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Laq39 |
Enviada: Seg Jan 17, 2022 5:41 pm Assunto: GNV EM CARBURADOS |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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Boa tarde.
Meu nome é Leandro, moro em Londrina-PR, possuo uma bonanza 4.1 automática a álcool e GNV desde 2011 ( Tem um tópico sobre ela no fórum BONANZA AUTOMATICA).
Analisando o forum nesta seção, encontrei pouca informação sobre GNV em motor carburado, por isso gostaria de compartilhar minhas experiências e oferecer ajuda a quem precisar.
Vou relatar um pouco do "sofrimento " e melhorias.
1 - Todo GNV precisa de pré aquecimento no redutor de pressão para não congelar, no meu caso utilizaram a mesma linha de aquecimento da admissão para aquecer o redutor de pressão, só que a entrada da água quente no redutor é menor e isto causou restrição na passagem da agua quente fazendo meu veiculo perder potencia e aumentar o consumo no álcool, criei uma nova linha de aquecimento para o GNV saindo da base da válvula termostática e acabou o problema.
2 - É possível instalar os bicos de GNV sem furar o corpo do carburador.
Quando instalaram o GNV em 2011 fizeram 2 furos no corpo do H34,eu vivia sofrendo com a regulagem do carburador pois sempre tinha entrada falsa de ar causada pelos furos, em 2015 eu troquei carburador e admissão pelo 3E, assim como o filtro e panela do filtro para o 3E, eu furei a panela do filtro e criei os "bicos" utilizando conexões de cobre , as mangueiras de gnv entram por baixo da panela do filtro e são posicionadas por cima dos ventures ( boca do carburador) , um bico para cada estágio.
3 - O variador de avanço estava programado erroneamente para meu motor, baixei o manual da Tury T34 e reprogramei ele, as oscilações de funcionamento ( cortes) sumiram retirando o avanço em marcha lenta.Porém vez ou outra volta a ocorrer e basta apertar o botão de reset de marcha dentro do T34 e normaliza ( desconectar o cabo da bateria faz com o variador perca a memoria de inicio do avanço).
4- O GNV não reduz a vida útil de cabos, velas, rotor e tampa, o que ocorre é que não fabricam mais estes materiais com a mesma qualidade de antigamente ( não é achismo, foi trocando informação com mecânicos de opala).
5 - Demorei muito tempo até descobrir que o maior problema do sistema de ignição foi causado na instalação do GNV . Alguém eliminou o fio resistivo original do chicote e isto causava excesso de tensão derretendo bobina, queimando rotor e tampa além de reduzir a vida útil dos cabos e velas. Sendo meu motor a álcool ele utiliza a bobina vermelha Bosch , esta bobina precisa trabalhar com menor voltagem/tensão , resolvi o problema instalando uma resistência antes da bobina, é preciso instalar um fio pós chave vindo do motor de arranque para a bobina , sem o pós chave e usando a resistência o motor não funciona. PS, demorei resolver muitos problemas pois os profissionais estão assim :
Problema no álcool ? Não posso ajudar pois tem GNV!
Problema no GNV ? Não posso ajudar pois não conheço!
6 - Também refiz as conexões elétricas da chave comutadora e do variador de avanço dentro do cofre do motor, pois conforme manual da TURY tudo o que continha um "X" de NÃO FACA ISSO ou de NÃO LIGUE AQUI fora ignorado na instalação.
Espero não esquecer de tirar algumas fotos e postar aqui, ando muito esquecido desde meu acidente de queda de altura em 2017, o acidente foi o motivo de ter instalado um cambio automático na bonanza. |
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adalberto |
Enviada: Seg Jan 17, 2022 6:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7484 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Faz como nos desenhos animados, amarra uma fita no dedo pra lembrar das fotos, acho que o povo ficou curioso pra ver . _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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sallespickup01 |
Enviada: Ter Jan 18, 2022 6:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16140 Localização: SÃO PAULO
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kkk eu coloco GNV a anos e nunca tive problema, no caso do aquecimento, era pra usar o ja existente no coletor de admissao, pra entrada de gnv vc fez o que deveriam fazer pois sem furar carburador ficou proximo das borboletas, e essas sao os dois maiores erros, variador entao, nem colocavam, eu falava pra por e nada, na alcool ainda vai, pois vc deixa 15 graus e fica bom no gnv e no alcool, ja gasolina, maximo é 13 e ai nçao fica bom em nenhum dos dois, lembrando que motor 4.1 pra ficar excelente no gnv é 18 graus _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 4:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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adalberto escreveu: |
Faz como nos desenhos animados, amarra uma fita no dedo pra lembrar das fotos, acho que o povo ficou curioso pra ver . |
Ja tem vários dias que estou com uma fita amarrada no dedo e esqueci pra que servia .
Vou redimensionar as fotos e logo posto . |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 4:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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sallespickup01 escreveu: |
kkk eu coloco GNV a anos e nunca tive problema, no caso do aquecimento, era pra usar o ja existente no coletor de admissao, pra entrada de gnv vc fez o que deveriam fazer pois sem furar carburador ficou proximo das borboletas, e essas sao os dois maiores erros, variador entao, nem colocavam, eu falava pra por e nada, na alcool ainda vai, pois vc deixa 15 graus e fica bom no gnv e no alcool, ja gasolina, maximo é 13 e ai nçao fica bom em nenhum dos dois, lembrando que motor 4.1 pra ficar excelente no gnv é 18 graus |
Salles, eles usaram o aquecimento existente na admissão!
Só que a entrada de agua no redutor de pressão do GNV é menor e causou restrição no fluxo da agua quente na admissão , isto causou baixo aquecimento no coletor e ficou uma M.... pra andar no álcool. |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 4:51 pm Assunto: Alojamento da termostatica com dupla saida de agua |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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1
SETA VERDE - Redutor de pressão do GNV.
SETA AZUL - Saída agua quente para o redutor GNV.
CIRCULO AMARERLO - Alojamento válvula termostática.
SETA AMARELA E VERMELHA- Saída agua quente para coletor de admissão. |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 4:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 4:58 pm Assunto: LIGAÇÃO DO RETORNO DE AGUA QUENTE |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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1-B
Sistema de ligação do retorno da água quente da admissão e do redutor de pressão do GNV. |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 5:25 pm Assunto: 2 |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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2-
Filtro ar carburador 3E. |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 5:58 pm Assunto: 2 - B. Bicos GNV e panela filtro de ar |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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2-B.
Bicos GNV e panela filtro de ar. |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 6:07 pm Assunto: 2-C . Linhas de GNV |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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2-C . Linhas de GNV.
VERMELHO - Primeiro estágio.
AZUL - Segundo estágio. |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 6:24 pm Assunto: Ventoinhas do DUCATO |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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O sistema de refrigeração conta com 2 ventoinhas do DUCATO ( sistema duplo de ventoinhas com 2 velocidades.
Refiz toda a instalação das ventoinhas que ,como na maioria das coisas pagas para fazer saíram pior que de graça. Tinha apenas 1 rele auxiliar de baixa amperagem e vivia queimando, tinha um fusível e porta fusível de baixa amperagem e viviam derretendo. As ventoinhas armavam sempre na segunda velocidade e isto causava interrupção de funcionamento do motor ( motor "morria") por que acionando na velocidade 2 sem ativar primeiro a velocidade 1 o aumento no campo magnético do alternador era muito alto causando " freio" e desligando o motor .
O Conjunto de ventoinhas duplas do Fiat DUCATO casam perfeitamente no radiador a A/C20, foi necessário apenas instalar 3 barras de ferro no radiado para fixar os parafusos do suporte das ventoinhas (6 parafusos). |
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Laq39 |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 6:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012 Mensagens: 69 Localização: Londrina-PR
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adalberto escreveu: |
Faz como nos desenhos animados, amarra uma fita no dedo pra lembrar das fotos, acho que o povo ficou curioso pra ver . |
Como já o saudei anteriormente ja vou direto ao assunto.
Eu coloquei fotos referentes aos itens :
1 - Sistema aquecimento GNV;
2 - Bicos de GNV sem furar o carburador.
Depois posto mais fotos sobre os outros itens, preciso remover o variador de avanço e tirar uma foto interna da configuração/programação das chaves seletoras. |
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adalberto |
Enviada: Sex Jan 21, 2022 8:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7484 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Belo trabalho, parabens. Pena que sua região é tão ruim de mão de obra, já pensou em abrir uma ofc de qualidade com poucos clientes e vc fica só no controle de qualidade? Pelo jeito ia ter fila de espera até 2040. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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