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Dreno do Sistema de Arrefecimento |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Ter Out 30, 2007 2:18 pm Assunto: Dreno do Sistema de Arrefecimento |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Pessoal,
Pretendo drenar o sistema de arrefecimento da minha Blazer V6 4.3. No catálogo de peças da GM consta que existe um bujão de escoamento na parte inferior do radiador. Todavia, olhando por baixo do carro (sob o radiador), não vi qualquer bujão. Não acredito que os manés teriam projetado uma escorva que dependeria da retirada do radiador para acessá-la. Como não consigo visualizar o bujão, será que ele está sobre o suporte do filtro de óleo? Alguém já conseguiu acessar o bujão sem retirar o radiador? Seria necessário retirar apenas o suporte do filtro de óleo?
Grato por uma colaboração,
Fernando
Editado pela última vez por Fernando Alvaro em Qua Nov 14, 2007 12:11 am, num total de 2 vezes |
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MachadoSL |
Enviada: Qua Out 31, 2007 2:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Fernando,
a minha Blazer está com o radidor original e até hoje nunca encontrei o tal bujão de escoamento, acho que ele não existe. Eu troco a água do meu radiador soltando a mangueira inferior, dá um trabalho do cão mter o alicate de boca larga para afrouxar a presilha, mas é a única forma que encontrei de drenar o radiador.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Qua Out 31, 2007 5:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Machado,
Muito obrigado pela resposta. No final de semana estacioanerei a barca no meu estaleiro particular, e tenterei localizar o bujão sobre o suporte do filtro de óleo. Localizar o bujão facilitará muito o trabalho, pois pretendo lavar o sistema de arrefecimento com o aditivo limpador da Bardahl Radclean. Se não conseguir, seguirei a sua dica.
Todavia, da forma como foram feitas as coisas na Blazer, não me causaria espanto necessitar retirar o radiador para acessar o bujão.
Abraços,
Fernando |
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MachadoSL |
Enviada: Qua Out 31, 2007 8:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Então boa sorte lá Fernando, hehehehe, concordo com você a GM tem umas coisas bem esquisitas, e a Blazer/S10 vira e mexe tem uma surpresa desgradavel, ou seja é um Kinderovo.
Depois me conta como foi sua aventura.
Abraços,
Sergio |
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Igor_VDM |
Enviada: Seg Nov 05, 2007 4:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Fernando (novamente, hehehe),
Se você localizar o tal bujão me avisa.
Troquei o radiador da minha e não vi nenhum bujão, nem no antigo, nem no novo (Delphi). Cuidaoo para não danificar a tubulação da caixa automática que vai para o radiador. Se a pessoa não tomar cuidado para retirar o radiador, danifica as ditas cujas.
Não esqueça que a Blazer V6 pega 5 litros de aditivo concentrado no radiador, pois são 12,2 litros de água. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Seg Nov 05, 2007 9:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Olá Igor,
Não retirei o radiador, por isso não vi o tal bujão. Mas existe na parte inferior do lado esquerdo de quem olha o carro (o lado onde está localizado a tampa do radiador), um registro para escoar o radiador. É um registro que de 1/4 a 1/2 volta e por onde se pode escoar a água. Tive que desengripar o meu com auxÃlo de WD 40 para soltá-lo. No sábado eu drenei o sistema e adicionei RadClean da Bardhal. No final desta semana irei lavar todo o sistema e encher com a solução para radiador da Delco que já vem diluÃda, pronta para uso.
É preciso tomar cuidado, não só com a rosca da tubulação do sistema do óleo do câmbio, mas sobretudo, certificar que o radiador não apresenta vazamento na serpentina do óleo do câmbio. Isto porque a pressão do radiador é superior a pressão do óleo do câmbio, sendo que óleo do câmbio ficará, no caso de vazamento, contaminado com a água do radiador. Já tive este problema no Monza automático. Por sorte, identifiquei a tempo de salvar o câmbio. Com a contaminação pela água, o óleo do câmbio fica cor-de-rosa vivo e espumante.
Assim, sempre que lavar o radiador, é importante verificar nos dias subsenquentes a condição do óleo do câmbio.
Abraços,
Fernando |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 9:50 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá pessoal, valeu pela dica Fernando,
estes detalhes de onde fica o dreno e da serpentina do óleo de câmbio eu desconhecia, assim que meu carro voltar da oficina vou ver se acho o maldito dreno.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:03 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Sérgio,
Se vc. abrir a tampa superior do radiador, verá a serpentina do sistema de arrefecimento do óleo do câmbio automático. Na parte externa do radiador, vc. irá notar dois canos de metal, de 1/2 pol aprox. (um na parte superior e outro na inferior do radiador). Estes são dos canos de óleo do câmbio para o radiador. Como dito, é preciso tomar cuidado na hora de rosquear este cano, pois perde-se a rosca com relativa facilidade se o cano não encaixar direito. Uma dica é alinhar o cano e rosquear no sentido inverso, sem auxÃlio de chave. Quanto sentir um "tec", significa que a porca encontrou o inÃcio da rosca. Nesta hora deve-se girar no sentido certo de aperto, sempre tomando cuirado para o cano não desalinhar a porca.
Quanto ao dreno, vc. irá ver uma espécie de borboleta. Tome cuidado porque a minha estava engripada. Usei óleo WD 40 para solta-la. Não usei qualquer chave, foi apenas girando com a mão.
Abraços,
Fernando |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:04 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Sérgio,
Se vc. abrir a tampa superior do radiador, verá a serpentina do sistema de arrefecimento do óleo do câmbio automático. Na parte externa do radiador, vc. irá notar dois canos de metal, de 1/2 pol aprox. (um na parte superior e outro na inferior do radiador). Estes são dos canos de óleo do câmbio para o radiador. Como dito, é preciso tomar cuidado na hora de rosquear este cano, pois perde-se a rosca com relativa facilidade se o cano não encaixar direito. Uma dica é alinhar o cano e rosquear no sentido inverso, sem auxÃlio de chave. Quanto sentir um "tec", significa que a porca encontrou o inÃcio da rosca. Nesta hora deve-se girar no sentido certo de aperto, sempre tomando cuirado para o cano não desalinhar a porca.
Quanto ao dreno, vc. irá ver uma espécie de borboleta. Tome cuidado porque a minha estava engripada. Usei óleo WD 40 para solta-la. Não usei qualquer chave, foi apenas girando com a mão.
Abraços,
Fernando |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:04 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Sérgio,
Se vc. abrir a tampa superior do radiador, verá a serpentina do sistema de arrefecimento do óleo do câmbio automático. Na parte externa do radiador, vc. irá notar dois canos de metal, de 1/2 pol aprox. (um na parte superior e outro na inferior do radiador). Estes são dos canos de óleo do câmbio para o radiador. Como dito, é preciso tomar cuidado na hora de rosquear este cano, pois perde-se a rosca com relativa facilidade se o cano não encaixar direito. Uma dica é alinhar o cano e rosquear no sentido inverso, sem auxÃlio de chave. Quanto sentir um "tec", significa que a porca encontrou o inÃcio da rosca. Nesta hora deve-se girar no sentido certo de aperto, sempre tomando cuirado para o cano não desalinhar a porca.
Quanto ao dreno, vc. irá ver uma espécie de borboleta. Tome cuidado porque a minha estava engripada. Usei óleo WD 40 para solta-la. Não usei qualquer chave, foi apenas girando com a mão.
Abraços,
Fernando |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:10 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Ferando,
Valeu pela dica, ainda bem que nunca tive problema com a serpentina do câmbio automático, bem eu nunca tirei o radiador, mas agora eu já sei que tenho que tomar cuidado.
Aliás, no mês passado o meu carro esteve na oficnina para trocar os canos que saem do radidor para o câmbio automático, pois os dois estavam rachados junto ao câmbio e vazavam óleo, ainda bem que peguei no inÃcio do problema, senão eu acho que ia ficar na mão.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:12 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Hahahaha!!
Será que eu estou cego e não vi um bujão deste tamanho? _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:14 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Hehehehehe, eu con certeza estava, pois semana retazada eu estive no oftalmologista e diagnosticou minha vista cansada, hehehehehe eu pelo menos tenho uma boa desculpa. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:25 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Amigos,
Vou fotografar o bujão e postar no site. Agora quem está começando a ficar preocupado sou eu. Será o meu radiador tem gambiarra??? (hehehehehehehe) |
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