Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Trocando agua do radiador. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
flexnet
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 6:10 pm    Assunto: Trocando agua do radiador. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 48
Localização: Cuiabá-MT

Alguém pode me passar a dica de como trocar a água do radiador(Esgotar) da S10 2.4, a minha esta com água muito suja (Escura) quero trocar e colocar aditivo.

Obrigado.

_________________
S10 2.4CD GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leofs
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 7:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

A minha é 2.2 1997 e o radiador possui um bujão para drenagem no lado esquerdo/inferior (olhando o carro de frente). Procurei no manual de serviço das 2.4 e não achei o tal bujão, mas o processo pode ser feito desconectando as mangueira inferior/superior do radiador e COM O MOTOR FRIO e abrindo as tampas do radiador e do reservatório
Com isso parte da água do bloco do motor e do radiador vão ser drenadas. Verifico o estado do reservatório e uso uma mangueira para fazer a agua circular pelo radiador.
Qd água parar de sair com cor de ferrugem, reconecto as mangueiras e preencho o radiador completamente. Ligo o carro por poucos minutos e repito o processo até não sair mais água com cor de ferrugem do radiador ou do bloco. Cuidado pra não deixar o motor ficar quente, caso contrário fica perigoso fazer o serviço.
Depois de td limpo, preencho a mistura água/aditivo (alguns não gostam de usar água de torneira por conter cloro) e tomo cuidado pra nao deixar ar no sistema. Vou preenchendo o radiador devagar e qd chega perto do nível maximo, aperto a mangueira superior para retirar eventuais bolhas q ficaram presas. Preencho tb o reservatório, daí é só ligar o carro e esperar armar a ventoinha. Verifique se o nível do reservatório continuou como o preencheu.

Se precisar retirar ar do sistema, faça pelo sensor de temperatura (proximo ao cabeçote do motor / válvula termostática). Basta tira-lo e deixar a água sair por ali.

Espero que ajude.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
flexnet
MensagemEnviada: Sáb Mai 24, 2008 12:42 pm    Assunto: Radiador Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 48
Localização: Cuiabá-MT

Leofs.
Encontrei, na 2.4 é no mesmo local q vc descreveu (lado esquerdo/abaixo no radiador, olhando de frente), é uma espécie de parafuso de plastico com umas "orelhas" pode ser desrosqueado com a mão mesmo, fiz o serviço, obrigado pelas informações.

_________________
S10 2.4CD GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leofs
MensagemEnviada: Sáb Mai 24, 2008 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Que bom que deu td certo.

A água que foi trocada estava muito com cor de ferrugem?
Ao substituir, usou apenas água ou aditivo?

[]'s

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
flexnet
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 12:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 48
Localização: Cuiabá-MT

... estava muito sujo, pura ferrugem, recoloquei água com um aditivo de limpeza, daqueles pra rodar uns três dias, depois vou esgotar de novo, e colocar agua com aditivo anti-ferrugem.

att.

_________________
S10 2.4CD GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
RogerBlazer
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 2:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008
Mensagens: 11
Localização: Rio de Janeiro

Eu ia abrir um tópico para perguntar sobre isso, mas este aqui está exatamente no assunto (e a explicação do Leo foi ótima). Assim, deixa eu pegar uma carona.

As Blazers usam cerca de dez litros de líquido refrigerante no sistema de arrefecimento do motor. O manual do proprietário da minha (1996) manda colocar 50% de "água pura" (seria a tal de desmineralizada?) com 50% de aditivo e avisa que se não for feito assim, pode causar defeito sério.

Portanto, necessita-se de 5 litros de aditivo do tipo do Bardahl Rad Cool, Paraflu, etc. O prêço de 500 ml de Rad Cool está por volta de R$ 22,00 !!! Seriam necessárias dez frascos destes = R$ 220,00.

Aparentemente, se usarmos o concorrente, Paraflu, sairia pela metade, já que ele custa R$ 22,00 por litro, mas eu li em algum lugar que o Paraflu não pode ser diluído, ou seja, deve ser colocado do jeito que está no frasco, o que faria a despesa ser a mesma que com Rad Cool.

Eu acho isso extremamente caro. Onde é que estou errando? Existe alguma alternativa?

P.S.: A mim parece que maioria dos proprietários de automóveis jamais sequer pensa nisso aí, já que o que vejo sempre nos postos de gasolina é o frentista abrir o reservatório e completar o nível com água da torneira do posto.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 8:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

flexnet escreveu:
... estava muito sujo, pura ferrugem, recoloquei água com um aditivo de limpeza, daqueles pra rodar uns três dias, depois vou esgotar de novo, e colocar agua com aditivo anti-ferrugem.

att.


Aqui a gente trocou ontem e tambem colocou esse aditivo para limpar, mas de acordo com o que está escrito na embalagem era só 4min funcionando, pouco não?

RogerBlazer escreveu:
O manual do proprietário da minha (1996) manda colocar 50% de "água pura"


O da D20 está escrito agua potavel, aqui a gente completou com agua da torneira e 1 litro de aditivo.

[]'s

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
leofs
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 9:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Eu to usando o da BR (+ - R$12 / litro na casa dos óleos aqui no RJ).
Aqui está o PDF com a ficha técnica do produto: http://www.br.com.br/portalbr/pdf/automotivos/fluirad.pdf

A relação é de 2/3 daí só preciso de 4 litros de aditivo e o restante de água.
Cada aditivo tem uma relação recomendada pelo fabricante e deve ser obedecida.
Ãgua, eu uso de torneira mesmo, tem gente que compra galão de água mineral de 5 L em mercado (solução barata). Mas cloro evapora (tanto que em piscina tem que se ficar controlando nível o tempo todo).
O que faço é pegar um galao de 10 litros que tenho e ja faço a mistura nele, daí é só abastecer o radiador.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
flexnet
MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2008 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 48
Localização: Cuiabá-MT

o que causa danos geralmente é o uso da água com muito cloro, é melhor retirar a água da caixa d'agua, ou deixar a agua da rua se decantar em um balde, por umas 4 horas, e depois pegar mais a água da superficie, sem mexer muito.
_________________
S10 2.4CD GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB