Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Agua no Diesel « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2005 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Mas esses valores é enchendo até a tampa, certo?
Porque lembro que na Silverado era anunciada a capacidade de 126 litros, o mesmo que nas D-20.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2005 5:02 pm    Assunto: Capacidade dos tanques Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Fernando,

esta diferença pode ser a reserva pois geralmente as montadoras informam a capacidade líquida(sem incluir a reserva) e os outros fabricantes a bruta, ou seja a capacidade total do tanque.

Vale lembrar também que esta capacidade 128lts(ou qualquer outra) tem uma variação para +ou- de alguns litros(geralmente 2) por causa da variação das medidas, temperatura ambiente etc, mas isto é válido quando for encher o tanque.


Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2005 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Ah, interessante.
Achei que fosse como nos carros, em que a capacidade anunciada é uma, mas contando as mangueiras dá mais.
Mas em carro não sé deve encher até a boca. Nos motores a diesel também não pode?

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2005 10:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Fernando furini escreveu:
Ah, interessante.
Achei que fosse como nos carros, em que a capacidade anunciada é uma, mas contando as mangueiras dá mais.
Mas em carro não sé deve encher até a boca. Nos motores a diesel também não pode?


Creio que não tb, pois no manual do proprietario diz que após a bomba "disparar" deve se parar o enchimento do mesmo

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 9:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

OI pessoal. O topico é meio antigo (2005) porem sempre tem alguem novo no forum ,ou mesmo antigo, que tenha este problema. Minha BONANZA é 1992 portanto veio com tanque original de "lata" (chamo "lata" porque se fosse coisa séria teriamos um tanque "metalico resistente à corrosão") com capacidade de 88 litros. Aconteceu exatamente este problema: corrosão interna pela agua vinda no diesel ou condensada dentro do tanque. Resultado: tela da bomba alimentadora entupida; perda de potencia; parada onde não devia (meio da rua e/ou estrada). SOLUÇÃO DEFINITIVA: TROQUEI O TANQUE. Usei um da Silverado de +- 130 litros da marca IGAVE (acho, tenho que conferir no local). Modificações : 1- retirar uma travessa na frente do tanque antigo onde prendia as respectivas cintas.2- Ameaçar o tanque novo no local , agora ja com espaço disponivel. 3- Soldar parafusos (ou estojos) no novo lugar de fixação da nova cinta (é diferente das cintas antigas) . 4- Colocar os amortecedores de borracha que vêm junto com o tanque. 5- Fixar o tanque no novo lugar com porcas e contra porcas. 6- Fazer adaptação do bocal de abastecimento (a posiçao de entrada de diesel no tanque é no centro do tanque) 7- Colocar boia nova (comprei na GM Araruama). Nota: o marcador de combustivel não precisou ser ajustado. Esta marcando certo. Para facilitar a instalação e possivel regulagem da boia foi feita uma abertura no fundo da picape em cima da posição da boia ,o que facilita futuras eventuais manutenções sem retirar o tanque, abertura esta coberta com chapa de aluminio de piso de onibus aparafusada com parafusos de rosca soberba. A travessa retirada foi reinstalada atras do tanque novo aproveitando-se até as furações (3 de cada lado). RESULTADO:Maior autonomia (mais de 1000Km) e livre de corrosão. Agora para completar preciso instalar um filtro separador de agua no chassis antes da bomba alimentadora. Alguem pode me dar uma dica tipo: marca do filtro;onde encontrar;qual o custo aproximado; dificuldades de instalação ,etc.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ANGELO LIMA
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2005
Mensagens: 263

KIKO.,ESTES TANQUES DE PLASTICOS DA D.20 INSTALAM NO ESPAÇO DA S-10-99-78LTS?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Angelo

Os tanques da Full estão instalados lá no final do chassi, depois do diferencial, os da S-10 é central.

Vale a pena pesquisar os tanques da Ranger ou F-250 que são centrais tb, mas não sei de q material.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola KIKO. Pelo que tenho lido aqui no forum voce usa (acho) um filtro separador de agua no sua Bonanza marca Recor (tambem acho). Li na especificação da Parker que o indicado para motores Maxion S4 e S4T é o modelo R-26 A 50 (Mod 225). Este é o seu? Eu prefiro me guiar pela sua extensa experiência em picapes GM do que me aventurar em indicações de catalogos ja que se trata de uma melhoria adaptada. A instalação é facil? A posição é no chassis logo à frente do tanque? A altura do conjunto cabe com folga no local? Agradeço a ajuda. FRANÇA.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 9:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá França

Eu usava na D-10, o Racor R-26.

Nos modelos pós 93, com tanques de plastico, não vejo necessidade, pois como falei anteriormente, a quantidade de agua no diesel é minimo, ou nulo.

O mesmo com quantidade de solidos.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 7:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola KIKO. No caso dos tanques de plasticos voce diz que a quantidade de agua no seu interior é desprezivel em função da não condensação dos vapores de agua contidas( ou penetradas ) no diesel, correto? Mas, se esta agua ja vier no abastecimento, como no caso de postos desconhecidos ,por exemplo, em viagens por este grande Brasil, onde a desonestidade com combustiveis é publica, notória e bastante divulgada pela midia, como fazer para eliminar esta agua dentro do tanque, ja que o mesmo, pelo menos no meu caso, não possue um bujão de dreno como nos tanques de "lata" antigos. Neste caso o filtro separador é de bastante valia pois não vai permitir que a agua consiga chegar na bomba injetora e consequentemente danifica-la ,o que representa um bom custo de reparo. Qual a sua sugestão para esta eventual situação? NOTA: o fabricante do tanque quando inquirido respondeu simplesmente que este tanque não possue dreno. E agora? FRANÇA.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 11:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

França,

Minha opinião é que os drenos deveriam ser obrigatórios nos tanques sejam de metal, sejam de plástico. O separador, acho que resolve o problema, mas deve ser colocado em local mais baixo do que o tanque, se possível, e protegido de batidas. Tenho um, mas até hoje não o instalei.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola PauloRS. Considerando a desonestidade vigente no pais de norte a sul passando principalmente pelo planalto central (onde o pau come e todo mundo vê), a qualidade dos combustiveis nos postos dificilmente será satisfatoria , para isto basta assistir os jornais televisivos. Neste caso , apesar do KIKO mencionar a condensação eventual de vapor d'agua no interior dos tanques (maior incidencia nos tanques de "lata") fica quase impossivel prevenir a presença da agua dentro dos tanques, o que pode (e deve) ser minimizado com a instalação do filtro separador apos o tanque e antes da bomba alimentadora o que evitará danos na injetora e bicos. Deveria sim todos os tanques de plastico ou "lata" permitir (ou ja vir instalado) um bujão ou uma torneira de dreno para eliminação da eventual agua no tanque (mas parece que isto encarece muuuuuuito o preço do tanque, será?). Quanto à posição de instalação acho que o filtro pode ser fixado no chassis pois de qualquer maneira o diesel será aspirado pela bomba alimentadora que fica lá no motor. Vide os caminhões e onibus cujos tanques são abaixo dos filtros separadores e funcionam muito bem. Vale a pena proteger nossas maquinas. Alem de ótimas não fabricam mais. Coisa boa dá prejuizo ao fabricante, não é? FRANÇA.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 6:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O intervalo de troca de filtro de diesel é de 7.500 km, se trocar neste periodo, a agua será retido no filtro de Diesel.

Procure para abastecer os postos q possuam o filtro Diesel Limpo.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tahoe
MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 9:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

eu tenho tanque de metal na D-10 e nunca tive problemas com água. Troca dos filtros com 7.500km. É só abastecer em posto de confiança, caso rode sempre perto de sua cidade(meu caso). Inclusive o manual da D-10 descreve como retirar a água acumulada nos filtros, coisa simples.

O fator filtro de diesel limpo dos postos, citados pelo Kiko é importantissimo!!!

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 3:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Os filtros originais só vão reter a água depois da bomba alimentadora, logo ela já ficará prejudicada. Por isso, acho saudável colocar um filtro logo depois do tanque, mesmo que seja de plástico.

Quanto à altura de instalação, salientei como a ideal, do meu modo de ver.

A minha primeira D20 também nunca apresentou problema de ferrugem. Já na atual, como relatei em outro momento, tive de trocar o tanque, porque mesmo limpo, ele voltou a enferrujar. Agora tenho dreno, e os filtros não tem sujado tanto (por enquanto). Acho que os tanques de plástico não têm dreno, o que considero um erro, mesmo com as considerações do Kiko de que não suam tanto.

Os combustíveis já são contaminados na origem. Num outro site vi uma discussão bastante extensa sobre esses contaminantes, que não são só a ferrugem e a sujeira comum. Nunca temos certeza da qualidade deles, além de que em cada região do país o clima é diferente, assim como o controle de qualidade.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB