Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Problemas no 260F. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
LeonardoL
MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 7:56 pm    Assunto: Problemas no 260F. Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Julho de 2008
Mensagens: 4
Localização: Florianópolis/SC

Olá, pessoal!

Sou novo aqui no fórum, e estou escrevendo porque estou com um "pequeno" problema com meu câmbio. Não tenho exatamente uma caminhonete GM, e sim um Willys, mas tenho um câmbio 260F nele e acredito que este seja de conhecimento de uma parte do pessoal daqui... Wink

O problema começou do jeito mais comum: primeiro, um leve vazamento de óleo, pingando pouco, e não parecia sério. Daqui um tempo, a segunda começou a arranhar (precisava engatar primeiro a terceira e rapidamente colocar a segunda, para funcionar). Isso começou a piorar, e aí as outras marchas (1a, 4a..) começaram também a ficar mais difíceis de engatar. Isso até que fui sair de casa um dia e fiquei literalmente "na mão": numa troca de marcha, a terceira marcha ficou engatada, mas a alavanca ficou como se tivesse em ponto morto... e aí, marcha nenhuma mais engatava.

Fui pra casa alternando com/sem reduzida quando precisava arrancar, com o câmbio fazendo um barulho estranho, e deixei o carro na garagem. Procurei na internet problemas similares, quando tomei coragem e resolvi abrir o câmbio por mim mesmo, retirando o suporte da alavanca.

O resultado foi tanto uma notícia boa quanto uma ruim: verifiquei que a alavanca tinha "escapado" da terceira marcha, e voltou a funcionar normalmente (engatando e desengatando as marchas) quando recoloquei ela e comecei a engatar uma por uma. Entretanto, também verifiquei que a parte superior do câmbio estava sem óleo, e havia um tipo de graxa que parecia misturada com grafite ou limalha de ferro (pela cor) espalhado pela parte sem óleo.

Intrigado, procurei um pouco mais sobre a questão, e encontrei um alguns lugares referências sobre a ponta do "garfo", que teria que ter algum revestimento. Voltei ao câmbio, retirei a alavanca denovo, e coloquei um revestimento "temporário" para testes, de forma a deixá-lo mais justo nas marchas. Não deu outra: o câmbio parou de ficar tão "bobo" e parecia que engatava muito melhor as marchas.

Outra coisa que percebi é que o câmbio está vibrando e faz barulho quando coloco quarta marcha com uma das rodas levantadas, por exemplo. Lendo um outro tópico aqui do fórum também fiquei com suspeitas do rolamento, mas queria levar no mecânico primeiro para dar uma olhada...

As dúvidas que tenho são as seguintes: qual o nível de óleo certo a utilizar? Até na boca, até algum certo ponto?

A ponta do garfo tem algum tipo de revestimento (como se chama?)? Existe algum modelo mais resistente ou melhor para se utilizar?

Qualquer ajuda é válida, visto que ainda estou com um pouco de receio de sair com o carro (até pra levar no mecânico) sem dar uma "geral" no câmbio antes pra ter certeza que não vai ter problemas andar com ele. Se quiserem uma foto para visualizar melhor, é só pedir.

Bom, acho que é isso. Agradeço desde já! Smile
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leofs
MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Oi xará,

Por aqui o nome do acabamento que fica nas pontas dos garfos é "patins" (e custa em média menos de 5 reais cada).

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 10:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Leonardo, o nível de óleo deve ficar até o bujão de enchimento. Ou seja, você vai enchendo o câmbio de óleo até começar a vazar. Lembrando que o veículo deve estar nivelado.
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
LeonardoL
MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 10:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Julho de 2008
Mensagens: 4
Localização: Florianópolis/SC

Obrigado pelas respostas, leofs e Sekiya!

Sobre o óleo, parece que realmente o nível está um tanto abaixo da entrada do bujão. Pergunta: qual óleo colocar? Um pessoal aqui falou do 80w90, mas quando fui atrás, um dos vendedores me falou que dependendo do ano é o 90, e mas for mais nova é o 80w90. Ele me recomendou até ir numa concessionária GM aqui pra perguntar - mas não ia dar certo quando eles me perguntassem o ano/modelo do carro... Wink

O que eu consegui encontrar é que na carcaça do câmbio está escrito "CURICICA", e tem o número "3313825". Joguei esse número no Google, mas não encontrei nada de útil.. alguma luz, pessoal?

Abraços,
Leonardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 12, 2008 6:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A propria Clark/Eaton indica 80W90 para maioria dos cambios, os q equipam picapes, tds.
E deixa as engates leves e suaves.

É uma evolução do SAE 90.

Existem cambios como as ZF e mesmo CL 2205 por exemplo, se usar SAE 90 não engata mais marchas.

Abraços
Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2008 11:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

O óleo o nível certo é até o bujão. Se for esgostar e completar cabe na caixa de 2 a 2,1L. Usa sempre óleo GL5 com aditivo para EP.

No seu caso, a alavanca deve estar com a ponta gasta como a minha estava. Resultado: dificuldade para engatar as marchas, forçando o câmbio e quebras no conjunto dos molas do garfo, ocasionando encavalamento das marchas, como o seu caso(comigo também acontecia isso com a 3ª). Depois disso começa a forçar os sincronizados e os mesmo vão pro saco.

No meu troquei os 4 sincronizados, macaquinhos, conjunto de pinos molas e esferas do garfo, além da alavanca(a minha nova não tem patins na ponta). O câmbio tá um relógio agora.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2008 5:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Thales, só por curiosidade... qto ficou a brincadeira +/- ?! Shocked ando planejando trocar o cambio da D-20 e estou com medo do "novo cambio".... é bom se prevenir, vai saber neh... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

ficou 500 mangos.... Mas este câmbio possui até que peças baratas... e é mais fácil de desmontar... portanto dependendo do câmbio, pode ficar bem mais caro Marcão....

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

É... acredito... Sad

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
LeonardoL
MensagemEnviada: Dom Jan 25, 2009 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Julho de 2008
Mensagens: 4
Localização: Florianópolis/SC

Thales, valeu pelas informações!

Só para atualizar, caso mais alguém passe pelo mesmo problema: fui procurar um pouco mais sobre o meu caso, e resolvi comprar uma alavanca nova. Quando a nova chegou, comparei as duas, e vi que a minha estava MUITO gasta - a ponteira tinha praticamente metade da espessura da nova! Shocked

Bom, neste meio tempo, ocorreu um agravamento no vazamento do óleo - um dia praticamente fiquei sem óleo no câmbio, numa viagem - e acabei decidindo abrir o câmbio e a caixa de transferência, para e ver como estava o estado geral. Depois de muito procurar o manual de serviço do 260F na internet, achei alguns sites de Mavericks e Dodges - que usam este câmbio em algumas versões - e consegui encontrar algumas instruções, e finalmente abri as caixas sem medo.

O que encontrei: além de algumas peças com um pouco de ferrugem em pontos específicos - mas pouca coisa, nada preocupante - encontrei também ferrugem nas tampas, na altura de onde deveria estar o óleo: ou seja, provavemente entraram impurezas no câmbio, que ficaram em contato com as paredes. Drenei o óleo todo, "lavei" as peças com spray de óleo, e lixei as partes enferrujadas das tampas antes de colocar devolta. O câmbio está agora montado e com as juntas secando, e amanhã estarei colocando o óleo novamente.

Sobre o óleo: descobri que vou precisar de um óleo SAE 90 mais genérico, visto que minha caixa de câmbio e caixa de transferência se comunicam através de um rolamento: ou seja, tem que ser o mesmo óleo para as duas - e a caixa de transferência da Willys é meio avessa a óleos modernos, especialmente por ter algumas peças em bronze.

Não troquei sincronizados nem macaquinhos, porque acredito que o maior problema que tinha era o vazamento, o óleo que não estava mais em boas condições e outra coisa que descobri recentemente: uma leve folga no pedal da embreagem. Vou completar com óleo novo, corrigir a folga, e aí fazer alguns testes.

Bom, e por enquanto é isso!

Abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB