Autor |
Mensagem
|
Jensen |
Enviada: Qui Abr 19, 2007 11:33 am Assunto: Veraneio Diesel |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Abril de 2007 Mensagens: 4 Localização: RJ
|
Caros colegas aficcionados
Acabo de entrar neste forum, porém acompanho a bastante tempo as informações fornecidas por todos vocês.
Adquiri no mês passado uma veraneio 1979 diesel de uma famÃlia que a possuiu por 23 anos. O dono me passou toda a documentação da mesma, inclusive o manual, recibos e documentos referentes a ela durante todos estes anos.
Tenho escutado várias versões quanto a originalidade do motor, alguns dizem que não existe veraneio a diesel original e sim adaptada, outros dizem que era um opcional de fábrica da época, ou seja o indivÃduo comprava na concessionária e encomendava o motor diesel, e a mesma vinha de fábrica com o motor solicitado.
Li em um site contanto a história das veraneios o seguinte texto :
Neste ano, novidades. A série C-14 passa a ser denominada C-10. Em termos de estilo, uma nova grade frontal, em plástico. O painel passa a ter um acabamento plástico e instrumentos com uma nova grafia.
Na parte mecânica, o motor de 6 cilindros 4.1, do Opala, passa a equipar a C-10. A nova A-10 surge com a versão a álcool desse motor, juntamente com a versão diesel, a D-10. O motor é um Perkins Q20B4/4236, um motor desenvolvido primeiramente para uso como motor agrÃcola e adaptado para o uso veicular. Nesse ano, a Veraneio também recebe o motor diesel como opcional, assim como a versão a álcool.
Estou agora recorrendo a todos os experts deste magnÃfico forum para tentar dirimir definitivamente minha dúvida.
Como posso afirmar que a minha veraneio é realmente diesel original de fábrica, se é que posso ?
Desde já agradeço a atenção de todos vocês
Abraços |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sáb Abr 21, 2007 1:07 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Da para identificar pelo numero do chassis. Se não me engano tem aqui no site como decodificar o chassis. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Jensen |
Enviada: Sáb Abr 21, 2007 3:01 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Abril de 2007 Mensagens: 4 Localização: RJ
|
Caro Adalberto
O que consegui no site se refere aos veÃculos a partir de 1988 e a veraneio é 1979, continuo sem saber o que fazer, será que estou errado ? de qualquer forma obrigado pela ajuda
Grande abraço |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Abr 22, 2007 12:27 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Doze anos se passaram até o surgimento de uma novidade, o motor opcional de 4 cilindros em linha do Opala. Dois anos depois, em 1978, apareceram a D-10 com motor diesel Perkins de 4 cilindros e 236 poI3, a C-1000 com capacidade de carga útil de 1000 kg e o modelo normal C-10 (550 kg). A maior evolução mecânica foram os freios a disco dianteiros para os três modelos. No ano seguinte, é oferecida pela primeira vez uma versão a álcool, batizada de A-10, ainda com o motor Opala de 4 cilindros.
Retirado de: http://picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_a10.htm _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Dom Abr 22, 2007 2:28 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Esta é minha segunda grande dúvida em relação à série 10. Segundo o Catálogo GM, não existe Veraneio à diesel, que é indicado pela letra D no inÃcio. mas são tantas que vemos por aÃ, que desconfio que talvez as concessionárias adaptacem a pedido do cliente.
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Dom Abr 22, 2007 7:29 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Jensen, descreva o numero do chassis da sua criança e vou ver se consigo decodificar no catálogo que tenho. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Dom Abr 29, 2007 9:28 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Motor Diesel na verana era solicitado pelo cliente, verana da série 10 não saia diesel d fábrica. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Abr 29, 2007 10:02 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Pelo que sei não saiu nenhum verabeio linha C-14/10 com motor diesel, pelo menos para mercado nacional.
E na época dos D-10, o motor Perkins era apenas 4236, e não Q20B, este surgiu com D20 em 1995.
Os Veraneio (linha 10) é montado sobre o chassi D-10, e não de Varaneio com molas helicoidais na traseira, pois teria que carregar 1000 kg. _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
ThomasU |
Enviada: Seg Abr 30, 2007 1:44 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2007 Mensagens: 37 Localização: Sao Paulo
|
Bom... pelo pouco que sei... Veraneio só a gasolina mesmo, as Veraneios diesel que encontramos por aà são adaptadas. Qto a suspensão, as que vinham com molas helicoidais são as da versão Deluxe e as que vinham com feixes de mola são Standard.. (corrijam-me se estiver errado).
E aproveitando esse tópico, visto que, não vejo necessidade em abrir outro tópico em relação à Veraneio Diesel....
Estou estudando uma possÃvel aquisição de uma Veraneio a diesel do interior paulista, acontece que ela está equipada com o motor da MB 608 com câmbio 4 marchas, contudo, ouvi dizer que este motor vibra muito, chegando a ser insuportável, e gostaria de ouvir opniões do amigos em relação a esse motor. Se é viável trocar o mesmo, por um Perkins ou até mesmo Maxion.
A Vera está sendo vendida babatinho, 9 mil reais, ainda não vi como está de lata e suspensão e acabamento... mas pelo valor não espero muita coisa... hHEhHEhee... sendo que segundo o dono, o painel e o volante são originais... HEHHE...
abraço _________________ - Quero uma Veraneio C14-16!!!! Estou procurando!!!! e acho que tá chegando a hora!! HEhEhhEeee... |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Seg Abr 30, 2007 2:27 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Até 1971 todas as Veraneios tinham somente molas helicoidais na traseira. A partir de 1971 passou a ser ofertado como opcional o feixe de molas, isso na versão standart.
[]'s
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
|
|
 |
ThomasU |
Enviada: Seg Abr 30, 2007 4:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2007 Mensagens: 37 Localização: Sao Paulo
|
Tahoe escreveu: |
Até 1971 todas as Veraneios tinham somente molas helicoidais na traseira. A partir de 1971 passou a ser ofertado como opcional o feixe de molas, isso na versão standart.
[]'s
Thales |
Então oque eu falei procede, feixes de mola (opcional) nas versões Standard e helicoidais nas versões luxo... ou não!? HehEHheee.. _________________ - Quero uma Veraneio C14-16!!!! Estou procurando!!!! e acho que tá chegando a hora!! HEhEhhEeee... |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 7:09 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
A vibração nem tanto, contanto que esteja bem adaptada. Este motor é vibrante em uma Toyota Bandeirante, que peca muito em amortecimento da carroceria.
O isolamento acustico é obrigatório.
Mas o motor é um pouco lerdo em acelerãções.
Mas para comprar, tem que ver se o documento está td certo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 12:51 pm Assunto: |
|
|
|
Eu já vi uma bandeirante jipe com este motor e não achei tão vibrante e nem tão barulhento. Tá certo que ela tinha um bom isolamento acústico feito pelo proprietário...
O motor que vibrava muito em Toyota e que era famoso é o OM 364, que era de injeção indireta... o 608 é o Om 324...
Quanto ao feixe de molas na Veraneio, procede. A inclusão de feixe de molas se deu por necessidade de uma suspensão mais robusta para uso nos orgãos estatais e frotistas.
[]'s
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 1:05 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Jensen
Não houve Veraneiro original de fabrica até 1991, pois a legislação não permitia, alteração que ocorreu em 1990. Neste ano, o uso do diesel foi permitido para veiculos com capacidade de carga acima de 1 Ton. Até então, era permitido somente com 1ton mais a caçamba separada da cabine. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
ThomasU |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 6:28 pm Assunto: |
|
|
|
Show Show... vou dar uma olhada nessa Vera... me empolguei agora! HEhHEhehe...
E qto a originalidade de Veraneio a diesel, vi um site aqui dizendo que a princÃpio fabricado com motores apenas a gasolina o famoso Chevrolet Brasil 4.3, vindo este, a ser substituÃdo pelo 6 cilindros do opala e pelos motores a diesel da D10!.
Contudo, concluo que Veraneio a diesel ORIGNAL só aqueles que vem com motores diesel da D10... e por sinal, QUAL MO MOTOR QUE EQUIPAVA AS D10?  _________________ - Quero uma Veraneio C14-16!!!! Estou procurando!!!! e acho que tá chegando a hora!! HEhEhhEeee... |
|
|
 |
|