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 Dicas de pintura e conservação « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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ULYSSES
MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 9:54 pm    Assunto: Dicas de pintura e conservação Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Rodrigo e amigos,

conforme vc pediu, seguem algumas dicas:

Lavagem: nunca utilize querose ou diesel misturado à água. Apesar de deixar um aspecto brilhante na pintura, essa prática é altamente prejudicial aos componentes de borracha do veículo e à própria pintura. O querosene pode ser utilizado em pequenas áreas, para remoção de manchas de piche/asfalto. Mas deve-se tomar cuidado para que não entre em contato com borrachas e após a remoção o local deve ser bem lavado com água e shampoo para lavagens. O diesel não é muito indicado para isso, pois pode amarelar a pintura, principalmente se esta for branca. Pelo mesmo motivo, tb não se deve pulverizar qquer tipo de óleo na parte inferior / chassi do veículo. Mesmo o óleo de mamona é prejudicial, pois acumula poeira formando uma pasta abrasiva excelente para detonar buchas e articulações. O ideal é utilizar produtos próprios para lavagem de automóveis, pois pelo menos em tese são compatíveis com borrachas e a pintura. Para casos mais graves de imundície inferior, existem desengraxantes para pulverização, os quais são removidos posteriormente com água. Isso tb vale para o motor, com o cuidado extra de nunca jogar água com o dito quente. Cuidado tb com produtos de limpeza doméstica, tipo detergente, sabão em pó e sabão de coco, pois podem manchar a pintura por serem muito alcalinos. Nas D-20 e derivadas, as polainas dos para-choques costumam descorar. Silicone é uma solução, mas às vezes nem isso resolve. Aí a alternativa é utilizar tinta spray preto fosco (tendo o cuidado de mascarar o restante do carro, claro). Não é eterno, mas dura bastante e acaba saindo até mais barato que silicone. Mas a tinta não estraga o plástico? Estraga, mas já que elas terão que ser trocadas mesmo não custa prolongar sua vida útil... Nos vidros, o ideal é limpa-vidros doméstico. Ãlcool não é bom, pois deixa os vidros esbranquiçados depois. Para os pneus existem trocentos produtos, mas o melhor deles é o silicone em spray. O problema é o cu$to, ainda mais com os nossos "pneuzinhos" 255, 33", etc. Já ouvi falar de gente que usa graxa de sapatos, mas eu nunca tentei. Contudo é inviável se o pneu tiver letras brancas... E depois tem as "fórmulas especiais": açúcar, diesel, vinagre, sapólio, etc. com resutados e consequências previsíveis. Se houver manchas na pintura que não saem com a lavagem, tente utilizar cera automotiva depois de secar. Normalmente, tira até marcas de tinta de esbarrões. Só tome cuidado com as ceras "Tabajara", pois algumas até parecem ter areia na fórmula.

Estofamento / painel: existem bons produtos para as partes plásticas internas, alguns até com filtro solar. O silicone não é muito aconselhável para passar sobre o painel, principalmente aquele tipo que deixa uma camada meio gordurosa. Isso pq qdo vc deixar o carro estacionado no sol, ele vai evaporar e manchar o parabrisa. Nos bancos, laterais, teto e tapetes de tecido, limpa-carpetes doméstico costuma dar bons resultados. Mas como o seguro morreu de velho, faça sempre um teste antes em algum ponto mais escondido. Para quem tem crianças (ou adultos descuidados) existe a possibilidade de impermeabilizar tudo com ScotchGard, que hoje em dia é vendido em spray para fazer em casa. Uma aplicação anual é suficiente. Bancos e laterais de couro precisam de hidratantes para não ressecar e rachar. Tb existem produtos específicos, até importados, mas tenho um amigo que usa uma alternativa na Mercedes dele: loção Nívea. Segundo ele, hidrata, não fica gorduroso e deixa um cheirinho de "mulher que acabou de sair do banho" agradabilíssimo... Eu testei na Bonanza e o resultado foi bom. Nunca utilize aquele silicone de painel, pois pode manchar o couro se este for de cor clara (além de sujar a roupa de quem sentar). Já o silicone em spray pode ser bom, eu já usei em jaquetas de couro mas nos bancos nunca testei.

Polimento: há duas opções, cera e polidor (massa ou líquido). A cera é mais para conservação, retirada de manchas e outros probleminhas mais leves. Existem tb as cristalizações, feitas com ceras mais "potentes" e que duram várias lavagens, contudo não limpam a pintura como as ceras comuns. Já para as pinturas queimadas (foscas) a solução é o polimento, com massa ou líquido polidor. Existem vários tipos de polidores, alguns de uso profissional e até específicos para alguns tipos de pintura. No caso da massa, existe a No. 1 e a No. 2. A 1 é altamente abrasiva, indicada para carros recém-pintados com tinta duco, a qual exige polimento para dar brilho. A 2 é mais fina, menos abrasiva, ideal para pinturas antigas e queimadas e acabamento após utilizar a 1. Portanto, não use a 1 naquela pintura antiga caso contrário vc vai acabar polindo a chapa... O polimento sempre fica melhor se feito com máquina. Um detalhe: cuidado se utilizar furadeira com adaptador, pois a rotação é muito alta e em conjunto com o polidor literalmente "derrete" a pintura. O correto é utilizar politriz. Se for fazer polimento manual, prepare-se para uma experiência inesquecível. Sabe lá o que é polir uma Veraneio na mão? E não fica bom... Por outro lado, não use cera na politriz. O ideal é aplicá-la manualmente, mesmo na Veraneio.... Cuidado tb ao polir sobre as faixas decorativas, pois com o tempo elas se desgastam e vão ficando fininhas até romperem. Aqui tb vale o conselho: cuidado com os produtos de qualidade duvidosa, pois as consequências são de$agradávei$. As rodas tb podem e devem receber uma camada de cera, principalmente as pintadas. Se forem de alumínio, cuidado com a massa de polir senão elas ficarão "cromadas". De qquer modo, tenha sempre em mente que tanto a cera como os polidores retiram tinta do carro, ou seja, fatalmente um dia ele precisará ser repintado por melhor que tenha sido conservado.

Repintura: o segredo de uma boa pintura é a preparação. Daí pq a pintura original de fábrica normalmente dura mais que uma repintura. Cuidado redobrado se as chapas forem galvanizadas (como nos Engesas) pois esse tipo de tratamento não aceita qquer tipo de pintura ou mesmo de fundo, exigindo produtos específicos. Cuidado tb com certos tipos de anti-ferrugem (trava-ferrugem), pois alguns devem ter o excesso removido antes da pintura e outros formam uma película de fundo que não deve ser removida. Se po$$ível, utilize sempre tinta PU para repintar seu carro. É mais fácil de conservar e dura bem mais. Só que, por ser um produto catalisado, necessita um pouco mais de conhecimento na aplicação, além de ser bem mais cara. Um outro cuidado é com a compatibilidade dos materiais, ou seja, se a pintura original é sintética ou base poliéster, precisa ser isolada com um fundo especial para não haver reação (enrugamento). Atualmente, as montadoras utilizam tintas à base de água por questões ambientais e de custos, as quais nem sempre podem ser recobertas por produtos à base de solvente. Já as cores metálicas atuais costumam ser base poliéster, que já vem diluída de fábrica e pronta para uso. E é aí que surgem os problemas: acostumados com tintas que deviam ser diluídas em até 100%, muitos funileiros ainda adotam o procedimento com a tinta poliéster (e até PU!!), para "render mais". Rende mais... problemas. Existem ainda as tintas metálicas acrílicas (em desuso) e a "duco" (laca nitrocelulose), famosa pela secagem rápida. As metálicas, tanto acrílicas como poliéster, precisam receber uma camada de verniz para dar brilho. A melhor maneira de evitar erros nesse processo é informar-se: basta ler as embalagens ou consultar os sites dos fabricantes de tintas, está tudo lá.

Com certeza há muito mais detalhes a respeito, estas eu reuni a partir de manuais, revistas, sites, etc. Se alguém lembrar de mais alguma coisa, por favor... Particularmente acho que o problema de colocar tudo isso em prática é que só é possível se vc mesmo lavar e limpar a barca, sempre. Nos postos e lava-rápidos, por mais bem intencionados que sejam, geralmente prevalece a meta de deixar o carro o mais bonito possível, o que em alguns casos envolve algumas barbaridades. A alternativa são aquelas oficinas que fazem lavagem e detalhamento, desmontando o que for possível e limpando os cantinhos com cotonete. Nesse caso o que pega é o custo do serviço, além do que nem todas aceitam viaturas como as nossas. Uma vez, estive numa no Itaim: vc precisava ver a cara de desespero dos funcionários qdo eu entrei com a Bonanza e seus para-choques de aço no meio das Mercedes, BMW, Jaguar... quase fui expulso a tapa, hehehehe....

Abraço! (e desculpem se escrevi demais....)
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Out 22, 2004 7:56 pm    Assunto: Conservação da Pintura Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Ulysses
minh barca foi pintada há um ano e 6 meses. Até um ano depois de pintada tudo vai bem, mais depois começa a aparecer pequenos descascados, alguns oriundos de lavagem com máquina de pressão, outros apenas de pequenas batidas com outros metais. Gostaria de saber como evitar esse tipo de coisa já que acho desagradável ao olhar.

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ULYSSES
MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Thales,

em 90% dos casos esse problema pode ter duas causas: má preparaçào da superfície, fazendo com que a tinta não tenha aderido na carroceria ou então a tinta foi diluída em excesso, ficando com uma camada muito fina.

No caso da preparação, o mais comum é ficarem resíduos de solvente ou desengraxantes ou então pó de lixamento. Isso ocorre muito em pinturas de paredes tb. No início, a elasticidade do filme de tinta acaba segurando a barra, pois em alguns pontos houve aderência correta. Mas onde havia pó, a pintura foi sobre o pó e não sobre a chapa. Com o passar do tempo, o filme vai se desgastando até chegar ao ponto de se romper nesses lugares com qquer impacto. Esse problema é mais comum qdo são pintadas grandes extensões da carroceria, pois os caras preparam a chapa e saem pintando. Se o serviço não for feito em cabine, o pó existente na oficina começa a se depositar nas partes não pintadas.

Já o problema da diluição ocorre qdo o funileiro coloca solvente demais para "fazer render" a tinta e o resultado é esse que vc viu. Alguns desses "profissionais" até tentam consertar a coisa, dando mais demãos da tinta diluída, o que no final das contas daria na mesma se ele tivesse usado a diluição correta com menos demãos. Só que por estar mais diluída, a tinta perde grande parte de suas propriedades e mesmo com 10 demãos não é a mesma coisa.

Nas pinturas metálicas, isso ocorre tb com o verniz aplicado sobre a tinta.

A solução para o problema? Encontrar um profissional competente...

Abraço!
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Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 5:55 pm    Assunto: Responder com Citação



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Localização: Santo Andre SP

Ulysses , essas são algumas peças pintadas do Engesa ...
Tivemos que fazer o reforço de fix. do paral. , em forma de cantoneira , com chapa de 1mm de espessura , pq qdo desmontamos , vimos que as furações de fixação dos paralamas estavam com trincos ...
Vai ser colocado com KPO , deve resolver o problema ...

[]s...



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peças Engesa
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Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
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No assoalho fizemos vedação com KPO , deveria ter saído assim da Engesa , mas do jeito que sai de fábrica sem nenhuma vedação acaba enferrujando toda a volta do assoalho ...


Assoalho7.JPG
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ULYSSES
MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 11:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Edu,

os furos dos para-lamas trincam mesmo, por conta da torção. Outro lugar onde costumam surgir trincas é próximo aos suportes dianteiros da carroceria.

Com certeza os produtos da Engesa não primavam pelo acabamento, eles davam mais valor à eficiência. Só que a durabilidade.....

Abraço!
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Edival
MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 94
Localização: Itajubá - MG

Ulisses

Muito interessante e instrutiva sua descrição sobre pintura. Veio bem a calhar pois vou reformar uma pickup toyota bandeirante. Gostaria de tirar uma duvida. Para tintas PU, existe uma quantidade de demãos recomendada ou fica a critério do pintor? Qual a preparação/diluição ideal para este tipo de tinta?

Obrigado pela dica

Edival
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ULYSSES
MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Edival,

em qquer pintura, teoricamente um maior número de demãos seria ideal, pois a resistência do filme de pintura seria maior. Mas na prática, o excesso de demãos pode até ser prejudicial.

No caso do PU, 3 a 4 demãos é o suficiente para uma boa pintura. Para melhorar a resistência, a pintura pode ser envernizada (tb com verniz PU), de modo semelhante ao que se faz com cores metálicas e perolizadas. Mas cuidado: o pintor tem que ter experiência nisso, senão....

Normalmente, a tinta PU não precisa ser diluída, pois como ela é bi-componente (tinta+catalisador) a mistura do catalisador serve como "diluição". Mas existe um diluente próprio para ela (redutor para PU) se for necessário. Dependendo do fabricante da tinta, variam as proporções de catalisador e/ou a necessidade do diluente. Não se pode usar thinner comum para diluir PU!!!

Confira nestes sites uma info mais técnica:
www.glasurit-repintura.com.br (tintas automotivas)
www.maxirubber.com.br (complementos e preparação para pintura)
www.milflex.com.br (tintas e complementos)
www.natrielli.com.br (solventes e redutores)

Abraço!
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Edival
MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 94
Localização: Itajubá - MG

Valeu! Obrigado pelas dicas.

Obs: Vi o seu post da Bonanza 4x4. Ficou muito bonita. Parabens pelo carrao.

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D20 4x4, Maxion 4T, bicos rasch, turbina k16, intercooler e radiador de óleo, 200 CV (p/ passeios "off-road light")
Toyota Bandeirante (p/ carregar os cavalos)
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