Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Alavanca do Clark 240V « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
FábioGondim
MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2006 2:54 pm    Assunto: Alavanca do Clark 240V Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2006
Mensagens: 9

Olá pessoal! Sou novíssimo no fórum. Parabéns aos membros pela qualidade das perguntas e respostas por aqui.

Não tenho picape. Tenho um jipe Engesa4 Fase II 2001, com 18.000 km rodados (novíssimo). Como o jipe utiliza muito da mecânica da D-20 (motor Maxion S4 e câmbio Clark 240V) peço licença para pedir, aqui, algumas informações.

O câmbio é daqueles de 5 marchas com ré à esquerda para frente e a primeira reduzida à esquerda para trás. Acho a alavanca do câmbio muito mole. Ela não fica na posição vertical, alinhada com as marchas 2ª e 3ª. Por isso, acontece muito de engatar a ré num sinal, ao invés da 2ª (que, para todos os fins, exceto trilhas, faz papel de primeira).

No fórum 4x4brasil, destinado espedificamente para jipeiros, me deram a solução: instalar uma mola da alavanca de câmbio um pouco maior que a original. Só não souberam me dizer que mola seria essa e não a encontrei em lojas de peças. Tem mais informações do que foi proposto e feito no link a seguir.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10597&start=40

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

Obs: Já pesquisei tudo que era possível por aqui em busca da resposta, sem sucesso. Portanto, se houver um tópico específico que já responda essa pergunta, por favor, coloquem o link.

_________________
DOURADO - Engesa4 Fase II 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 5:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Fábio

Todos os cambios de 5 marchas possuem molas para centrar a alavanca, a sua deve estar fadigado.

A substituição de mola por uma nova original, deve resolver problema.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FábioGondim
MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2006
Mensagens: 9

Kiko,

Na verdade, já fiz isso, como se pode constatar no link que anexei. Comprei uma mola nova do mesmo tamanho, original. Ocorre que a antiga também era nova. Meu jipe tem apenas 18.000 km, quase não foi utilizado... Tudo ficou na mesma.

Uma pessoa é que deu a dica de comprar uma mola um pouco maior, com 3,0 cm de comprimento (a original tem 2,0 cm), 2,4 cm de diâmetro externo e arame de 2,0 mm. Talvez algum câmbio de caminhonete utilize essa mola...

Se alguém puder ajudar...

_________________
DOURADO - Engesa4 Fase II 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jan 22, 2006 8:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Fábio,

todos os câmbios de camionete que vi, são bobos... nenhum fica centrado com nos carros. Talvez isso se deva ao fato deles ficarem em cima do câmbio, eliminando alguns mecanismos de mudanças como trambulador...

Agora quanto ao 240V... ele é difícil de passar marcha... só quem é acostumado com o carro que não apanha. Já dirigi uma D-20 com ele e apanhei pra burro... Não tinha uma marcha que acertava de primeira... Na F-1000 que dirigi, mesma coisa, só que dessa vez foi um pouco menos. Até deixei a picape morrer... Embarassed Pelo que notei, ele só passa no tempo... Mas sobre o problema da ré, nunca aconteceu comigo nem com o pessoall que tem as picapes...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Humm... eu ja vi isso, mas em cambios que estavam com a mola cansada já... temos 2 D-20 aqui com cambio clark, e as duas não tem problema com isso... pelo menos eu nunca tive problema.... ehehhehe... ja meus tios que quase não andam com elas.... vish... só vexame... Very Happy
Tem um pouco da questão de prática, como o Thales disse... Smile

Abraços e boa sorte...

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Realmente envolve prática lembro que quando meu pai pegou a D20 CD 88/89 apanhou uns tempos pois foi a primeira picape nossa, mas com relação a errar a 2º com a ré nunca aconteceu aqui.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
FábioGondim
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 5:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2006
Mensagens: 9

Ontem, eu peguei uma mola original e cortei na metade. Coloquei essa metade com a outra, que já estava no câmbio. Deu mais pressão e ficou melhor, mas, pelo que pude perceber, caberia ainda mais pressão sem que ficasse exagerado. De qualquer modo, a alavanca não fica mais no rumo da ré sem que o motorista faça alguma forcinha.

Acho que duas molas originais no lugar de uma deixaria a alavanca firme na posição central, dando maior conforto e precisão. Contudo, fico pensando, se era tão fácil, por que as motadoras já não fizeram isso? Será que tem algum problema?

_________________
DOURADO - Engesa4 Fase II 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 10:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Aaa... outro detalhe, para engatar a marcha ré, precisa dar uma pressinada no cambio... senão não engata... a não ser que esteja cansado o sistema que faz com que precise pressionar... Very Happy

Pelo menos saiu barato e resolveu em parte... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
dalmo cruz tôrres
MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2008 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006
Mensagens: 113
Localização: poços decaldas MG

Pessoal, reavivando o tópico. Comprei um cambio 240v para colocar na minha camionete. Mas notei que as marchas estavam meio duras e dificeis de engatar. etirei a tampa do cambio e olhei dentro dele, tudo Ok. Continuando a procurar o defeito notei que a bucha de plástico do pé da alavanca estava meio estranha. Desmontei o tampão da alavanca e vi, não sem surpresa, que além da bucha de plástico estar quebrada a própia tampa do cambio estava quebrada, onde vai o pino centralizador da alavanca. Pelo local da quebra acho que o jeito vai ser trocar a tampa, mas aí me veio a lembrança de ter ouvido uma vez que havia uma tampa de um outro cambio clarck mais moderno que podia ser montada no 240v sem adaptações; alguém sabe qual tampa é essa?
_________________
sem idéias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB