para retirar o eixo, solta a arruela trava e bate de leve na outra ponta do eixo. Apoiei esse lado na morsa e usei um pedaço de madeira para bater na outra ponta, ou use uma prensa se tiver. O rolamento foi removido do eixo com um sacador. O eixo com rolamento sai no saem no sentido da flecha vermelha na segunda foto.
As peças comprei na Janiski, que é autorizado zf aqui. Tinha tudo a pronta entrega.
http://www.janiskitaruma.com.br/
Faltou uma foto do rotor montado, sem a segunda tampa, mas ficou ruim e apaguei ela. O suporte frontal não é necessário retirar. Só removi para por parafusos novos. Já andei bastante, e até agora tudo normal com a direção.
A sangria comecei com a frente erguida, abri o sangrador e girei o setor pela junta elástica com o motor desligado mesmo. Pequeno movimento ali jorra fluído. Completei o reservatório e girei o volante até fim de curso para ambos os lados várias vezes com o motor ligado. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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adalberto |
Enviada: Dom Jan 15, 2017 5:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Belo relato. Parabens pelo trampo _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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MachadoSL |
Enviada: Dom Jan 15, 2017 7:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Gostei Ewerton, muito bom e parabéns pelo tutorial e serviço! _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Sekiya |
Enviada: Dom Jan 15, 2017 9:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Legal o tutorial! Belo serviço Ewerton! _________________ Abraços
Eduardo |
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ewerton |
Enviada: Seg Jan 16, 2017 11:04 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Valeu pessoal. Achei um serviço bem fácil, maior dificuldade foi achar o jeito de tirar as peças internas.
Quando faço serviços desse tipo, tento deixar as peças em posição e sequência para montagem depois. Evita de perder muito tempo procurando a ordem das peças. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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adalberto |
Enviada: Seg Jan 16, 2017 8:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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ewerton escreveu: |
Valeu pessoal. Achei um serviço bem fácil, maior dificuldade foi achar o jeito de tirar as peças internas.
Quando faço serviços desse tipo, tento deixar as peças em posição e sequência para montagem depois. Evita de perder muito tempo procurando a ordem das peças. |
Quero ver voce conseguir isso quando seu ajudante estiver na ativa  _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Jan 17, 2017 7:17 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Belo serviço Ewerton, é muito importante o relato deste tipo de processo pois cada vez mais enriquece o acervo de informações do PGM. Parabéns. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Klinger |
Enviada: Ter Jan 17, 2017 3:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
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Parabéns pelo tutorial !!! Show !!! _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
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