Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Tecnologia para motores a Etanol « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
alexm
MensagemEnviada: Dom Jul 19, 2009 10:51 pm    Assunto: Tecnologia para motores a Etanol Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

All.

Materia, se verdadeira, super interessante.

Link : http://www.gizmag.com/ebdi-ethanol-engines-surpass-gasoline-engine-efficiency/10929/

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger435806,0.htm

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2009 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Thales.

Não entendi bem a intenção de sua informação. Se vc ler a própria matéria, vai contatar que em relação ao CO2 o alcool "zera" essa emissão pelo fato de ser de origem vegetal e renovável. Daí já tem uma vantagem (grande) pois o CO2 é o principal gás causador do efeito estufa e um dos focos do protocolo de Kioto. Assim, a medição está confusa já que mediu a emissão de CO2, mas não a levou em conta na nota final. Outro ponto é que as montadoras, apesar de manterem os veículos como flex, deviam otimizar o funcionamento do motor para o alcool, combustível mais usado e, nesse ponto, a matéria que citei faz ainda mais sentido.

Como esse site refere-se a picapes, o fato é que se compararem picapes similares, no caso a Ranger 2.3 gasolina, ela aparece em 13 lugar entre os veículos mais porcalhões.

Já as "velhas" S10 Flex figuram nas elogíáveis posições 138 (alcool) e 183 (gasolina). Até em poluição a S10 supera em muito e para melhor a Ranger.

Isso prova que chaparia (parcial) nova, feita para impressionar, mas que em nada acrescenta como "modernidade" ao veículo, nem melhora o Cx, é para trouxas. É uma maquiagem que vai durar 03 anos somente pois em 2012 está prevista a produção de uma nova Ranger. E aí, vc vai ter uma chaparia intermediária, pois o resto não mudou, mas com componentes novos (lataria) incompatíveis com a linha anterior e com a linha futura. Quero ver arrumar estes componentes ...

Quanto ao diesel, seus resíduos são muito mais perigosos para a saúde humana que gasolina ou alcool e isto é inequívoco apesar das (suspeitas) vozes discordantes : embora os motores a diesel liberem menos CO2 do que os motores a gasolina, o dado negativo, e que preocupa os ambientalistas, se refere ao fato destes motores emitirem dez vezes mais NO2, aldeídos e PM inalável do que os motores a gasolina e cem vezes mais do que os motores com conversores catalíticos.

Aí, os "defensores do diesel" vão dizer : o diesel brasileiro, de forma geral, é rico em enxofre e outras sujeiras daí esse números. Lêdo engano :

De acordo com o mais recente relatório do Departamento Federal do Meio Ambiente, a cada ano cerca de 14 mil pessoas morrem na Alemanha vítimas de câncer desencadeado pela inalação das partículas de fuligem liberadas pelos motores a diesel.

Tais particulados de carbono, como são chamados, também contribuem para com o aumento da poluição atmosférica e do efeito estufa, ou seja, agem na contramão de um problema ambiental que todos os países procuram conter.

Fato é fato ... http://www.dw-world.de/dw/article/0,,933404,00.html

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Veta
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 11:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009
Mensagens: 11
Localização: mogi das cruzes

Poxa escrevi uma bíblia e a minha internet não seguro , a msg não salvou....droga =/
_________________
-S10 2.2-
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Veta
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 11:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009
Mensagens: 11
Localização: mogi das cruzes

O resumo é o seguinte , o motor a gasolina polui mais , sem dúvida nenhuma , quando vc usa o carro vc não usa ele por apenas 5 minutos , esse é o tempo do motor à álcool esquentar e começar a combustão do álcool. O ponto maior da reportagem do thales é que o motor à álcool consegue níveis de emissão de CO2 comparáveis com motores à gasosa , mas , lembre-se que por ser um combustível fóssil , e que passa por um refinamento , não espere colocar no seu tanque somente um hidrocarboneto , tem um mínimo de solventes que acabam na atmosfera. O importante é: Quanto mais rápido substituirmos os motores à gasolina por álcool melhor , não é um combustível fóssil , é "renovável"(não é , mas não convém explicar Very Happy ) , produz bagaço de cana , produz..."Mas tem que queimar e polui a atmosfera" , loga mais será proibido queimar o bagaço da cana e também temos alternativas legais pra o uso do bagaço (tijolos,blocos,móveis,artesanato e álcool O_o...sim dá pra fazer álcool com o bagaço). Tudo isso enquanto a gente espera sentadinho sair um carro elétrico com grande autonomia e desempenho , que não seja xoxo como os carrinhos elétricos japoneses e veloz e pouco duradouro como o tesla.
Então , como disse o vendedor da GM quando fiz testdrive na S10 flex , "Meu amigo , agora a picape bebe oq eu bebo , tá melhor que minha muler".... Very Happy tem uns cara loko nesse mundo!

_________________
-S10 2.2-
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Henrique
MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2016 2:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1111
Localização: São Paulo/SP

Revivendo um post dos mortos...

A matéria (e o post) são de 2009.

Pois bem, a tal Ricardo Inc ainda está refinando e desenvolvendo o motor e não tem muito prazo pra terminar.

http://ethanolproducer.com/articles/10011/ricardo-continues-work-on-efficient-engines-for-ethanol-blends

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Henrique
MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2016 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1111
Localização: São Paulo/SP

Neste vídeo de 2014, eles têm um protótipo de motor 3.2 a álcool com torque suficiente pra rebocar um trator.

https://www.youtube.com/watch?v=phNrwHp9jDM

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2016 7:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Se tem caminhão a álcool com torque de diesel... Já é suficiente pra saber.
_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB