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Superaquecimento |
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Mensagem
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Out 26, 2008 3:54 pm Assunto: Superaquecimento |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
novamente não é um GM e muito menos uma picape.... hehehehe
Bom to com um problema no golzinho aqui de casa... de uns tempos pra cá o painel dele tem acusado superaquecimento, principalmente na estrada e somente quando o motor é exigido(reta pisando fundo, ou subida forte). O ponteiro chega até nos 3/4 quando arma a ventoinha... Ele nunca passou desse ponto.
Bom depois que começou este problema, já rodamos 23 mil km com o carro e tudo continua como antes... Não passa álcool pro cárter, não passa água pro cartér e não some água do radiador(só é preciso completar de vez em quando, mas pouco). Ou seja tá rodando normal...
Bom depois que isto começou, trocamos a bomba d'água, válvula termostática e o radiador. Melhorou mas não resolveu... Trocamos então a cebolinha do radiador por uma de menor temperatura( 86º~76º, contra 92º~87º da original. A primeira temperatura é de quando ela liga e a segunda quando desliga). Melhorou mais mas o problmea persiste... falta ainda ver o marcador de temperatura e o cabeçote/junta. Mas antes de mexer no cabeçote, ouvi dizer que as valvulas desreguladas poderiam ocasionar isso... Se isto for verdade vou regulá-las e ver se resolve o problema.
Antes de mais nada mais um detalhe... o escape está melado de óleo, mas o motor não fuma e o nÃvel da cárter não abaixa... O máximo que coloquei foi 700ml de óleo num intervalo de 6 mil km... Estou desconfiado de ser os retentores de válvulas, ou será que as válvulas estando desreguladas causariam este problema também???
Será que é melhor tirar o cabeçote e já mandar retificar ou só fazer a regulagem e ver o resultado?
Mais detalhes, com o carro parado não superaquece, pode ser em marcha lenta ou acelerando. Na estrada depois que aciona a ventoinha, se não tiver uma descida a mesma continua ligada até que pare ou chegue uma descida.
Dados do carro: Gol 90, motor CHT 1.6 a álcool, com 115.000 km aparentemente originais.
Grato,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Marcus |
Enviada: Dom Out 26, 2008 6:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Intervalo de 6.000 km?! vcs trocam oleo do motor com qtos Km ?! 10 mil ?!
Ta usando aditivo no radiador ?! Ta igual a D-20 qdo trocamos o motor, só melhorou qdo trocamos o radiador... pode ser sujeira no sistema de arrefecimento... radiador entopido Thales... Ja sangrou ele ?
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Sekiya |
Enviada: Dom Out 26, 2008 9:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Thales, a mistura no carburador está bem regulada?? Tente deixar com a mistura mais rica e veja se muda alguma coisa. _________________ Abraços
Eduardo |
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BRGO |
Enviada: Seg Out 27, 2008 8:14 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 5 de Março de 2008 Mensagens: 315 Localização: Goiania
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Como disse Marcus, dê uma olhadinha no radiador pois as vezes ele pode está sujo e ocasionando o aumento de temperatura! Manda varetar o radiador! Séra que esse super aquecimento nao estorou a junta do cabeçote? Faça o teste no mangote para saber se o sistema esta com pressao ou nao!
Vc esta usando aditivo no sistema?
abraços _________________ Bruno
Silverado D20 |
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Sekiya |
Enviada: Seg Out 27, 2008 11:04 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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O lance das válvulas faz sentido Thales.
Verifique também a compressão. Pois pode ter ocorrido acúmulo de sedimentos nas sedes das válvulas (carbonização) - embora seja a álcool - por passagem de óleo ou pelas hastes das válvulas ou pelos anéis, comprometendo o perfeito assentamento das válvulas ou causando pré-ignição em algum ponto da câmara que causa o aumento da temperatura. _________________ Abraços
Eduardo |
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Cezar Sato |
Enviada: Seg Out 27, 2008 8:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
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Eu arriscaria verificar antes o sistema de alimentação de ar, obstrução de filtro ou aquela válvula que direciona ar quente do coletor de escapamento e envia ao sistema de alimentação com motor frio, ela pode estar emperrada e estar enviando ar aquecido ao motor. _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
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PauloRS |
Enviada: Qua Out 29, 2008 1:35 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá Thales,
Veja se não está fora de ponto ou com a mistura muito pobre...
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Nov 02, 2008 3:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
vamos as respostas:
Marcus escreveu: |
Intervalo de 6.000 km?! vcs trocam oleo do motor com qtos Km ?! 10 mil ?! Shocked
Ta usando aditivo no radiador ?! Ta igual a D-20 qdo trocamos o motor, só melhorou qdo trocamos o radiador... pode ser sujeira no sistema de arrefecimento... radiador entopido Thales... Very Happy Ja sangrou ele ?
Abraços, |
BRGO escreveu: |
Como disse Marcus, dê uma olhadinha no radiador pois as vezes ele pode está sujo e ocasionando o aumento de temperatura! Manda varetar o radiador! Séra que esse super aquecimento nao estorou a junta do cabeçote? Faça o teste no mangote para saber se o sistema esta com pressao ou nao!
Vc esta usando aditivo no sistema?
abraços |
PauloRS escreveu: |
Olá Thales,
Veja se não está fora de ponto ou com a mistura muito pobre...
Abs,
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Marcus, como uso um óleo mineral bom e troco sempre o filtro a cada troca, troco o óleo a cada 7.500km ou 3 meses... o que der primeiro. Isso já estava no manual da Veraneio de 1972, com óleo API SE ou SF... Então não vejo problema em fazer isso.
Quando o carro começou a superaquecer já mandei fazer logo uma revisão, onde foi medido a bobina, distribuidor, tampa do distribuidor, cabos de velas e trocado as velas. Foi feita a limpeza e troca do kit do carburador. Diante disso creio que o meca conferiru e/ou acertoru o ponto.
Também fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento e coloquei aditivo. Como tinha muita ferrugem no sistema, a bomba d' água começou a vazar. Troquei-a e coloquei novamente aditivo no sistema. Após rodar seis meses, troquei o radiador. O lÃquido de arrefecimento não saiu muito sujo, apenas sua coloração ficou um pouco mais escura. Obviamente coloquei aditivo novo que está rodando até hoje(6 meses).
Sekiya escreveu: |
Thales, a mistura no carburador está bem regulada?? Tente deixar com a mistura mais rica e veja se muda alguma coisa. |
Como disse antes, fiz a revisão no carburador. O meca é de confiança e mexe com carburador faz tempo. Ele que faz a manutenção de todos os VW da famÃlia, desde quando me conheço por gente. Ele é espcialista em VW.
Mas fiquei encucado com esse negócio da mistura... como faço para mexer nela??? O carburador é um Brosol 2E.
Cezar Sato escreveu: |
Eu arriscaria verificar antes o sistema de alimentação de ar, obstrução de filtro ou aquela válvula que direciona ar quente do coletor de escapamento e envia ao sistema de alimentação com motor frio, ela pode estar emperrada e estar enviando ar aquecido ao motor. |
Filtro está ok... troquei quando fiz a revisão e troquei-o novamento há menos de 1 mês. Quanto a válvula termac, como testá-la???
Sekiya escreveu: |
O lance das válvulas faz sentido Thales.
Verifique também a compressão. Pois pode ter ocorrido acúmulo de sedimentos nas sedes das válvulas (carbonização) - embora seja a álcool - por passagem de óleo ou pelas hastes das válvulas ou pelos anéis, comprometendo o perfeito assentamento das válvulas ou causando pré-ignição em algum ponto da câmara que causa o aumento da temperatura. |
Marquei de ir no meca essa semana... vou medir a compressão, regular as válvulas, trocar a tampa da bomba d' água, pois está perdendo um pouco de pressão(não é a tampa do reservatório de expansão... é da bomba d' água mesmo) e trocar o sensor de temperatura.
Essa semana o carro começou a grilar, então vou verificar o ponto e se não resolver, trocar de posto. curioso que depois que ele começou a grilar, raramento ele superaquece... somente em subida muito forte, de 3ª e com o carro carregado. Do resto mal passa do meio onde é o normal.
Grato,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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César Oliveira |
Enviada: Dom Nov 02, 2008 8:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10055 Localização: Rio de Janeiro
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Verifica o alternador. O escort da minha esposa também dava este tipo de problema, motor CHT, troquei o regulador de voltagem e o marcador de temp. voltou a marcar normalmente mesmo nas situações em que é exigido. Uma pergunta a luz da bateria fica acendendo bem fraquinha quando em giro alto? tão fraquinha que só da para ver com tudo apagado e no escuro. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Dez 14, 2008 12:13 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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César Oliveira escreveu: |
Verifica o alternador. O escort da minha esposa também dava este tipo de problema, motor CHT, troquei o regulador de voltagem e o marcador de temp. voltou a marcar normalmente mesmo nas situações em que é exigido. Uma pergunta a luz da bateria fica acendendo bem fraquinha quando em giro alto? tão fraquinha que só da para ver com tudo apagado e no escuro. |
César,
já troquei o regulador dele duas vezes, ambas por desgaste nas escovas dele. Agora tô andando com um reserva no carro... de 10 em 10 mil km dá zica... Mesmo depois das trocas o problema continuava e não mudou nada...
Ela não pisca em alta rpm conforme vc relatou, mas sim fica acesa/piscando em marcha lenta, quando a rotação cai um pouco ou quando o motor tá frio. O alternador é um Wapsa de 55A... pretendo trocar ele... Manutenção muito cara em relação ao Bosch.
No começo de novembro o meca trocou a tampa da bomba d'água, trocou o sensor da temperatura e regulou o ponto(tava em 16 quando o correto é 13). Durante duas semanas a temperatura continuou baixa... mas só foi o tempo esquentar um pouquinho mais, que mesmo com o carro quase vazio, o trem tava indo lá nos 3/4...
No começo de dezembro, foi medida a compressão dos cilindros. Está tudo ok, inclusive o meca falou que o motor está muito bom pela km que aparenta ter( 120 mil km). As válvulas também foram reguladas e depois disso o motor parou de fazer tec tec e shick shick. Eu achava que era normal, porque usa corrente em vez de correia dentada, mas estava enganado.
Bom depois disso, mesmo forçando e bem o carro, ele não esquenta muito, apenas um pouco. A temperatura passa somente um pouco do meio. Só foi chegar entre o meio e 3/4 num dia que tive que pegar um desvio de terra e forcei bem o carro pois era subida e em baixa velocidade. Por enquanto vou deixar assim mesmo, pois isso já me encheu muito as paciências; e vou testando. Se continuar tudo ok, em breve coloco o cebolão original e vamos ver no que dá...
Grato,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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