Autor |
Mensagem
|
luau |
Enviada: Qua Mar 07, 2007 7:51 am Assunto: Motor diesel não liga qdo esta frio |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Março de 2007 Mensagens: 15 Localização: Santos
|
Ola Pessoal sou novato no forum e novato com pickapes.
Ja ha algum tempo comprei uma Bonanza Vermelha 1994 e estou muito satisfeito com ela.
No entanto pela manha e mesmo a tarde qdo não faz sol eu nao consigo liga-la .... so no tranco (ou com a Bateria com carga completa (lenta) carregada no auto-eletrico. A Bateria é novissima 80Ah, com pico de 950A o motor de arranque ja foi revisado e o alternador tambem.
Estão me dizendo que eu deveria fazer uma revisão na Bomba e nos bicos (Os filtros e o Óleo estão OK). Somente qdo ela pega (no tranco) ela solta uma fumaça preta pelo escapamento. Está com 188000 KM. Faz 6 Km / litro na cidade e 10 Km / litro na estrada a 110Km/h.
Depois disso ele liga normalmente durante o dia dando somente problema no dia seguinte.
Um detalhe é que eu a uso menos que o dono anterior (meu primo) que a usava sempre e nunca havia dado este problema. Começou a acontecer comigo no frio qdo dava 12:00 eu ligava e tudo bem. Agora o problema esta pior pq de um dia para o outro ela so pega sem tranco com o sol.
Se puderem mandar umas dicas de manutenção periódica eu agradeço
Abcs, Lu@u _________________ =================
Abcs,
Luau |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Mar 07, 2007 9:47 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Verifique o cabeçote deste carro. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
luau |
Enviada: Qua Mar 07, 2007 9:51 am Assunto: Motor diesel não liga qdo esta frio |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Março de 2007 Mensagens: 15 Localização: Santos
|
Ola Cesar obrigado pela resposta rapida ....
Referente no cabeçote ... mais ou menos o que seria ?
folga ? Juntas ? deve ser retificado ?
Abcs,
lu@au _________________ =================
Abcs,
Luau |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Mar 07, 2007 11:50 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá,
a bonanza é a diesel né? Se sim, pode ser justamente esses 2 problemas... bomba injetora ruim, ou cabeçote ruim. Mas não podemos descartar também a hipotese de motor ruim já...
Como é a primeira partida dela à frio... O motor gira gira gira e não pega?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Mar 08, 2007 12:44 am Assunto: |
|
|
|
Olá.
Tive exatamente o mesmo problema, só retificando o cabeço resolveu!!! |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Mar 08, 2007 12:46 am Assunto: |
|
|
|
Quiz dizer cabeçote acima. |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qui Mar 08, 2007 12:12 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Em alguns casos um aquecimento superior ao normal causa um empeno no cabeçote, as vezes não estraga nem a junta mas o carro fica ruim de pegar, tive este problema com a D-10 _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
luau |
Enviada: Qui Mar 08, 2007 7:17 pm Assunto: Isso mesmo |
|
|
|
Thales, isso mesmo a Bonanza é a Diesel e a primeira partida a frio o motor gira gira e não pega ... so no tranco .... depois pega normalmente 1 giro 2 no maximo e pega. Ai passa a noite e pela manha a mesma coisa.
No entanto me parece que se a bateria estiver carregada com carga Máxima ... ai ela pega pois acredito que ela esteja com + força
pra girar o motor. (Motor de arranque e Alternador estão recem-revisados) _________________ =================
Abcs,
Luau |
|
|
 |
Eduardo Valaretto |
Enviada: Qui Mar 08, 2007 8:07 pm Assunto: Teste simples e barato. |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2005 Mensagens: 89 Localização: Ilhéus - Bahia
|
Experimente adicionar 3% de óleo de motor ao combustÃvel (deixe o tanque meio vazio e calcule aproximadamente).
Se resolver o problema é a bomba injetora que precisa de manutenção.
Eduardo Valaretto. |
|
|
 |
luau |
Enviada: Qui Mar 08, 2007 9:09 pm Assunto: |
|
|
|
Eduardo .... obrigado pela dica ....
Nesse momento sei que o tanque esta com uns 100 litros de combustivel. Devo adicionar 3 litros de óleo motor ao tanque ?
Isso não deixa sequelas ? deixa menos sequelas que pegar no tranco ?
Ou devo eu esperar o nivel do tanque baixar mais ...
digamos ... para uns 20 ou 30 litros (ou 63 meio tanque)
Abcs, _________________ =================
Abcs,
Luau |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Mar 09, 2007 2:43 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Luau,
É percentual aproximdo, você escolhe quanto deixar no tanque. Não sei se 3% não é muito, eu experimentaria 1%, inicialmente. A sugestão é prática, para você não ter de fazer a mistura separada em uma vasilha e puxar com a bomba, mexer na linha de combustÃvel e arriscar a ter entrada de ar, e ter muito mais trabalho. O mistura de óleo de motor ao diesel constantemente é uma polêmica aqui no fórum. Mas no seu caso, é para um diagnóstico e não deverá afetar em nada o seu motor.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
luau |
Enviada: Sex Mar 09, 2007 7:20 pm Assunto: |
|
|
|
Ok vou testar ... começando por 1% adicionando 1% a cada dia ate chegar a 3% no máximo ....... pessoal obrigado pelas dicas .... depois eu retorno com o resultado. Valeu _________________ =================
Abcs,
Luau |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 10, 2007 9:22 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
O que dá dificuldade de pegar na verdade é falta de taxa de compressão, como no motor diesel, o que detona o combustÃovel é a pressão (de compressão) da camara de combustão.
Mas a cauda pode ser mais q o que foi dito, o desgaste dos aneis e camisa, má vedação das valvulas (sede), desgaste da sede das valvulas, aumentando a área de compressão, tb ocasiona isto.
No caso de bicos e bomba, a má pulverização do combustÃvek tb dificulta a combustão inicial.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
luau |
Enviada: Sáb Mar 10, 2007 10:14 pm Assunto: |
|
|
|
Kiko muito Interessante seu comentário ...
Penso que minha bonanza poderia fazer um pouco mais na cidade.
A quilometragem é 189000.
Voce acha que esse consumo de 6Km/L na cidade é uma pista que vai de de encontro ao que voce disse sobre as folgas, desgaste, vedacoes nas partes do motor ?
Nesse sentido uma revisão de valvulas aliado a uma retifica + juntas etc possam resolver o problema é claro. Caso não seja a bomba.
(Ja coloque 1 litro de Oleo Motor) vamos ver amanha o que acontece
Abcs,
Luiz _________________ =================
Abcs,
Luau |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 10, 2007 10:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Luau
Se motor rende menos gasta se mais, pode ser realmente motor cansado.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
|