Autor |
Mensagem
|
Garmin |
Enviada: Dom Jan 07, 2007 4:44 pm Assunto: Bloqueio de Diferencial X Tração Positiva (Positraction) |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005 Mensagens: 206 Localização: Piracicaba SP
|
Pessoal, sei que existem outros tópicos sobre esse assunto mas não sei se devo continuar lá... caso achem melhor podemos migrar para lá...
É o seguinte, recentemente vi um video onde um grupo de jipeiros atola num atoleiro exceto uma land rover com pneus aparentemente gastos! O truque era os bloqueios 100% existentes no diferencial...
A idéia inicial era colocar ao menos um eixo com tração positiva na veraneio. Não sabemos se é melhor na dianteira ou traseira. O problema disso é que a tração positiva não é bloquieo 100%, correto? E outra coisa, li em outro tópico que ela tbm não faz diferença no barro, correto?
Então minha dúvida é, existe bloqueio 100% para nossas GMs? A ensimec só produz para a linha Dana 44 e a ARB eu não conheço.
Alguem tem algo a dizer? _________________ Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jan 07, 2007 5:16 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Garmin
A tração positiva é transferencia por arraste, não tem uma boa eficiencia onde vc não pode dar velocidade nas rodas, deixar patinar bastante para que o movimento (parte dele) se transfira para outra roda.
Em trilhas onde vc não pode fazer afundar, não vai ajudar muito.
Agora o bloqueador sim, este trava mecanicamente as 2 rodas, e será assim em qq rotação.
Pois muitos 4X4 fica 4X2 sem bloqueio ou tração positiva.
Melhor q 4X2 que fica 4X1
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garmin |
Enviada: Dom Jan 07, 2007 5:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005 Mensagens: 206 Localização: Piracicaba SP
|
Mas Kiko, já ouviu falar em bloqueio 100% para nossa GMs?
É ai que estou querendo chegar.....
Esses eixos C10/c14 são de que marca? Dana? Pq só sei de bloqueadores para eixo dana!
abraços _________________ Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jan 07, 2007 5:55 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
Pode ser que existem alguma coisa tipo exportação ou para maq agricola que use o mesmo tamanho.
Para eixo traseiro pode se montar o sistema Gurgel (igual de tratores) com freio de estacionamento independente para cada lado.
Na epoca da Engesa, os eixos eram Braseixos
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Seg Jan 08, 2007 9:44 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Kiko esclarece isso de freio de estc. independente para cada roda. Então no caso de um atolamento, o cara puxa o freio da roda tras. direita mas o motor continua enviando rotação para essa roda, e aà ? Ou o carro tambem tem tração positiva e se freia uma roda para que a outra receba toda a força do motor? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garmin |
Enviada: Ter Jan 09, 2007 10:09 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005 Mensagens: 206 Localização: Piracicaba SP
|
Adalberto,
Funciona que nem um bloqueio de roda, mas é manual e indepedente.
Se vc estiver preso na areia ou barro atolado e só uma das rodas estiver girando, vc trava akela que gira! Teoricamente o motor vai jogar a força para a outra roda e vc talvez saia do atoleiro! hehehe
Os gurgel usavam essa "engenhoca"!
Só não sei como fazer uma engenhoca dessas numa camionete que usa freio de mão acionado no pé! Seria interessante se fosse o mesmo sistema dos tratores que tem pedal de freio indepedente, mas que pode uni-los quando quizer....
abraços _________________ Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
peembaixo |
Enviada: Ter Jan 09, 2007 1:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Olá sr. Garmin. Eu tenho uma solução radical para bloquear o diferencial. Essa tésnica é muito usada em carros de arrancada. Basta soldar as planetárias. O problema é que eu não conheço a durabilidade do diferencial depois de soldado e nem se a dirigibilidade é alterada.
Para fazer isso o sr. vai ter que ter coragem. E se tiver, eu aconselho a arrumar um outro diferencial bem barato para testar.
Ah, já ia me esquecendo, o bloqueio mais fácil é na trazeira pois na frente, é só bloquear o diferencial e virar a direção e já era o diferencial ou cruzetas e ainda algo mais. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jan 09, 2007 7:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Garmin
Vc pode instalar mais um pedal de freio de estacionamento, aà em vez de cabo se unir em uma, traz as duas separadamente, mas vc tem que fazer um mata trava (catraca) ou mantendo, original, saiu, destrava o freio no gatilho.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
thiagoh |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 9:40 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 10 Localização: Santa Catarina
|
Olá
Em relação ao freio de estacionamento separado para ser utilizado em situações de atoleiro, será que ao frear uma roda para trasferir a tração para a outra, a mesma não vai "segurar" o carro, tirando a eficiência do sistema ? Tenho minhas dúvidas.. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 9:45 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Este sistema de freio independente é usados em tratores desde, sei lá qd foi inventado trator, e funciona maravilhosamente bem, vc pode dosar a frenagem de acordo com a necessidade. _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Tahoe |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
E olha que freio de trator é uma josta. Nunca vi um trator que freiasse bem... Pelo menos os valmets e MF...
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Mai 13, 2007 2:09 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
O melhor do trator é a capotada, dizem que não sobrevivem um  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mai 13, 2007 7:38 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Eu nunca tive problema com freios de trator, o ruinzinho era dos Fordinhos a gasolina da década de 50, que usava sistema com cinta, que um lado só freiava bem para frente e outro para trás.
Os demais dentro da velocidade de trabalho, sem problemas, mas é evidente q vc tem que ficar em pe e puxar o volante para dar pressão no pedal.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Tahoe |
Enviada: Dom Mai 13, 2007 1:10 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Então isso que quis dizer... trator só para no freio motor... Ainda mais com carreta atrás e carregado.
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Bianor |
Enviada: Dom Mai 13, 2007 7:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
|
A Ensimec fabrica bloqueio LSD como o TRPC (tipo o trac-lok ou positraction) e tambem o FULL como o full-lock que é 100%
A Nekhart tambem fabrica o Kaiser que é 100%.
Tem o macrotorque que se não me engano é selecionável.
Sem falar os importados Detroit Loker etc.
Ou seja se colocar grana aparece um monte!
Sds |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|