Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 312, 313, 314  Próximo
 D-20 CD\89 - maxion S4T plus « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
delegado
MensagemEnviada: Ter Fev 11, 2025 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

ele sai de lado adalberto;tem uma portinhola ali.;pior sao as s10 que nao rtem filtro de cabine!
delegado
MensagemEnviada: Ter Fev 11, 2025 7:03 pm    Assunto: Responder com Citação

https://youtu.be/kDZcq0yfZ7E?si=s5lWpn5bHt03b9La
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2025 8:03 am    Assunto: Responder com Citação

Delegado, vou colocar o meu ponto de vista, não recomendo que ninguém faça o que eu fiz.

Eu já vi vários vídeos de refrigeristas, e na grande maioria eles vendem cursos, que eu acho muito justo, só que se você entender o sistema, pelo menos do meu ponto de vista.
Breve descrição:

O sistema de A/C é fechado, onde circula um gás refrigerante que muda de estado dentro do sistema através de válvulas e ciclos, em fim, tem que ser fechado e sem úmidade(muito importante).

Quando digo que uso um compressor de geladeira para dar pressão no sistema eu só faço isso porque eu tenho uma bomba de vácuo, que é usada para fazer o vácuo e retirar a úmidade do sistema, além de que eu preparei o compressor de forma a diminuir a úmidade que ele injeta no sistema, coloquei um filtro de forma a evitar ao máximo possível a úmidade, eu sei que entra alguma coisa, mas com disse , eu uso a bomba de vácuo para fazer o vácuo e expulsar a úmidade, e como a bomba é só para o meu uso eu posso deixar ela funcinando o tempo que eu desejar, enquanto em uma loja ou empresa essa bomba tem de atender mais de um veículo , para que justifique o seu custo, pois amarrado a ele tem toda carga tributária, despesas do estabelecimento, despesas com funcionários, custos gerais e o lucro do caboclo, o ideal é que o equipamento funcione o dia inteiro com o maior numero de veículos possível.
Eu já assisti algumas aulas e os funadmentos comerciais são claros (trabalhei por 15 anos na área comercial - distribuição), e os fudamentos são os mesmos, as estratégias são as mesmas só muda o produto.

Fundamentos básicos, você tem que conhecer o produito e o serviço de cabo a rabo.
Se eu oferecer um teste de vazamento eu tenho, de colocar corante (vendido e agrega valor ao serviço), tenho de usar nitrogênio (agraga valor ao serviço), no final eu ocupo menos tempo a bomba de vácuo para retira a úmidade e fazer o vácuo, liberando ela para outro serviço, cobro um valor interessante por um teste que vai me dar um resultado de fazer o serviço ou não, vai depender do cliente, mas eu cobro o teste pois precisei usar equipamento e material, posso cobrar, sei lá não faço ideia de quanto cobram, vamos supor, cobro 100,00 para fazer o teste e dar o orçamento, gasto vou chutar também, 20,00 de material (gás (nitrogênio) e corante), chutando alto 20,00, fica um saldosó para abrir uma negociação, porque dependendo da habilidade do vendedor, um desconto ou promoção o cara fecha o serviço, no ruim de tudo, pelo menos o seu tempo de análise é pago.

O que vi na prática, o caboclo paga 100,00 sem problemas se você usou equipamento e material, agora se eu vou testar um sistema que parou de funcionar, que está , vamos dizer, que sem gás, se o gás saiu é provável que a úmidade tenha entrado, pois esta presente no ar, não vai fazer diferença se eu usar um compressor de geladeira para pressuirizar, pois se for consertar ai, você pode usar um nitrogênio, um óleo com corante, em fim, já estamos falando do passo seguinte ao orçamento.
Mas da visão do cliente, que a maioria das vezes não entende nada do sistema, ele paga 100,00, para entar e sair com o probelma (se decidir não fazer o serviço), mas torce o nariz se você cobrar 20,00/30,00 para testar com um compressor de geladeira.
O mercado funciona assim, e eu já vi o cara prometer mundos e fundos, coloca no orçamento pressurização com nitrogênio e o kct, e na prática pressuriza com compressor de geladeira e depois coloca uma super bomba de vácuo e retira tudo que entrou, coloca o gás e já era.

Não estou dizendo que a minha maneira de pensar é a certa, pois vai depender do ponto de vista, do ponto de vista comercial ela esta errada, pois estou pulando fases de ganho $, do ponto de vista do cliente é uma forma de e conomizar, mas me digam qual cliente esta disposto a adiquirir equipamento para ficar ocioso, ter de dedicar algum tempo para aprender o mínimo sobre o funcionamento do sistema? eu mesmo só conheço um, e que é muito mais habilidoso do que todos os refrigeristas que já conheci, o meu amigo Machado, daqui do fórum mesmo, mas é um em um milhão.

Em uma conta simples, se eu coloco úmidade com o compressor, eu retiro com a bomba de vácuo, claro que vai ficar mais tempo tirando a úmidade.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2025 10:16 am    Assunto: Responder com Citação

entendi;vc usa o compressor de geladeira só pra por pressao no sistema junto com o corante de contraste pra identificar vazamentos.depois poe a bomba de vacuo pra sugar toda a umidade do sistema por qtas horas vc achar necessario.rapai,comecei a ver esses videos de ar condicionado esses dias,mas ja adquiri conhecimento necessario,para montar minhas traquitanas.tava vendo esses lances de colocar gaz vi que ja vem os kits prontos,com gaz,magueira e manometro .mas todos trabalho e /ou profissao tem seus riscos e artimanhas que o profissional adiquiri ao longo da profissao.todo mundo é capaz,basta ter vontade de aprender.qtos profissionais existem hoje,praticos,que nem o nome sabe assinar,mas aprenderam fazendo e sao bons.só os dentistas praticos hoje que sao cassados igual criminosos!
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2025 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Delegado, o tempo eu verifico em algum sistema mais ou menos parecido, tipo, o car colocou gás no ar de uma D-20, claro depois de dar pressão e ver se não tem vazamentos, se o caboclo diz que deixou 1 hora , eu deixo 2, e assim por diante.
DElegado eu já vi um cara dar pressão com compressor de ar comum, de pintura, ele fez um rabicho com uma válvula de um barril de gás r134, e enchia o sistema com ar de compressor, usava o manlifound para controlar e depois qque estav tudo zerado de vzamento ele esvaziava, colocava a bomba, deixava bastante tempo, e depois fechava o registo do manlifoud e deixava um tempo para ver se não perdia vácuo.

No meu teste inicial com o ar split, eu dei pressão, fechei o manometro, e observei, vazou tudo rápido, fui catando onde vazava, e re fiz um flange e acabei com s vazamentos, deixei pressão o dia todo e não vazou, coloquei a bomba de vácuo e fiz bastante tempo de vácuo, fechei o sistema e acompanhei o manometro para ver se perdia o vácuo, deixei do fim de tarde de um dia para a parte da manhã do outro dia, e o ponteiro não se mexeu, marca com fita crepe que não tem erro, liberei o gás e já era esta funcionado muito bem.

delegado
MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2025 5:08 pm    Assunto: Responder com Citação

pois é;eu nem lembrava mas tenho duas bombas de vacuo;uma mecanica que era do motor sprint e uma eletrica dos golf,audi .a mecanica prescisa colocar um motor para girar pra fazer vacuo.a eletrica funciona normal.
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2025 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu costumo ir reunindo as peças e ferramentas , tudo anes de começar.
Por exemplo:

a algum tempo eu pesquisando descobri um kit com várias conexões para ar condicionado, como eu não estou familiarizado com as medidas dos tubos, nesse kit eu encontrei tudo que precisava em conexões, e não saiu tão mais caro se eu tivesse saido da ilha para ficar procurando numa tentativa e erro.
Comprei uma caixinha com divesos orings (verde e roxo ) são usados para ar condicionado, várias medidas.
Comprei o óleo específico, pois sei que tem de esvaziar o compressor novo e colocar óleo novo, uma parte logo de inicio e a outra parte na hora de por o gás.
Eu vou estudar tudo que havia visto antes de fazer o sistema funcionar, eu empaquei na ultima fase que impede a montagem final. Projeção d mangueiras.

delegado
MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2025 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação

essa historia do oleo do compressor novo é outra;alguns refrigeristas dizem que tem que trocar o oleo pois é só oleo de transporte e outros dizem que ta pronto pra uso e com a quantidade correta!eu vou viajar agora segunda feira pra marataizes;na volta quero dar começar esse projeto do ar condicionado,seja um kit universal,seja comprando tudo novo e original,ou seja comprando um kit automotivo usado , em desmanche.desses compressores chineses dizem que o melhor é o sanden e dos nacionais o 5h14 usado nos santanas ,de 4 orelhas,mas os mahle usados na linha gm tambem sao muito bons!
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Fev 14, 2025 7:30 am    Assunto: Responder com Citação

O compressor é peça chave da montagem, e tem tanta peça falsa que da medo.
O compressor de 4 orelhas é o mais indicado pois permite uma gama muito maior de montagens.
O bom do kit universal é que já vem tudo certinho para montar, acho que as mangueiras vem prontas(não tenho certeza).
Eu consegui a bastante tempo um compressor DENSO 4 orelhas, só que ele não vem com válvula de serviço, tenho de colocar uma válvula na mangueira, nesse ponto o kit de conexões salvou também.

César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Fev 27, 2025 11:10 am    Assunto: Responder com Citação

Se os astros se alinharem, o sol diminuir a emissão de raios ultravioletas, eu acho que vou fazer o procedimento de prepara as mangueiras do ar condicionado.
Ainda arrumei outro sanhaço para meu tempo livre, vou colocar um piso novo na casa, mas ainda tenho de finalizar um portão em uma outra casa, mas eu tenho fé que vou arrumar algum tempo para isso.
A principio vou retirar a grade e os faróis, para ter acesso as conexões do condensador, acho que não tiro nem o radiador dessa forma pois as conexões ficam de lado, preciso colocar o compressor novo no suporte para alinhar as mangueiras, marcar e preparar, para depois do carnaval, fazer a prensagem.
Tá só faltando um pouquinho de coragem.

César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2025 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

Depois de uma trabalheira danada, consegui prepara os moldes das mangueiras.
Tive de re furar posição de suporte inferior, re fiz um suporte superior do condensador.
Prendi o condensador adequadamente.
E já vi que vou ter de mexer em um suporte do condensador, pois ele vai interferir na passagem da mangueira do A/C, mas até nesse ponto é tranquilo, com solda e lixadeira eu dou um jeito.
Não sei se o camarada que faz a solda e prensa as mangueiras vai funcionar amanhã, mas vou arriscar, e qquando falo arriscar é risco mesmo, é um lugar inóspito.
Em fim espero concluir esta ultima parte da fase de montagem.

Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2025 5:22 am    Assunto: Responder com Citação

Grande Cesar, "lugar inóspito", pra você classificar desta forma deve ser um covil de gente de má índole, será que vale a pena correr este risco por conta de uma solda ou de mangueira/s? Preserve a sua integridade física e passe ao largo deste local, não vale a pena em hipótese alguma.
Aceite a recomendação deste amigo um pouco mais antigo que o considera demais.

Grande abraço e saudações à Dra.

Gomes

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2025 7:34 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Luiz, realmente o local não é agradavelm mas como quase tudo aqui RJ tem um macete, a loja que faz o serviço tem uma característica, se você permanece na frente da loja e tem uma lanchonete do lado e tudo mais, neste espaço existe um campo de força (garntido por forças ocultas do poder paralelo) que garante o cidadão na sua proximidade, o problema principal é a chegada e saída, e no caso esta incursão será feita de moto, e como a minha já foi flor do campo e hoje é tirica do brejo, ela já não desperta muito interesse, e mesmo sendo piloto da terceira idade, ainda lembro como andar no modo "escapista", infelizmente.
Luiz, o convivio com as condições "inospitas" aqui no RJ, infelizmente são reais.
Aqui mesmo perto de onde eu moro, apesar de ainda ser uma área razoavelmente segura, no final do ano passado, eu percebi uma movimentação diferente, principalmente em rotas que eu estav acostumado a utilizar, difernça em perceber que postos de "guarda" aramada, estavam muito mais próximas do "asfalto" do que o normal, só que nós aprendemos com o tempo e o convivio, existe uma fronteira invisivel que determina até onde a "guarda armada" e colocação de barricadas pode ocorrer, e não deu outra, a violação da fronteira foi percebida e uma grande operação foi feita sem alarde, quebrarm uma meia duzia e a fronteira foi re estabelecida, e aqui na minha região, estas operações não são divulgadas pela midia, para se ter uma noção, você só percebe que algo esta acontecendo quando os helicópteros das forças de segurança começam a voar por aqui, escuta alguns estampidos, ai você sabe que esta acontecendo alguma coisa, nesse momento abrimos alguns grupos que temos da comunidade e recebemos informações em tempo real, com nome de ruas a serm evitadas, em fim, passamos a adotar contra medidas, alterações de rotas e destinos, em fim RJ, tem mais locais "inospitos" do que locais tranquilos.
Somos obrigados a aprender como sobreviver.
Agadeço pela preocupação meu amigo.
Forte abraço, lembraças a Nice.

Luiz Carlos
MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2025 4:57 am    Assunto: Responder com Citação

Cesar é demais preocupante saber que pessoas do bem tem que aprender a conviver com o "estado paralelo", na verdade eu não sei dizer quem é o "estado paralelo", mas vocês sabem distinguir o menos ruim do muito pior.
É muito lamentável saber que esta é a realidade de um estado tão importante na história do nosso país.
Fica a minha enorme preocupação.
Que Deus os proteja sempre.
Um fraterno abraço.

Luiz Carlos

adalberto
MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2025 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

A faixa de Gaza comparado ao Rio de Janeiro é um parque infantil. Mas infelizmente tem tambem a culpa do povo que se preocupa mais com carnaval e futebol do que com segurança e politicos corruptos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 313 de 314
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 312, 313, 314  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.