Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Buchas do feixe de molas Blazer « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Bianor
MensagemEnviada: Dom Abr 29, 2007 9:02 am    Assunto: Buchas do feixe de molas Blazer Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezados resolvi trocar as buchas do feixe de molas semi-parabólicas da minha Blazer 2.8 4x4 2003.
Procurei pela marca Axios que segundo minha pesquisa é amelhor, inclusive a mais cara tambem no mercado paralelo.
Colocarei as fotos das antigas e das novas, observem a diferença na lateral das buchas junto ao feixe, as originais parecem conicas nas extremidades e as novas parecem uma secção cilindrica. Será que isso se deu devido ao desgaste ou já eram assim originalmente. A do lado esquerdo correu para o o lado e emcostou no jumelo.
Outra coisa estoupensando em colocar uma arruela entre o jumelo e a bucha, com a intenção de diminuir a oscilação lateral. Pensei em nylon ou cobre para o material, mas será que o atrito entre o jumelo e o feixe não esmagaria a arruela e perderia o esforço e dinheiro gastos ?
Os jumelos tem cerca de 4 polegadas estou pensando em substitui-los por outros maiores para levantar a traseira um pouco, dizem que para cada 1" de aumento do jumelo consigo 0,5" de altura. Mexer na mola nem pensar, estas molas semiparabólicas tem diferentes espessuras ao longo do comprimento delas.
Outra coisa que aumentando o jumelo muda o angulo de trabalho do cardã em relação ao diferencial, mas acredito que uma ou duas polegadas não vão fazer diferença.
Uma limitação que tenho para aumentar o jumelo é o braço de fixação do engate do reboque que fica a 5 cm da ponta do jumelo.
Pensei em trocar pelas buchas de PU mas depois desisti pois teria de ter a buchas originais para servir de modelo e quanto a durabilidade ?
Achei nos sites de externos alguma coisa interessante como buchas orbitais:
http://www.alcanspring.com/orbit-eye.htm
Tem tambem buchas de uretano engrachaveis.
http://www.offroaddesign.com/catalog/greasebushings.htm















Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Dom Mai 13, 2007 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Bom troquei as buchas ontem num moleiro em Campos RJ, me cobrou R$60,00 pelo serviço.
As buchas originais eram Axios tambem mas tinham um desenho diferente e o comprimento ligeiramente menor so que as que coloquei, mas o eixo metálico era do mesmo comprimento, bem como o diametro externo.
Diagnóstico era que uma delas, da parte de tras do feixe realmente tinha ido pro alem, a do outro lado tambem não estava lá estas coisas mas estava inteira. As duas da frente estavam boas pois a parte da frente é fixa, mas lá se foram as quatro depois de 72 673 km.
Resultado a suspensão traseira ficou mais firme filtrando melhor as irregularidades da pista, mas nada de surpreendente.
Ai vao as fotos das meninas indo pro alem:


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2007 4:18 pm    Assunto: Arruelas para Buchas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Com descrito acima troquei as buchas dos feixes de molas da Blazer pois notei que tinham corrido para o lado e uma apresentava-se destruida.
Para minha surpresa passado alguns mil km a mesma coisa aconteceu.
Pensei em impedir o movimento lateral da bucha colocando arruelas de teflon ou de tecnil na lateral para impedir o deslocamento.
Quando montei as buchas, o montador avisou só pode apertar os parafusos depois que o veículo se encontrar no chão.
Porque?
Percebi que o eixo que fica no meio das buchas tem ranhuras que ficam cravadas na lateral do jumelo.
Na realidade quando o feixe de molas se expande horizontalmente leva o jumelo para traz, provoca um giro no eixo de metal das buchas preso no jumelo, giro contrario da bucha superior em relacão a inferior.
Resultado freia o movimento do feixe, com o material de borracha da bucha freiando o giro do eixo de metal preso em seu inteior. Com o tempo este eixo se desprende da borracha e gira livre.
Mandei fazer as arruelas no torneiro e coloquei em casa mesmo, com auxilio de graxa e vaselina.
O resultado que quando apertei o parafuso a arruela impediu as ranhuras do eixo de cravarem na lateral do jumelo, dai o feixe se expande horizontalmente sem a restrição da borracha da bucha.
Fica muito mais rápido o deslocamento horizontal dai a suspensão fica mais macia e responde mais rápido aos buracos da pista.
Parece o mesmo que ocorre com os feixes que usam pino graxeiro, quando engraxa a suspensão fica mais macia.
Deve sobrecarregar a mola mas como já estava usando o batente para levantar e suspensão traseira com um calço de borracha este deve ajudar a absorver o tranco tambem.
Seguem as fotos.



Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 11:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Bianor, interessante o seu post, mas tem uma coisa engraçada, a minha Blazer tem as arruelas que na sua não tinham, e acho que por isso mesmo o sistema da minha nunca deu prolbemas com as buchas, a única coisa que fiz até hoje foi arquear as molas de novo e trocar uma delas que estava trincada, e isto já tem cerca de 2 anos, até hoje a bicha está com a mesma altura desde que as molas foram arqueadas.
Será que no seu carro a GM esqueceu de colocar as arruelas ou o meu foi um modelo experimental do ano de 2000?
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Bianor
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 4:16 pm    Assunto: Buchas originais Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Negativo se voçe comprar buchas novas vai ver que as ranhuras são estampadas no eixo da própria bucha afim de ancorarem no jumelo para que quando o mesmo ir para tras provocar um giro que será mortecido pela borracha da bucha, isto é o projeto original mesmo.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Hummmm, estranho como está lá na minha Blazer, pois a primeira mexida nas molas foi para o serviço no moleiro, já que ainda tinham a tinta azul de travamento na rosca do parafuso. Assim que ela voltar da oficina faço uma foto e posto aqui.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Bianor, uma dúvida! Vc colocou as arruelas entre o feixe e o jumelo! Mas vc reapertou de modo que a bucha metálica interna encoste novamente no jumelo ou deixou separado pela arruela de nylon? Se deixou separado, o jumelo não vai ter firmeza e o conjunto continuará jogando. Para não perder serviço de confecção das arruelas, aumente o diametro do furo interno da mesma de forma que passe por dentro a bucha metálica!

O reaperto das buchas devem ser feitas como o moleiro falou, com o veículo totalmente no chão pois caso contrário se der aperto antes de descer, vc forçará a bucha podendo descolar a borracha da bucha metálica quando descer o veiculo do macaco.

Olhando a suspensão traseira da s10 que é bem parecida com a da blazer, devem até usar a msm bucha, eu particularmente acho dificil a bucha, estando boa, ficar correndo nas curvas, caso os feixes de mola estejam bem apertados nos grampos! Falo isso pois já mexi na bucha da s10 por achar que o feixe estivesse batendo no jumelo e fazendo barulho, é muito duro para deslocar msm forçando com alavanca e tem que soltar os grampos. Detalhe sobre o barulho: eram os calços das laminas de mola.



Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 5:55 pm    Assunto: Jumelos Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezado Ohata os jumelos não tem função de limitar movimentos laterais.
Eu tambem pensava assim tanto é que as arruelas inicialmente eram para aumentar a resistencia lateral do feixe, depois que percebi o resultado inesperado da colocação das arruelas.
Faça uma experiência retire os jumelos e tente deslocar o feixe lateralmente. Não consegue.
Eles limitam o deslocamento horizontal do feixe ok.
Evidente que para aumentar o tempo de reação da mola nas respostas, o eixo metalico da bucha N A O esta cravado no jumelo e sim isolado pelas buchas ok. Isto não provoca deslocamentos laterais, o que impede isto são as buchas dianteiras, que não tem articulação e os grampos do feixe de mola que formam uma figura de quatro pontos de apoio.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
OHATA
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Bom dia Bianor!

Os feixes, como vc falou, é bem difícil deslocar msm sem os jumelos! Os grampos os mantém firmes e paralelos entre sí!

Mas experimente balançar vigorosamente, segurando pelo engate, a traseira da blazer para os lados sem os jumelos. Certamente terá uma movimentação nos feixes em relação à longarina. Se os grampos não tiverem bem apertados, pode a blazer até cair de cima dos feixes! É aconselhavel testar com os jumelos totalmente frouxos! Smile

Nós temos que ter em mente o comportamento da suspensão em situações de extrema exigencia, como desviar subitamente de um obstáculo em velocidades altas. Nestas horas, qualquer deslocamento a menos que tiver na suspensão, pode ser a diferença entre chegarmos bem em nossa casa como fazemos todos os dias, ou recebermos a visita de familiares no hospital ou, até pior, na funerária! Shocked

Peço que analise com cuidado a minha opinião. Ressalto, é uma opinião, não uma verdade absoluta ou tecnicamente testada! Posso muito bem estar enganado! Wink


Um abraço!!

Massao Ohata
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 7:35 pm    Assunto: O começo da história Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezado Ohata essa história começou quando subi num meio fio bem alto a 45 graus e ouvi os estalos do feixe. Subi e desci diversas vezes para confirmar.
Já tinha trocado as buchas e foram feitos os apertos necessários na ocasião. Aconteçe que estes parafusos afrouxam e necessitam de reaperto mesmo.
Uma dica é reapertar com a torqueadora pneumática e colocar antes um loctite para selar o parafuso. Antes de apertar deve ser folgado os parafusos e alinhados os feixes, pois com a folga geralmente ficam desalinhados.
Feito isso melhora bem.
Dai fui inventar de achar que poderia melhorar a rigidez lateral com as arruleas, acabei descobrindo que posso melhorar o conforto com elas.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2007 12:08 pm    Assunto: Body lift de pobre Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezados como a mola ficou muito rápida na distenção, para não força-la resolvi colocar o batente para trabalhar em conjunto com ela.
Adicionei um calço flexivel, feito com várias camadas de material flexivel colado umas as outras com a última camada de borracha mais rigida.
Detalhe que eu tinha trocado os batentes faz pouco tempo, com esse calço eles vão durar bem menos, mas custam barato cerca de R$50 o par.
Vamos aos resultado a carroceria subiu uns 3 cm, a mola ficou com mais curso para trabalhar, a traseira ficou mais firme e macia, melhorou o baque no passageiro do banco traseiro quando passa no qubra-molas.
Avalio como positivo e de baixo custo, essa valeu.
As fotos.

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Essas arruelas só funcionariam nas Blazer s S-10, pois quando o feixe passa por debaixo do eixo, o sentido em que as buchas giram ficam inversos ao de expansão do feixe. Já quando o feixe passa por cima do eixo, os dois sentido são os mesmos.

Como ando muito em estradas ruins, fico notando a oscilação do conjunto diferencial e molas ao passar por acidentes na pista e posso dizer que tenho notado o seguinte:

D-10/20(até 91); S-10 simples: o eixo e molas pouco oscilam e nota-se as extremidades da caçamba mexendo, o que mostra trabalho do chassi.

S-10 CD: diminui um pouco em relação as picapes anteriores, mas mesmo assim vejo o movimento.

Ranger CD: o diferencial e molas oscilam muito e a carroceria quase não mexe, a não ser quando é um desnível grande.

Penso que nos dois primeiros casos, sobra pro chassi que pode rachar/trincar e para a carroceria, que pode acontecer o mesmo. Já no segundo que leva a pior é o conjunto do diferencial que deve ter um desgaste mais rápido(principalmente rolamentos e semi-eixos, além das molas e buchas.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Bianor
MensagemEnviada: Sáb Mar 15, 2008 8:58 am    Assunto: Calços Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Acabei por retirar os calços que coloquei na suspensão traseira pois estavam limitando o curso e fazendo a trazeira quicar mais.
Sem eles melhoraram o conforto.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 16, 2008 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Acho q o calço era muito, e tb muito rígida.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 16, 2008 7:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O meu tb tive q fazer manutenção das molas, na verdade começou a sair a lamina de plastico q fica entre a mastra e 1ª mola.

Mas como o kit é vendido junto com as pastilhinhas, e ao desmontar foi verificado q no lado esq a bucha dianteira estava começando a deteriorar, e no lado direito não tinha mais nada, o q causava o barulho ao arrancar e ao passar em pisos irregulares (como passagem de nível), q foi passado ao mecanico e não tinha descoberto.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB