Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Motores Diesotto « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
alexm
MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 1:54 am    Assunto: Motores Diesotto Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

All.

Para quem curte tecnologia automotiva, segue parte de um artigo a respeito do modelo experimental F 700 da Mercedes Benz, extraido do site Webmotors :

"o Dieseotto elimina o sistema de ignição por centelha, levando um motor a gasolina ao consumo quase igual ao de um diesel, com mais suavidade e menos emissões tóxicas. Tecnologia aplicável, ainda, ao álcool. VW e GM igualmente apostam nessa solução em futuro próximo."

(...)

"Um motor de quatro cilindros e 1,8 litro de deslocamento dificilmente poderia encher os olhos de alguém interessado em um carro de luxo ou de alto desempenho, especialmente se for um tradicionalista. Pois a Mercedes-Benz pretende mostrar que há, sim, substituto para centímetros cúbicos, especialmente em tempos de preservação ambiental. E o responsável por isso será o modelo experimental F 700. O argumento dele é direto. Que tal 258 cv, incríveis 238 cv do motor 1,8-litro e mais 20 cv de um motor elétrico?

A tecnologia empregada neste motor de quatro cilindros é a Diesotto, que tenta aproximar os motores a gasolina da eficiência obtida com os movidos a diesel, no fundo um plano de contingência para o caso de os norte-americanos continuarem a resistir ao gasóleo. Como o maior mercado do mundo não gosta de diesel, e o mercado é rei, a Mercedes-Benz misturou o ciclo Diesel ao Otto por meio da eletrônica e de um sistema de compressão de ar por turbo em dois estágios.

Assim, na partida e em altas velocidades, o motor Diesotto funciona como um motor a diesel, ou seja, a combustão não é feita por meio das faíscas das velas, mas pela compressão do combustível (aí é que entra o turbo). Isso gera a chamada autocombustão e uma queima extremamente homogênea e limpa da gasolina.

Quando o motor está em rotações médias e baixas, o sistema Otto volta a comandar o motor e as velas entram em ação. O motor elétrico de 20 cv entra em ação no pára-e-anda do trânsito, evitando o consumo ineficiente do combustível.

Com toda essa tecnologia, o motor 1,8-litro Diesotto já seria impressionante o suficiente por gerar 132,2 cv por litro. Imagine então que ele esteja aplicado a um veículo de 5,18 m, com entreeixos de incríveis 3,45 m, como o F 700, e que ainda consiga oferecer torque de motor V8, ou mais exatamente 40,8 kgm. Pois é.

O resultado final e o objetivo de todos estes recursos é um consumo de meros 19 km/l em ciclo misto e uma emissão de gás carbônico, que agrava o efeito estufa, de apenas 127 g por km rodado. Nenhum carro vendido hoje no Brasil iguala essa marca.

Além deste sistema inovador, a solução é paliativa e de curto prazo, considerando que a Mercedes-Benz já promete, para 2010, a produção em série do Classe B com células de combustível. Daí para a frente, o motor a combustão interna está fadado a desaparecer, como mostram o Chevrolet Volt e o Volvo ReCharge."

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

muito legal

[]'s

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
pspassos
MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

surpreendente
_________________
'95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB