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Problemas no 260F. |
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LeonardoL |
Enviada: Qua Jul 09, 2008 7:56 pm Assunto: Problemas no 260F. |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Julho de 2008 Mensagens: 4 Localização: Florianópolis/SC
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Olá, pessoal!
Sou novo aqui no fórum, e estou escrevendo porque estou com um "pequeno" problema com meu câmbio. Não tenho exatamente uma caminhonete GM, e sim um Willys, mas tenho um câmbio 260F nele e acredito que este seja de conhecimento de uma parte do pessoal daqui...
O problema começou do jeito mais comum: primeiro, um leve vazamento de óleo, pingando pouco, e não parecia sério. Daqui um tempo, a segunda começou a arranhar (precisava engatar primeiro a terceira e rapidamente colocar a segunda, para funcionar). Isso começou a piorar, e aà as outras marchas (1a, 4a..) começaram também a ficar mais difÃceis de engatar. Isso até que fui sair de casa um dia e fiquei literalmente "na mão": numa troca de marcha, a terceira marcha ficou engatada, mas a alavanca ficou como se tivesse em ponto morto... e aÃ, marcha nenhuma mais engatava.
Fui pra casa alternando com/sem reduzida quando precisava arrancar, com o câmbio fazendo um barulho estranho, e deixei o carro na garagem. Procurei na internet problemas similares, quando tomei coragem e resolvi abrir o câmbio por mim mesmo, retirando o suporte da alavanca.
O resultado foi tanto uma notÃcia boa quanto uma ruim: verifiquei que a alavanca tinha "escapado" da terceira marcha, e voltou a funcionar normalmente (engatando e desengatando as marchas) quando recoloquei ela e comecei a engatar uma por uma. Entretanto, também verifiquei que a parte superior do câmbio estava sem óleo, e havia um tipo de graxa que parecia misturada com grafite ou limalha de ferro (pela cor) espalhado pela parte sem óleo.
Intrigado, procurei um pouco mais sobre a questão, e encontrei um alguns lugares referências sobre a ponta do "garfo", que teria que ter algum revestimento. Voltei ao câmbio, retirei a alavanca denovo, e coloquei um revestimento "temporário" para testes, de forma a deixá-lo mais justo nas marchas. Não deu outra: o câmbio parou de ficar tão "bobo" e parecia que engatava muito melhor as marchas.
Outra coisa que percebi é que o câmbio está vibrando e faz barulho quando coloco quarta marcha com uma das rodas levantadas, por exemplo. Lendo um outro tópico aqui do fórum também fiquei com suspeitas do rolamento, mas queria levar no mecânico primeiro para dar uma olhada...
As dúvidas que tenho são as seguintes: qual o nÃvel de óleo certo a utilizar? Até na boca, até algum certo ponto?
A ponta do garfo tem algum tipo de revestimento (como se chama?)? Existe algum modelo mais resistente ou melhor para se utilizar?
Qualquer ajuda é válida, visto que ainda estou com um pouco de receio de sair com o carro (até pra levar no mecânico) sem dar uma "geral" no câmbio antes pra ter certeza que não vai ter problemas andar com ele. Se quiserem uma foto para visualizar melhor, é só pedir.
Bom, acho que é isso. Agradeço desde já!  |
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leofs |
Enviada: Qua Jul 09, 2008 8:11 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Oi xará,
Por aqui o nome do acabamento que fica nas pontas dos garfos é "patins" (e custa em média menos de 5 reais cada). _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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Sekiya |
Enviada: Qua Jul 09, 2008 10:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Leonardo, o nÃvel de óleo deve ficar até o bujão de enchimento. Ou seja, você vai enchendo o câmbio de óleo até começar a vazar. Lembrando que o veÃculo deve estar nivelado. _________________ Abraços
Eduardo |
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LeonardoL |
Enviada: Sex Jul 11, 2008 10:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Julho de 2008 Mensagens: 4 Localização: Florianópolis/SC
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Obrigado pelas respostas, leofs e Sekiya!
Sobre o óleo, parece que realmente o nÃvel está um tanto abaixo da entrada do bujão. Pergunta: qual óleo colocar? Um pessoal aqui falou do 80w90, mas quando fui atrás, um dos vendedores me falou que dependendo do ano é o 90, e mas for mais nova é o 80w90. Ele me recomendou até ir numa concessionária GM aqui pra perguntar - mas não ia dar certo quando eles me perguntassem o ano/modelo do carro...
O que eu consegui encontrar é que na carcaça do câmbio está escrito "CURICICA", e tem o número "3313825". Joguei esse número no Google, mas não encontrei nada de útil.. alguma luz, pessoal?
Abraços,
Leonardo |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jul 12, 2008 6:28 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
A propria Clark/Eaton indica 80W90 para maioria dos cambios, os q equipam picapes, tds.
E deixa as engates leves e suaves.
É uma evolução do SAE 90.
Existem cambios como as ZF e mesmo CL 2205 por exemplo, se usar SAE 90 não engata mais marchas.
Abraços
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Ago 27, 2008 11:36 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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O óleo o nÃvel certo é até o bujão. Se for esgostar e completar cabe na caixa de 2 a 2,1L. Usa sempre óleo GL5 com aditivo para EP.
No seu caso, a alavanca deve estar com a ponta gasta como a minha estava. Resultado: dificuldade para engatar as marchas, forçando o câmbio e quebras no conjunto dos molas do garfo, ocasionando encavalamento das marchas, como o seu caso(comigo também acontecia isso com a 3ª). Depois disso começa a forçar os sincronizados e os mesmo vão pro saco.
No meu troquei os 4 sincronizados, macaquinhos, conjunto de pinos molas e esferas do garfo, além da alavanca(a minha nova não tem patins na ponta). O câmbio tá um relógio agora.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Marcus |
Enviada: Qua Ago 27, 2008 5:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Thales, só por curiosidade... qto ficou a brincadeira +/- ?! ando planejando trocar o cambio da D-20 e estou com medo do "novo cambio".... é bom se prevenir, vai saber neh...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Set 21, 2008 11:50 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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ficou 500 mangos.... Mas este câmbio possui até que peças baratas... e é mais fácil de desmontar... portanto dependendo do câmbio, pode ficar bem mais caro Marcão....
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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Marcus |
Enviada: Dom Set 21, 2008 6:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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É... acredito...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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LeonardoL |
Enviada: Dom Jan 25, 2009 8:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Julho de 2008 Mensagens: 4 Localização: Florianópolis/SC
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Thales, valeu pelas informações!
Só para atualizar, caso mais alguém passe pelo mesmo problema: fui procurar um pouco mais sobre o meu caso, e resolvi comprar uma alavanca nova. Quando a nova chegou, comparei as duas, e vi que a minha estava MUITO gasta - a ponteira tinha praticamente metade da espessura da nova!
Bom, neste meio tempo, ocorreu um agravamento no vazamento do óleo - um dia praticamente fiquei sem óleo no câmbio, numa viagem - e acabei decidindo abrir o câmbio e a caixa de transferência, para e ver como estava o estado geral. Depois de muito procurar o manual de serviço do 260F na internet, achei alguns sites de Mavericks e Dodges - que usam este câmbio em algumas versões - e consegui encontrar algumas instruções, e finalmente abri as caixas sem medo.
O que encontrei: além de algumas peças com um pouco de ferrugem em pontos especÃficos - mas pouca coisa, nada preocupante - encontrei também ferrugem nas tampas, na altura de onde deveria estar o óleo: ou seja, provavemente entraram impurezas no câmbio, que ficaram em contato com as paredes. Drenei o óleo todo, "lavei" as peças com spray de óleo, e lixei as partes enferrujadas das tampas antes de colocar devolta. O câmbio está agora montado e com as juntas secando, e amanhã estarei colocando o óleo novamente.
Sobre o óleo: descobri que vou precisar de um óleo SAE 90 mais genérico, visto que minha caixa de câmbio e caixa de transferência se comunicam através de um rolamento: ou seja, tem que ser o mesmo óleo para as duas - e a caixa de transferência da Willys é meio avessa a óleos modernos, especialmente por ter algumas peças em bronze.
Não troquei sincronizados nem macaquinhos, porque acredito que o maior problema que tinha era o vazamento, o óleo que não estava mais em boas condições e outra coisa que descobri recentemente: uma leve folga no pedal da embreagem. Vou completar com óleo novo, corrigir a folga, e aà fazer alguns testes.
Bom, e por enquanto é isso!
Abraços. |
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