Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Consumo Q20b em Velocidades « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Realmente as variantes no quesito de consumo são muitas.
As relações do cambio e do diferencial exercem grande influência no consumo e tb a medida dos pneus. Influente tb é o peso do pé direito do condutor.

Na minha D20, com S4T Plus, 5ª drive e com os pneus 255/75 R15 eu sempre fiz média de 9,5 km/l p/ cima. Teve uma vez que fiz 1.270 km com um tanque. Sempre andando forte.

Eu só vou ter certeza da relação do diferencial, qdo abrir a tampa e contar os dentes da C&P. Porém, em velocidades de cruzeiro entre 120/130 km/h, o giro do motor fica em 2000 Rpm.

Com pneus mais grandes = maior arrasto, acredito que o consumo vai aumentar um pouco. Embora a relação tenha ficado um pouco mais longa, não notei nenhuma perda de força.

abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

PauloRS escreveu:
Olá pessoal,

Martinelli, você mesmo diz que a sua bomba está bastante aberta e você anda rápido, logo não tem economia. Mesmo a 80 km/h, o turbo já dá diferença, mas a principal é nas subidas de serra, onde o aspirado é sofrível. A literatura da década de 70, falava que os turbos acrescentavam de 0,25 a 0,50 kg, o que já era significativo...

Peembaixo, a explicação não está na beleza mas no no seu próprio apelido...

Alexandre, o meu propósito também é segurança e economia. Por isso, estou atrás de uma turbina "do tamanho do meu bolso" e pretendo colocar um manovacuômetro para indicar quando a turbina estiver ativando ou "segurando" o motor. Aliás, a turbina está escolhida a tempos, falta só aparecer alguma nova ou usada, com preço camarada.

Abs,
Paulo




Olá Paulo,

Pode nos falar qual é o modelo de turbo que escolheu??

Diante dos turbos que já tive experiências, eu te indicaria a turbina original com WG do S4T Plus. Caracol frio .42 e Caracol quente .48
Ela entra pouco acima da marcha lenta e se pisar fundo ela enche rapidinho. Percebo que vc não quer muito desempenho e nem "forçar" o motor, sendo assim, eu penso que seria uma turbina ideal p/ vc. Além do mais, vc pode ajustar a WG p/ não ultrapassar 0,8 ou 1,0 Kg/cm²

Caso queira a indicação de um revendedor de turbos com ótimos preços aqui de SP, posso te passar o fone dele.
Ele vende turbos novos e tb recondicionados, esses dias fiz uma cotação dos modelos TB 4125 e APL 240. Novos estão saindo por R$ 800,00 e os recondicionados por R$ 400,00.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Claro que os turbos melhoraram, ficaram menores, com menor inércia, etc. A literatura antiga que citei, falava genéricamente, mas já salientava a importância da turbina, mesmo com pouca pressão. Até onde lembro, foi com as picapes transformadas na década de 80 que as turbinas começaram a aparecer, justamente pelo desempenho fraco das picapes em relação aos automóveis.

Acho que o normal é pretender andar numa picape pesada com o conforto de um automóvel. Assim, o parâmetro creio ser o motor equivalente à gasolina, no caso um 6 cilindros, 4 l e uns 120 HP. Não quero também destruir a transmissão, com torque exagerado, e, se possível mantê-la originalmente curta (3,31:1). Mudá-la, se for o caso, apenas para maior economia. Mesmo porque, a mão-de-obra para transmissão é loteria e para trocar tem que saber com precisão o quanto alterar.

Isso, mais o que vocês têm discutido aqui no fórum (obrigado!), me fizeram escolher a APL240 .42 .63. Já me falaram da APL527, que deve ser menor e mais "experta", mas não a achei, deve ser mais cara, e pode dar pressão demasiada. Pretendo, por fim, que a regulagem fique em 0,6-0,8 kg/cm2.

Bem, se vocês acham que minhas conclusões estão erradas, têm algo a acrescentar, ou conhecem alguém que queira vender um kit equivalente, por favor respondam.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.


Editado pela última vez por PauloRS em Dom Abr 13, 2008 4:56 am, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Rodrigo,

O meu motor é um Q20B, então acho que o do S4T Plus (APL666) fica demais. Um APL240 novo que citei, custa aqui uns R$ 700,00 mais o kit. Usado não tem. Não tenho preconceito com recondicionado, basta ver se com o frete não fica caro demais. Por favor, passe-me sua dica por MP.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Paulo, eu partiria para um turbo com WG como o Rodrigo sugeriu, sendo muito mais fácil regular a pressão máxima e atuando melhor em baixas rotações quando comparado com o APl240.

O modelo APL666 não existe mais (novo) sua reposição é o TA31 com válvula (código no site da Garrett).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Martinelli,

É uma boa sugestão, vou repensar. O que me fez desistir do valvulado, era o preço - acho que uns 40% a mais - e a não indicação dele pelos instaladores para o Q20B.

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 8:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Rodrigo Luvison escreveu:

Na minha D20, com S4T Plus, 5ª drive e com os pneus 255/75 R15 eu sempre fiz média de 9,5 km/l p/ cima. Teve uma vez que fiz 1.270 km com um tanque. Sempre andando forte.


A nossa faz nessa base ai 1200, 1300 com litro com turbina apl240 e ac ligado.

[]'s

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Daniel
MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 1:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

Qual a pressão ideal para uma turbina trabalhar com o S4T plus?

Como saber diferenciar a turbina que tem WG?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB