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 CAMIONETA OU CAMINETE E O DETRAN? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Out 02, 2008 10:02 pm    Assunto: CAMIONETA OU CAMINETE E O DETRAN? Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 5260
Localização: Rio de Janeiro

Como faço todo o ano fui fazer a vistoria anual da viatura e aproveitei para fazer uma mudança no endereço.
Fui ao posto passei por toda aquela sabatina, exame de gazes e tudo mais, a vistoria ate que não demorou muito o que demorou para valer foi o rapaz digitar a alteração em média 75% do tempo que fiquei esperando foi só para a digitação fiquei no posto umas 4 horas, depois deste tempo todo; fui informado que o documento só sairá depois de 5 dias uteis(o normal sai na hora), pois só na sede do Detran/RJ que a troca da letra da palavra camioneta passando para camionete que é uma adequação do próprio Detran pois quem escreveu errado no documento foi o Detran.
Esta curiosidade é só para você saber que para o Detran/RJ todas as ACD-20/CD ou simples eram todas Veraneio.

PS. coloquei neste lugar, pois o aviso que o computador do Detran informava é que este tipo de carroceria não existia.

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César Oliveira
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leofs
MensagemEnviada: Qui Out 02, 2008 10:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Estranho,

Fiz a vistoria esse ano normalmente e no meu DOC está:

Espécie Tipo = Car/Camioneta/Car Aberta

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Leo

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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 9:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 5260
Localização: Rio de Janeiro

Se for só a vistoria anual vai passar sem problemas, só que eu fiz troca de municipio ai tem de corrigir. Ou seja se for mudar qualquer outra coisa o sistema bloqueia e informa que este tipo de carroceria não existe para este tipo de carro, o que é de se esperar pois o unico modelo camioneta da serie 20 é a veraneio o resto é camionete.
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César Oliveira
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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Out 14, 2008 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Tudo resolvido.
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César Oliveira
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 9:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 340
Localização: Goianésia-GO

se eu não me engano, caminhoneta são veículo de porte grande fechado, Ex.: veraneio, Blazer, pajero, vans, etc.

e caminhonete são as picapes abertas, Ex.: ACD10, ACD20, S10, L200 e outras.

no documento da minha D10 tá assim: espécie/tipo CAR/CAMINHONETE/C. ABERT


se eu tiver enganado, me corrijam.


abraços

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José A. Machado

D20/1989.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 5260
Localização: Rio de Janeiro

Pelo código nacinal de transito, caminhoneta(passageiro e carga no mesmo compartimento), caminhonete(carga e passageiro em compartimentos separados), desta forma se você observar uma belina por exemplo é uma caminhoneta, e uma saveiro é uma caminhonete.
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César Oliveira
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 3:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

"Caminhonete" ou "caminhoneta" são a mesma coisa e derivam do francês "camionnette", ou "pequeno camião" ("camião", mesmo). Referem-se a semelhantes a caminhões, de menor porte, para transporte de carga e/ou pessoas, independente se abertas ou fechadas, como vans, picapes, peruas, etc. Se fazem essa distinção no CNT, deve ser obra de algum burocrata desocupado, que não se dá nem ao trabalho de abrir um dicionário.

Abs,
Paulo

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Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 5260
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É o Brasil.
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César Oliveira
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Cosmo José Pereira
MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 1:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Março de 2006
Mensagens: 1220
Localização: São Paulo

Boas,tudo bem com Cesar,comigo em Sp foi o ano,ela e ano 1983/ Mod 1984,mas após varias lacrações,aconteceu essatroca,só q para arrumar tem q pegar a HF de Venda da Pickup,sou o Terceiro Dono dela,a primeira lacração foi em Mato Grosso,acabeideixando pra fica 1983, abraços a todos
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cosmãojp - 549 ___________________ Pickup A 10 1984
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rids
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 3
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil

Até onde eu acompanhei a Lei, quem fechava a caçamba da Caminhonete com cobertura de lona, metal ou fibra até a altura máxima da cabine, implicava na mudança de espécie (carga, passageiro, misto ou especial etc), tipo (camioneta, caminhonete, utilitário, motor-casa etc) e carroceria (car aberta, cab dupla, fechada cab simples etc).

Não vale para capota marítima.

Vejam bem, muitos policiais rodoviários gastam mais tempo acompanhando as mudanças legais do que outras tarefas - o que nos obriga a fazer o mesmo, para evitarmos apreensões e multas.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 5260
Localização: Rio de Janeiro

Se a cobertura não modificar nada na tampa traseira(Capotas que a tampa traseira viram duas portas) estas podem dar problemas, mas as capotas de fibra e de lona que não alterem nada não dão problema, sempre tive picape, saveiro, chevy, D-10 e D-20, todas com capota de fibra ou lona sem problemas, e o Detran aqui do Rj é F.......
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ARISMAR
MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 3:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 658
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caros Amigos

Pela Legislação temos:

1. CamioneTE: para designar veículo com o compartimento para o transporte de carga aberto ( C10, D10, S10, etc.);

2. CamioneTA: para designar veículo de transporte misto, com compartimento único e fechado para o transporte de pessoas e carga (Veraneio, Blaser, etc.).

Considera-se aqui o veículo nas condições originais de Fábrica. A capota protegendo o compartimento de carga nas CamioneTES, é uma alteração regulamentada, já um "camper" é uma alteração estrutural que requer perícia técnica, avaliação e aprovação pelo Órgão de Trânsito.

Essas e outras regulamentações constam do Regulamento do Código Nacional de Trânsito.

Abraços, ARISMAR(914).
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lucasgalodoido
MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 11:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 21 de Julho de 2009
Mensagens: 913
Localização: Belo Horizonte, MG

Esse artigo diz tudo sobre o assunto, e é bem interessante!

"CAMINHONETES" DE CABINE DUPLA NÃO EXISTEM


"O assunto que abordaremos em seguida, é uma reminiscência do que já escrevemos em março/2006 , mas tornou-se tão atual em face das discussões sobre IPVA no PR que merece ser transcrito em parte.

Primeiramente é interessante verificar que o Anexo I do Código de Trânsito, conceitua “CAMINHONETE” como sendo o veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas. Sendo um veículo destinado ao transporte de cargas, para melhor compreensão do conceito, no mesmo Anexo I encontramos o conceito de “Veículo de Carga”, que é aquele destinado ao transporte de carga, podendo transportar até dois passageiros, exclusive o condutor, ou seja, até três ocupantes. Esse conceito se enquadra perfeitamente à característica das caminhonetes de cabine simples, que não transportam mais que três pessoas. Sendo um veículo que transporta tanto carga (no caso dentro da caçamba) quanto passageiros (em número superior a três), o veículo passaria a ter a característica de “MISTO”, qual seja, aquele destinado ao transporte de passageiros e carga.

O Art. 96 do Código de Trânsito, que faz a classificação dos veículos, considera que caminhonete se enquadra como veículo de carga, nos termos acima definidos, e classifica como veículos “MISTOS” a “camioneta”, o “utilitário” e “outros” (???). “CAMIONETA” , pelo Anexo I, é o veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento. Nesse caso verificamos que o conceito de “camioneta” não se enquadra na característica da “cabine dupla”, uma vez que passageiros e carga encontram-se em compartimentos distintos, um no habitáculo e o outro na caçamba. Já o conceito de “UTILITÁRIO” é bastante amplo, sendo o veículo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada. Ou seja, diz tudo e não diz nada... Entendemos que essa é a melhor classificação para as “cabines duplas”, ou seja, MISTO/UTILITÁRIO, constando no documento as capacidades tanto de carga quanto de passageiros.

Note-se que um pequeno detalhe conceitual traz diferença na correta classificação do veículo que se observa. O maior problema, na verdade, ocorre com as cabines estendidas e os caminhões que possuem uma cabine com até quatro portas, como são os caminhões de serviço de energia elétrica. Se são caminhões são veículos de carga e não poderiam transportar mais que três pessoas, pois, não existem caminhões mistos. As cabines estendidas possuem assentos retráteis que permitem transportar mais que três pessoas, mas, sendo classificadas como carga possuem benefícios tributários. O Cotram para resolver o problemas dos “ caminhões “ de cabine dupla ( F-250, F-350, RAM etc... ) por meio das Res. 291 e 292 resolveu colocar todas as cabines duplas na categoria “ ESPECIAL’ , que diz tudo e nada ao mesmo tempo, além de conflitar com o CTB."

Revista Jus Vigilantibus, Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Sobre o autor
Marcelo José Araújo
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kako
MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Mai de 2010
Mensagens: 761
Localização: Ubatuba/SP

Pessoal, boa tarde!

Sobre a classificação de veículos também tem esta resolução:

RESOLUÇÃO Nº 340, 25 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLVE:
Art. 1º Referendar em sua integridade a Deliberação n.º 86, de 25 de novembro de
2009, do Presidente do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, publicada no DOU, de 26 de
novembro de 2009.
Art. 2º Acrescer os §§ 5º, 6º e 7° ao art. 5º da Resolução CONTRAN nº 146, de 27
de agosto de 2003, com a seguinte redação:
“§ 5º Quando o local ou trecho da via possuir velocidade máxima permitida por tipo
de veículo, o sinal de regulamentação R-19 “Velocidade Máxima Permitida” deverá estar
acompanhado da informação complementar, na forma do Anexo V desta Resolução.”
“§ 6º Para fins de cumprimento do estabelecido no parágrafo anterior, os tipos de
veículos registrados e licenciados devem estar classificados conforme as duas denominações
descritas a seguir:
I- “VEÍCULOS LEVES” correspondendo a ciclomotor, motoneta, motocicleta,
triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta.
II- “VEÍCULOS PESADOS” correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão,
caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semireboque
e suas combinações.
§ 7° “VEÍCULO LEVE” tracionando outro veículo equipara-se a “VEÍCULO
PESADO” para fins de fiscalização.
Art. 3º Acrescer o Anexo V à Resolução CONTRAN nº 146, de 27 de agosto de
2003.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Lembro que esta resolução foi publicada em Março de 2010.

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Kako
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kako
MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Mai de 2010
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Ano passado qdo estava para comprar a S10 Dupla observei em 2 docs de S10 deluxe cabine dupla ambas 4.3, uma o ano é 98/99 consta "CAR/CAMINHONETA/CAB DUPLA" a minha é 99/99 consta "ESP/CAMINHONET/ABER C DUP"...
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Kako
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