Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Troca de Óleo da Direção Hidraulica « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ajccesar
MensagemEnviada: Seg Dez 01, 2003 1:06 pm    Assunto: Troca de Óleo da Direção Hidraulica Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá Pessoal!!!!!

Estive afastado por um bom tempo, (talvez todo o tempo) mas tenho acompanhado, quando possível, as discussões aqui no fórum.
Meus amigos, gostaria de saber como devo proceder parar trocar fluído hidráulico da direção da minha D-20 (88/89 direção progressiva).
O motivo para isso é que a quilometragem virou 100.000 Km com óleo original e o mais importante é que o fluído está espumando muito e está começando a fazer um barulho de "esguicho" quando esterço.
Em um posto de troca de óleo, me pediram $85,00 para efetuar a troca mais $35,00 pelo filtro. Achei um absurdo!!!!!!!
Só para comparar, eu fiz a troca de óleo do cambio automático do Monza de minha esposa e entre óleo (6 litros), o filtro interno e a junta do carter da caixa eu gastei $91,00.
Como todos os outros lubrificantes eu mesmo troco em casa, (o que fica muito mais barato!!!), gostaria de saber se existe alguma tecnica para drenar o óleo usado e depois, se for o caso, efetuar a sangria do sistema.


Grandes Abraços a todos!!!!

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2003 5:31 am    Assunto: DH Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar, qto tempo.

O manual não pede a troca de óleo, e sim verificação e completar o nível.
Como eu nunca troquei, a minha estava com 233.000km c/ óleo e filtro original, não sei como fazer, mas vc pode esvaziar o reservatório, colocar óleo novo e soltar a mangueira de retorno na caixa e escoar até sair óleo novo, fechar e completar.

Motivo do ruído, cheque seus pivos da suspensão principalmente os inferiores, eles podem estar duros, exigindo mais da sua DH, e corre risco de travar ou escapar.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2003 7:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá Kiko!!!

É, fiquei um tempo afastado, mas agora creio que conseguirei me organizar para reservar um tempo para nos encontrarmos e para participar de forma mais ativa no fórum.
Grato pela dica, hoje mesmo vou verificar.
Acredito que essa inspeção possa ser feita apenas elevando a frente do chão e verificando se a direção esterça sem muito esforço com o motor desligado.
Quanto a troca do óleo, a sua idéia me parece excelente.
Ontem, conversando com amigo que possui uma Caravan, me disse que teve um problema semelhante ao meu na DH e a troca do oleo resolveu o problema.
Assim que eu tiver concluido as tarefas eu retorno para falar do resultado.

Grandes Abraços,

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Kiko,

Na Blazer o óleo indicado para a direção é o Dexron II, e na transmissão automática é o Dexron III. Ouvi dizer que a diferença entre ele é que o Dexron II não suporta temperaturas mais elevadas, dai a possibilidade de ser utilizado na direção e, o III suporta a temperatura, daí a necessidade da sua utilização na transmissão. Vc. sabe se pode colocar o Dexron III na direção sem prejuízos para o sistema?
Grato,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Fernando,

No manual da minha Blazer, de ano 2000, já pede o óleo Dexron III na direção hidráulica. Como o sistema é o mesmo, não vejo problemas em usar o Dexron III na tua, afinal é o mesmo sistema da minha. O manual da tua pede o Dexron II? Qual o ano da tua?

Já vi o procedimento de retro-lavagem, abre-se a mangueira de retorno e esta é direcionada para um reservatório, liga-se o carro e se esterça a direção de um lado para outro enquanto outra pessoa vai completando o fluido. São necessários uns 4 litros na brincadeira. Mas o sistema fica bem limpo. Da minha saiu bastante óleo sujo. A direção não estava fazendo ruídos, mesmo assim ficou bem mais leve. Foi trocado aos 115000km. O manual diz para não trocar, mas pelo tanto de porcaria que saiu, deve ser trocado sim.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 10:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Igor,

A minha Blazer é DLX V6 4.3 ano 1999/2000. A pág. 8-18 do manual recomenda óleo Dexron II D (AC Delco nº 93 226 956). O manual não recomenda a troca do óleo, apenas verificação do nível.
Todavia, concordo com vc. Acho que não há prejuízo em utilizar o óleo Dexron III (só que o II é bem mais barato). Também concordo que a troca do óleo melhora o sistema. No meu Monza troquei óleo com 100.000Km e a direção era supermacia. No Vectra rodei até os 150.000 sem trocar, e era mais dura. Não vejo problemas em trocar o óleo. Dos males, o menor, óleo novo, carro novo.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB