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Thiago Pereira |
Enviada: Qui Dez 02, 2004 1:56 pm Assunto: Alternador S10 |
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Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004 Mensagens: 9 Localização: São Paulo/SP
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Olá amigos,
Sou novo no grupo, comprei minha 1ª picape em julho, uma S10 e descobri o PICAPES GM recentemente, o qual já me tirou varias duvidas e pretendo participar do próximo passeio.
Mas vamos as novas duvidas: o voltÃmetro do painel da S10 de uns dias para cá começou a oscilar entre próximo a 14V (o normal) e a 12V inclusive ontem permaneceu quase o tempo todo próximo aos 12V, como sempre que tenho o multÃmetro em mãos para medir a tensão o problema não aparece e como a luz da bateria não acendeu nenhuma vez (apenas acende antes da ignição) gostaria de saber se realmente o problema pode ser no alternador (ou regulador) e caso seja pq a luz de carga da bateria não acende? Ou então seria problema no voltÃmetro?
Um auto-eletrico "deu uma olhada" não conseguiu localizar o problema, pois para variar no momento estava normal, mas recomendou a troca do alternador...fácil não!?!?
Seguem os dados da S10: É uma cabine simples 99/99 4.3 V6 com aprox 90000Km com kit gás, a bateria foi trocada semana passada por prevenção por uma Heliar de 60Ah.
Muito obrigado,
Thiago |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Dez 02, 2004 8:17 pm Assunto: Pode ser Bateria |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Pode ser que a carga da bateria está ficando baixa, ou criando algum tipo de resistencia para o alternador.
É conveniente fazer teste na máquina de teste, no auto eletrico.
-Corrente e tensão de carga e descarga da bateria, na máquina especÃfica.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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ajccesar |
Enviada: Sex Dez 03, 2004 8:06 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Bom dia Thiago,
O sistema da minha D20 é composto por duas baterias 55Ah e meu alternador é um BOSCH de 90Ah novo em folha e o voltimetro do painel só indica 14V quando não há nada ligado.
Quando acendo as lanternas a tensão fica perto de 13V e com os faróis baixos ou altos fica +/- em 12V.
Você ja reparou se no momento em que ele está marcando 12V existe algum acessório funcionando? (ar, ventilação, som, etc)
Acredito que seu veÃculo esteja normal mas reforço o conselho do amigo Kiko, passe num auto-eletrico de confiança mesmo e faça um teste completo do sistema de carga.
Voce cometou que trocou a bateria semana passada. Na troca não foi feito o teste completo?? Normalmente é feito para a validação da garantia da bateria.
Por favor mantenha-nos informados dos procedimentos é sempre muito bom termos as experiências dos amigos.
Abraços e boa sorte. _________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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Thiago Pereira |
Enviada: Sex Dez 03, 2004 2:54 pm Assunto: A saga continua... |
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Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004 Mensagens: 9 Localização: São Paulo/SP
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Olá,
Hoje antes de sair de casa peguei um plug velho de conectar o celular no acendedor de cigarro eliminei resistores, capacitores, etc e conectei a um multÃmetro digital (mais confiável que o do painel) e sai, pude observar que realmente a tensão esta variando (11.8~14.2V) na maioria das vezes com o veiculo em movimento, sem ter nenhum equipamento ligado (faróis, ventilação, radio, etc), então como a sugestão dos senhores, fui a um auto-elétrico indicado por um amigo e o mesmo fez todos os testes possÃveis e verificou que o sistema estava perfeito (a variação não estava ocorrendo no momento) testando com todos equipamentos elétricos ligados o alternador supria a demanda sem problemas mantendo 13.8V quando solicitado e 14.2V com todos equipamentos elétricos desligados, e realmente explicou que a variação não é normal, não nessa amplitude, e disse que somente seria possÃvel analisar o problema quando o mesmo estivesse ocorrendo que não era o caso. Comentei sobre um possÃvel mau contato e foi verificada a ligação do alternador que é muito simples, o problema por enquanto não voltou a ocorrer, apesar da distancia do auto-elétrico ser mÃnima (cerca de 500m) para poder avaliar melhor a situação, agora fico na esperança de identificar o problema...
Como recomendação do auto-elétrico, vou ligar meu multÃmetro diretamente na bateria eliminando a possibilidade de qualquer mau contato na instalação do painel e verificar se a variação continua.
Quaisquer novidades volto a publicar e caso alguém tenha outras sugestões agradeço.
Abraços,
Thiago |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Dez 03, 2004 6:15 pm Assunto: Variação de voltagem |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Thiago,
seu problema pode ser o regulador de voltagem. Nos dias de chuva pode entrar água na peça e esta não funcionar corretamente. Tive esse problema num gol e é de fácil solução. verifique se a variação ocrre de acordo com a rotação do motor.
Abraços |
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Thiago Pereira |
Enviada: Sex Dez 03, 2004 8:06 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004 Mensagens: 9 Localização: São Paulo/SP
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Thales,
O auto-elétrico fez o teste em todos os regimes de rotação...
Hj tive a ligeira impressão que o problema surge, ou estão deseparece conforme passo por buracos, mas é apenas uma impressão e o que indicaria um mau contato e segundo o auto-elétrico esse tipo de alternador que é integrado ao regulador de voltagem as possibilidades de um mau contato interno são remotissimas (esse alternador possui um gel, algo assim, não entendi direito), pois não existe o que dar o tal mau contato...como ele disse "ou funciona ou não funciona".
O mau contato poderia ser externo, mas todas as conexões foram verificadas e reapertadas.
Abraços,
Thiago |
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ULYSSES |
Enviada: Sáb Dez 04, 2004 7:43 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
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Bom dia, Thiago
vc já verificou as conexões do terra no chassi? Pelo que vc descreve, o problema aparece somente com o carro rodando, mesmo assim nem sempre. E tb quando vc liga algum equipamento que "puxa" mais corrente.
Como o voltÃmetro mede a tensão do circuito e não o consumo (corrente), se o terra estiver mal conectado (o que é comum) tanto na bateria como no chassi, vai aparecer o problema.
Certifique-se que os pontos de contato estão bem limpos e os cabos bem apertados, pois à s vezes aparentemente está tudo ok mas esse tipo de conexão, por incrÃvel que pareça, é bastante sensÃvel.
Uma outra causa, porém mais rara, seria a falha no isolamento dos enrolamentos do alternador. Com o motor funcionando, a temperatura dele sobe e o problema aparece.
Abraço! |
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andresouzabr |
Enviada: Dom Fev 27, 2005 6:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 27 de Fevereiro de 2005 Mensagens: 9 Localização: Rio de Janeiro
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Pessoal, parece que tenho o mesmo problema. Minha S10 funciona perfeitamente sem o Ar ligado. Se eu ligar o Ar cond e ficar com o carro parado, fucniona perfeitamente. Mas se eu andar com o Carro, passa uns 5 min. e a ventoinha começa a falhar e o Ar cond tb. Ligam e desligam o tempo todo. Assim a temperatura sobe por nao ter ventoinha e tenho que parar o carro. incrivel isso. Mas acho que é problema de algum mal contato. O que acham? _________________ Entendo bem de S10! |
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Thiago Pereira |
Enviada: Ter Mai 17, 2005 9:08 pm Assunto: Fim da novela |
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Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004 Mensagens: 9 Localização: São Paulo/SP
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Finalmente, depois de uns 6 meses consegui resolver o problema...
O que aconteceu foi que a lâmpada que indica a carga da bateria estava com mau contato na placa do painel, com isso o alternador não carregava no momento que não passava corrente.
Descobri o problema, quando precisei resgatar um parafuso que caiu dentro do painel e dei umas pancadas para o parafuso cair.
Inclusive fica a dica para o pessoal caso a lâmpada queime, o alternador não carrega, pelo menos nos que tem o regulador de voltagem integrado (com todos os modernos).
Custo do conserto menos de R$30, pois o auto-elétrico incluÃdo neste valor ainda arrumou outras coisinhas...
O mais engraçado de tudo foi o orçamento passado pela concessionária a algum tempo, apenas R$3000,00 incluÃdo troca do alternador e a mão de obra.
Abraços,
Thiago |
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Daniel |
Enviada: Qua Mai 18, 2005 6:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
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O orçamento é coerente, pois rede autorizada só sabe trocar peças. Até mesmo as que estão em perfeito estado.
Ainda bem que vc não foi na deles. |
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matraka |
Enviada: Seg Jun 18, 2007 10:35 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007 Mensagens: 55 Localização: São Paulo
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A minha está com o mesmo problema só que um pouco pior...o ponteiro do potenciometro vai parar lá no vermelho. Qdo. ligo o carro de manhã ele tá em 14 e depois conforme vou andando vai caindo até o vermelho... mas não gruda no final.
Não pode ser que conforme aumenta o calor alguma coisa dê errado no alternador, minha bateria tem 01 mês de uso.
A lâmpada que vc. se refere acendia qdo. vc. ligava o carro?
Um abraço |
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alexm |
Enviada: Ter Ago 14, 2007 12:37 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Matraka.
Vc mediu os diodos reticadores que ficam no alternador ? Recentemente o mecanico retirou o alternador e eu substitui a ponte por uma nova. Verifique tb o regulador e o capacitor. Td é barato : ponte e regulador, R$30,00 cd, capacitor (mais dificil de achar) R$10,00.
Se a sua S10 for com injeção, se a tensão não estiver pelo menos em 09 volts, ela apaga.
Abs.
Alex
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GM S10 Cd DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) |
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matraka |
Enviada: Ter Set 11, 2007 9:51 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007 Mensagens: 55 Localização: São Paulo
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Alexm,
Por favor me explique melhor estes testes. Levei há uns 02 meses atrás em um auto-elétrico o cara colocou um fio mais grosso do alternador para a bateria aà deu uma melhorada mas ainda assim o pontenciometro continua baixando.
Não sei se foi impressão minha mas me parece que quando estou em alta velocidade, acima de 100 km/h, o pontenciometro volta a subir.
Um abraço |
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alexm |
Enviada: Qua Set 12, 2007 1:50 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Matraka.
Antes de tudo o eletricista testou a bateria (aparelho apropriado) e se não existe qq mal contato ou mesmo queimada a lampada do painel, relativa ao alternador ?
O chato é tirar o alternador do veÃculo. Depois que sai, ele é facilmente desmontável. aproveita para limpar tudo e verificar visualmente se não existem fios rompidos ou com o verniz isolante corroido. Se for o caso, fita isolante lÃquida neles. A ponte fica logo em primeiro lugar. Se vc olhar com cuidado, vai ver os diodos (são diodos retificadores), na parte interna. Basta medir individualmente com um multimetro. se vc não tiver um DMM (ideal) com teste de diodo, coloque na maior escala de resistência e meça num sentido e no outro. Ele vai acusar baixa resistência num sentido (condução de corrente) e altÃssima resistência no outro (sem condução de corrente ou fuga mÃnima). O capacitor vc mede com um capacÃmetro (hoje, dificil de achar) e comumente com um DMM com capacÃmetro.
Depois de trocar a ponte e o capacitor (estava com a capacitância reduzida de 5,0 uF para cerca de 3,5 uF, ainda assim usável) nem testei a ponte. Troquei.
Não sei se é recomendável a simples troca do fio de saÃda do alternador por outro mais grosso. Consta que este fio, na verdade, age como um fusÃvel em caso de curtos violentos que possam levar, inclusive, ao incêndio do veÃculo. O eletricista não tem um amperÃmetro para alta corrente para medir a corrente enquanto ativa os acessórios elétricos do seu veÃculo e/ou altera rotação do motor ?
Por potenciometro eu entendi o voltÃmetro do painel, certo ? A GM ao colocar o voltÃmetro deveria ter colocado um duplo relógio : voltimetro e amperÃmetro. Mas hoje, nem voltÃmetro tem ...
Abs.
Alex
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GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (dúvida cruel) |
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Arkov |
Enviada: Seg Set 24, 2007 9:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004 Mensagens: 74
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pra saber se a lampada esta queimada nao é só virar a chave sem dar partida? _________________ S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3 |
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