Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 CONVERTER UM 4.1 P/ ALCOOL?? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
JAMES TAYTI
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 3:30 am    Assunto: CONVERTER UM 4.1 P/ ALCOOL?? Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 15 de Março de 2004
Mensagens: 44
Localização: GUARULHOS SP

Caros amigos estou pensando em transformar meu motor 4.1 a gasolina p/alcool,perguntas:
Seria possível?
Compensaria financeiramente?
quais as modificações adequadas?
seria possível deixar um motor carburado bí-combústivel(gasolina/alcool)?
Agradeço a atenção prestada e conto com a experiencia da turma.Um abraço do tayti.

_________________
BLAZER SULAN TOPEKA/93
GASOLINA/ÁLCOOL & GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 7:13 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:45 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cezar Sato
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 9:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Vejo muito o pessoal converter motores para álcool ou multimistura (álcool+gasolina), porém estes devem possuir injeção eletrônica, havendo necessidade de mudança de chip no módulo de injeção. Penso que a vida útil do motor diminui consideravelmente, além de que o desempenho não será tão bom quanto o motor original a álcool.
Considerando que o álcool custa hoje cerca de 50% em relação à gasolina, claro que varia de região para região, assim penso que vale a pena converter o motor.
No caso do Taity ele vai desembolsar mais pois é necessário modificar várias peças, acho que é mais viável adquirir um motor 4.1 do Omega ou Silverado, e aí fazer a troca de chip. Estes motores podem ser conseguidos a preços razoáveis, além de que são mais evoluidos tecnicamente, pois passaram por upgrade através da subsidiária Lotus, se não me engano na Inglaterra.
Existem muitos que gostam de criticar o álcool, falar que não pega de manhã, que não tem valor de mercado, etc, mas é só parar para ver as vantagens que vc não sai dele. Eu por exemplo possuo 2 autos originais de fábrica à álcool, Chevrolet é claro (Monza e Astra), nunca me deram problemas.

Cezar

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
wlavetbr
MensagemEnviada: Seg Mai 10, 2004 12:03 am    Assunto: Re: CONVERTER UM 4.1 P/ ALCOOL?? Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2003
Mensagens: 5

JAMES TAYTI escreveu:
Caros amigos estou pensando em transformar meu motor 4.1 a gasolina p/alcool,perguntas:
Seria possível?
Compensaria financeiramente?
quais as modificações adequadas?
seria possível deixar um motor carburado bí-combústivel(gasolina/alcool)?
Agradeço a atenção prestada e conto com a experiencia da turma.Um abraço do tayti.


James, eu tenho uma pickup A-20 com 110.000 Km rodados. O motor é show rodando com álcool, para ligar pela manhã basta uma injeção de gasolina e pronto... Liga de primeira.
Para transformar o seu motor a gasolina para álcool é mais difícil do que fazer a conversão de álcool para gasolina.
O motor a álcool tem uma taxa de compressão maior, as diferenças estão no cabeçote e nos pistons, além disso a curva de avanço do distribuidor são diferentes, o jogo de velas de ignição são diferentes e o carburador é diferente (o do motor a álcool é niquelado para resistir a corrosão causada pelo álcool).
Tenho amigos que já fizeram a seguinte alteração "TABAJARA".
- Apenas trocaram os glicês do carburador, colocando os utilizados no carburador a álcool. O resultado é que funcionou mas como não alteraram o difusor e o injetor de aceleração o carro não anda tão bem como o motor original a álcool (até mesmo porque a taxa de compressão continua menor).
Um abraço.

Wagner L. Araújo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2004 4:03 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:56 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2004 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Daniel,

A causa mais provavél é que, em muitos carros a alcool, o coletor de admissão tem um aquecedor ("ferro eletrico"), responsável pelo pre-aquecimento da mistura enquanto o motor não aquece, e a água quente não circula pelo coletor.

Nas conversões, o chip e o mapeamento é trocado, mas raramente se troca o coletor de admissão. Frio, o alcool é muito pouco volátil e a condensação acaba afogando o carro.

César, que ano é seu Monza ? Foi adaptado um botão para a partida a frio ?

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2004 7:00 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:55 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 12:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Daniel,

Como a taxa de compressão não foi mexida, não é imprescindível a troca das velas. Normalmente o alcool trabalha com velas mais frias, justamente por conta da taxa maior.

Bom, tem a questão do coletor, que dificulta o funcionamento durante o aquecimento do motor. E pode ser o mapeamento mesmo, que está injetando excesso com o motor frio.

Se bem que o sintoma que vc descreveu me parece ser falta de alcool. Não seria esse o caso.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 2:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Alexandre.

Conforme me perguntou sobre o Monza, o mesmo é a álcool de fábrica, a injeção eletrônica faz todo o trabalho de injetar e dosar a gasolina. Tenho também um Astra à álcool de fábrica, este com 110cv, 10 a mais que o Monza.
Se o automóvel for a álcool original com injeção, ele pega muito fácil. Ocorre raramente de abastecermos com combustível ruim e ele querer dar uma rateada no começo, aí é só ligar e desligar a ignição umas três vezes para pressurizar mais o sistema de alimentação que pega muito fácil.
Vc comentou sobre coletores de admissão com pré aquecimento, desculpe a minha falta de informação, mas eu nunca ouvi falar disto em automóveis, o que também acho muito perigoso. Tenho este dispositivo em caminhão e camioneta, mas à Diesel.
Quanto à conversão, eu sou da opinião de comprar um propulsor 4.1mpfi de Silverado ou Omega, e chipar para àlcool, fica uma bala em potência e tecnologia.

Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
tecnica
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Cézar,

Perguntei do botão no Monza, por causa do seguinte: entre 92 e 94 os módulos de injeção do Monza e Kadett a àlcool tinham um defeito na programação. Quando a temperatura ambiente estava entre 17 e 21 graus, o módulo não injetava gasolina, dificultando a partida a frio.

Abaixo dos 17 graus, o modulo injetava gasolina corretamente. E acima dos 21 graus a injeção de gasolina não é necessária.

Meu pai tinha um Kadett 94 a alcool, e, na meia-estação, era uma desgraça para pegar. No inverno brabo ou no verão, batia a chave e pegava, na boa.

Qto ao pre-aquecimento, o próprio Monza mesmo tem (peca no. 90183163). O Astra não possui, porque a injeção é multiponto e como o bico trabalha perto da válvula, não tem problemas de condensação do alcool.

Concordo com vc, pegar um 4.1 MPFI e chipar é a solução mais elegante e eficaz.


Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Alexandre e pessoal do Forum.

É verdade, consultei no CEP-Chev o código da peça, e realmente havia um aquecedor de pré mistura nos Monza/Kadett, vc tem razão, eu pisei na bola.
Mas com relação ao 4.1 MPFI, penso que fica muito bacana.

Àqueles que forem converter para o álcool, redobrar a atenção com relação à troca de filtro de combustível, o qual deve ser trocado a cada 10mil Km, no máximo 15mil. Ele satura muito mais rápido do que nos veículos à gasolina, e, é comum haver perda/queima da bomba elétrica de combustível. O custo desta bomba ultrapassa tranquilamente a casa dos 300 reais. Falando em bomba, na conversão ela deve ser trocada por um modelo específico para o álcool, pois trabalha com pressão diferenciada e é preparada para corrosão causada pelo álcool.

Veículos com peneira na entrada do pescador do tanque também devem ser inspecionadas e/ou trocadas periodicamente, costumam entupir.
A válvula termostática deve estar impreterivelmente em perfeito funcionamento, pois do contrário seu motor não terá rendimento satisfatório e terá um maior consumo. Velas também tem especificação direfenciada.

Em nossa família sempre tivemos carro a álcool desde 1981, não há de que reclamar quanto ao combustível em sí, mas sim da instabilidade com que o Governo reajusta seu preço com relação a gasolina, mesmo este compondo algo em torno de 25% da composição da outra.
Desculpe estar adentrando no aspecto político, mas penso que a maioria da frota nacional, seja carro ou picape, deveria estar rodando com álcool, ou mesmo gasolina, que seja. Aqui no Forum a maioria possui camioneta a Diesel, inclusive eu, mas ainda acho que este combustível subsidiado, deveria ser prioritário para veículos de serviço/trabalho, como caminhões, onibus, tratores e outros.

É chato abrir mão do motor Diesel, mas também é estranho estar queimando um combustível subsidiado em nossos veículos, quando estes nos servem apenas para condução e lazer. É o que eu penso, gostaria que os demais opinassem também.

Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 11:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola pessoal

Concordo plenamente com o Cezar a respeito de uma maior utilização do alcool na frota brasileira pois eh um combustivel proveniente de recurso renovavel, não polui e o temos em abundancia. Seu uso em maior escala tb traria inumeros beneficios p/ a população (principalmente p/ os usineiros!). Devemos lembrar que demorou muito tempo para as montadoras perceberem isso, uma vez que eh recente a produção de veiculos do tipo "flex fuel" (bi-combustivel). Mas jah eh um começo!!! Exclamation


Eu particularmente não abro mão do motor diesel de jeito nenhum! Lembrando ainda que em varios paises da europa e ate mesmo na Argentina existem carros de passeio a diesel. Alias a Volkswagem desenvolveu um motor 1.9 a diesel (equipa o gol, bora, etc) que eh uma beleza. Soh não são vendidos aqui devido as obsoletas leis que possuimos Laughing

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2004 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Ao invés de tranforma-lo em alcool, compre um 6cc 4.1/250s a alcool por uns 800,00 que resolve seu problema!!
Converter custará muito mais!!
ABS!

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Qua Set 07, 2005 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004
Mensagens: 367
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Olá,

Conseguiu resolver o problema do Coletor ?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Gadelha
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 24 de Setembro de 2005
Mensagens: 3

Olá, pessoal!

Minha primeira mensagem aqui.
Encontrei este fórum numa busca no Google por "unidade de comando servotronic". Smile
Muito interessante!


Voltando ao tópico:

Tayti, esse motor que você quer converter é o GM250, usado no Opala?
Porque o GM250 é relativamente simples rodar com álcool, sem gambiarras, o que muitos opaleiros fazem:
- Rebaixar o cabeçote
- Trocar o carburador
- Pistões planos/cabeçudos
- Trocar válvula termostática e velas
- Ajustar o ponto
- Arrumar uma bobina melhor
- Se precisar, um kit de partida à frio

Acho que não esqueci de nada... Wink

T+
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB