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 Teste dos liquidos de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2017 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Durar, dura sim Furini. A Honda, por exemplo, indica a primeira troca a cada 10 anos! (bloco e cabeçote de alumínio).

Nos carros que já fiz manutenção, nunca tive problema. Mas como eu disse anteriormente, deixando o líquido com maior concentração de aditivo.

Experimente adicionar aditivo concentrado na S10 por exemplo, e se ficar com ela por mais de 5 anos, provavelmente verá o líquido sem sinais de ferrugem...

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Abraços
Eduardo
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2017 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Poxa, fiquei preocupado agora, tô com Onix 14/15 e o líquido é vermelho, como peguei usado e já tem 3 anos de uso em breve pretendo trocar a base do faça vc mesmo.
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Klinger
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2017 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Troca tudo, aproveita que agora com o teste do MachadoSL a gente sabe o que tem de melhor no mercado
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2017 6:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Sekiya escreveu:
Durar, dura sim Furini. A Honda, por exemplo, indica a primeira troca a cada 10 anos! (bloco e cabeçote de alumínio).

O da Honda durar não quer dizer que o usado atualmente pela GM vá durar também, entende?

Andreson Melo escreveu:
Poxa, fiquei preocupado agora, tô com Onix 14/15 e o líquido é vermelho, como peguei usado e já tem 3 anos de uso em breve pretendo trocar a base do faça vc mesmo.

Não vejo problema, se você tá com o carro e tá acompanhando regularmente, pode esperar o prazo de troca ou mesmo trocar se ver que tá ficando ruim. No meu caso é inviável devido à dupla de usuários...
Eu observei por acaso na troca da bateria, o reservatório e o líquido estavam imundos e aí começou a saga. Atualmente ela está com o aditivo verde que tirei do Corsa ao iniciar a desmontagem. O líquido novo ainda tá encaixotado.

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Fernando Furini
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2017 9:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Mas se você está questionando se o inorgânico dura/protege mais que o orgânico, citei a Honda pra provar que isso não procede.
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Abraços
Eduardo
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MolaDura
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

Fala Galera!

Resultado pouco menos de 2 anos usando o aditivo para radiador Ipiranga:

Selos fudidos:
http://imgur.com/a/5cg27


Bomba d´agua fudida:
http://imgur.com/w7fs5VU


Foi diluído e colocado na própria Ipiranga.

To usando o Koube agora, eu mesmo diluí e coloquei.

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Editado pela última vez por MolaDura em Qui Mai 25, 2017 2:34 pm, num total de 1 vez
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Klinger
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 2:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Sérgio, o que acha de editar a primeira postagem e por os resultados ???
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MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Copiando o que eu já tinha feito até agora:
-Óleo mineral: no teste com vários tipos de borracha mergulhada na proporção de 40% e 50% de água ele fazia com que as borrachas deformassem, apesar de ter o ponto de ebulição em 114 e 116 graus Celsius respectivamente, devido a este fato nem segui com o teste de corrosão pois o mesmo ataca as borrachas.
-AcDelco pronto para uso: ponto de ebulição 108-109 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
-Delphi concentrado diluído com água 50%: ponto de ebulição 112-119 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
-Draft concentrado diluído com água 90%: ponto de ebulição 104-105 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias e deixou a palha de aço mais brilhante!
-Notus pronto para uso: ponto de ebulição 103-104 Graus Celsius - Em 15 dias a palha já estava completamente enferrujada

- Ipiranga - ponto de ebulição 102- 103 graus

-Koube
Orgânico com 50% de água de torneira:
Fervura: 106-108 graus Célsius
Congelamento: -5 grau Célsius (isso mesmo, temperatura abaixo de zero)

Orgânico com 50% de água destilada: Fervura a 109-110 graus Celsius
Congelamento: -31 graus Celsius

Sintético com 50% de água de torneira: Fervura 105-110 graus Celsius, com o detalhe, que quando ele fervia logo baixava a temperatura a 105 e se mantinha por um bom tempo assim
Congelamento: -1 graus Celsius

Até agora, do que tenho guardado nenhum, exceto o Notus e a água teve a presença de ferrugem na palha de aço

Aí vem a dúvida: Será que a proporção estava errada?

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Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 7:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

MolaDura escreveu:
Resultado pouco menos de 2 anos usando o aditivo para radiador Ipiranga:

Mas os selos eram novos? Isso aí não me parece coisa de só 2 anos de uso.

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Fernando Furini
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adalberto
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

MachadoSL escreveu:
Copiando o que eu já tinha feito até agora:
-Óleo mineral: no teste com vários tipos de borracha mergulhada na proporção de 40% e 50% de água ele fazia com que as borrachas deformassem, apesar de ter o ponto de ebulição em 114 e 116 graus Celsius respectivamente, devido a este fato nem segui com o teste de corrosão pois o mesmo ataca as borrachas.
-AcDelco pronto para uso: ponto de ebulição 108-109 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
-Delphi concentrado diluído com água 50%: ponto de ebulição 112-119 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
-Draft concentrado diluído com água 90%: ponto de ebulição 104-105 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias e deixou a palha de aço mais brilhante!
-Notus pronto para uso: ponto de ebulição 103-104 Graus Celsius - Em 15 dias a palha já estava completamente enferrujada

- Ipiranga - ponto de ebulição 102- 103 graus

-Koube
Orgânico com 50% de água de torneira:
Fervura: 106-108 graus Célsius
Congelamento: -5 grau Célsius (isso mesmo, temperatura abaixo de zero)

Orgânico com 50% de água destilada: Fervura a 109-110 graus Celsius
Congelamento: -31 graus Celsius

Sintético com 50% de água de torneira: Fervura 105-110 graus Celsius, com o detalhe, que quando ele fervia logo baixava a temperatura a 105 e se mantinha por um bom tempo assim
Congelamento: -1 graus Celsius

Até agora, do que tenho guardado nenhum, exceto o Notus e a água teve a presença de ferrugem na palha de aço

Aí vem a dúvida: Será que a proporção estava errada?


Resumindo tudo isto.
Qual voce classificaria como o melhor ou menos pior?

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Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
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MolaDura
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 9:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

Fernando furini escreveu:
MolaDura escreveu:
Resultado pouco menos de 2 anos usando o aditivo para radiador Ipiranga:

Mas os selos eram novos? Isso aí não me parece coisa de só 2 anos de uso.


Fala Fernando!

Então, os selos foram trocados antes sim. Ou deveriam. O mecânico não era de confiança. O aspecto externo deles eram de novos na época. O selo deste motor é bem sensível a corrosão.

Mas a bomba estava muito boa antes do Ipiranga, durante uma troca de correias removi ela pra analisar estava em perfeito estado, alguma corrosão no lacre mas bem pouco.

Limpei o arrefecimento (Preparando para trocar) tinha muito barro, muito mesmo dai no outro dia ela chiou. Ou seja, não protegeu em nada.

Tinha tanto barro (ou mais!) quanto a época que ela andava só na água, quando comprei.

Peguei o aditivo que tem no posto e lá mesmo colocaram. Agora se respeitaram as proporções é outro assunto. Sad

Sei que eu não uso nunca mais.

Abraço!

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MolaDura
MensagemEnviada: Qui Mai 25, 2017 9:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

adalberto escreveu:


Qual voce classificaria como o melhor ou menos pior?


Delphi, AcDelco, Koube.

Pela primeira vez coloquei um sintético, o da koube.

Não vai dar problema né?

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christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2017 8:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Eu havia colocado o Koube sintético, quando meu motor ainda rodava no álcool. Estava bem satisfeito até o mesmo bater o cabeçote, como não havia esgotado todo o líquido pois não sabia que fica um volume de água dentro do bloco abaixo do nível da bomba d'água o mecânico optou em descartar o líquido (tinham entrado 4 litros de aditivo e 3 de água).

Agora o motor está com o Delphi concentrado diluído pelo mecânico, convertido para gasolina e sem válvula termostática (até terça que vem).

Andando durante o dia não senti diferença no funcionamento / temperatura. Agora, ao andar de noite, descida em velocidade constante o motor "congelou" indo para a marca dos 40ºC, fruto da falta da termostática, tanto é que quando peguei subida ele voltou para os 80ºC.

Agora com o novo multímetro automotivo vou dar uma aferida na temperatura real de funcionamento do motor.

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ewerton
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2017 10:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

christian a. h. govastki escreveu:

Agora com o novo multímetro automotivo vou dar uma aferida na temperatura real de funcionamento do motor.




Como faz isso? Tutorial por favor!!! rsrsrsrsrsrsrrsrsrs

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MolaDura
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2017 10:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

christian a. h. govastki escreveu:
Eu havia colocado o Koube sintético, quando meu motor ainda rodava no álcool. Estava bem satisfeito até o mesmo bater o cabeçote, como não havia esgotado todo o líquido pois não sabia que fica um volume de água dentro do bloco abaixo do nível da bomba d'água o mecânico optou em descartar o líquido (tinham entrado 4 litros de aditivo e 3 de água).

Agora o motor está com o Delphi concentrado diluído pelo mecânico, convertido para gasolina e sem válvula termostática (até terça que vem).
.


Quando voce vai trocar o aditivo dê pelo menos 1 enxaguada com agua limpa.

Muitas vezes se os aditivos diferentes se encontram viram um tipo de gel.

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