Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Troca de Óleos « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2003 5:59 am    Assunto: Troca de Óleos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Gostaria de saber como vocês proprietários de picapes fazem a troca de óleos (Motor, Transmissão, Diferencial, Freio) e que produtos usam?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2003 10:07 am    Assunto: Re: Troca de Óleos Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Kiko, eu observo que as montadoras em seus manuais recomendam a troca do oleo de motor com 15mil km ou 10mil em média mas, como se sabe os motores a diesel mesmo estando em perfeitas condições ele libera um pouco de combustível para dentro do motor e isso suja o oleo, deixando tambem minusculos fragmentos o que deteriora rapidamente o oleo antes da quilometragem indicada, por isso eu particularmente recomendo a troca desse oleo com 5000 ou ate 7000km dependendo do tipo de uso do veículo pode ultrapassar esse periodo, mas se vc rodar pelo menos 400km por semana, deve seguir essa dica. E tem mais ao trocar o oleo nada de economizar com oleo barato, sem fazer marketing eu recomendo os da texaco como o URSA LA motor aspirado e o URSA Turbo motor turbinados, ou também os da SHELL como o Rimula X, nunca utilizei os da Petrobras que é nosso nao que sejam ruins é que antes de possuir picapes meu pai já dirigiu caminhao e as dicas que ele teve ao adquirir sua picape foram essas. Se alguem sabe se aquele oleo LUBRAX Top Turbo aguenta mais de 10mil km sem fica negro e sem viscosidade, pode me falar sobre ele. Aquela D20 branca cabine dupla do José Vieira da galeria aqui do site (ao compra-lá já tinha 300mil km rodados)zerou o hodometro e chegou a 500mil enquanto ela foi do meu pai e nunca foi feito serviço de motor nela, a única coisa que precisou de reparo foram os bicos injetores e a bomba injetora. Lembrando essas dicas só valem pra motores diesel.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Kiko,

Tenho trocado o óleo de motor com 5.000km, juntamente com o filtro de óleo. O de ar a cada 2 trocas do óleo (10000km). Não mexi ainda com diferencial e cambio, estou com a D20 há um ano, e logo depois que a comprei fiz a troca dos retentores do eixo traseiro, que deram problema de vazamento.

No motor eu tenho usado o Castrol Turbomax. Os filtros são originais Maxion, comprados na AutoAmericano.
No diferencial/cambio, ao trocar, pretendo colocar o aditivo para engrenagens da Molikote.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
drperes
MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2004 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Senhores:
Alguém já utilizou o novo óleo da Castrol para "motorres com mais de 100mil km"?
Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Sex Ago 20, 2004 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Kiko, só coloco o melhor nas minhas crianças!! Os caras no posto de troca, num botavam fé que eu colocaria óleo de prima nas barcas!!
Ponho aditivo em tudo!! Da gasolina/álcool, ao radiador, freio, câmbio, água do para-brisa....... Very Happy

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel
MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 1:21 am    Assunto: óleo Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal.

A barca de pouco uso ( fim de semana) também deve seguir estas kilometragens para trocas de óleo

Abraço para todos.

Gomes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 6:08 am    Assunto: Troca de Óleo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

Os veiculos de pouco uso merecem maiores cuidados, em relação aos que andam bastante, pois neste caso é melhor basear a troca por tempo, que a fabrica recomenda é de 6 meses.
Isto ocorre muito em carros modernos que tem por exemplo a troca em 15.000 km, e alguns mal rodam uns 3.000 km p/ ano, aí qdo completar 15.000 km o óleo já está "podre", e já provocou entupimentos em canais de lubrificação.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 3:35 pm    Assunto: óleos Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá gente, sinceramente, o melhor é sempre usar os óleos de tecnologia mais recente, pois apesar de caros eles possuem uma série de aditivos em sua fórmula que permite uma maior eficiência e limpeza no motor, câmbio, diferencial. Esta limpeza você logo nota, pois o óleo escurece com relativa facilidade. Quanto a quilometragem, eu costumo tocar o óleo do motor (no meu caso um 4.3 gasolina), a cada 5.000 Km, assim como seu filtro e no caso do filtro de ar a cada 8.000Km, se não pegar muita estrada de terra. Já no caso do óleo do câmbio a cada ano, pois como disse o Kiko, os óleos tem um prazo de validade (mesmo com os aditivos), aliás, procurem ver a data de fabricação do óleo que vocês comprarem, óleos com mais de 1 ano estão entrando em fase de deterioração (mesmo os sintéticos), que ao invés de limparem sujam o motor e colaboram para o desgaste pois tem o seu pH alterado (ficam ácidos).
Saudaçòes geemicas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 1:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi Turma!
Vamos por partes:
A Caravan só usa produtos da Castrol com caracteristicas iguais às especificadas no manual. trocados sempre por data (já que ela roda muito pouco) e em casa (só eu mexo nela e, antes que perguntem, eu levo o material retirado para um posto de recolhimento para evitar poluição; basta a fumaça da D-20).
A S-10 usa produtos vendidos nos postos Ipiranga (não lembro a marca mas as especificações são as do manual) trocados sempre entre 500 e 200 km antes da kilometragem limite.
A D-20 usa o Brutus turbo para o motor e outros produtos do posto na qual eu sempre abasteço. A cada 5000 km ou após qualquer incursão fora-de-estrada, levo-a a um lava-jato de confiança onde procedo a lavagem da parte inferior e lubrificação das gaxetas) Nós aqui em casa sempre abastecemos no mesmo posto e evitamos ao máximo usar outro fornecedor (só fazemos isso em caso de viagem longa)
O Gol ainda não teve que trocar nada e as primeiras trocas serão feitas em concessionárias (de repente me deu um friozinho na espinha) por causa da garantia e tal. Quando vencer a garantia ele será levado ao mesmo posto onde são feitos os serviços nos outro carros.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Gerson Lage
MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2004 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
Mensagens: 96
Localização: Brasília-DF

Prezados,

Estou tendo dificuldades para encontrar o oleo do diferencial tração Positiva. Só encontro os 80, 90 e 140. O manual indica o óleo especial Texaco TL 3450 SAE 90. Achei o 85W140 e não o 90W140, indicado pelo Kiko. Qual posso usar ?

_________________
Bonanza 94 S4T
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2004 9:20 pm    Assunto: Óleo para tração Positiva Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Gerson

O óleo recomendada para diferencial com tração positiva, possui aditivação exclusiva (segundo os fabricantes), o não uso destes danifica os discos de fricção (isto já vi acontecer)
Estes óleo podem ser encontradas nas concessionárias tanto Chevrolet como na Ford.
O preço de qualquer forma não é muito barato, cerca de R$ 7,00/litro.

O óleo recomendado é

Texaco TL 3450 SAE 90 (antigo)
ou
Texaco Multigear LS 85W140 (moderno)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Set 05, 2004 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal.

Eu só uso no motor o Texaco Ursa Super TD, e em segunda opção o Shell Rimula X. Procuro trocar a cada 7000Km, mas as vezes chega a 10000Km. Quanto aos filtros eu usava originais New Holland, mas descobri que eram da Tecfil, marca que eu particularmente não gosto, agora só uso Mann+Hummell.

Oleos de caixa e diferencial só original AcDelco 80W90.
Graxa para cubos e cardan uso Texaco Marfak MP2, as vezes Molikote.

Fluido de freios só TRW Varga ou Bosch.

Abraços

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Set 05, 2004 9:52 pm    Assunto: Óleo para tração Positiva Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar

O óleo para diferencial com tração positiva não é 80W90, este é somente para caixas de cambio, de mais ou menos 1990 para cá.
Este óleo é extremamente fino, se tratando de óleo para engrenagens, equivale a um monoviscoso SAE 40, inclusive este pode ser usado no lugar(cambio) conforme propria ZF.

O diferencial Positractuion, usa

Texaco TL 3450 SAE 90 (antigo)
Texaco Multigear LS 85W140 (novo)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luciano
MensagemEnviada: Seg Set 06, 2004 12:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Agosto de 2004
Mensagens: 17
Localização: Dourados MS

Saudações a todos
Com relação a óleo de diferencial, não é aconselhavel eu colocar o 80W90? A tração é comum. Devo optar pelo 90 API GL 4 ou 5?

_________________
D20 Custon 86/94
Perkins Q20B
Garret TB 4125
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Seg Set 06, 2004 1:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Kiko.

Obrigado pela dica, pois eu não sabia que diferenciais positraction utilizavam óleo específico para tal. Novamente muito obrigado.

Abraços

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 8
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB