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 Motor OM 314 na D10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

A única coisa é que a transmissão da picape do Penacho não vai aguentar o turbo...
O resto é o que o José comentou. Turbo+diesel é a melhor combinação que existe.

_________________
Abraços
Eduardo
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Penacho
MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 6:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Junho de 2008
Mensagens: 24
Localização: Curitiba

Machado!
Só por curiosidade,
Que caixa de marchas vc tem na C10 e qual a relacção do diferêncial?
Abraço!

_________________
Fé em Deus e pé na tábua!
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 10:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá Penacho,

vou lhe fazer uma correção, é D10 e não C10. coisa atoa, é que eu gosto muito de motor a diesel.

agora falando sério:

A caixa de marcha é Clark de 4 velocidades, a relação do diferencial é que eu não me lembro, mas é curta, tanto a caixa de marcha quanto o diferencial, são originais da D10 1982 SS.

mas vou procurar saber corretamente sobre a relação do diferencial e lhe responderei com exatidão.

abraço.

_________________
José A. Machado

D20/1989.
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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 2:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Machado,

Pelo que sei, todas as D10, e D20 até 92, têm relação 3,15:1. A única excessão são as raras D20 4x4 originais GM, cuja relação é 3:31:1.
Não acredito que nas condições de uso que você citou, ocorra qualquer problema com a transmissão. Tenho um amigo que tem uma D20 88, turbinada e cabinada desde zero, que nunca teve problema com transmissão, turbina ou motor.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 6:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Se vc tem relação final 1:1 no cambio e diferencial 3,15:1, vc pode tranquilamente andar a 120 km/h como velocidade de cruzeiro, mas para isto o motor tem q estar turbinada.

O motor pode girar a 2800 (rotação de potencia maxima)sem problema.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thiago-RS
MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 10:21 pm    Assunto: Suspensão - bomba - funilaria Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Olá Penacho, como vai essa força?

A nossa picape sempre teve problemas com a cambagem das rodas dianteiras, só que sempre "comeu" mais pneu por dentro, não por fora como a sua, também mais do lado direito.
Eu não sei ao certo que suspensão é utilizada na minha, mas acredito que seja a original da C14 ainda. Desconfio que o que seja trocado são as molas, porque ela tem a frente um pouco mais alta que o normal. A peça que lembro que tivemos um problema mais sério foi o agregado ou "canoa" como é chamado normalmente, onde o mesmo trincou e foi soldado provisoriamente até comprar-mos um novo, só que o provisório acabou ficando permanente. heheheh
Agora que estamos restaurando ela a minha idéia é refazer a suspensão dianteira (se possível colocar a da D20) e instalar uma direção hidráulica.
Quanto a achar um bom geometrista te sugiro procurar um que esteja acostumado a camionetes antigas ou carros antigos, pois eles conhecem os "macetes" necessários para deixar-las andando bem alinhadas. Nada contra, mas as autorizadas tipo Pirelli ou Michelin, não são os melhores lugares para essas picapes fazerem geometria, a meu ver ao menos.
Quanto à transmissão vou deixar como está por enquanto, afinal esse conjunto já roda nela a mais de 20 anos, e nunca deu problemas.
O que estou pensando seriamente é turbinar, mas sabe como é, motor com bem mais de 400.000km e standard, pode ser arrumar dor de cabeça.

Já que estou escrevendo um baita texto então vou aproveitar....

Li você falando sobre levar em um bombista e digo o que um senhor de barba e cabelos brancos que já não está entre nós me ensinou... "Bomba e bico de Mercedinho só se meche quando tem problema, ouviu bem, só se tem problema..." dizia ele. Esse senhor sabia muito, foi ele quem mexeu na bomba da picape pela última vez em 1993, após um "assassino" ter acabado com a regulagem dela.
Te digo assim, hoje 15 anos depois, ela fumaceia muito pouco (só fumaceia forte quando liga na primeira partida pela manha), consumo por volta dos 10/12 km/litro em percurso misto e com a peça que vai atrás do volante sabendo os limites do que tem na mão.
Falando de funilaria e pintura, cuidado com o uso do jato, tem que ser de leve e com alguém que já tenha experiência em fazer esse serviço em latarias, até porque jatear chassis é uma coisa e lataria é outra bem diferente! Vou deixar uma foto do resultado do jato da caçamba da minha picape para você ter uma idéia.

Um abraço e valeu por ter lido tudo isso! Very Happy

Thiago



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Atente para a textura da lataria!
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"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 2:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá ,

Acho que o peso e a vibração devem ser semelhantes nos Perkins e nos 608.

Quanto à geometria, não há mistério mas o geometrista deve ser experiente, pois a maioria só sabe ajustar pela máquina. Se fosse em Porto Alegre, eu sugeriria o Boelter, próximo ao Makro. Eles trabalham com caminhões, picapes, e acho que ônibus.

Pesquisem aqui, que o Kiko já postou a regulagem da suspensão da D10 (valores, e como fazê-la). Mesmo para quem não tem D10, a informação ajuda a entender muita coisa.

É normal, até certo ponto, o desgaste por fora no pneu direito, devido à inclinação do piso mas altera também com o off-set de roda e o tamanho dos pneus.

Abs,

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 8:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Cambagem e Caster são facilmente ajustados com adição ou subtração de calços na bandeja superior.

O duro é achar pessoas que fazem isto, a maioria de alinhadores de lojas de pneu não ajustam camber e caster, só alinhamento ou seja convergencia ou divergencia das rodas.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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PauloRS
MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 3:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Kiko,

Vi que você recolocou as informações, agora como fixo. É uma boa.

Só os experientes sabem fazer essas regulagens, porque têm pré-requisitos para cada carro, como ter peso no banco do motorista, ter o tanque cheio, balançar o veículo para acomodar o conjunto, etc.

Uma vez, numa especializada em suspensão, simplesmente o sujeito tirou um dos calços do tipo forquilha que até hoje não sei se está fazendo falta; noutra o cara dividiu uma arruela espaçadora em duas com a serra de ferro no "olhômetro", e disse que ficou perfeito..

Abs,
l

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 5:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Apesar q eu mesmo só alinho em São Paulo, na Alinhadora Anhembi, lá eles fazem serviços (eles é modo de dizer, pois só faço alinhamento c Bóris que já é um senhor de idade.

Abraços

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Penacho
MensagemEnviada: Dom Set 28, 2008 9:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Junho de 2008
Mensagens: 24
Localização: Curitiba

Caros amigos.
Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas a todos
Pela longa ausência e por não ter respondido os recados.
É que eu tenho trabalhado muito mesmo na restauração da 'Tirana'.
Tive que mexer em tudo, tudo mesmo, exceto na mecânica que tá boa,
De resto, tive que revisar chassis (tivemos que trocar a ponta sob a carroceria, pois estava podre),
Revisei suspensão dianteira, molas e buchas traseiras, suportes da cabine e etc.
Ainda estou fazendo as soldas na lataria, pois como disse a uns dias,
Quero usar o mínimo possível de massa.
Refiz quase todo o assoalho, estamos alongando um pouco mais a cabine
(quero mais conforto pra viajar) Hehehe!!!
Enfim tenho muito trabalho pela frente ainda, mas acredito que valerá a pena.

Thiago, pode ficar tranquilo que vou tomar cuidado pra jatear a lataria.
Na verdade quem faz esse trabalho é o meu tio, e ele tem muita experiência no ramo.
Ele faz jateameto para a restauração de caros antigos, e os restauradores são exigentes.
Mas agradeço a preocupação...

Espero que compreendam a ausência e continuemos a trocar idèias.
Um grande abraço, paz saúde e sucesso a todos.

Ps. Ainda fico devendo as fotos...

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Penacho
MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 11:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Junho de 2008
Mensagens: 24
Localização: Curitiba

Rapaziada!
Depois de nove meses de trabalho, finalmente a tirana ficou pronta!
Como faço pra postar as fotos aqui?
Gostaria de mostrar a todos minha "obra prima"
Hehehe!
Afinal não é todo dia que um curioso faz uma caminhonete né?!
São muitas fotos, claro q não vou postar todas, mas gostaria que vcs a vissem depois de tudo pronto.
Abraço a todos!

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jun 26, 2009 5:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A foto tem q estar a uns 125 KB, e cabe 3 em cada postagem.

Abraços

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Penacho
MensagemEnviada: Sex Jun 26, 2009 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Junho de 2008
Mensagens: 24
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Tô com problema...
Deixei todas as fotos com menos de 100kb
Formato jpg, e mesmo assim o negócio não vai!
Acho que ela é tímida...
hehehe!....

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