Autor |
Mensagem
|
Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Ago 15, 2007 4:51 pm Assunto: |
|
|
|
Os bujões são para as mangueiras do sistema de ar quente. |
|
|
 |
FRANÇA JLN |
Enviada: Sáb Set 15, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 Mensagens: 2133 Localização: Saquarema,RJ
|
Ola a todos. Realmente a posiçaõ do KIKO com respeito ao não uso do oleo soluvel no sistema de arrefecimento dos nossos veiculos em função do possivel ataque às borrachas (mangueiras principalmente) tem respaldo procedente. Porem ,como já dito aqui, hoje a composição das borrachas podem resistir à estes ataques com certa tranquilidade. Alem disso eu tenho em mãos um "SUPLEMENTO DO MANUAL DO PROPRIETARIO Series 20-40" datado de 01-03-92 que na pagina destinada a "Lubrificantes e fluidos recomendados" no item 13 - Sistema de arrefecimento especifica: "Liquido protetor para radiador peça num. 9320.1652 ou oleo soluvel "C" , com troca recomendada a cada 30000km. Este suplemento diz no inicio da pagina: "Substitui texto da pagina 7-08. Desta forma acho que o uso do oleo soluvel ,de acordo com recomendação do fabricante, pode ser implementado com tranquilidade. Na realidade eu já estou usando e o resultado , até agora , tem sido satisfatorio. FRANÇA. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Set 16, 2007 6:45 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá França
Mas o óleo soluvél é apanes anti oxidante e lubrificante, sendo q o produto a base de etileno é anti congelante e aumentador de temperatura de fervura da água.
Hj os radiadores são enchidos com água destilada ou no minimo desmineralizada e com aditivos.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
anndreluiz |
Enviada: Dom Set 30, 2007 10:47 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 22 de Setembro de 2007 Mensagens: 8 Localização: Itapetininga - SP
|
saudaçoes amigos
observando esse topico e verificando minha caminhoneta (s10 4x4 2000/2000 mwm sprint) verifiquei que esta apenas com agua sem aditivo, algum amigo poderia me informar qual aditivo devo utilizar, qual proporçao e onde se localizam os bujoes para tirar o ar?
abracao a todos
andre luiz |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Out 01, 2007 6:20 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Mas neste caso, vc tem q lavar o sistema até a agua ficar limpa.
O aditivo pode ser da marca de 1ª linha na proporção indicada na embalagem, é de costume usar tb água destilada ou desmineralizada.
Lembrando q a troca de agua tem q ser feito o mais rápido possÃvel, pois podem causar oxidações irreparáveis no motor.
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Out 03, 2007 9:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Em todos as fichas de óleos solúveis que li, todos diziam que não atacam as borrachas... Eu estou afim de testar na D-10 na próxima troca.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Marcelino Bedin |
Enviada: Dom Mai 18, 2008 9:49 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007 Mensagens: 74 Localização: São Paulo, Capital
|
A minha Brasinca também é equipada com motor Maxxion S4 e ar condicionado. Até hoje estou procurando o bujão de aeração citado no manual do proprietário com a seguinte nota:
(para a troca do lÃquido de arrefecimento) "Nota: A não remoção do bujão de aeração poderá causar o superaquecimento do motor".
Se alguém souber onde fica favor me informar. Se possÃvel postar foto indicativa para facilitar.
Alguém já trocou a água/aditivo deste tipo de motor da D20 ? Achou o famoso bujão de aeração que os mecânicos insistem em dizer que não existe ? Alguém saberia dizer porque o manual da D20 assusta o dono com tal nota e por outro lado não diz onde se localiza tal bujão ??? _________________ Luz não anda, voa. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Seg Mai 19, 2008 12:49 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Marcelino,
O bujão no Perkins, é na parte frontal superior esquerda do motor, próximo à termostática. No S4 deve ser igual. O pode não significa que vá dar superaquecimento. Eu, p.ex. não gosto de soltar esse bujão e nunca tive problemas. Por fim, veja no manual em pdf, neste site, que deve constar a posição certa.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Mai 19, 2008 5:54 am Assunto: |
|
|

|
Olá
A valvula termostatica original (Robert Shaw) traz valvula de desaeração.
Mas de qq forma, na primeira aquecida (abertura da Valvula termostatica) as camaras serão preenchidas.
O q não pode acontecer é, deixar a seco valvula termostatica e termostato.
|
|
 |
Marcelino Bedin |
Enviada: Ter Mai 20, 2008 2:30 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007 Mensagens: 74 Localização: São Paulo, Capital
|
Kiko:
Pergunto:
1. O bujão de aeração existe ou existiu nas D20?
2. Se eu soltar a mangueira inferior do radiador, deixar escoar e repor o lÃquido de arrefecimento, com o radiador frio e o motor desligado, passando a ligá-lo quando reposta a mangueira e cheio o radiador, tomando o cuidado de olhar o nÃvel e completá-lo se necessário, corro algum risco na D20 com motor Maxxion S4?
3. Na última vez em que foi mexido na radiador e ao sair com a camionete notei que o ponteiro de temperatura estava no meio da escala e ao inspecionar o radiador vi que estava faltando água, vindo a colocar 6 litros. O mecânico esqueceu-se de colocar água no radiador ou os 6 l que coloquei faltou justamente porque ele deveria ter inspecionado o radiador após enchê-lo e ligar o motor, o que não deve ter feito ?
4. Sempre que olho o tanque de expansão do lÃquido de arrefecimento o mesmo está seco. Não encontro vazamentos no radiador nem no tanque, que cheguei a remover para inspecionar. O que você acha que pode ser já que o motor nunca apresentou superaquecimento ? _________________ Luz não anda, voa. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Mai 21, 2008 5:57 am Assunto: |
|
|

|
Olá
O correto é depois de colocar água, ligar o motor ou andar um pouco até q motor atinja a temperatura de trabalho (abertura da valvula termostática) esperar esfriar e completar a água no radiador e no vaso de expansão.
Se a agua do vaso de expansão some, está tendo vazamanto em algum lugar, o sistema de ar quente é um dos locais preferidos (qd equipado)
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 12:51 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Marcelino Bedin escreveu: |
A minha Brasinca também é equipada com motor Maxxion S4 e ar condicionado. Até hoje estou procurando o bujão de aeração citado no manual do proprietário com a seguinte nota:
(para a troca do lÃquido de arrefecimento) "Nota: A não remoção do bujão de aeração poderá causar o superaquecimento do motor".
Se alguém souber onde fica favor me informar. Se possÃvel postar foto indicativa para facilitar.
Alguém já trocou a água/aditivo deste tipo de motor da D20 ? Achou o famoso bujão de aeração que os mecânicos insistem em dizer que não existe ? Alguém saberia dizer porque o manual da D20 assusta o dono com tal nota e por outro lado não diz onde se localiza tal bujão ??? |
Hoje nós trocamos a agua do radiador, dai fui dar uma conferida no manual e vi essa citação tambem não achei o bujão de aeração não.
Bem que podia ter uma imagem no manual de sua localização.
[]'s _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 1:15 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Como uma imagem vale mais que mil palavras, vai o tópico onde ilustra o tal bujão dos perkins/maxion. O problema é que o bujão é um parafuso propriamente dito, confundindo a gente que procura por uma borboleta ou algo semelhante.
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=739&highlight=buj%E3o
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
fhsantos |
Enviada: Qui Jul 17, 2008 7:24 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
|
só por curiosidade fui olhar o tal de bujão de aeração, com a imagem ficou fácil, fica no canto do cabeçote que fica atras do filtro de combustivel. Bem perto do primeiro bico injetor. Como o Thales falou é um parafuso mesmo
Abs Flávio |
|
|
 |
|