Autor |
Mensagem
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 9:24 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
O tacometro possui um trim pot na placa para ajuste fino, eu ajustei o meu.
Como o tacometro trabalha com pulsos e não mV ou mA a variação de resistencia não vai alterar.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
|
PauloRS |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 3:52 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá,
Ok. Por acaso os velocÃmetros eletrônicos também têm esse trim pot ? Esse "pot" não vem de "potenciômetro". Trim pot que conheço são os de regulagem de rádios.
Abs
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 6:03 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
Trim Pot são potenciometros de calibragem q fica internamente em circuitos impressos.
A maioria dos tacometros possuem ajuste finos.
Talvez os velocimetros também possua.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
|
PauloRS |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 6:43 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Kiko,
Sim, conheço-os. Tenho um tacômetro eletrônico da década de 70, com essa regulagem. Achei, contudo, que êles atuassem em resistência e não em pulsos. Agora, ficou óbvio para mim. Obrigado.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 10:57 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
O tacometro recebe pulsos ou ondas, e transforma em mA ou mV para acionar o ponteiro q nada mais é do que um voltimetro ou amperimetro. O ajuste por resistencia entra aÃ.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
|
PauloRS |
Enviada: Dom Abr 13, 2008 12:00 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Kiko,
Entendido. Aproveitando o assunto resistores, um problema que já citei é o da marcação errada do tanque, que ao que tudo indica vem da bóia, provavelmente não original do modêlo (foi vendido como sendo, mas acho que não). Meu mecânico disse-me para levar a um técnico que a consertaria. O ponteiro marca bem mais do que tem no tanque e, ignição ligada, nunca baixa da marca superior do vermelho. Desligando a chave, vai a zero normalmente. Como na ausência de aterramento, o medidor marca cheio (8 /8 ), entendo que eu poderia colocar um resistor comum ou um variável no caminho. Como saber a medida do resistor fixo ou qual o resistor variável a ser colocado ?
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Abr 13, 2008 7:39 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
Vc tem q colocar um potenciometro no lugar da boia, verificar os valores de Reserca - 1/4 - 1/2 - 3/4 - cheia e tentar reproduzir estes valores com boia em serie ou paralelo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
|
PauloRS |
Enviada: Dom Abr 13, 2008 6:00 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Kiko,
Já se discutiu bastante aqui sobre o problema desses medidores. Não pretendo arriar de novo o tanque para ver o defeito, por isso cogitei essa possibilidade. Acho que um resitor variável (regulável) deve resolver, mas não sei qual comprar. Talvez com multÃmetro e paciência eu consiga resolver. Bem,
te agradeço mais uma vez, e se conseguir relato prá todos como foi.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Abr 13, 2008 7:52 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
Eu disse colocar um potenciometro no lugar da boia, creio q um de 1k linear seja ideal, fazer o marcador marcar os valores ditos anteriormente, e medir com multimetro qual o valor ohmico.
Comparar com o valor ohmico da boia.
Tentar corrigir atrávez dos resistores ou em serie ou em paralelo. (lembrando em serie se somam os valores e em paralelo será soma dos inversos.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
|
PauloRS |
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 4:19 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Kiko,
Voltando à s turbinas: 1) o débito da bomba aumenta, apertando ou soltando o parafuso ? 2) Até quanto vai a pressão no APL240 (TA31), mantendo a regulagem original da bomba e sem mexer no batente da rotação máxima ? Há algum prejuÃzo ao motor nesse caso ?
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 5:51 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
Apertando (por isso tem até lacre limitando o aperto.
Os turbos na maioria, sem aumentar o debito (ou seja uma regulagem da Bomba) maximo pode atingir 0,5 perto da rotação maxima (ou seja quando não precisa tanto)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Marcus |
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 1:49 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Segundo oq vcs andaram falando, então tem jeito de ligar o tacometro da C-20 na D-20 ?! E o velocimetro no cambio da F-250 ?!
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|