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 Dúvidas sobre turbinas « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Jul 07, 2006 2:13 am    Assunto: Dúvidas sobre turbinas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Estou aguardando um tópico que explique melhor esse assunto... Os fabricantes dizem que é feito um cálculo complexo para indicar qual a mais adequada para determinado motor, mas não explicam nada. Somente indicam os modelos, APL 240, T33, etc, e a discussão fica nisso. Enquanto essa discussão não desenvolve, gostaria de saber, objetivamente, se a APL240 42/63, indicada para o Perkins Q20B, é a mesma usada nos motores 2.0 à gasolina ou se há diferenças.

Obrigado,
Paulo

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jul 07, 2006 6:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

As grandes fábricas são assim.

Mas lembre se: se usar a turbina recomendada pela fábrica, o desenpenho será no maximo igual a um motor turbinado de fábrica.

Se optar pelos modelos especiais pode ir além deste limite.

O modelo de turbina é apenas o modelo, existem N montagens diferentes dentro do modelo.

Quem pode explicar melhor é o Mauricio da Rasch Motoren

http://raschmotoren.com.br/index.htm

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Marcus
MensagemEnviada: Sex Jul 07, 2006 9:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Sim, tem gente que configura da maneira que quer.... a parte fria x e a quente y..... tem muitos modelos..... o limite chega a ser o $$ Very Happy pelo menos em carros preparados, sei disso pq meu primo tem um voyage turbo.... e vira e mexe troca alguma coisa.... Very Happy
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Marcus V. Laurani
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jul 11, 2006 2:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko e Marcus,

Obrigado pela atenção. A Rashmotoren, então, através do seu representante neste fórum, poderia nos dar uma inestimável ajuda para entender essa "complexidade". Por exemplo, temos 3 turbinas Garret (não sei das outras marcas) indicadas para a Perkins/Maxion (3,8 a 4,0 l): o APL240 (Q20B), o T31 (S4T) e o APL666 (S4T Plus). Os motores citados tem cilindradas semelhantes e injetores diferentes. O que muda então na turbina ? O que significa A/R .42, .50, .63 ? Melhor ainda, se em tese, o que se busca é volume de ar injetado (pressão)para maior ou menor potência, o que se tem que considerar: A/R, tamanho dos rotores, relação entre rotor e carcaça, diâmetro do tubo ?.

Kiko, você que fêz um roteito para a instalação de Intercooler, já deve ter pesquisado isso também...

Para comprar um computador, mesmo que não o montemos, convém que saibamos especificá-lo para termos o resultado pretendido. Nessa matéria complexa, Informática, temos todo o tipo de informação que nos permite montar o "quebra-cabeça". Em mecânica, e nesse particular, Turbinas, curiosamente toda a informação é sonegada...

Bem, estendi-me demais,

No aguardo de manifestações,

Abraços,

Paulo

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Rasch Motoren
MensagemEnviada: Qua Jul 12, 2006 8:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

Paulo

- Os modelos S4T em que já trabalhamos utilizavam APL240 .
- APL666 utilizada no Plus se difereciam não só pelos rotores como também pelo caracol quente que é equipado com WG.
- A/R ( área sobre raio ) é uma formula utlizada para medição volumétrica do caracol, quanto maior o número, maior área de vazão
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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 1:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

A todos e a Rash Motoren,

Obrigado pela atenção.
Do Manual de Manutenção da Maxion foi que tirei as informações do S4T (T31) e do S4T Plus (APL666). Quanto à do Q20B, como citei acima, gostaria de saber se é suficiente que seja APL240 .42/.63, ou devem ser considerados outros parâmetros. E nas D20 com filtro de óleo no lado direito do motor logo atrás do alternador, onde o espaço é reduzido, há algum kit de instalação especial ?

Paulo

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Rasch Motoren
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 8:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

Paulo

- Como a cilindrada e a potência a ser alcançada são similares ao S4T, não há problema.
- Sugestão ( substituir o comando de válvula, adicionar radiador de óleo e Lda ).
- Esta " D-20 com filtro de óleo no lado direito do motor " ; Desconheço um kit especial para D-20 com essa configuração , aliás embora a usinagem do bloco de forma a torna-lo eclético era comum ,mas a montagem com o filtro nessa disposição se dava para outras aplicações.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 8:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Eu acho que para turbinar, o filtro deve ser transferido para outro lado (local original), pois a alimentação de óleo para turbina é feito por onde está o filtro agura (local não original)

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Garon
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
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EDITADO!
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"Nada substitui as polegadas cúbicas" (Caroll Shelby)...


Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 12:35 am, num total de 1 vez
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 3:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Rash M., Kiko e demais,

Como informação, o filtro de óleo do lado direito, na vertical, é original nas D20 com tração original GM (88 a 90), instalado numa caixa suporte com circulação de água do motor. Se observarem o manual do motor Perkins verão que existe esta opção. No Manual do Proprietário, acho que até 1992, nota-se em alguns desenhos de motor, a posiçaõ incomum da vareta do óleo no lado esquerdo. A razão, pelo menos para as tracionadas, é a falta de espaço no lado comumente utilizado para o posicionamento do filtro.
A minha pergunta sobre o kit especial para turbina resume-se, justamente, porque me parece difícil acomodá-lo junto ao filtro e atrás do alternador.
Além de que, como o Kiko comentou, a tomada de óleo do turbo deve ser feita ou pelo direito com um flange adaptador ou pelo lado esquerdo por encanamento prolongado.
Quanto à troca de comando, seria trocar pelo do S4T ? E a válvula LDA, não serve somente para conter o excesso de fumaça nas rotações inferiores ?

Atenciosamente,

Paulo

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Rasch Motoren
MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 8:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

Paulo RS

- A referência sobre a posição do filtro lubrificante se dá pelo fato pelo qual não tivemos a oportunidade de promover a manutenção em nenhum modelo 4X4 da mesma. E somente em motores avulsos para aplicações específicas.
- Sobre o comando o procedimento seria este , tanto quanto LDA e radiador de óleo , como sujestão para que fique um trabalho mais completo.
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