Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Bonanza 4.1 convertida para automatica (4HP22ZF) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Laq39
MensagemEnviada: Sex Mar 08, 2019 8:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Salles
Essa limpeza me deu medo, hoje fiquei sabendo da jaca de oficina que fui parar,o camarada la pode ter trocado meu corpo de valvulas, veja como esta o filtro de oleo, o corpo de valvulas deveria estar na mesma condição, a menos que o filtro tenha o corpo magnetizado.O porcanico disse que teve de abrir o carter de oleo para religar o cabo da marcha forçada (quick down) e ao abrir meu cambio hoje constatei ser impossivel religar tal cabo sem antes soltar o corpo de valvulas.Tinha parafuso sem aperto e varios apertado na talhadeira, tive de usar o alicate de pressão para soltar tais parafusos, pois usam chave tork.Tomara que na casa dos parafusos eu consiga parafusos de mesma rosca e medida.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Sex Mar 08, 2019 10:14 pm    Assunto: Re: Bonaza 4.1 convertida para automatica (4HP22ZF) Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Laq39 escreveu:
Vou tentar postar algumas fotos .
Vou sair comprar um jogo de chave Torks, o interno deste cambio utiliza apenas este tipo de chave e não tenho uma sequer.



Um 260f coisa mais linda. rsrsrsrssr

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Sex Mar 08, 2019 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

ewerton,ele está adequando o carro pra ele usar sem prescisar passar marcha por necessidade especial!
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2019 1:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

Laq, esse cambio ja ta em desuso, a não ser que vc seja o cara mais azarado do mundo esse é seu corpo de valvula mesmo, o problema é o Porcanico mesmo...
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2019 11:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

delegado escreveu:
ewerton,ele está adequando o carro pra ele usar sem prescisar passar marcha por necessidade especial!




Eu sei. sou eu que gosto do 260f mesmo. kkkkk

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Laq39
MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2019 11:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Bom dia pessoal.
Desculpem a ausência, os problemas de saúde me deixam letárgico, retirei o corpo de válvulas do cambio auto, já identifiquei a falta de 1 esfera e 2 calibres que reduzem a passagem do óleo em um dos componentes do corpo de válvulas (são 4 blocos de vários tamanhos que compõem o corpo de válvulas), também identifiquei um pistão de plástico com mola montado ao contrario, encontrei um pedaço de uma das travas dos pequenos pistões solta dentro de um bloco que não tem trava no pistão.
Estou seguindo as dicas deste tutorial da net https://pt.scribd.com/document/368033309/corpo-de-valvulas-4hp22-pdf
Também estou "retificando " os pistões e as camisas dos pistões com lixa d'agua 2000 , estou usando spray desengripante (similar ao WD40) ao invés de água pois possuem óleo .
Comprei 3 esferas (apesar de faltar apenas 1) utilizando uma de amostra, porém, como estava andando já a um bom tempo, as esferas que comprei medem 4,76mm contra os 4,5 mm da original, e são de aço (original é de material leve , tecnil ou bacliti sei la),verifiquei que apenas 01 das 03 esferas ira trabalhar na vertical (sobe e desce) e 02 irão trabalhar na horizontal ( deslocando para a direita e esquerda).
Os calibres faltantes fiz em casa utilizando uma chapa galvanizada ( dessas de calhas mesmo) , tesoura, martelo, prego, lima, e arruela foram utilizados para confecção e moldagem.
Estou tirando algumas fotos e mais avante coloco-as aqui.
Não descarto a possibilidade da oficina que fez a conversão ter trocado o corpo de válvulas do meu cambio por outro ( a fama do porcanico e o fato dele ter um opala auto em sua oficina não me tiram a razão deste pensamento). Caso não funcione todo o trabalho que estou tendo, já encontrei no Ebay vários corpos de válvulas do 4HP22ZF ( Valve Group 4HP22) , este cambio é muito famoso e muito utilizado na Europa E EUA , já equipou BMW, Jaguar, Masserati, Land Rover etc) por $74,00 Dólares).
Fé em Deus que vai funcionar.
Abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qua Mar 27, 2019 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

E ai, como esta o andamento das coisas?
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Laq39
MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2019 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Adalberto.
Dia 28/03/2019 terminei o grupo de válvulas. Montei tudo, coloquei oleo novo e correto (Dexron III ou Dextron III) 10 litros ( deixei o motor ligado e a mangueira do radiador da transmissão solta até sair oleo novo).Dei umas voltas em D , parei e comecei a seleção manual por baixo da viatura nas posições 1,2,3 e D, percebi diferença na velocidade e no barulho de carga do conversor de torque, estava crente que agora bastaria alongar o diferencial, aff, lembrei de erguer o eixo traseiro e ver o comportamento, não houve mudança de marchas, peguei o cabo do Kick Down coloquei dentro da cabine e manualmente fui puxando e soltando o cabo variei aceleração e posição do cabo mas nada resolveu.Por mais que a bona pese 2500 kg sem passageiros e carga, com o eixo erguido , apesar do diferencial alongado(3,15) deveria ter ocorrido mudança de marchas.
Parti para o Governor que fica atras do flange de acoplamento do cardã, deu um trabalho danado sacar a porca, peguei um compressor pequeno emprestado de meu amigo e uma chave pneumatica, dai a danada da porca saiu. Tirei o governor e não encontrei sugeira, desanimei nessa hora, mas depois de tanto chavecar aquele governor olho no olho ele começou a me mostrar uns problemas ( acho que pirei por causa dos remédios, estava namorando o governor e ele me falando de seus problemas kkkkkk).Percebi fortes marcas tipo martelada na carcaça do mesmo, estas marcas não afetam seu funcionamento (por hora), então deitei embaixo da viatura e fiquei ali analizando, acredito que a oficina onde ela estava, aonde não conseguiram colocar a alavanca de seleção de marchas para funcionar ( posições P, R, N, D, 3, 2, 1) algum espridiporco ( mineireis) com a transmissão e diferencial em funcionamento (alanvanca em Drive) passou a alanvanca para P (parking) e o garfo do freio de transmissão deu umas 3 ou 4 cacetada no corpo do governor.Acredito que isto que deu uma carcaceada no corpo interno aonde tem 3 aneis óring quadrados/chatos.
Atualmente estou aguardando chegar os retentores chatos/quadrados ( parecidos com estes http://pt.svks-oring.com/nonstandard-rubber-seal/gaskets/fkm-square-rings-square-cut-washer-rings.html ) chegarem, acretido que até sexta-feira 05/04/2019 cheguem.
Hoje fui ao torneiro mecanico pegar o corpo do governor , ele me falou que tirou 1 décimo e meio , para conseguir eliminar as ranhuras , ainda que os retentores (code 9054 ) que consegui são alguns decimos de milimetro maior .
Assim que conseguir resolver os problemas de troca de marchas passarei para o encurtamento do diferencial.Tenho algumas fotos da obra, mas, resolvi descobrir primeiro o b/o para depois postar as fotos e os problemas encontrados e resolvidos.
Abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2019 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

as vezes nem precisara, mudar o diferencial, pois o problema´e não passar as marchas, meu colega aqui disse que coversor tb da esse problema
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Laq39
MensagemEnviada: Seg Abr 15, 2019 9:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Bom dia a todos.
Consegui finalizar com o governor.
PROBLEMA RESOLVIDO.
Esta trocando todas as marchas.
Tive problemas com os novos anéis quadrados de borracha.Foi necessário corte com estilete para reduzir o diâmetro.
Ontem 13/04/2019 terminei a montagem e sai rodar.Pedindo a Deus que funcione e funcionou.
O pistão do governor estava travado , alem dos anéis de vedação gastos.
As primeiras trocas de marchas com o cambio frio ocorrem uma velocidade maior , ao aquecer as trocas ocorrem em uma velocidade menor.
Não tenho conta giros, mas percebo a troca das marchas pelo barulho do escapamento ( esta todo solto e desencaixado , será preciso confeccionar novo escapamento desviando o cambio e a nova posição da travessa do cambio automático que é mais comprido), primeira marcha frio ocorre a 30km/h, segunda marcha a frio a 50km/h , terceira marcha a frio a 70km/h. Depois que aquece fica assim, primeira marcha ocorre a 20km/h, segunda marcha a 40km/h , terceira marcha a 60 km/h. Em ambas asa temperaturas não percebo quando engrena a quarta marcha. Em testes na rodovia cheguei a 130km/h e pela minha percepção o motor esta a meia carga.Com o cabo do quick down (marcha forçada)na cabine realizei vários testes e funcionou.
Ficou frouxa/sem força nas subidas, será necessário reduzir a relação do diferencial , acredito que algo próximo a 3,54 de relação ficara bom , ainda na duvida se volto a relação original de 3,91 , mas sem sombra de dúvidas a relação 3,15 para este cambio ficou muito longa.
Tentei postar no domingo 14/04/2019 mas tive problemas com a internet.
Obrigado a todos que colaboraram nesta empreitada.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Abr 15, 2019 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

se ainda tiver o 3.90 volta ele, pois as C20 com 5 marchas drive, que corespondem mais ou menos ao seu aut que tb é drive, ficam muito boas com o 3.90, andando a 100 livre, pois vc tem de forçar o cambio a passara 4 e com dif longo nunca acontece pois ainda não esta no giro
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Laq39
MensagemEnviada: Seg Abr 15, 2019 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

sallespickup01 escreveu:
se ainda tiver o 3.90 volta ele, pois as C20 com 5 marchas drive, que corespondem mais ou menos ao seu aut que tb é drive, ficam muito boas com o 3.90, andando a 100 livre, pois vc tem de forçar o cambio a passara 4 e com dif longo nunca acontece pois ainda não esta no giro


Salles
Não tenho o 3,90, a anos atras ficou como parte de pagamento na troca pelo 3,15 ,pois tive que trocar a caixa satélite também.
Tentei descobrir a relação do dif. das Land Rover Discovery 2 ( até 1996 mais ou menos a maior parte das land auto utilizaram este cambio e até 2002 utilizaram o 4HP24 que é o mesmo cambio mas com solenoide eletrica para troca das marchas).
É verdade mesmo Salles a DRIVE, veja isto , a relação do cambioi auto 4HP22 : 1º = 2,78 . 2º = 1,48 . 3º= 1,00 e 4º 0,728 , Ré = 2,086 .

Sabe se esta caixa satélite da 3,15 aceita outras relações ?
Aonde consigo a caixa satélite, coroa e pinhão 3,90 , conhece ou me indica alguém?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Abr 15, 2019 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

agente troca, eu tenho 3.90, chama no zap que agente combina algo, 11 96448 6454,
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Laq39
MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2019 12:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Bom dia.
Estive afastado por problemas de saude. Saiu a tão esperada cirurgia.
Antes da cirurgia fiz a troca do diferencial.
Salles, obrigado pelo apoio.
Realizei a troca do diferencial completo. Depois da troca viu o abacaxi que estava o meu. Era o diferencial das C10 antigas, pequeno, curto e estava cheio de problemas. Por isso meu freio estava sempre uma bosta. Coloquei dif. da S10 2017, o antigo dono me vendeu pois esta passando sua linda D20 Cab Dupla 88 pra outro, caso contrario não pegaria meu abacaxi.
O dif. S10 2017 tem relação 3,70.
A saga ainda nao acabou.
Agora troca as marchas, tem um pouco mais força, mas ainda esta uma merda.
Parece que ao aumentar o giro do motor patina embreagem, ok sei que nao tem embreagem é só para entenderem os sintomas.
Desconfio que o problema é óleo. Ou falta oleo no conversor de torque ou tem fuga de oleo nos pistões ou galeria do corpo de valvulas.
Também não descarto problema no conversor de torque.Porém uma oficina que até prepara conversores para veiculos de arrancada nunca passou por problema similar relacionado ao conversor.
Fiquei muitos dias agoniando de dor, ainda nao posso dirigir e digitar somente com a mão esquerda esta dificil.
Agora penso em desistir de tudo, voltar o cambio manual e me desfazer da Bona e comprar uma merda de um plastico automatico.
2 dias antes da cirurgia estive em algumas oficinas e todos que fizeram o teste nunca viram problema igual.
Medo de comprar outro 4hp22 e estar com problemas também.
Ainda procurando oficina/loja/alguém que tenha um 4hp22 a base de troca , cogitando viajar com o veiculo , assim que possivel, caso encontre quem o faça.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2019 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Laq voce tem parentes aqui em sampa? O Salles tem um amigo que tem ofc de cambios e entende muito do riscado, se vc tivesse parentes aqui viria visitar e aproveitava.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 4 de 8
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB