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 Falta direção camionete S10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Tahoe
MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 10:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

O problema da S-10 é que a GM quis fazer uma suspensão confortável, tipo carro... Daí deu essa caca instável e navegante... Qualquer viradinha bruca que você faz na S-10 parece que ela vai capotar. isso não quer dizer que ela não é boa de curva... S-10 faz curva e bem(para um utilitário obviamente!), o problema é a sensação de instabilidade e falta de precisão... a carroceria rola muuuuiiiiiitooooo. As Veras antigas eram moles e deitavam bastante nas curvas, mas a carroceria rolava menos... pode ser devido as barras anti rolagem que elas tinham...

[]'s

Thales

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Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
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Brênio
MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Abril de 2007
Mensagens: 20
Localização: Goiânia Goiás

Eu me cuido sim e a S-10 sinceramente pela altura que ela tem faz curvas mto bem
o problema como Tahoe disse é a sensação de navegante xD
A do meu pai só rebaixou a regulagem da dianteira e tirou 1 mola trazeira nem da pra perceber direito.
e colocou pneus 255-70
Meu pai já entrou em rotula a 80km/h Curva na BR 153 é tudo de 120 a 140

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Nada sai de fabrica tão bom que não possa ser modificado para melhor.
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peembaixo
MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Eu tava na BR 116 voltando de Peruíbe pra São Paulo e entrei numa curva à esquerda não muito fechada a +- 140Km/h e a roda dianteira do lado direito do carro caiu em algum buraco, coisa pequena que em situação normal nem daria pra sentir e a S10 deu uma decolada que até hoje eu gelo só de lembrar!
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George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7470
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal uma duvida. Muito se comenta da instabilidade da S-10 mas nada se fala com relação a Blaser, porque se trata-se do mesmo carro ?
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Adalberto
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furholz
MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 1:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

As estradas são projetadas para certas velocidades. Não adianta entrar a 140 km/h em curva que não vai dar certo. Quem sabe em uma Autobahn na Alemanha e olhe lá. Outra. Em uma S10, 140 seria uma espécie de loucura consciente assim como em qualquer caminhonete.
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JOTA
MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 7:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Minha S10 sempre teve uma certa folga e sua direção não prescíndia de uma correção. Ou seja, um utilitário afinal. Mas nada que tirasse todo o prazer de guiar. Se ela não é nenhum F1 de estabilidade (piora muiiiiito se descendo uma serra devido a desproporcionalidade de distribuição do seu peso), guiando-a com respeito é um carro seguro.

No entanto, após um desgotoso ajuste da altura das barras de torção, e mesmo com o imediato alinhamento, cáster e cambagem, ela piorou muito, nem parece o mesmo carro.

Sua direção ficou "nervosa", nota-se perfeitamente o volante dando pequenas viradas para direita/esquerda. Sente-se, também, mais as imperfeições do piso pelas vibrações e movimentos do volante. Isto, antes, não ocorria.

Para piorar, começou um barulho seco quando em certas freadas ou quando ela passa por lombadas.

Detalhes: Quando fiz o reaperto das barras (para ganhar um pouco mais de firmeza na suspensão dianteira), troquei todos os terminais e os pivôs. Eles não precisavam ser trocados, mas ainda assim resolvi pela troca por garantia e em face da quilometragem. Ela também não apresentava folgas ou qualquer outro problema na suspensão.
todavia, agora, é barulho, mais a folga acentuada. Para somar, ao ser esterçada tem-se uma sensação de não chegar ao fim do curso e os pneus dianteiros "cantam" com facilidade até em manobras.

Aqui ficam minhas dúvidas:
Será que pode ter sido a regulagem (cambagem, cáster, alinhamento) mau feitos?

Dias desses, ao passar por uma parte de piso molhado, com uma pequena depressão, e encontrando-me segurando o volante apenas com uma das mãos, levei um baita susto. Pois ela deu um pequeno pulo (face ao aperto das barras ela ficou mais rígida), e quando as rodas foram empurradas para baixo pelos amortecedores quase perdi seu controle, devido ao volante ter "dançado" em minhas mãos.

Com eu não tinha problema de folga em caixa, problemas de suspensão etc, quais seriam as causas destes problemas?
1) Imperfeição no alinhamento/cáster/cambagem?
2) regulagem incorreta do braço Pitmann quando da troca do seu terminal?
3) O mesmo para o braço auxiliar?

Agradeço opiniões.

Abraços a todos.

JP
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furholz
MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 11:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2007
Mensagens: 28
Localização: Ubatuba

Puxa. Quanto tempo ninguém escreve nada por aqui. Será que esqueceram este tópico?

Quanto à última colocação, sempre ouvi falar muito da famigerada estabilidade da S10 e nos cuidados que se deve tomar. Logo quando peguei o veículo, tive que trocar 4 pneus. Foram colocados os originais 225. Como os pneus eram novos, logo em seguida fizemos alinhamento e antes disso procedemos com o reaperto dos parafusos da barra. Embora tenha solicitado ao mecânico que levantasse mais a frente do veículo, este não o fez pois disse que o carro poderia levantar a dianteira em acelerações mais bruscas (pessoalmente, duvido que o 2.2 possa fazer isto). Bom, ao final foi feito camber e caster pois a alteração mudou a geometria sa suspensão. Não percebí nenhum tipo de alteração na estabilidade. Antes de ter a S10, tinha uma perua Escort SW que tinha uma estabilidade fantástica. Percebo que a S10 não é tão estável mas não me dificulta a vida em nada (não fosse este detalhe da direção, seria um carro perfeito para o que eu quero). Pode ser o seu alinhamento. Dizem que alinhas S10 e afins é um pouco difícil. Aliás, na minha troquei também auxiliar, pitman e o acoplamento elástico da coluna de direção.
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JOTA
MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2007 8:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

"Fur", concordo, esse tópico (e outros também) estavam (estão) meio moribundos.. mas a gente ressuscita eles e pronto, logo aparecem bpns companheiros.

Veja, minha S10 estava toda justinha, nada havia para trocar.
Porém, com minha ignorância de muar, fiz o que não se sugere e com quem não entendia do riscado.

Primeiro fiz o certo. Ou seja, troquei os terminais e pivôs, que apesar de não apresentarem folgas tinham sob si o peso de 57.000Km. Depois, aí sim mora o perigo, deixei nas mãos de um eqüino a tarefa de dar um "aperto" nos parafusos das barras de torção.
Até aí nada de mais, pois até uma mula sabe apertar parafusos. O problema é que o "fio d'uma égua" entendeu de apertá-los demais. E, para exponenciar o mau feito, o técnico de alinhamento, muito provavelmente, não soube equalizar a nova geometria que, como você bem citou, das S10 vem a ser bem complicada.

O RESULTADO?
Bem, barulho de "toc-toc" algumas vezes, qaundo esterço e tanto faz se para direita ou esquerda, frente muito alta e fazendo a roda esterçada em curva a "cantar" pneu e a pular, volante impreciso e propenso a transmitir maior gama de vibrações do piso e, last but not least, um dono pra lá de furioso.

Agora, tenho que aguardar o equipamento da tal "oficína" ser consertado para voltar e que eles dêem o jeito deles.
A propósito: quando do serviço, foi feito cáster, cambagem, alinhamento, regulagem da raberta da parafuseta e da haste de sustentação do pino do trambuletão. O carro só falto ir à NASA para regular.
Para complementar: braço Pitmann, calços, alongadores estão OK e os primeiros parecem que saíram de fábrica.
Grande abraço
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peembaixo
MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2007 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

furholz escreveu:
As estradas são projetadas para certas velocidades. Não adianta entrar a 140 km/h em curva que não vai dar certo. Quem sabe em uma Autobahn na Alemanha e olhe lá. Outra. Em uma S10, 140 seria uma espécie de loucura consciente assim como em qualquer caminhonete.



O que mais me impressionou é que com a velha C14, mesmo andando a 120Km/h ou até esgoelando a 130Km/h ela seria muito mais estável nas mesmas condições do que a S10, e diga-se de passagem, a velha C14 é melhor de curva que muito carro pequeno e dá um banho na S10.

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George Pessoa
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