Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Como usar o manometro de oleo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
valmor
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 2:28 pm    Assunto: Como usar o manometro de oleo Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

Qual a função pratica do manometro de oleo ( alem de medir a pressão do oleo ...é claro ).

Como interpretar sua leitura de forma a evitar problemas no motor ???

Ou seja : NUNCA utilizei um Mon.de oleo e queria saber como utiliza-lo !
( qual a pressão ideal , se a pressao cai ou aumenta o que significa ..)

Abraços ....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Boa pergunta Valmor...

Eu acredito que o manômetro de óleo sirva para monitorar o funcionamento da bomba de óleo em determinadas rotações.

Fica claro que é preciso saber qual é a pressão normal de funcionamento da bomba de óleo do veículo em questão.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
valmor
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

Veiculo equipado c/ motor OPALA 4cc , gasolina , o famoso GM151 ..

obrigado e

[]´s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 3:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Valmor,

O manômetro mede a pressão do circuito de óleo, que varia para cada motor. A tomada é feita geralmente próximo ao sensor (no motor) da luz espia de óleo do painel. O motor em bom estado deve apresentar um valor mínimo e um valor máximo, a quente, conforme a rotação. Esses valores constam nas Especificações Técnicas. Pressão baixa ou repentinamente baixa, significa que há falta de lubrificação e risco de fundir. Pressão muito alta, válvula de alívio emperrada, risco de estourar juntas, por exemplo. Quando constatado defeito, pára-se imediatamente para evitar quebras.

Att,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
valmor
MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 8:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

obrigado !
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Arkov
MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

o ideal é trocar a bomba assim que começa a cair mto a pressão, senão o motor funde mesmo, principalmente se pegar estrada onde a rotação é maior.
eu perdi um motor 2.2 EFI da S-10 pois foi minha primeira pick-up e peguei usada, e o manometro nao estava funcionando, ficava sempre no máximo, peguei uma estrada de 100Km e começou a bater biela depois de ter rodado 70Km em rotação relativamente alta e a (120Km/h), pois parou de funcionar a bomba Smile
se eu tivesse percebido antes eu gastaria R$ 250,00 como não percebi gastei R$ 2.200,00 com retifica e claro, acabei comprando a bomba do mesmo jeito.

_________________
S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 2:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Não é só trocar a bomba, não. Nos anos 80 comprei um Uno S em que coloquei o painel do SX (esportivo), que tinha manômetro elétrico de óleo.
Um tempo depois começou a baixar a pressão de óleo, comprei uma bomba na concessionária, meu mecânico a trocoue por um tempo voltou ao normal.
Uns dias depois, em viagem, a pressão voltou a cair e achei que era defeito no manômetro. Uma meia hora depois o motor "bateu". Continuei a viagem devagar e ao chegar ao destino um tio, conhecedor de mecânica, abriu o motor: as bronzinas estavam comprometidas. Descobri, então, que o dono anterior não trocava óleo e o mecânico não limpou o cárter. Limpado o cárter e trocadas as bronzinas o poblema ficou resolvido.

Portanto, fica o alerta.

Abraço,

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Dalila e Cristiane
MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 6:19 am    Assunto: Bomba de óleo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Junho de 2003
Mensagens: 107
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal, aqui é o Kiko, quem fala.

Como estou tendo problema de acesso há uma semana....


A bomba de óleo, não é uma peça que apresenta problemas em pouco tempo de uso, a maioria é trocada em retifica do motor, isto é a mais ou menos 300.000 km, mesmo assim muitas vezes é mantido original, pois entre original em bom estado e uma meia boca???
Eui mesmo, nunca vi alguem trocar só a bomba de óleo em um motor diesel.

Muitas vezes a variação de pressão é decorrente de qualidade de óleo lubrificante.

_________________
Tivemos D-10 desde 96, agora temos Bonanza(Diesel)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
valmor
MensagemEnviada: Sáb Set 30, 2006 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

Para remoção da cebolinha , pra instalar o adaptador , necessita esvaziar o oleo do motor ????
Ou seja vai vazar oleo qdo eu remover a cebolinha ????
Motor GM151 , 4 cc , gasolina.

obrigado e

[]´s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 01, 2006 12:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Valmor

Se fizer de manhã, ou seja depois de uma noite parada, vai só escorrer um pouco, o que ficou na galeria.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
valmor
MensagemEnviada: Dom Out 01, 2006 9:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

Kiko escreveu:
Olá Valmor

Se fizer de manhã, ou seja depois de uma noite parada, vai só escorrer um pouco, o que ficou na galeria.

Abraços


Obrigado Kiko !

[]´s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
valmor
MensagemEnviada: Dom Out 01, 2006 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

Poderiam de dizer qual a pressão NORMAL de trabalho deste motor ????

( Motor GM 151 , 4cc , gasolina )

[]´s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Dom Out 01, 2006 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Uma curiosidade, me foi reportado experiência de quem tinha manometro/termómetro de óleo instalado e utilizou óleo sintético.
Pelo que me lembro de manha não tinha a quela contrapressão por causa da viscosidade do óleo frio, ou seja a pressão subia e voltava rápido ao normal. A segunda informação temperatura menor do óleo lubrificante.
Se alguem ai já usou óleo sintético e tem manometro poderia reportar.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB