Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 D10 Relação câmbio x diferencial x motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Arnaldo
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 12:02 pm    Assunto: D10 Relação câmbio x diferencial x motor Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007
Mensagens: 4
Localização: Tietê/SP

Olá! Embora eu seja novo por aqui (este é o meu primeiro tópico), sempre achei muito interessante este Fórum. Não tenho nenhum conhecimento em mecânica, mas me interesso muito e gostaria de entender algumas noções, até para eu não faça a coisa errada...

Acabei de comprar uma D10, ano 83, cabine dupla de fábrica, com motor ("perkinho"), câmbio (4 marchas), diferencial e suspensão originais (quase certeza).

Meu mecânico disse que esse carro "muda" se for colocado nele um câmbio de cinco marchas, mas teria que ser de D20, de 92 em diante. Se não me engano, esse câmbio é um tal de "Clark", que chamam de "Capelinha", com "tampa de alumínio" (desculpem eventuais incorreções)... Agora estou à procura dessa peça...

Só que nas minhas buscas por esse câmbio, ouvi falar também (muito bem, por sinal) de um tal câmbio de d20 denominado "ZF", com "D", que se não me engano seria das d20 de 94 ou 95...

Quando falei com meu mecânico, ele disse que esse câmbio (ZF) seria "fraco" para o motor Perkins e que com ele eu acabaria "andando a até 140 km/h" com minha D10! Isso "por causa do diferencial da minha D10"... (Segundo ele, o outro câmbio, Clark, faria com que andasse a no máximo 110km/h)

Não entendi nada dessa relação e fiquei cheio de dúvidas! O câmbio ZF seria ruim pro meu carro? Haveria problema de andar com ele se eu não passasse de 120 km/h, por exemplo? Enfim, como funciona essa relação diferencial x câmbio x motor?

Desculpem pelo texto longo e pelas perguntas que talvez não tenham nada a ver, mas estou confuso e gostaria de entender um pouco para deixar minha D10 em ordem nesse aspecto. Obrigado desde já!

Um abraço a todos!

Arnaldo

PS1: quando ela sair do mecânico, mando fotos!
PS2: espero poder participar dos eventos com o pessoal!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá Arnaldo,
seja bem-vindo.
quanto a sua dúvida acho que não posso te ajudar porque sou leigo nesse assunto de relação câmbio/ diferencial, mas vou logo lhe fazer uma pergunta; quanto pagou nessa máquina(D10)?

abraços

_________________
José A. Machado

D20/1989.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Arnaldo,

Seja muito bem vindo ao fórum/site Picapes GM.

Neste primeiro momento, gostaria de convidá-lo a participar do nosso passeio neste sabado. Vamos para Ãguas de São Pedro. O que acha de encontrar conosco em Piracicaba???

Logo mais, faço alguns comentários à respeito de vossa dúvida. Agora estou saindo.

Um abraço

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Olá

acredito que o cambio clark seria melhor pois tem relação mais curta o que resultaria numa aceleração maior e uma velocidade final menor(em relação ao ZF)
com o ZF você perderia acelereção por ter relações mais longas, porem numa rodovia andaria a 100-120 em rotação baixa e com pouco ruido.
o cambio clark era usado nas D20 aspiradas e o ZF nas turbo

[]'s e espero ter ajudado

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Olá

acredito que o cambio clark seria melhor pois tem relação mais curta o que resultaria numa aceleração maior e uma velocidade final menor(em relação ao ZF)
com o ZF você perderia acelereção por ter relações mais longas, porem numa rodovia andaria a 100-120 em rotação baixa e com pouco ruido.
o cambio clark era usado nas D20 aspiradas e o ZF nas turbo.
o clark costuma ser mais barato.

[]'s e espero ter ajudado

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Arnaldo
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 1:58 pm    Assunto: quase lá! Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007
Mensagens: 4
Localização: Tietê/SP

Pessoal, obrigado pelas boas vindas e pela atenção!

José, paguei R$19.500,00 nela! Tá linda! Logo mando as fotos!

Rodrigo, obrigado pelo convite! Fiquei mesmo animado, até porque é perto de casa (primeira viagem, sabe como é...). O problema é que já havia combinado há um bom tempo uma viagem pra Jureia com a família da minha namorada e não dá mais pra cancelar! Agora que eu estou no Fórum, fico sabendo dos passeios com antencedência e posso me programar! De qualquer forma, valeu mesmo!

Petrus, muito obrigado pelas suas explicações! Já me ajudou muito! Só esqueci de informar um detalhe (não sei se faz diferença): minha D10 é TURBINADA.

Como pretendo usar esse carro na estrada, me interessa bastante uma maior velocidade final (120km/h, por exemplo), desde que não comprometa o veículo... Tenho medo que com o Clark, apesar de ter mais aceleração, eu não consiga nem chegar a 100km/h e tenha um consumo mais alto de diesel por causa do giro alto... Faz sentido?!

Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá Arnaldo.

O diferencial da sua D-10 tem a relação de 3,15:1, e o seu câmbio quatro marchas (Clark 260F) tem a quarta marcha direta, ou seja, relação 1:1. Se vc mudar por qualquer outro Clark de cinco marchas de D-20 (Clark 240V ou Clarck ???) vai continuar com a quinta direta, ou seja 1:1, então não vai mudar em nada a velocidade final (vai ser exatamente a mesma), só vai ganhar uma marcha a mais. Existe um câmbio Clarck que equipava as Bonanzas que tem a quinta marcha over drive (relação 0,7?:1) esse seria viável, e tem o famoso ZF (com quinta marcha over drive) das D-20 Turbo.

Agora, se quizer mais velocidade final terá três escolhas:

1ª: troca do diferencial por um com relações mais longas (2,90:1 por ex.), mas isso pode deixar o carro muito lerdo necessitando de trocas de marchas constantes, e tem o fato de seu velocímetro vai passar a marcar errado.

2ª: troca de câmbio e diferencial, colocar um câmbio ZF (com quinta marcha over drive, relação 0,7?:1) e um diferencial 3,55:1 (D-20 turbo), o seu diferencial 3,15:1 passaria a ser muito longo para esse câmbio.

3ª: troca de câmbio e diferencial, colocar um Clarck (com quinta marcha over drive, relação 0,7?:1) e um diferencial 3,55:1 (D-20 turbo), novamente o seu diferencial 3,15:1 seria impróprio. Não sei o modelo desse câmbio, mas ele equipava Bonanza a Diesel.

Dentre as três escolhas a mais vantajosa seria a número dois, por possuir um câmbio ZF (o mais resistente) porém o mais caro! A número três seria interessante também, mas esse câmbio Clarck é bem mais frágil que o ZF e não sei se tem muita diferença de preço (lembrando que nestas duas escolhas teria que ser trocado o diferencial também, agregando um alto valor no total da troca). A escoha menos apropriada e mais barata seria somente a troca do diferencial.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Daniel Martinelli escreveu:
Olá Arnaldo.

O diferencial da sua D-10 tem a relação de 3,15:1, e o seu câmbio quatro marchas (Clark 260F) tem a quarta marcha direta, ou seja, relação 1:1. Se vc mudar por qualquer outro Clark de cinco marchas de D-20 (Clark 240V ou Clarck ???) vai continuar com a quinta direta, ou seja 1:1, então não vai mudar em nada a velocidade final (vai ser exatamente a mesma), só vai ganhar uma marcha a mais. Existe um câmbio Clarck que equipava as Bonanzas que tem a quinta marcha over drive (relação 0,7?:1) esse seria viável, e tem o famoso ZF (com quinta marcha over drive) das D-20 Turbo.

isto é verdade

[]'s a tds

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Arnaldo, o câmbio da sua D-10 deve ser o modelo Clark 240F/FS (ou M16 - nomenclatura GM) e não o 260F (que equipava os modelos alcool e gasolina).

O câmbio que você procura é o Clark CL2615B (usados nas D20 aspiradas pós 92).
O câmbio ZF é o modelo S5 420 com o "D" de drive ou overdrive (sobremarcha)

O funcionamento motor X câmbio X diferencial é baseado na multiplicação. O motor gira, o câmbio multiplica, assim como o diferencial - que ainda permite que as rodas movimentem em velocidades diferentes. Então se o diferencial da sua D10 é 3,15:1 quer dizer que a cada volta da roda, o cardan gira 3,15 vezes. Da mesma forma o câmbio: se a primeira marcha da sua D10 é 6,32:1 o motor gira 6,32 vezes para sair apenas 1 do câmbio em direção ao diferencial.

Clark 240 F/FS (M-16) 1ª(6,32:1); 2ª(3,09:1); 3ª(1,69:1); 4ª(1,00:1)
Clark CL2615B (M-47) 1ª(5,82:1); 2ª(3,31:1); 3ª(2,14:1); 4ª(1,41:1); 5ª(1,00:1)
ZF S5 420 (M-37) 1ª(5,08:1); 2ª(2,60:1); 3ª(1,53:1); 4ª(1,00:1); 5ª(0,77:1)

Os últimos valores em questão mostram o que você espera: velocidade final.
Veja que a 4ª original da D-10 é igual a 5ª do câmbio que o seu mecânico comentou e que a 5ª"D" da caixa ZF é de 0,77:1 ou seja permite uma velocidade final maior.

Só pra você entender melhor é só multiplicar os valores das marchas pelo do diferencial:
1,00:1 x 3,15:1 = 3,15
0,77:1 x 3,15:1 = 2,42 (significa que é preciso menos giros do motor para se andar na mesma velocidade comparado ao valor acima = economia)

Caso o motor tenha potência sobrando essa "sobremarcha" permite o aumento da velocidade final. Caso o motor não tenha potência, a velocidade diminui, mas a economia pode persistir (com ressalvas).

Como o seu motor é turbinado, ele casaria bem com o câmbio ZF sem problema algum.

Solução: As citadas pelo amigo Daniel Martinelli, mas com algumas ressalvas.

1ª O câmbio da Bonanza Diesel Aspirada é o Clark CL2205/2215E com 5ª Drive a 0,75:1. O problema é que ele não aguenta muito torque. Ou seja é fraco para motores diesel turbinados. Pode ser uma opção, mas é um câmbio caro demais para correr riscos.
2ª Com o uso da caixa ZF não é preciso mexer no diferencial. É possível rodar com o carro assim, com perdas é claro, mas nada muito grave, ainda mais pelo fato do seu Perkins ser turbinado.

Obs: Lembre-se que trocar a caixa de câmbio requer: novas fixações para ela (coxins); trabalho no assoalho do veículo (incluindo tapeçaria); novo eixo cardan (novo tamanho + balanceamento); aferição no velocímetro ou perda do mesmo caso o câmbio não possua saída mecânica para o cabo.

Espero ter ajudado

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Lembrando q se motor´não é turbo, não vai refrescar muito a 5ª multiplicada.
O que gastava 10 min para chegar a 120, vai se gastar 1/2 hora para chegar a 140.

Talvez a instalação da turbina para manter os 120 constantes, seria a melhor opção.

Eu já tive D-10 4 marchas e D-20 5 marchas, ambas 1:1 com turbo, o carro sempre andou bem.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Arnaldo
MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 12:07 am    Assunto: Nossa! Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007
Mensagens: 4
Localização: Tietê/SP

Nossa! Muito obrigado mesmo!

Daniel e Sekyia, nunca imaginei que eu conseguiria entender essa relação (motor x câmbio x diferencial), mas com essas explicações já sou quase um "expert"!!! rsrsrsrs!

Só um esclarecimento: Sekyia, vc disse que é possível rodar com um câmbio ZF mesmo com o meu diferencial (3,15:1), "com perdas". Quais seriam essas
"perdas"?

Bom, deixa eu ver se entendi: dá pra rodar com meu diferencial e com esse câmbio ZF, mas o IDEAL com esse câmbio seria um diferencial 3,55:1. É isso?

Abraços a todos e muito obrigado!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 12:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Exatamente Arnaldo.

O ideal é usar o diferencial 3,55:1 que é o que "casa" melhor com o câmbio ZF (esse conjunto ZF+3,55:1 é o original das D20 Turbo).

Essas "perdas" que citei estão relacionadas ao desempenho em principalmente em acelerações devido ao fato de dificilmente usar a 1ª marcha por ser muito curta. Normalmente o carro sai em segunda sempre. Só que como a 2ª marcha da ZF é mais longa que a do câmbio original o carro vai ficar 'teoricamente' mais lerdo. [Como o conjunto "ideal" seria com o 3,55:1, usando o 3,15:1 - que é mais longo - (teoricamente) faltaria motor].

De resto eu acho que ficaria bom. Se for o caso, troque primeiro o câmbio e veja se há a necessidade de mexer no diferencial.

O Kiko lembrou uma coisa importante: com o conjunto original é possível rodar a 120Km/h tranquilamente, principalmente devido a presença do turbo. Se o seu objetivo não for mais de 140km/h pode deixar tudo original mesmo (pelo menos economiza uma boa $$$).

Para você testar os seus conhecimentos use a ferramenta de cálculo de marchas do nosso site nesse link:

http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php

Só ter em mãos os dados do motor, câmbio e pneus da sua D-10!

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
José A. Machado
MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 3:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Arnaldo,
a minha D10 é toda original, exceto suspensão que é da D20,
motor perquinho turbo, câmbio 4marchas, diferencial 3,15:1 e ando até bem, acho bom essa relação original porque ando muito na cidade, aí a relação curta é melhor, pra viagem onde eu subia de 3a antes de trubinar, agora com turbo subo de 4a, dependendo da subida subo até de 90km/h. e nas reta 110km/h sem forçar.(detalhe; a minha é carroceria é de madeira, bem mais pesada)
eu acho que se vc tiver que mexer, mexa nos dois; câmbio e diferencial da D20 over drive,
mas se fosse eu ficaria como está, porque ela é turbo vc ganha nas subidas daí não precisa
andar muito nas decidas pra compensar.
isso não é um banho de água fria no seu desejo não, é só minha opinião.

abraços

_________________
José A. Machado

D20/1989.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Arnaldo
MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007
Mensagens: 4
Localização: Tietê/SP

Não é banho de água fria não... Pelo contrário! São ótimas notícias!

Como eu disse, acabei de comprar o carro e andei muito pouco com ele. As informações que coloquei aqui são mais por causa do que o mecânico falou...

Mas fico feliz em saber que com a relação original dá pra andar tranqüilo a 110km/h... Não quero muito mais do que isso mesmo... Assim que a caminhonete sair da auto elétrica, vou começar a testá-la bem e aí vejo se dá pra manter do jeito que está. Senão, já deu pra entender que caminho trilhar!

Valeu mesmo, pessoal! Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 2:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Vejo que esmeraram-se nas explicações, as quais gostei muito...

Arnaldo,

A melhor opcão é rodar o suficiente para conhecer o carro e suas limitações, para depois pensar em modificações, que sempre têm suas contrapartidas. Verifique bem os itens de segurança (freios, pneus, etc), e ande devagar. 120 km/h é mais do que suficiente para uma picape desse porte .

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB