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 D10 Relação câmbio x diferencial x motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 12:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Opinião de quem tem D-10 NA, com câmbio 260F(mais longo que o original e o ZF) e diferencial de 3,15:

Se tiver insatisfeito com o seu câmbio quatro marchas, e tiver intenção de por o ZF, pode por sem problemas. O motor turbo vai dar conta e bem do recado. No mínimo vc vai ter uma 4 marcha com relação igual para aguentar as subidas beeem fortes.

A minha D-10 é bem mais longa que uma original e sem turbo ainda. Comparando com uma original sem turbo, nunca perdi para nenhuma. Inclusive nas subidas que é preciso reduzir, eu levo vantagem, pois pego mais velocidade final em terceira.

Vale lembrar também que o pessoall que tem 240V alonga o diferencial para 2.60 e todos falam que o motor aguenta empurrar sem problemas.

Vejas as relações:

Cambio 4 marchas original- Calrk 240FS:
1ª-6,32
2ª-3,09
3ª-1,69
4ª-1,00

Cambio ZF
1ª-5,08
2ª-2,60
3ª-1,53
4ª-1,00
5ª0,77

Cambio Clark 260F:
1ª-4,22
2ª-2,36
3ª-1,47
4ª-1,00

Câmbio 240V:
1ª-6,33
2ª-3,30
3ª-2,15(acho, não lembro bem)
4ª-1,43(acho, também)
5ª-1,00

Agora é pegar essas relações e relações do diferencial e brincar no cálculo de marchas(eu faço isso com frequencia). Pra mim, para motor diesel turbo LS, não existe relação melhor do que câmbio ZF+ diferencial de 3,15. Claro que num S4T-Plus fica perfeito, mas num perkinho não deixa a desejar...

[]'s

Thales

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Cesco
MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009
Mensagens: 3
Localização: Rio Grande do Sul

No mesmo caso, D10 motor 4236 turbo, seria vantajoso usar a Clarck CL2615B e alongar o diferencial ao invés de usar a M16 e alongar o diferencial?

Digo sob o ponto de vista do escalonamento, porque:

- Ambas possuem a primeira muito reduzida o que particularmente inutiliza essa marcha, arrancando sempre em segunda.
- A Clarck CL2615B possuindo uma marcha a mais tem mais relações, isso ajudaria a aproveitar mais o motor?

O uso da camionete seria passeio (cab dupla) principalmente para ir pro sitio nos finais de semana (estrada de chão acaba com qualquer carro de passeio) e o terreno seria a serra gaucha, estrada quase 100% curvas e varias subidas e decidas. Acho que por essas razoes nao seria bom alongar muito o diferencial.

Não precisaria ter uma velocidade de cruzeiro muito alta, ali 80/100km/h ta bom demais, acho muito perigoso andar mais que isso num projeto antigo como uma D10. Porem nao é nada bom andar com o motor esgoelado (alta rotação) então fica esse problema em alongar de mais ou de menos. E também viagens curtas, coisa de 200~300km em asfalto, como ir pro litoral.

Seria bom que ela nao ficasse muito debilitada em ultrapassagens porque aqui o negocio é fod@... Ultrapassar um caminhão em pista simples, na serra cheia de curvas, nao é brincadeira. Evil or Very Mad

Também notei que a Clarck CL2615B é bem mais reduzidinha que a ZF, então queria usar da mesma estrategia que a ford usou nas F1000 turbo, quinta direta e diferencial mais longo, como o Kiko citou em alguns tópicos.

Vocês teriam alguma idéia de uma boa relação de diferencial pra esse caso?

Desculpem o texto longo e as varias perguntas!
É que como é um assunto que eu gosto eu acabo me empolgando Embarassed

Muito obrigado!
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mateusict
MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 8:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Bom dia;

Cesco, se você ainda não tiver o Clarck 2615, por que não experimenta colocar um câmbio com a 5 drive e deixar a relação original??? Você terá uma relação longa.............se não gostar você coloca uma relação mais curta que a 3,15 original.

Abç

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Mateus
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 12:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Para mim a melhor relação para as GM sendo turbos ou aspiradas é ZF mais dif. 3,15.

Eu uso o 260F + dif 3,15, e fica bom, só fica faltando a drive e o motor é aspirado.

[]'s

Thales

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Garon
MensagemEnviada: Sex Fev 20, 2009 11:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Mas se na D-20 já quase sobrava marcha, imagina na F-250 com todo esses pocotos e torque disponíveis.... O que pode ter acontecido é a Ford utilizar pneus maiores, alongando a relação.

[]'s

Thales

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 11:14 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

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Garon
MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 6:18 pm    Assunto: Responder com Citação



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LeoF100
MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008
Mensagens: 34
Localização: Brasilia - DF

Agora pensem na minha situação...rsrs

Tenho uma f100 ano 1974 com motor perkins 4236 (meu motivo de estar aqui)

Peguei ela em uma divida a uns três anos e sempre foi muito lenta (max 80 km/h) e no inicio desse ano mandei fazer a bomba e a danada começou a andar muito, o que acabou estourando moto.

Refiz tudo, e agora não estou gostando do cambio, ele e um de 4 marchas com a ré no lugar da 5º.

Tava querendo trocar esse cambio (o "bixo" ta meio ruim) qual que vai dar certo no lugar ?

Alguem tem uma dica de qual cambio esta no lugar ?

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F-100 1974, motor perkins 4236, cabine dupla
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Ré no lugar da quinta??? que câmbio estranho, nunca tinha visto assim.

Opções seriam Clark 240V+alongamento do diferencial, ou então um clark ou zf com 5ª over drive.

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

ZF no perquinho é desperdicio, o cambio é mais caro q motor, e com dobro de capacidade.

Se vai mexer no cambio tem q escolher um com 5 over

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Set 17, 2009 8:44 pm, num total de 1 vez
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LeoF100
MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 9:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008
Mensagens: 34
Localização: Brasilia - DF

Estou achando que este cambio e o original dela... o curioso que o caro colocou o perkinho nesse cambio

1 - 3 - re
2 - 4

Vou tirar foto do cambio pra ver se alguem pode me ajudar

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 8:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Sim, muitas picapes e caminhãozinhos eram transformadas assim, trocavam apenas o motor gasolina por diesel, ai a diferença da rotação de cruzeiro 3500 ~ 4000 da gasolina contra 2800 da Diesel faz a diferença na velocidade final.

Abraços

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FlavioD10
MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 26
Localização: Interior de São Paulo

Leo F100

Vou passar a experiência que tenho na minha D10.
Motor 4236, original, com bomba CAV. Turbo .42, câmbio 5 marchas da D20 Clark com quinta 1:1, diferencial 15x39, que é o mais longo que achei (Engrecamp).
Resultados:
A camionete sai em segunda tranquilamente no plano, pois não ando com peso (as vezes 300, 350 kg);
O consumo em uma viagem longa, de 2300 km, mantendo entre 100 e 110 km/h foi de 10,4 km/litro;
Cheguei em 145 km/h, para ultrapassar um caminhão em uma descida longa, sem ultrapassar o limite de giro do motor;
Em subidas médias a quinta mantém bem acima de 90 km/h;
Em subidas fortes tem que colocar quarta, mas mantém 80 km/h sem destruir o motor.

Resumindo: mudou e melhorou completamente a D10 em relação a original

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D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74
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Fastback
MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 11:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

LeoF100 escreveu:
Estou achando que este cambio e o original dela... o curioso que o caro colocou o perkinho nesse cambio

1 - 3 - re
2 - 4

Vou tirar foto do cambio pra ver se alguem pode me ajudar



O câmbio da minha D10 é idêntico... E, o pior, a 3ª é totalmente colada na ré. Ou seja, marinheiros de primeira viagem sempre dão aquela "raspada" na hora da troca... Eu apanhei um pouco no começo mas hoje já sei o local "certinho" da terceira. Mesmo assim, às vezes incomoda.

E, Leo, assim como você, eu também passo raiva com a minha D10 que não passa dos 80 nem em queda livre... O kiko me deixou encucado com esse fato de muitos terem trocado motores à gasolina por diesel e até achei que eu me encaixava nessa mas, consultei o documento da minha aqui e lá está: "GM/Chevrolet D10", "Combustível: DIESEL", número de motor e etc. Tudo bem que o combustível e o numero de motor poderiam ser alterados com o passar do tempo mas... E o modelo? Se ela fosse uma A10 ou C10, com certeza isso a acompanharia pelo resto da vida, não?

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Ex
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Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
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