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 Líquido de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Os bujões são para as mangueiras do sistema de ar quente.
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FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola a todos. Realmente a posiçaõ do KIKO com respeito ao não uso do oleo soluvel no sistema de arrefecimento dos nossos veiculos em função do possivel ataque às borrachas (mangueiras principalmente) tem respaldo procedente. Porem ,como já dito aqui, hoje a composição das borrachas podem resistir à estes ataques com certa tranquilidade. Alem disso eu tenho em mãos um "SUPLEMENTO DO MANUAL DO PROPRIETARIO Series 20-40" datado de 01-03-92 que na pagina destinada a "Lubrificantes e fluidos recomendados" no item 13 - Sistema de arrefecimento especifica: "Liquido protetor para radiador peça num. 9320.1652 ou oleo soluvel "C" , com troca recomendada a cada 30000km. Este suplemento diz no inicio da pagina: "Substitui texto da pagina 7-08. Desta forma acho que o uso do oleo soluvel ,de acordo com recomendação do fabricante, pode ser implementado com tranquilidade. Na realidade eu já estou usando e o resultado , até agora , tem sido satisfatorio. FRANÇA.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 6:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá França

Mas o óleo soluvél é apanes anti oxidante e lubrificante, sendo q o produto a base de etileno é anti congelante e aumentador de temperatura de fervura da água.

Hj os radiadores são enchidos com água destilada ou no minimo desmineralizada e com aditivos.

Abraços

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anndreluiz
MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 10:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Setembro de 2007
Mensagens: 8
Localização: Itapetininga - SP

saudaçoes amigos

observando esse topico e verificando minha caminhoneta (s10 4x4 2000/2000 mwm sprint) verifiquei que esta apenas com agua sem aditivo, algum amigo poderia me informar qual aditivo devo utilizar, qual proporçao e onde se localizam os bujoes para tirar o ar?
abracao a todos
andre luiz
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Out 01, 2007 6:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Mas neste caso, vc tem q lavar o sistema até a agua ficar limpa.

O aditivo pode ser da marca de 1ª linha na proporção indicada na embalagem, é de costume usar tb água destilada ou desmineralizada.

Lembrando q a troca de agua tem q ser feito o mais rápido possível, pois podem causar oxidações irreparáveis no motor.

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 9:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Em todos as fichas de óleos solúveis que li, todos diziam que não atacam as borrachas... Eu estou afim de testar na D-10 na próxima troca.

[]'s

Thales

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Marcelino Bedin
MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2008 9:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007
Mensagens: 74
Localização: São Paulo, Capital

A minha Brasinca também é equipada com motor Maxxion S4 e ar condicionado. Até hoje estou procurando o bujão de aeração citado no manual do proprietário com a seguinte nota:
(para a troca do líquido de arrefecimento) "Nota: A não remoção do bujão de aeração poderá causar o superaquecimento do motor".
Se alguém souber onde fica favor me informar. Se possível postar foto indicativa para facilitar.

Alguém já trocou a água/aditivo deste tipo de motor da D20 ? Achou o famoso bujão de aeração que os mecânicos insistem em dizer que não existe ? Alguém saberia dizer porque o manual da D20 assusta o dono com tal nota e por outro lado não diz onde se localiza tal bujão ???

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PauloRS
MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2008 12:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Marcelino,

O bujão no Perkins, é na parte frontal superior esquerda do motor, próximo à termostática. No S4 deve ser igual. O pode não significa que vá dar superaquecimento. Eu, p.ex. não gosto de soltar esse bujão e nunca tive problemas. Por fim, veja no manual em pdf, neste site, que deve constar a posição certa.

Abs,
Paulo

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2008 5:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A valvula termostatica original (Robert Shaw) traz valvula de desaeração.

Mas de qq forma, na primeira aquecida (abertura da Valvula termostatica) as camaras serão preenchidas.

O q não pode acontecer é, deixar a seco valvula termostatica e termostato.

Abraços

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Marcelino Bedin
MensagemEnviada: Ter Mai 20, 2008 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007
Mensagens: 74
Localização: São Paulo, Capital

Kiko:
Pergunto:
1. O bujão de aeração existe ou existiu nas D20?
2. Se eu soltar a mangueira inferior do radiador, deixar escoar e repor o líquido de arrefecimento, com o radiador frio e o motor desligado, passando a ligá-lo quando reposta a mangueira e cheio o radiador, tomando o cuidado de olhar o nível e completá-lo se necessário, corro algum risco na D20 com motor Maxxion S4?
3. Na última vez em que foi mexido na radiador e ao sair com a camionete notei que o ponteiro de temperatura estava no meio da escala e ao inspecionar o radiador vi que estava faltando água, vindo a colocar 6 litros. O mecânico esqueceu-se de colocar água no radiador ou os 6 l que coloquei faltou justamente porque ele deveria ter inspecionado o radiador após enchê-lo e ligar o motor, o que não deve ter feito ?
4. Sempre que olho o tanque de expansão do líquido de arrefecimento o mesmo está seco. Não encontro vazamentos no radiador nem no tanque, que cheguei a remover para inspecionar. O que você acha que pode ser já que o motor nunca apresentou superaquecimento ?

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2008 5:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O correto é depois de colocar água, ligar o motor ou andar um pouco até q motor atinja a temperatura de trabalho (abertura da valvula termostática) esperar esfriar e completar a água no radiador e no vaso de expansão.

Se a agua do vaso de expansão some, está tendo vazamanto em algum lugar, o sistema de ar quente é um dos locais preferidos (qd equipado)

Abraços

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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sáb Mai 24, 2008 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6756
Localização: Interior - SP

Marcelino Bedin escreveu:
A minha Brasinca também é equipada com motor Maxxion S4 e ar condicionado. Até hoje estou procurando o bujão de aeração citado no manual do proprietário com a seguinte nota:
(para a troca do líquido de arrefecimento) "Nota: A não remoção do bujão de aeração poderá causar o superaquecimento do motor".
Se alguém souber onde fica favor me informar. Se possível postar foto indicativa para facilitar.

Alguém já trocou a água/aditivo deste tipo de motor da D20 ? Achou o famoso bujão de aeração que os mecânicos insistem em dizer que não existe ? Alguém saberia dizer porque o manual da D20 assusta o dono com tal nota e por outro lado não diz onde se localiza tal bujão ???


Hoje nós trocamos a agua do radiador, dai fui dar uma conferida no manual e vi essa citação tambem não achei o bujão de aeração não.
Bem que podia ter uma imagem no manual de sua localização.

[]'s

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 1:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Como uma imagem vale mais que mil palavras, vai o tópico onde ilustra o tal bujão dos perkins/maxion. O problema é que o bujão é um parafuso propriamente dito, confundindo a gente que procura por uma borboleta ou algo semelhante.

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=739&highlight=buj%E3o

[]'s

Thales

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fhsantos
MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007
Mensagens: 153
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só por curiosidade fui olhar o tal de bujão de aeração, com a imagem ficou fácil, fica no canto do cabeçote que fica atras do filtro de combustivel. Bem perto do primeiro bico injetor. Como o Thales falou é um parafuso mesmo

Abs Flávio
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