|
Adaptação/Troca de Câmbio |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Sekiya |
Enviada: Dom Mai 18, 2008 9:53 pm Assunto: Re: pinhão velocÃmetro/câmbio clark 2205A |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Emerson escreveu: |
Quanto ao assunto de pinhão de velocÃmetro...
Tenho um câmbio clark 2205A cuja procedência desconheço e que não tem pinhão, só a coroa do velocÃmetro.
Como para esse modelo existem duas (21 e 22 dentes)
Tem como saber o tamanho do pinhão pela coroa que ficou na caixa, como o diâmetro da coroa para cada um deles ou passo do sem-fim? |
Emerson, a coroa do 2205 tem 8 dentes independente do pinhão. Agora tem que ver o tamanho do pinhão que casa com a coroa do seu câmbio.
No catálogo de peças GM tem 2 códigos:
93209158: que é o código da coroa para o pinhão de 21 dentes (que é de plástico)
93209199: que é o código da coroa para o pinhão de 22 dentes (que é de aço)
Como o câmbio é CL2205A a probabilidade maior é do pinhão ser de 21 dentes.
Linx, eu to achando que a relação da sua picape ficou muito longa, apesar de que o motor com intercooler ficou bem mais potente. Apesar disso tem o problema do arrasto aerodinâmico que impede maiores velocidades sem acréscimo correto de potência.
Acredito que para "empolgar" melhor colocar a relação de diferencial 3,55:1 original ou colocar a 3,15:1 que deixaria o carro "solto" e ao mesmo tempo mais "nervoso" (pois como disse o Daniel Martinelli, o uso dos pneus 16pol já alonga bem a relação final). _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Emerson |
Enviada: Dom Mai 18, 2008 11:17 pm Assunto: Valeu |
|
|
Registrado em: Sábado, 25 de Agosto de 2007 Mensagens: 6 Localização: Minas Gerais
|
Obrigado Sekiya
A informação foi valiosa.
Agora acho que dá para me virar.
Abraço amigo |
|
|
 |
Linx |
Enviada: Ter Mai 20, 2008 7:41 pm Assunto: Re: pinhão velocÃmetro/câmbio clark 2205A |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 494 Localização: Rio de Janeiro
|
Sekiya escreveu: |
Emerson escreveu: |
Quanto ao assunto de pinhão de velocÃmetro...
Tenho um câmbio clark 2205A cuja procedência desconheço e que não tem pinhão, só a coroa do velocÃmetro.
Como para esse modelo existem duas (21 e 22 dentes)
Tem como saber o tamanho do pinhão pela coroa que ficou na caixa, como o diâmetro da coroa para cada um deles ou passo do sem-fim? |
Emerson, a coroa do 2205 tem 8 dentes independente do pinhão. Agora tem que ver o tamanho do pinhão que casa com a coroa do seu câmbio.
No catálogo de peças GM tem 2 códigos:
93209158: que é o código da coroa para o pinhão de 21 dentes (que é de plástico)
93209199: que é o código da coroa para o pinhão de 22 dentes (que é de aço)
Como o câmbio é CL2205A a probabilidade maior é do pinhão ser de 21 dentes.
Linx, eu to achando que a relação da sua picape ficou muito longa, apesar de que o motor com intercooler ficou bem mais potente. Apesar disso tem o problema do arrasto aerodinâmico que impede maiores velocidades sem acréscimo correto de potência.
Acredito que para "empolgar" melhor colocar a relação de diferencial 3,55:1 original ou colocar a 3,15:1 que deixaria o carro "solto" e ao mesmo tempo mais "nervoso" (pois como disse o Daniel Martinelli, o uso dos pneus 16pol já alonga bem a relação final). |
oi Sekiya e Daniel,
testei o carro na estrada e mudou pouco:
nas retas, segundo meus cálculos, mas com sensação muito maior, 140/ 145 km/h de velocidade final, forçando...
nas subidas consegui 80 /90 em quarta e até em terceira (por causa do trânsito...) inimaginável com a clark 240 v, que subia mesmo com trânsito, no máximo em quarta!
qual o número de dentes de coroa e piao nas relações com ratio 3,55 / 3,30 e 3,15 ?
vcs acham que mudaria substancialmente o desempenho colocando 3,15 ? pois já estou com 3,07 xôxo...
Este ronco em marcha lenta,( quando debreia pára) pode ser crônico da ZF? ouvi pior numa F250 com ZF e muito pior numa Veraneio com ZF...
KIKO: todo o sistema do velocÃmetro é original da D-20 com ZF... a diferença, aos 100km/h, está em 20 , 24 km /h. Como sabe consegui a tampa traseira juntamente com sem fim e piao 17 dentes...o sem fim funciona "justo" entre duas engranagens , não há nenhum sistema para faze-lo girar, este é o sistema de arrasto viscoso?
após estes ajustes o 240 v estará disponÃvel pra negócio...
Obrigado pessoal.
Abc _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda
Editado pela última vez por Linx em Qui Mai 22, 2008 7:53 pm, num total de 5 vezes |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Mai 20, 2008 9:29 pm Assunto: |
|
|
|
Olá.
Linx, se for trocar o diferencial e não está interessado em passar dos 160km/h a melhor escolha é a relação 3.55:1 (original), até mesmo para corrigir o velocÃmetro esta opção é melhor, já que existe peças certas para este conjunto. |
|
|
 |
Linx |
Enviada: Qui Mai 22, 2008 7:13 pm Assunto: S4T Plus com ZF... |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 494 Localização: Rio de Janeiro
|
Daniel, vc sabe se o diferencial originalda D-20 ( 3,55:1), ou o 3,30:1, saiu com tração positiva?
Pode ser uma excelente opção... me interessaria muito...
só preciso descobrir o numero de dentes da coroa e piao para poder conferir nos desmanches...
Abc _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qui Mai 22, 2008 9:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Linx o 3,55:1 tem 39X11. 3,15:1 tem 41X13.
O 3,55 saiu com Positraction. O 3,30 eu não sei. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Mai 23, 2008 3:03 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Linx,
Pelo que sei, o 3,31:1 (43x13) é original das tracionadas e da S10 97, e havia caixas com e sem bloqueio. Apoveitando, gostaria de saber se pinhão e coroa servem em Braseixos ou Dana, indistintamente.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Mai 23, 2008 6:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Vai trocar a relação ou diferencial inteiro?
Pois coroa e pnhão pode ser trocado em qq tipo de diferencial
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
liinx |
Enviada: Sex Mai 23, 2008 4:06 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 109 Localização: Rio de Janeiro
|
Valew pessoal...já estou a procura e achei a 13x41 (3,15) por R$ 350,00 no mercado livre...sem bloqueio...
Kiko, para ter o bloqueio terei que trocar o diferencial inteiro... certo? a não ser que consiga tudo avulso, mas aà a chance de não casar é grande...
Abc _________________ Josiel
Veraneiro M 95 S4T Plus
Ford Royalle 2.0i 94 |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 3:01 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá,
Significa, então, que um conjunto coroa e pinhão Engrecon 3,15, p.ex., pode ser instalado tanto em diferencial Dana quanto em Braseixos, com ou sem bloqueio ? Não há problema de furação, ou de qualquer tipo ? Se é assim, o Linx, se já tiver diferencial blocante, não precisará se preocupar com isso...
Abs,
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 6:38 pm Assunto: |
|
|

|
Eu acho que não Paulo.
Acredito que cada modelo de diferencial (Braseixos 405, 406, Dana 46, 44, 60, etc.) tem determinadas combinações de relação, mas não são intercambiáveis. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 1:42 am Assunto: |
|
|
|
Olá Sekiya,
Deduzo que um Dana 46, p.ex, abrigue coroas maiores que um Dana 44, mas desconheço o que define essas nomenclaturas. Idem para Braseixos. Quanto à intercambialidade, dentro do limite de tamanho das "caixas", creio que devam ser, já que são fixadas "por fora" do mecanismo positivo ou não positivo. Mas gostaria de saber verdadeiramente.
Abs,
|
|
 |
Linx |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 2:40 am Assunto: |
|
|
|
Ôpa, entendi que todos os diferenciais admitem troca de coroa e pinhao, o que não significa que sejam intercambiáveis entre si...
Resumindo:
Tenho um diferencial Rocwell C-405. Originalmente tinha relação 3,90:1 sem bloqueio. Com a transformação para Diesel, foi Colocado a relação 14x43 (3,07:1) para alongar a Clark 240v...com a recente troca da Clark pela ZF, esta relação ficou looonga demais...
Seguindo a orientação dos amigos, vou tentar achar o diferencial original, 3,55:1 (11X39) que saiu no conjunto ZF x Maxion S4T Plus com bloqueio ou o diferencial 3,31:1 ( 13x43) com bloqueio...
Encontrei o 3,15:1, mas acho que ficará muito próximo do que já tenho... devo encurtar um pouquinho mais..
Procede?
Abcs _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda |
|
|
 |
dalmo cruz tôrres |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 11:04 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006 Mensagens: 113 Localização: poços decaldas MG
|
Linx , vc não gostava do 240V? Eu comprei um cambio desses para montar na minha camionete, ainda não está andando, mas eu fiquei muito satisfeito com a compra, pois o cambio tem fama de ser praticamente inquebrável. _________________ sem idéias |
|
|
 |
Linx |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 12:43 pm Assunto: |
|
|
|
Oi Dalmo, realmente é muito robusto, mas a quinta direta ( sem over drive) inibe perfomances mais arrojadas...
Vc fez excelente compra.
Abcs _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|