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Edgar Moisés Gonçalves |
Enviada: Qua Mai 13, 2009 12:05 am Assunto: Troca de óleo da caixa "Blazer v6 96/97" SOCORRO |
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Registrado em: Terça-Feira, 12 de Mai de 2009 Mensagens: 2 Localização: R:Frei Menandro Kamps,719
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A embreagem de minha Blazer estava absurdamente "dura", na oficina trocaram o disco, o plato e, com uma adaptação o atuador, ficou macia mas começou a ser dificil engatar a 3º marcha, voltei na oficina disseram que o óleo estava muito velho, colocaram um 80w90 + Bardahl para caixa,após começou a arranhar para entrar a 1º a 2º e a ré, seguindo conselhos esgotei o óleo grosso e coloquei só o 80w90, melhorou um pouco, seguindo outro conselho troquei novamente o óleo por um tal de ATF, vermelho que é usado em caixa automatica, em baixa rotação e com trocas lentas está funcionando perfeitamente mas em trocas rápidas ainda arranha.A pergunta é, danifiquei a caixa com o óleo grosso?Qual é o óleo correto, nem na chevrolet de minha cidade sabem.No cac da chevrolet dissera o seguinte "Óleo lubrificante 80W90 HDCF
AC Delco nº 93 231 111
Fluido para transmissão SYNCHROMESH TRANSMISSION FLUID (STF)".O problema é que não sei qual é a diferença de óleo lubrificante e fluido para transmissão.Por favor amigos, o que fazer? |
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peembaixo |
Enviada: Sex Mai 15, 2009 3:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Eita! Esquece tudo isso. Dá um jeito de esgotar esse óleo e tirar também todo resÃduo dele que ainda sobrar dentro, e depois coloque o óleo original, sem nenhum aditivo, porque se continuar rodando assim seu câmbio vai pro pau. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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MachadoSL |
Enviada: Sex Mai 15, 2009 8:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Edgar, o óleo que deve usar para o câmbio mecânico é o 80W90, entretanto, isso não vai resolver pois o seu problema deve ser nos aneis sincronizadores do cêmbio ou rolamento do mesmo, ou seja, vai ter que abrir o câmbio e consertar.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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WILTON |
Enviada: Qui Jun 04, 2009 8:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
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Tenho uma Blazer Executive 4.3 V6, câmbio manual. Quando a comprei achei os engates do câmbio muito duros. Levei o carro a uma troca de óleo e substitui o óleo, que era original ( óleo de transmissão manual STF ) por 80W90 e coloquei aditivo da Bardahl. Os engates após a substituição do óleo ficaram macios.
Wilton _________________ Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000 |
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Igor_VDM |
Enviada: Sex Jun 05, 2009 1:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Essa "receita" de óleo de transmissão automática eu não conhecia... E não recomendo.
De qualquer forma, este óleo foi feito para transmissões automáticas. Para a manual, coloque o óleo especificado pelo fabricante ou um óleo equivalente. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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WILTON |
Enviada: Sex Jun 05, 2009 2:11 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
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Igor, boa tarde !
Como disse, o óleo que estava no câmbio era original. O antigo dono a comprou zero e me disse que nunca havia trocado o óleo do câmbio. Ele me forneceu nota fiscal e o manual do proprietário. Nele na pág. 8-17, o óleo indicado para o câmbio manual é "óleo para transmissão mecânica (STF)". Quando o rapaz soltou o óleo do câmbio, verifiquei que ele era meio avermelhado e parecia água. Como disse: após a substituição, que foi feita em julho/2008, até hoje o câmbio está com os engates perfeitos e macios.
Wilton _________________ Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000 |
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PauloRS |
Enviada: Sáb Jun 06, 2009 2:04 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá a todos,
Creio que somente aos iniciados de alguma ordem mÃstica é permitido saber quais óleos servem para que. Por isso, acabamos usando a "recomendação da fábrica". Quanto à viscosidade é fácil: um TF é muito "aguado", talvez um SAE 10, ao passo que um 80W90 é 8/9 vezes mais "grosso". Por isso, o TF flui mais e por isso tende a vazar mais facilmente, e quando os retentores "vão pro saco", botam óleo mais grosso.
Quanto aos aditivos, só comparando um a um pelas especificações dos fabricantes. E dificilmente chegamos a uma conclusão. Pelo menos eu não cheguei a nenhuma.
Considerando que os ATF/STF também são óleos, só posso concluir que o "Fluid" se refere ao fato de ser muito fino, portanto de rápida lubrificação. E deve ser o que interessa para essas caixas, porque todas as elas são sincronizadas.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Igor_VDM |
Enviada: Sáb Jun 06, 2009 9:21 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Wilton,
A do óleo para transmissão automática em transmissão manual foi "receitada" para o Edgar, veja primeira mensagem. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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Emílio Fumiaki Aizawa |
Enviada: Sáb Jun 06, 2009 10:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Abril de 2009 Mensagens: 8 Localização: São Miguel do Oeste SC
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Olá Edgar, eu acho que o problema está nesta ¨adaptação¨ que foi feita no atuador, eu já fiz muita troca de embreagem, e normalmente quando fica ruim para engatar a primeira e a ré, é falta de acionamento na embreagem, fica com ar no sistema de acionamento hidráulico. |
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WILTON |
Enviada: Sáb Jun 06, 2009 11:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
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A tÃtulo de informação e troca de experiência. Já tive posto de combustÃvel. E nessa época recebi uma visita de um representante da Bardahl que fez uma apresentação prática com um equipamento eletromecânico com os aditivos da marca. Pessoal... daquele dia em diante sempre que troco o óleo do motor, câmbio e até do diferencial, coloco aditivo.
Tive uma ipanema 2.0 que vendi com 475.000 km rodados. Sem ter feito a retÃfica do motor. O aditivo ajuda e muito a diminuir o desgaste do motor. Sei que há controvércia quando ao uso, mas...na minha experiência prática a coisa funciona mesmo. _________________ Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000 |
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Igor_VDM |
Enviada: Dom Jun 07, 2009 11:03 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Wilton,
Este assunto dos aditivos é controverso mesmo.
Eu sou da corrente que diz que aditivos extras de óleo são dispensáveis, pois os óleos de fábrica já são devidamente aditivados. Se eu não me engano já existe um tópico só para isto. Lembro que a discussão foi longa...
Uso aditivo do radiador e gasolina aditivada (ou comum + aditivo Bardahl). Os óleos apenas troco nos prazos recomendados.
A exceção fica por conta do óleo da direção. A GM diz que não recomenda a troca e eu troquei assim que comprei o carro, com pouco mais de 100000km, o óleo saiu bem preto e após a troca a direção ficou bem mais leve e pararam algumas vibrações ao esterçar (dispensa troca é?).
Vejo que você é novo no fórum. Por favor fique à vontade para postar mensagens. O pessoal daqui com certeza vai ajudar (e ser ajudado também).
EmÃlio,
Bom comentário. Além da troca pelo óleo correto para transmissão manual, verificar se a embreagem está sendo corretamente acionada. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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WILTON |
Enviada: Dom Jun 07, 2009 7:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
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Igor, tudo bem,
Vou seguir a sua recomendação: vou trocar o óleo da direção também.
Sim, sou novasso. Descrobri o forum na internet. Muito bom. A experiência de cada um ajuda muito. _________________ Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000 |
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Edgar Moisés Gonçalves |
Enviada: Seg Jun 08, 2009 11:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 12 de Mai de 2009 Mensagens: 2 Localização: R:Frei Menandro Kamps,719
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Obrigado a todos que responderam, infelismente o sincronizado foi afetado pela troca de óleo, terei que trocar e não estou conseguindo os anéis, caso alguem saiba onde encontrar por favor comunique. Segundo o fabricante da caixa, a mesma tem muitos dutos de lubrificação, por isso o óleo fino, os modelos acima de 99/00 podem usar o 80w90 outras seguir rigorosamente o manual.Cheguei a conclusão que minha cidade precisa urgente de mecanicos capacitados, nem na GM sabiam que caixa é, e que óleo eram os indicados.Abraço a todos. |
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WILTON |
Enviada: Ter Jun 09, 2009 5:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
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Edgar,
Ai vai uma sugestão: Quando preciso encontrar/comprar alguma coisa, entro no "google". Sempre tem alguma empresa para fornecer. _________________ Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000 |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Jun 09, 2009 5:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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A Accioly envia peças para todo o Brasil, e são originais GM.
www.acciolygm.com.br
Comigo uma vez eles enrolaram um pouco para enviar, mas chegou direitinho. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
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