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		  | nexus | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Set 02, 2007 7:20 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA 
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				Senhores, vou me metendo na conversa pois ja achei o historico do famoso SCFI (Sequecial central fuel injector). Esse historico pequei no site howstuffworks na parte e injeção eletronica.
 
BOm, o resumo é o seguinte:
 
O maior problema dos injetores é que quando se desliga o motor a gasolina que fica na potna do injetor evapora e forma goma nele causando mal funcionamento, isso ocorre ainda mais em motores grandes (humm o vortec nem esquena né?) portanto a injeção sempre foi um problema.
 
O sistema sequencial tira as agulhas dos solenoides de perto do cilindro onde o aquecimento é alto, passando para o corpo da aranha. (uma agulha de injetor é como o de uma moto,em formato de v, portando ela suja facil) e colocando na entrada dos cilindro um injetor que se abre pela pressao do COMBUSTIVEL liberado pelo injetor, mas com uma valvula esférica, muito menos sujeita a entupimentos.
 
Com a evolução dos injetores, a bosh desenvolveu um com um sistema de ventilação que é oque equipa as ultimas v6. Notem que o que mudou foi apenas o coletor de admissao e a flauta para dar a gasolina aos bicos. Fora isso o resto é igual e os 12 cv que a s10 ganhou foi por melhora do fluxo de ar no coletor de admissão, ja que saiu a "aranha" de dentro o que criava turbulencia.
 
Tanto um como o outro sistema não são caros, oque ocorre é que como só podemos recorrer a gm, os preços são exorbitantes. Meu conselho, compre nos EUA via sites que entrgam por correio, eu ja comprei um kit de reparo do cambio, paguei aqui com impostos e tudo 1500 reais, nas gm ia sair 7800.
 
Portanto tem que correr atrás. _________________ S10 V6 4.3....
 
Yamaha XT-600...
 
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... | 
			   
			 
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		  | Daniel Martinelli | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Set 02, 2007 9:55 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
  
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				Olá.
 
 
Só uma curiosidade, a central eletrônica no sistema de "aranha" controla todos os bicos? | 
			   
			 
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		  | umberto xxxrrr | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Set 02, 2007 10:16 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ 
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	| FredericoFreire escreveu: | 
   
  
	
   
	| umberto xxxrrr escreveu: | 
   
  
	Jorge, respondi-lhe por MP.
 
 
Esqueci de ver a junta da borboleta Frederico... vou checar, desculpe. | 
   
 
 
 
Sem problema, eu é que tenho a agradecer!    | 
   
 
 
 
A única blazer "antiga" aqui Não tem mais o coletor de adm e nem a borboleta, não tendo sido possÃvel fazer a confrontação. Perdoe-me. | 
			   
			 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Set 02, 2007 10:35 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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	| umberto xxxrrr escreveu: | 
   
  
	
 
A única blazer "antiga" aqui Não tem mais o coletor de adm e nem a borboleta, não tendo sido possÃvel fazer a confrontação. Perdoe-me. | 
   
 
 
 
Sem problemas Umberto, era só pra ter a informação. Agradeço a atenção de qualquer maneira.    _________________ Fred.
 
 
S10 Champ '98 4.3 V6 | 
			   
			 
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		  | nexus | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Set 03, 2007 3:32 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA 
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				Respondendo ao Daniel, SIM, ela controla individualmente a pulsação de cada bico.
 
Se você olhar o conector da "aranha" ele tem os 6 pares de pinos, 2 para cada solénoide de injeção.
 
O sistema é conceitualmente igual a qualquer outro multipoint, o que eles fizeram foi colocar a parte eletrica do injetor não diretamente na entrada do cilindo (admissao), mas sim em um ponto central.
 
Se você pegar o esquema elétrico da injeção, saem 7 fios para a aranha, um energia diferente para cada bico e um terra geral. Se fosse um "single point" que quer dizer ponto único (bico unico) iria apenas 2 fios, tensão e massa.
 
Terminando, a injeção é sequencial, portando ela só injeta ou dosa (solenoide) quando o cilindro daquele bico esta em admissao.
 
Já encontrei na net umas fotos de um pessoal que adaptou internamente bicos injetores direto no lugar onde vão os bicos aranha, aproveitando inclusive o "modulo" aranha por causa do regulador de pressão dele. _________________ S10 V6 4.3....
 
Yamaha XT-600...
 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Set 06, 2007 3:03 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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	| nexus escreveu: | 
   
  
	Respondendo ao Daniel, SIM, ela controla individualmente a pulsação de cada bico.
 
Se você olhar o conector da "aranha" ele tem os 6 pares de pinos, 2 para cada solénoide de injeção.
 
O sistema é conceitualmente igual a qualquer outro multipoint, o que eles fizeram foi colocar a parte eletrica do injetor não diretamente na entrada do cilindo (admissao), mas sim em um ponto central.
 
Se você pegar o esquema elétrico da injeção, saem 7 fios para a aranha, um energia diferente para cada bico e um terra geral. Se fosse um "single point" que quer dizer ponto único (bico unico) iria apenas 2 fios, tensão e massa.
 
Terminando, a injeção é sequencial, portando ela só injeta ou dosa (solenoide) quando o cilindro daquele bico esta em admissao.
 
Já encontrei na net umas fotos de um pessoal que adaptou internamente bicos injetores direto no lugar onde vão os bicos aranha, aproveitando inclusive o "modulo" aranha por causa do regulador de pressão dele. | 
   
 
 
 
Nexus, infelizmente ele não entende dessa forma...    _________________ Fred.
 
 
S10 Champ '98 4.3 V6 | 
			   
			 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Set 13, 2007 1:25 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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				Interessante, eu já tinha visto, e agora achei novamente. Uma empresa dos EUA converte de CSFI para MPFI, trocando a aranha e usando pequenos injetores no lugar dos poppets.
 
 
Inclusive lá também explica o funcionamento, que foi motivo de discórdia neste tópico.
 
 
Mais detalhe em: http://www.theautoshop.net/VortecMPFI.htm
 
 
 
 
 
 
 
 
  _________________ Fred.
 
 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Out 02, 2007 11:17 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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				Parece que a saga das Blazers continua aqui em Recife.
 
 
Hoje estive num ferro velho e me deparei com uma viatura da policia (vide foto).
 
    
 
 
Essas viaturas são 2001~2002 e possuem o cabeçote com balancins roletados enquanto as S10/Blazers até 1999 possuem balancins "ball pivot rockers". _________________ Fred.
 
 
S10 Champ '98 4.3 V6 | 
			   
			 
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		  | umberto xxxrrr | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Out 03, 2007 2:12 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ 
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				Esta viatura da foto é do modelo "antigo" (1995-2000). _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. | 
			   
			 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Out 03, 2007 3:12 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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				Desculpe o comentário errado que fiz. Lá eles tinham outra do modelo novo, a qual eu comprei os cabeçotes com balancins modelo roletado. Depois posto fotos.
 
 
Umberto, você havia notado que as mais novas têm essa diferença no cabeçote? As mais antigas possuem o prisioneiro do balancim em rosca 10mm, enquanto as novas o prisioneiro é 8mm e o balancim é montado em roletes (rolamento). _________________ Fred.
 
 
S10 Champ '98 4.3 V6 | 
			   
			 
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		  | umberto xxxrrr | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Out 03, 2007 3:18 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ 
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				Na verdade não vi a diferença porque nem cheguei a desmontar um cabeçote, os motores que vendi foram "fechados".
 
 
As novas são portanto como os "rocam" é isso? Se sim , ajuda a explicar a diferença de potência (além da nova injeção) e promete maior durabilidade né?
 
 
P.S.: Sendo indiscreto, quanto pagastes nos cabeçotes? _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. | 
			   
			 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Out 03, 2007 6:54 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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				As novas são iguais aos Ford Rocam. Durabilidade, menos arraste e giros mais altos são as conseqüências. Pra quem quer girar alto, trocar as molas por molas de maior pressão (GM LS6 V8, Comp Cams, Crane...) é necessário.
 
 
Coloquei de molho no querosene para remover a graxa. Vou fazer uma limpeza, lubrificar e guardar. Tiro fotos depois.
 
 
Preços por MP. _________________ Fred.
 
 
S10 Champ '98 4.3 V6 | 
			   
			 
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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Out 04, 2007 3:09 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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		  | Igor_VDM | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Out 04, 2007 6:28 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas 
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				Olá Pessoal,
 
 
Eu estava falando com o Fred em outro tópico. De fato após ver o sistema desmontado, passei a concordar que é uma injeção multipoint. Mas que é um sistema porco, caro e mal projetado isto é...
 
Kit de conversão interessante, mas aà vem a pergunta: Aguenta nossa alcozolina? Em Manaus agora está com 28% de álcool...
 
 
Coloquei um engate nesta semana para puxar a minha lanchinha, será que o V6 puxa? Hahahahaha!
 
Quem gosta de motorzinho é dentista e quem gosta de carrinho é jogador de golfe!
 
Ah! E quem quer economia compra uma Biz!
 
 
Hahaha. Trabalhei demais hoje e resolvi bagunçar um pouco,
 
 
Abraços! _________________ Igor Mendonça
 
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
 
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas | 
			   
			 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Out 05, 2007 3:55 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Heehehehehehehehehehehehe, esta da econimia eu nunca tinha ouvido, mas foi ótima.
 
Agora, se o seu barquinho for um transatlântico eu acho que ela puxa mas vai esgoelar um pouco rsrsrsrsrsrs.
 
Abraços,
 
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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